6 de maio de 2016

Posto de saúde é arrombado e doses de vacina contra H1N1 são furtadas

Um frasco com 10 doses da vacina contra a gripe H1N1 foi roubada no posto de saúde do bairro Vila Isabel, na cidade de Itapetinga, região sudoeste da Bahia. O caso foi registrado na delegacia do município e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) já realizou perícia no local. Até a tarde desta quinta-feira (5) ninguém tinha sido preso.

Segundo informações da coordenadora de imunização de Itapetinga, Bruna Lima, o frasco roubado era o único contra H1N1 que estava na geladeira do posto de saúde e as doses seriam aplicadas em gestantes que não puderam se vacinar no dia campanha porque estão com gravidez de risco, em repouso domiciliar, e seriam imunizadas no dia dos exames de pré-natal.

De acordo com a coordenadora, além de levar as vacinas da H1N1, o autor do crime deixou espalhados no chão da unidade outros tipos de vacina que estavam guardadas, mas não eram alvos do furto.
"A pessoa pulou o muro e arrombou a sala da vacinação na madrugada de terça [3] para quarta [4]. Nós descobrimos pela manhã de quarta e registramos queixa na delegacia. Além de roubar, ainda jogaram outras vacinas no chão, deixaram espalhadas no jardim da unidade", detalha a coordendadora do serviço.

G1 Bahia

5 de maio de 2016

Sem Cunha, oposição defende nova eleição para presidência da Câmara

Os partidos da oposição PSDB, DEM, PPS e PSB defenderam na tarde desta quinta-feira (5) que sejam realizadas novas eleições para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados, após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo.

A posição dos partidos foi emitida em nota pública, divulgada no fim da tarde de hoje.

"Tendo em vista que a decisão do STF pelo afastamento não fixou prazo para retorno e tampouco para a conclusão da ação penal, os partidos de oposição consideram vago o cargo de presidente da Câmara e exigem a imediata realização de novas eleições, para que se restabeleça a normalidade e seja retomada a atividade parlamentar na Casa", diz o texto das siglas de oposição.

O entendimento de técnicos da Mesa Diretora da Câmara, no entanto, é de que o afastamento não autoriza a realização de novas eleições, por não ser uma das hipóteses de vacância do cargo previstas no Regimento Interno da Câmara: morte, renúncia ou cassação. Nesta quinta-feira, Cunha voltou a afirmar que descarta a possibilidade de renunciar ao mandato.

Após a nota ser divulgada, líderes da oposição se reuniram na 1ª Secretaria da Câmara com deputados de partidos do chamado "centrão", como o PR, PSD e Solidariedade.

Segundo informou a "Folha de S.Paulo", partidos desse grupo fizeram chegar ao vice-presidente Michel Temer (PMDB) a ideia de emplacar um sucessor de Cunha, que poderia passar por novas eleições para o cargo. 

A oposição, na nota, também afirmou concordar com a decisão do STF e disse que tanto o afastamento de Cunha quanto o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em tramitação no Congresso, indicam o "pleno funcionamento das instituições", diz o texto.

"Os partidos entendem também que o afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara e a admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff aprovada pela Casa estão de acordo com o que determina a Constituição brasileira e com o rito estabelecido pela Suprema Corte, indicando o pleno funcionamento das instituições e sinalizando que o país caminha para o reencontro com princípios e valores como a transparência, a Justiça e o combate à impunidade, tão desejados pela sociedade brasileira", diz a nota.


Por unanimidade, STF mantém afastamento de Cunha da presidência da Câmara

Todos os ministros do STF votaram a favor do afastamento, nesta quinta-feira (5/5), de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de  deputado federal e, consequentemente, da presidência da Câmara dos Deputados . Com a decisão, Cunha é afastado do cargo e não vai poder votar em nenhuma das sessões da Casa.

Apesar de ter a suspensão do mandato decretada, Cunha não perdeu o cargo de deputado federal, como explicou o ministro Teori. "O Judiciário terá se pronunciado quanto à formação da culpa, enquanto o parlamento irá se manifestar sobre a cessação do mandato, cabendo a esta última instância justificar o seu entendimento sobre a subsistência de um vínculo de representatividade.”

O voto decisivo foi dado pela ministra Cármen Lúcia. Na opinião dela, "o Supremo Tribunal Federal nessa decisão não apenas defende e guarda a Constituição, como é da sua obrigação, como defende e guarda a própria Câmara dos Deputados para resguardar todos os princípios e regras que têm de ser aplicados, uma vez que a imunidade referente ao cargo e a aqueles que o detêm não pode ser confundida em nenhum momento com impunidade ou possibilidade de vir a sê-lo. Afinal, a imunidade é uma garantia, porque a República não guarda privilégios".

Já o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, avaliou que  o "julgamento demonstra que o Poder Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal, está atento aos acontecimentos que ocorrem no país e tem ofertado a sua prestação judicional a aqueles que o procuram no seu devido tempo. Mas é preciso ressaltar que o tempo do judiciário não é o tempo da política nem é o tempo da mídia. Nós temos ritos, temos procedimentos, temos prazos que devemos observar".

A liminar que determinou a suspensão do exercício do mandato de Cunha foi concedida na manhã desta quinta pelo ministro Teori Zavascki, após um pedido feito em dezembro pela Procuradoria Geral da República. De acordo com o documento, foram apontadas 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”.

"Mesmo que não haja previsão específica, com assento constitucional, a respeito do afastamento, pela jurisdição criminal, de parlamentares do exercício de seu mandato, ou a imposição de afastamento do Presidente da Câmara dos Deputados quando o seu ocupante venha a ser processado criminalmente, está demonstrado que, no caso, ambas se fazem claramente devidas", escreveu Zavascki.

Lava-Jato
Cunha é o único réu da Operação Lava-Jato no STF. A denúncia por recebimento de US$ 5 milhões em propina derivada de uma compra fraudulenta de um navio-sonda do estaleiro Samsung pela Petrobras foi recebida pelos ministros por unanimidade. Ele afirma que, “tecnicamente”, não é réu porque recorreu da decisão, mas seu recurso não tem o poder de anular a medida do plenário, segundo fontes do Supremo ouvidas pela reportagem.

No caso do afastamento da presidente Dilma Rousseff – que pode acontecer na próxima semana, depois que o processo de impeachment for votado no plenário do Senado –, o presidente da Câmara ocuparia um posto equivalente a vice-presidente, assumindo o Planalto na ausência de Michel Temer.

Por causa dessa possibilidade, a Rede Sustentabilidade já havia movido no STF uma ação de descumprimento de preceito fundamental pedindo o afastamento imediato de Cunha da cadeira de presidente da Câmara até o fim do julgamento do processo. A sigla queria ainda que os ministros impedissem qualquer outra pessoa ré e que esteja na linha sucessória de assumir a Presidência. Essa hipótese pode atingir o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), outro na linha sucessória do Planalto. Ele tem uma denúncia que pode transformá-lo em réu na Corte.

Antes do fim da sessão, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski questionou o relator da ação da Rede, ministro Marco Aurélio, se ainda havia urgência no julgamento desse caso. O ministro entendeu, porém, que como o afastamento de Cunha já havia sido acatado, não havia necessidade de a Corte julgar o outro processo hoje.

Com informações do Correio Braziliense

Carro da empresa de Internet Holística de Irecê é tomado de assalto na cidade de Bonito

Um veículo Fiat Strada branca, placa policial OVD 7380, licença da cidade de Irecê, foi tomada de assalto na noite desta quarta-feira (04), por volta das 19h na cidade de Bonito, no Centro Sul baiano.

De acordo com informações preliminares, dois elementos armados a bordo de uma motocicleta de dados não anotados, levaram o veículo que pertence a empesa de Internet Holística, a qual estava com equipamentos de trabalho, escada e material de internet.

A Polícia Militar foi acionada e fez diligências na região, encontrando a moto utilizada no assalto que foi abandonada, porém o veículo roubado ainda não foi encontrado.

Fonte: Central Notícia / Léo Barbosa

3 de maio de 2016

Chapada: Jovem é assassinado a tiros dentro de oficina na cidade de Bonito

Um jovem, de 22 anos, foi assassinado por volta das 10h desta terça-feira (03), no centro da cidade de Bonito, região da Chapada Diamantina. Segundo a polícia, ele levou vários tiros e morreu quando trabalhava em uma oficina mecânica.

De acordo com testemunhas, dois homens chegaram num carro, placa não anotada, um deles entrou na oficina e atirou à queima-roupa.  A vítima identificada como Rafael Oliveira morreu na hora. Em seguida, os criminosos fugiram.

A Polícia Militar foi para o local onde registrou a ocorrência. O crime vai ser investigado pela Delegacia da Polícia Civil de Bonito. Ninguém foi preso. A polícia também não informou à reportagem se a vítima tinha algum envolvimento com coisas erradas ou confusão na cidade.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Fonte: Central Notícia

Homem é morto com nove tiros de pistola em Mulungu do Morro

A polícia registrou na noite desta segunda-feira  (02) um homicídio na cidade de Mulungu do Morro, região de Irecê.

A vítima identificada como Leones de Oliveira Andrade foi assassinada em uma emboscada. De acordo com a polícia, Oliveira foi alvejado com nove disparos de pistola .40.

Após o crime, os atiradores fugiram sem destino. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê onde foi necropsiado no início da tarde de hoje.

O caso será investigado pela Polícia Civil de Mulungu do Morro.

Fonte: Central Notícia

Operação resgata cerca de 900 animais silvestres

Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) resgatou quase 900 animais silvestres na região de Euclides da Cunha, 323 km de Salvador, durante os dias 21 a 29 de abril.

De acordo com a PRF, a Operação Azul Cobalto teve como principais objetivos coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, promover ações de educação ambiental durante as fiscalizações, resgatar animais silvestres que estejam em condições de maus-tratos, apreender utensílios e apetrechos utilizados na criação ilegal, na caça predatória e no tráfico de animais silvestre na região norte da Bahia.

Ao todo nesta ação, 870 animais silvestres foram resgatados, os quais passarão pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegradas à natureza, com devido monitoramento.
Segundo a polícia, o tráfico de animais silvestres é atualmente a terceira maior atividade ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

Na região Norte do Estado a criação de animais silvestres ainda é considerada uma prática comum, muitas vezes fazendo parte da cultura local, informa a PRF.

Aproveitando-se desta cultura ilegal perante à legislação ambiental, muitos traficantes de animais silvestres se instalam na região, onde diversas espécies são retiradas da natureza para alimentar esta rede criminosa.
Arara azul resgata durante
operação Foto: PRF | Divulgação
A PRF destaca o resgate de um filhote de arara-azul-de-lear com suspeita de ter sido atingido por disparo de arma de fogo, ele estava com um ferimento e precisou ser removido de Euclides da Cunha/BA para o CEMAFAUNA, em Petrolina/PE, onde passou por avaliações e passa bem.

Esta espécie é endêmica na região do Raso da Catarina, mas ainda se encontra ameaçada de extinção pelo seu alto valor comercial na rede de tráfico de animais silvestres. Além disso, muitos agricultores ainda tentam manter as plantações de milho disparando contra as araras.

A Tarde

2 de maio de 2016

Bandidos arrombam agência dos Correios da cidade de Lapão e levam todo o dinheiro

A agência dos Correios da cidade de Lapão, região de Irecê foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (02). Segundo a delegacia local, os bandidos levaram todo o dinheiro que estava armazenado no cofre que foi estourado.

De acordo com informações, os criminosos conseguiram com a utilização de um ‘pé de cabra’ arrombar a porta e entrar na agência.

Ainda conforme a polícia,  a agência possui câmeras de segurança, mas  a ação não foi registrada, pois os indivíduos mudaram a posição das câmeras impossibilitando a filmagem. O alarme também foi desligado.  A polícia segue na investigação do caso.

Fonte: Central Notícia

Empresário morre com suspeita de gripe H1N1 na região de Irecê

O empresário Cláudio Oliveira de Souza, conhecido por ‘Rico’, de 53 anos, morreu na noite deste domingo (1°), em Salvador, com suspeita de gripe H1N1. O caso foi notificado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que aguarda a confirmação ou não da doença após o resultado de exames de laboratório. Se confirmado, esta será a segunda morte  em função da gripe na região de Irecê. O primeiro caso aconteceu em Ibipeba, onde a vítima faleceu após contrair a doença, em Brasília.

O empresário esteve internado na Unidade de Terapia Intensiva ( UTI) do Hospital Regional de Irecê, sendo transferido para Salvador depois de complicações no quadro.

Cláudio era natural da cidade de Canarana, região de Irecê,  morou no distrito de Salobro, e durante alguns anos residia em Irecê, onde administrava uma empresa no segmento da construção civil.

A Prefeitura de Irecê tinha divulgado uma nota expondo a dificuldade em atender a demanda de vacinação contra a H1N1 no município. De acordo com nota oficial, o fornecimento da medicação por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB estaria irregular e a quantidade encaminhada para o município seria insuficiente para atender a todas às prioridades.

Até o momento, nove pessoas morreram vítima da gripe H1N1 na Bahia este ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológic (Divep).

As mortes ocorreram em Salvador (5); Vitória da Conquista (1); Teixeira de Freitas (1); Ibipeba (1); Boquira (1).

Se confirmado o morte do empresário em Irecê pela doença, sobe para dez o número de mortes no estado pelos vírus da gripe H1N1.

Fonte: Central Notícia 
Foto:Reprodução/Facebook

Justiça ordena boqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas

A Justiça de Sergipe mandou as maiores operadoras de telefonia do país bloquearem o acesso dos brasileiros ao aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp por 72 horas a partir das 14h desta segunda-feira (2). A assessoria da TIM confirmou que recebeu a notificação.

A decisão é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, no Segipe. O magistrado atendeu a um pedido de cauter da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público.

O bloqueio foi pedido porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumpriu outra decisão judicial de compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. A recusa já havia resultado na prisão do presidente do Facebook para América Latina em março deste ano. Segundo o juiz, a medida cautelar é baseada no Marco Civil da Internet.

Não é a primeira vez que um tribunal pede a suspensão do acesso ao serviço de bate-papo no Brasil. O bloqueio anterior ocorreu em dezembro de 2015, quando a Justiça do Piauí ordenou que as empresas impedissem a conexão. A ferramenta permaneceu inacessível por 12 horas.

Conta no WhatsApp

A investigação foi iniciada após uma apreensão de drogas na cidade de Lagarto, a 75 km de Aracaju. O juiz Marcel Montalvão pediu há quatro meses que o Facebook informasse o nome dos usuários de uma conta no WhatsApp em que informações sobre drogas eram trocadas. A empresa não atendeu a Justiça, que aplicou há dois meses multa diária de R$ 50 mil. Como a empresa ainda assim não cumpriu a determinação, o valor foi elevado para R$ 1 milhão há 30 dias.

A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe informou que o juiz está em audiência e que a assessoria dele confirma a existência do processo, mas não iria passar informações, pois corre em segredo de justiça.

O Facebook já proíbe que a rede social seja usada para vender drogas. No começo de fevereiro, alterou a política de uso do site e do aplicativo de fotos Instagram para impedir também que os usuários comercializassem armas.

Na prática, donos de páginas e perfis já não podiam vender material bélico, mas pequenas microempresas podiam usar a ferramenta de criação de anúncios rápidos para isso. Com a alteração, essa prática foi vetada. A política da rede, no entanto, não se estende ao WhatsApp.

Segundo o delegado Aldo Amorim, membro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Brasília, a investigação foi iniciada em 2015 e esbarrou na necessidade informações relacionadas as trocas de mensagens via whatsapp, que foram solicitadas ao Facebook e não fornecida ao longo dos últimos meses.

Ainda de acordo o delegado, existe uma organização criminosa na cidade de Lagarto e o não fornecimento das informações do Facebook está obstruindo o trabalho de investigação da polícia. Ele disse também que toda empresa de comunicação que atua no Brasil deve seguir a legislação brasileira, independente do seu país de origem.

Fonte: G1/Globo

A 18ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê encerra neste domingo

Encerra neste domingo (1°), a 18ª EXPOAGRI – Exposição Agropecuária da Região de Irecê. O evento que teve início na última quinta-feira, acontece no Parque de Exposições, em Irecê, sendo é um dos mais importantes no segmento agronegócios em todo o estado da Bahia. Milhares de visitantes vieram de cidades da região, da Bahia e até de outros estados compareceram ao Parque de Exposições.

O tema deste ano foi ‘o Agronegócio em Evidência’. A exposição promoveu práticas voltadas para este segmento.

Os visitantes tiveram acesso aos leilões, desfiles e julgamentos de bovinos, bubalinos, ovinos/caprinos (ranking), equinos (ranking) e outras espécies de alta genética, como também lançamentos de tecnologias em máquinas, tratores e veículos.

Palestras e oficinas de capacitação voltadas para o contexto rural, atrações culturais, parque de diversão, restaurantes e outras atividades, mais uma vez proporcionaram  um ambiente saudável que envolveu trabalho e descontração.

A 18ª Expoagri contou com o 1º Leilão Joias do Sertão, que aconteceu  no sábado, dia 30 de abril às 16 horas.

O evento é realizado pela Associação de Pecuaristas da Região de Irecê (APRIR) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê (SINPRI).

Neste domingo, às 18h, ocorre a mensagem de encerramento do evento. Na sequência, vai ter o desfile Garota Expoagri,  programação cultural na Praça de Alimentação e encerramento geral.

Fonte/Fotos: Central Notícia



1 de maio de 2016

Após discussão com o marido, mulher é detida com pistola 380 em Presidente Dutra

Uma mulher de 34 anos, identificada como Viviane Souza Bastos, foi detida na noite deste sábado (30) com uma arma de fogo e munições, em Presidente Dutra, região de Irecê.

Segundo informações da Polícia Militar, a mesma havia discutido com seu companheiro de convívio que não  teve seu no me revelado. A discussão correu no bar denominado ‘O Caipirão’, localizado no centro da cidade.

Após a chagada da polícia, houve a abordagem e para surpresa dos militares, a mulher foi flagrada com uma pistola 380 e 16 cartuchos intactos. A arma de fogo estava em sua cintura.

A mulher foi levada para a sede da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Irecê, onde certamente foi autuada por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Central Notícia / Foto:Divulgação/Polícia Militar

Morre César Macedo, ator de Escolinha do Professor Raimundo

Conhecido por interpretar Seu Eugênio na versão original do humorístico Escolinha do Professor Raimundo, da Globo, o ator César Macedo morreu neste sábado (30), aos 82 anos. De acordo com informações do Serviço Funerário de Mariporã, o ator contraiu uma infecção hospitalar durante a realização de uma cirurgia. 

Ainda de acordo com o serviço funerário, o velório do ator teve início nesta madrugada. O enterro está previsto para acontecer em Mairiporã, cidade onde o ator morava, às 16h.

César Macedo também é lembrado pelo mesmo personagem, Seu Eugênio, na Escolinha do Barulho, exibida pela Record.

O humorista fazia uma paródia ao cientista alemão Albert Einstein e tinha bordões conhecidos, como: "Pode perguntar que comigo é na manteiga!". Este foi seu último trabalho na televisão.

Correio 24 Hores

Mãe e filha são mortas a tiros dentro de casa, em Santo Antônio de Jesus

Uma mulher de 54 anos e sua filha de 24, identificadas respectivamente como Ana Lúcia Ribeiro Santos e Sabrina Ribeiro, foram mortas a tiros, na manhã deste sábado (30), na cidade de Santo Antônio de Jesus, localizada a cerca de 190 quilômetros de Salvador. A cunhada de Ana Lúcia também foi baleada e encaminhada para o Hospital Regional da cidade.

Segundo informações da Polícia Civil (PC), o crime ocorreu por volta das 6h30, na casa onde as vítimas moravam, no bairro do Alto do Sobradinho. O suspeito do duplo homicídio, de prenome Edson, foi preso pouco depois do crime e encaminhado à delegacia do município.

Ainda segundo a polícia, os corpos Ana Lúcia e Sabrina Ribeiro foram encaminhados ao Depratamento de Polícia Técnica (DPT) do município, onde serão periciados. O estado de saúde da cunhada de Ana Lúcia não foi divulgado.  

G1 (Foto: Marcus Augusto/Site Voz da Bahia)