23 de outubro de 2015

Estudantes devem ficar atentos a itens obrigatórios durante provas do Enem

O Inep alerta para os motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não é permitido portar  lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico como, por exemplo, calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, entre outros. Não é permitido também usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Se estiver com um desses itens, o participante deverá colocá-lo no porta-objetos fornecido pelo aplicador.

Também será motivo de eliminação portar qualquer arma, mesmo tendo autorização de porte, sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame ou receber da equipe de aplicação informações sobre o conteúdo. Para saber mais dicas, o candidato pode acessar a página do Enem, além de verificar o edital da prova. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília.

Para ajudar estudantes a se preparar para os exames, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as questões da prova, desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas de conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

O que levar

– É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.

– Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”

– Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente

Motivos que podem eliminar o candidato:

– Consultar ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas

– Portar lápis, lapiseira, borrachas, caneta que não seja de material transparente, livros, manuais, impressos e anotações. Portar qualquer dispositivo eletrônico

– Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

– Portar armas

– Sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame

– Receber da equipe de aplicação, informações sobre o conteúdo do exame

Fonte: Agência Brasil

Casal é preso ao transportar maconha pela rodovia em São Gabriel

Um casal foi preso transportando aproximadamente 50 gramas de maconha pela rodovia que liga a BA-052 à cidade de São Gabriel, nesta quarta-feira (21).

Segundo a polícia, a droga estava escondida na bolsa que era conduzida por Jairan Souza Bastos, de 36 anos, esposa do acusado. Na delegacia, a mulher disse que já foi usuária, e que a droga foi comprada pelo companheiro para consumo. De acordo com a polícia, o homem – que não teve o nome revelado, e que era investigado por suspeita de tráfico – já tinha passagem pela polícia.

O casal foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê. À autoridade policial, ela insistiu em dizer que o marido era usuário e disse que não venderia a droga, mas foram enquadrados por tráfico de entorpecentes.

Fonte: Orlando Danton/ Rede Caraíbas

22 de outubro de 2015

Xique-Xique: Suposto incêndio criminoso é denunciado no Senado Federal

Um incêndio supostamente criminoso nas margens da Lagoa de Itaparica, em Xique-Xique, no Vale do São Francisco, foi tema de discurso da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) em Brasília nesta quarta-feira (21). Conforme Lídice, relato de um professor Railton Nascimento, uma área equivalente a cem campos de futebol, às margens do rio São Francisco, foi devastada pelo fogo.

Segundo a denúncia, as chamas consumiram centenas de árvores de carnaúbas nativas, e dizimou aves migratórias, como garças, marrecos, mergulhões, entre outras espécies. A extensão de carnaubal atingida pelo fogo faz parte dos 78 mil hectares de Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itaparica, estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

A parlamentar afirmou que vai encaminhar denúncia à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente e solicitar a apuração dos fatos. Através da carnaúba, se extrai uma cera, usada como matéria prima na produção de chips de telefones celulares, cosméticos, e até para artefatos da indústria aeroespacial. Os frutos também servem de ração animal.

Informações: Central Notícia

19 de outubro de 2015

Agricultor morre em acidente de trânsito em Lapão

Na noite do último sábado  (17), por volta das 19h30, um acidente de trânsito envolvendo quatro veículos, resultou na morte do agricultor identificado como Eleno Nunes Feitosa, de 62 anos. O acidente ocorreu no município de Lapão.

Ele seguia de bicicleta pelo acostamento quando foi atropelado por uma motocicleta e na sequência  foi esmagado por um outro veículo, um caminhão.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e encaminhou o corpo de Feitosa para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

A vítima era natural da cidade de Santa Cruz, no Pernambuco, mas residia no Distrito de Angical, município de Irecê.

Fonte: Central Notícia/ Foto: Orlando Danton

18 de outubro de 2015

Sento Sé-BA: Nove bandidos morrem em confronto com a Polícia

Nove elementos tombaram em confronto com policiais na Região de Sento Sé no fim da tarde deste sábado 17/10. Segundo consta, eles faziam parte de uma quadrilha que tentou assaltar o banco em Sento Sé na última terça-feira. 

Após a tentativa frustrada os bandidos se esconderam numa região de Caatinga e foram localizados por policiais que fazem parte de uma ação conjunta com a participação de policiais da CPAC, CAESA, GRAER, RONDESP NORTE, 7° BPM, 25 CIPM E 96 CIPM.

Nesta última sexta um dos integrantes desta quadrilha já havia morrido em confronto com a polícia. Com os elementos mortos os policiais encontraram uma grande quantidade de armas e munições. Vários FUZIS PISTOLAS E ESPINGARDAS CAL 12 foram apreendidos e estão sendo encaminhados para a delegacia da cidade de Sento Sé.



Fonte: Bahia Acontece