20 de abril de 2013

Adriane Galisteu beija Guga Liberato

A apresentadora Adriane Galisteu encenou um beijo técnico em Gugu Liberato, durante a gravação do quadro “Desafio Musical”, do “Programa do Gugu", nesta sexta-feira (19). As filmagens devem ir ao ar somente no dia 12 de maio. Segundo informações da Folha de S. Paulo, ela deve deixar a Band, onde apresenta atualmente o “Muito +”, e negocia com o SBT.

19 de abril de 2013

Garçom vira ‘dublê’ de senador para parlamentar não falar sozinho

Foto: Agência Senado
A pedido do senador João Costa (PPL-TO), através de um bilhete, o garçom do Senado Jonhson Alves Moreira abandonou a copa e foi a plateia do parlamentar, para que ele não discursasse para o plenário vazio. Também presidente da sessão, o senador do PPL fez um longo discurso, de 14 páginas, sobre aborto e direitos do feto "à luz do sistema do direito romano atual e do ordenamento jurídico brasileiro”. Apesar da ausência dos colegas, o parlamentar falou com empolgação para o funcionário da Casa. “Senhor presidente, senhores senadores, senhoras senadoras, senhores e senhoras presentes e aqueles que acompanham esta sessão pela rádio e TV Senado”, disse o parlamentar apenas para o garçom do Senado, que retribuía com gestos aprovativos de cabeça, segundo a transmissão da emissora. Em entrevista ao O Globo, o funcionário da Casa disse que o senador lhe pediu para ficar  no centro do plenário, em pé, para não se desconcentrar durante o discurso. “Ele pediu para eu ficar lá para ele não perder o foco. Mas eu gostei muito da experiência de senador”, afirmou Jonhson. “O meu senador já está treinado”, replicou João Costa. Para compensar o trabalho do garçom, o parlamentar o presenteou com a cópia do discurso.

(Bahia Noticias)

18 de abril de 2013

Promotoria Regional Ambiental, em Irecê, realiza oficina sobre tráfico de animais

Foto: Falha da Bahia
O tráfico de animais foi o tema de um encontro realizado na tarde desta quinta-feira (18), no auditório do Ifba (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), em Irecê. A oficina promovida pela Promotoria Regional Ambiental teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a população, no sentido de provocar uma mudança de atitude em relação ao aprisionamento e criatório de animais silvestres.

Durante o evento, houve um debate com a participação da Promotora de Justiça, titular da Promotoria Regional de Meio Ambiente, Mariana Pacheco de Figueiredo e com a médica-veterinária do IBAMA, Fernanda de Azevedo Libório.

Esta semana, em Irecê, agentes da FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) realizaram uma operação para apreender animais silvestres que estavam residências sendo utilizados para comércio ou diversão. De acordo com informações, os proprietários pagarão multas e responderão por crime ambiental. Os animais apreendidos estão sendo mantidos no espaço do Tiro de Guerra, no município.


PREFEITO SANCIONA LEI QUE CRIA A COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL - COMDEC

Foi sancionada hoje, 18 de abril de 2013, pelo Prefeito Galego, a Lei Municipal Nº 827/2013, de autoria do Poder Executivo Municipal e que cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, de Barra do Mendes.

A COMDEC tem a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil do município, nos períodos de normalidade e anormalidade.

Neste período de situação anormal, devido a grande seca que assola a região, é de grande importância a criação da referida coordenadoria, que terá a missão de gerir as políticas públicas amenizadoras dos desastres naturais em nosso município. 
(Prefeitura de Barra do Mendes)

Irecê: Operação apreende milhares de pássaros silvestres

Operação apreende milhares de pássaros silvestres e centenas de viveiros e gaiolas Irecê Operação deflagrada por duas guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) aprendeu, esta semana cerca de 1000 pássaros silvestres que eram comercializados ilegalmente em casas estabelecimento e por criadores. Os animais estão no tiro de guerra em Irecê. Os militares agiram depois que receberam uma denúncia anônima dando conta de que os bichos continuavam sendo vendidos e criados e ambientes inadequado. Outras operações já haviam sido deflagradas pelo batalhão, nesta localidade em 2010, com o mesmo intuito de acabar com a prática criminosa. De acordo com o que informou a a policia, os pássaros de várias espécies (a exemplo de xexéu, sangue de boi, galo de campina e cardeal canção ,cadorna, lanbus, ponpinhas) estavam presos em gaiolas, as quais foram recolhidas pelos policiais e colocadas nas viaturas para o transporte até o tiro de guerra.

(Fonte/Fotos: Folha da Bahia)

17 de abril de 2013

Plantão Hospital Regional de Irecê 17/04

Deu entrada no setor de emergência do Hospital Regional de Irecê, Sebastião Caetano Pereira da cidade de Irecê, 28 anos, vítima de arma branca  com cortes na garganta. O mesmo foi atendido e já recebeu alta.
Manoel Messias José Teixeira, 48 anos de Baixão do Vigário de Canarana foi vítima de arma de fogo com dois disparos, um nas costas e o outro no braço. Ele deu entrada na emergência  e infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito hoje pela manhã.
Roxane  Dourado, natural de Canarana. A jovem de 19 anos, estudante de direito, sofreu um acidente de moto no último final de semana. A mesma deu entrada na emegência do Hospital Regional de Irecê e foi transferida para Salvador HGE infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito em Salvador.
 
(Lider Noticias)

Bandidos assaltam casa lotérica em Canarana

Por volta das 8:40 minutos da manhã desta quarta-feira, dois homens armados assaltaram a casa lotérica da cidade de Canarana-Região de Irecê.
Os elementos estavam em um veículo Uno Miller de cor prata Placa Policial JRT 1895-Irecê, Que foi tomado de assalto na tarde de ontem  entre  João dourado e Irecê,  após realizar o assalto, um dos elementos atirou contra o agricultor Manoel Messias José  Teixeira,  48 anos, que foi encaminhado ao hospital municipal de Canarana e transferido  para a cidade de Irecê. De acordo com o enfermeiro que realizou o atendimento, o homem sofreu perfuração tórax, abaixo da clavícula. Ainda de acordo com o enfermeiro, ao chegar ao hostapital regional de Irecê ele teria sido submetido à colocação de sonda para retirar liquido, em virtude de uma possível perfuração do pulmão, mais ele não resistiu e veio a Óbito.
 As policias cível, militar e Caesa estão no encalço dos bandidos, que abandonaram o veículo Uno na rodovia sentido Irecê, no trecho que fica a aproximadamente 4 km do local do assalto e fugiram em outro que pode ter sido um Gol Branco, que foi usado para realizar assalto na cidade de João Dourado. De acordo com a policia, ontem  elementos assaltaram um caminhoneiro na região de Belo Campo, Povoado  que fica entre América e Lapão. O veículo Usado no Assalto Foi Recuperado e está na delegacia de polícia de Canarana.
(Fonte: RF Notícias)

16 de abril de 2013

Tarifas da Coelba serão reduzidas após aprovação da Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 16, a revisão tarifária pelo 3º Ciclo Periódico para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), com redução média de 7,92% nas contas de luz. Para os consumidores residenciais e de baixa renda, a queda pode chegar a 10,53%; unidades de baixa tensão, 9,90%; de alta tensão, 4,03%.
Os índices aprovados nesta terça devem incidir nas tarifas já reduzidas em janeiro e começarão a ser aplicados a partir do dia 22 deste mês. No início do ano, a tarifa da concessionária baiana para os consumidores residenciais teve uma queda de 18,96%, como parte do pacote do governo federal de redução do custo da energia elétrica. Com o novo corte, os baianos podem acumular uma redução de  até 29,49% na conta de energia.
Em matéria publicada pelo Portal A TARDE, no dia 1º de fevereiro deste ano, a Aneel estimava uma redução média nas contas de luz de 4,16%. Entretanto, a redução estabelecida nesta terça é 3,76% superior a prevista.

Terremoto de magnitude 6,8 atinge Papua Nova Guiné

Um forte terremoto com magnitude preliminar 6,8 atingiu a costa nordeste de Papua Nova Guiné a uma profundidade de cerca de 8 quilômetros na quarta-feira (horário local), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico no Havaí disse em comunicado que não havia ameaça de um tsunami generalizado a partir do terremoto, embora tenha advertido que terremotos deste tamanho podem gerar tsunamis destrutivos dentro de 100 quilômetros do epicentro.
A agência de meteorologia do governo australiano afirmou que não havia ameaça de tsunami para a Austrália. Não houve relatos imediatos de danos ou feridos.

Dilma diz que governo não 'negociará' com a inflação

A presidente Dilma Rousseff, que vem sendo fustigada pela alta nos índices de preços oficiais, afirmou nesta terça-feira, 16, que "qualquer necessidade" de aumento de juros "para combate a inflação" hoje em dia "será possível fazê-la em um patamar bem menor" do que na época em que o País conviveu com taxas mais altas. 
Ela voltou a dizer que o governo não "negociará" com a inflação e assegurou que não terá "o menor problema em atacá-la sistematicamente". Dilma declarou ainda que "não há hipótese" de o Brasil não apresentar crescimento econômico em 2013 e disse estar "otimista" com o País.
A presidente afirmou também que o combate à inflação foi "uma conquista desses dez últimos anos de governo, do presidente Lula e do meu", e disse que o Brasil jamais voltará a ter altas taxas de juros reais.
(Fonte: R7)

Relator apresenta 'reforma negociada' para fim da guerra fiscal

Depois de negociações com o governo e os secretários de Fazenda, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) apresentou à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (16), seu substitutivo ao projeto de reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em busca do fim da guerra fiscal. A principal inovação é a alíquota interestadual de 7% para os produtos industrializados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além do estado do Espírito Santo.
 
Com o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 1/2013, o governo pretendia unificar gradualmente as alíquotas interestaduais em 4% até 2025, com exceção para os produtos da Zona Franca de Manaus e o gás natural, que teriam alíquota de 12%. Delcídio manteve essas duas exceções “com aperfeiçoamentos”, como disse.
O texto do relator deixa fora da alíquota de 12% o gás originado das regiões Sul e Sudeste, que continuará sujeito a 7%. No caso da Zona Franca, a exceção não se aplica à remessa de mercadorias e bens para áreas de livre comércio, que se submete à norma geral.

Alíquotas
Como regra geral, o substitutivo de Delcídio estabelece um cronograma para a redução da alíquota interestadual de 12%, praticada pelos estados emergentes (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), de um ponto percentual por ano, a partir de 2014, até 2021, quando chegaria a 4%.
Quando os produtos saírem das regiões Sul e Sudeste para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e ao estado do Espírito Santo, a alíquota atual de 7% seria reduzida, também em um ponto percentual por ano, a partir de 2014, até chegar a 4% em 2016.
No caso de mercadorias e bens forem produzidos em conformidade com o “Processo Produtivo Básico” nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e no Espírito Santo, a alíquota interestadual será reduzida dos atuais 12%, em um ponto percentual por ano, a partir de 2014, até chegar a 7% em 2018. O mesmo arranjo vale para os produtos agropecuários dessas regiões.
O substitutivo atribui à União poder de definir o que é “Processo Produtivo Básico”. Sem essa definição, serão considerados produzidos na região os produtos resultantes de industrialização nas modalidades de transformação ou montagem.
Polêmica
Logo após a leitura do relatório de Delcídio, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) levantou uma questão de ordem: antes de qualquer deliberação, a CAE deveria aguardar votação de requerimento que solicita a tramitação do projeto também nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
O presidente da CAE, Lindbergh Farias (PT-RJ), negou a questão ordem e concedeu vista coletiva da matéria, que poderá voltar à pauta da comissão na próxima semana.
Perdas
Para minimizar as perdas de arrecadação, os estados seriam beneficiados por dois fundos – um de compensação de receitas (FCR) e um de desenvolvimento regional (FDR) – criados pelaMedida Provisória 599/2012.
Além de se assentar no projeto de resolução e na medida provisória, a solução do Executivo para a guerra fiscal contempla um projeto de lei complementar em tramitação na Câmara dos Deputados – o PLP 238/2013. Como a proposta está parada na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (CFT), o senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou no Senado projeto com idêntico teor, que era o segundo item da pauta da CAE desta terça-feira, mas foi retirado em busca de acordo.
Incentivos
O projeto de Wellington Dias viabiliza a convalidação dos incentivos fiscais concedidos pelos estados sem a aprovação unânime do Conselho de Administração Fazendária (Confaz), considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O meio para isso é a redução do quórum para deliberação no Confaz, de unanimidade para três quintos das unidades federadas e um terço dos estados integrantes de cada uma das cinco regiões do país.
Para facilitar o entendimento, o projeto de Wellington Dias traz uma solução para os contratos de rolagem de dívidas assinados pelos estados na década de 1990. Ele quer reduzir os encargos dessas dívidas, com a troca do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, os juros reais são reduzidos para 4% – alguns contratos preveem juros de até 9%.
FONTE: Agência Senado

15 de abril de 2013

Ministério da Saúde estabelece prazo de 60 dias para microrregião operar bases do SAMU

O Ministério da Saúde estabeleceu que os 18 municípios que compõem microrregião de Irecê coloquem em operação as bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com a portaria n° 356, de 8 de abril, estas cidades têm até 60 dias para dar início às operações.
O assunto foi debatido em Irecê, durante uma reunião com os secretários de Saúde das respectivas cidades e gestores da Central de Regulação de Irecê.
“Os itens mais importantes são qualificação do SAMU no município, montagem da estrutura física da base, contratação de pessoal e habilitação das ambulâncias, o que inclui emplacamento e seguro”, destacou o coordenador médico do SAMU 192, Agostinho Ribeiro, que esclareceu dúvidas sobre os pré-requisitos para inicialização do serviço de atendimento.
A microrregião conglomera as cidades de Lapão, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Canarana, Barro Alto, América Dourada, João Dourado, Cafarnaum, São Gabriel, Jussara, Central, Itaguaçu, Xique-Xique, Presidente Dutra, Uibaí, Gentio do Ouro e Irecê.

Ciro Nogueira defende redução da maioridade penal



O senador Ciro Nogueira (PP-PI) lembrou o assassinato do estudante Victor Hugo Deppman, de 19 anos, na semana passada, para defender a redução da maioridade penal no país. O estudante foi assassinado por um menor que completou 18 anos três dias depois de cometer o crime.
O assassinato fez com que vários crimes assemelhados cometidos em todo o país fossem relembrados, o que, para o parlamentar, representa “um marco na mobilização dos brasileiros que exigem mecanismos legais para dar um basta aos incontáveis crimes cometidos por adolescentes que atuam protegidos pela menoridade”.
Ciro Nogueira disse ter chegado a hora de o Congresso Nacional discutir “de forma madura e desapaixonada” a redução da maioridade penal. O sendor, que apresentou um projeto sobre o tema, lamentou que a legislação não permita sequer a divulgação do nome do assassino do estudante.
- Vamos pensar que o assassino do estudante Victor Hugo, assim como milhares de outros criminosos em todo o país, empunham mais do que uma arma, uma pistola, uma faca: eles também estão armados com esta cláusula do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante aos menores de 18 anos que não podem ser penalizados ou punidos – disse o senador, para quem apenas a redução da maioridade penal poderá acabar com essa sensação de impunidade que amedronta as famílias brasileiras.
O senador afirmou que o Direito deve acompanhar a evolução da sociedade e, hoje, os jovens amadurecem mais rápido. Para ele, a redução da maioridade, por si só, não resolveria os graves problemas de segurança do país, mas iria diminuir o número de crimes praticados por menores em função da impunidade.
Ciro Nogueira enfatizou que, ao lado da redução da maioridade penal, é preciso “continuar defendendo a adoção de políticas públicas que favoreçam nossas crianças e adolescentes, tratando-os como prioridade em educação, saúde, lazer, alimentação, profissionalização, dignidade e respeito”.
- Garantir a inclusão de nossas crianças e nossos jovens a melhores condições de vida é um dos principais passos para evitar que eles entrem no mundo do crime – afirmou, defendendo também oportunidades de recuperação e ressocialização para os jovens infratores.


Agência Senado

Dívida ameaça agricultores do Nordeste, diz Cícero Lucena

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB), em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (15), cobrou a adoção de medidas que deem aos pequenos e médios produtores rurais do Nordeste uma “chance mínima” de acesso ao crédito. Ao chamar a atenção para a gravidade da seca que tem atingido a região, ele pediu apoio a seu projeto que anistia dívidas que – conforme salientou - o Banco do Nordeste já contabiliza como prejuízo:
- Podem e devem ser anistiados os pequenos agricultores que vêm enfrentando secas e condições precárias, não podendo gerar renda e cumprir com seus compromissos. Do jeito que vai, o Banco do Nordeste vai terminar sendo o maior latifundiário do Nordeste por tomar terra dos pobres agricultores - disse.
Cícero Lucena entende que o governo precisa ter melhor dimensão da seca no Nordeste, que tem provocado escassez de alimentos e expressivas elevações de preços. O senador também denunciou a falta de reajuste do Bolsa-Família, a insuficiência de carros-pipa cadastrados para o abastecimento em seu estado e as falhas no transporte de milho para a região.
Falecimento
Cícero Lucena abriu seu pronunciamento registrando o falecimento, aos 80 anos, de Dorgival Terceiro Neto, que exerceu o cargo de governador da Paraíba entre agosto de 1978 e março de 1979. O senador. solicitou um voto de pesar do Sendo Federal pela morte do ex-governador.

Agência Senado

Morre em São Paulo. a atriz Cleyde Yáconis


Morreu nesta segunda-feira (15) a  atriz Cleyde Yáconis, de 89 anos. Ela estava internada no hospital Sírio Libanês, na região central de São Paulo.

A assessoria do Sírio Libanês havia confirmado a internação, mas não estava autorizada a revelar o quadro de saúde tampouco a data em que Cleyde havia dado entrada no hospital.
Em julho de 2010, a atriz sofreu uma queda e fraturou a cabeça do fêmur. Na época, Cleyde passou por uma cirurgia no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e ficou internada por seis dias.
No mesmo ano, ela foi destaque da novela "Passione", do autor Silvio de Abreu. A atriz interpretou a personagem Brígida. Casada com o rabugento Antero (Leonardo Villar), ela tinha um relacionamento misterioso com seu motorista, Diógenes (Elias Gleiser).

Duas explosões durante a Maratona de Boston deixam mortos e feridos

Duas explosões foram registradas na tarde desta segunda-feira próximas à linha de chegada da 117ª Maratona de Boston, nos Estados Unidos. A área foi evacuada. De acordo com a rede de televisão norte-americana CNN, milhares de pessoas assistiam à corrida no momento dos incidentes.

Não há informações confirmadas sobre o número de vítimas, mas fala-se em pelo menos três mortos e trinta feridos. As causas das explosões ainda não foram divulgadas e não se sabe se foram acidentais ou provocadas por um atentado. A polícia encontrou outros dois artefatos, que foram desativados.

As explosões teriam sido ouvidas três horas depois de os vencedores cruzaram a linha de chegada desta que é considerada a mais antiga maratona do mundo, disputada desde 1897. Pelo menos 130 brasileiros estavam inscritos na prova. O Itamataty confirmou que não há registros de brasileiros entre os mrotos.

Alguns espectadores ficaram feridos com os estilhaços e foram levados para uma tenda médica montada no local para atender os atletas. Os feridos mais graves foram encaminhados para o Hospital Geral de Massachusetts. As explosões aconteceram num intervalo de quinze segundos, no cruzamento das ruas Boylston e Exeter, próximo ao Hotel Lenox.

Governo propõe salário mínimo de R$ 719,48 em 2014

Fixado atualmente em R$ 678, o salário mínimo deverá subir para R$ 719,48 a partir de 2014, segundo a proposta para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Ministério do Planejamento. A proposta ainda passará pelo Congresso e, caso seja aprovada, passará a valer já a partir de janeiro. A quantia, entretanto, pode ser alterada no futuro, com base nos parâmetros estabelecidos para sua correção, como a inflação. A proposta de LDO também informa a previsão do salário mínimo para 2015 (R$ 778,17) e para 2016, quando deve alcançar R$ 849,78. O governo apresentou ainda a sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 3,5% para este ano e 4,5% em 2014.

(Bahia Noticias)

Fotos da Inauguração do Mercadão Municipal de Barra do Mendes


Fotos da Inauguração do Mercadão Municipal de Barra do Mendes.
  1. Clique Aqui

14 de abril de 2013

Cidade de Gentio do Ouro sem policiamento

Com informações de Ezequias Dourado, o Jornal do Meio Dia informou que a cidade de Gentio do Ouro, continua sem policiamento. O mesmo informou que o prefeito Ivonilton solicitou que a secretaria de Segurança Pública tome providências para garantir segurança no município. 

Manifestantes destroem parte da Adutora de Ponto Novo