30 de abril de 2014

BM News

Notícias de Barra do Mendes do Brasil e do Mundo. Curta e fique sempre atualizado com as últimas notícias.

Agência de Comunicação e Publicidade Digital.

Mulheres são prefeitas em 12,11% das cidades do país

Apenas 12,11% (675) dos municípios tinham, em 2013, prefeitas, aponta a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros 2013 (Munic 2013), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Dessas cidades com chefes do Executivo do sexo feminino, 493 (73%) não tinham em 2013 nenhum órgão público dedicado à política de mulheres. É um pouco pior que o porcentual nacional. A pesquisa mostra que 4.037 (72,5%) das 5.570 prefeituras do país não tinham secretaria ou ao menos um setor subordinado à pasta que lide com o tema. Ter uma prefeita não se mostrava, em 2013, garantia de que a prefeitura teria órgão voltado para o gênero. O Rio Grande do Norte era em 2013 o estado com maior proporção de prefeitas (21,6%). Depois, vinham Paraíba (21,1%) e Roraima (20%). São Paulo (12,1%) estava abaixo da média do Brasil (12,1%). O Acre era o único Estado brasileiro sem prefeitas. (BN)

Justiça Federal no Mato Grosso suspende licença de usina no Rio Teles Pires

A Justiça Federal no Mato Grosso suspendeu o licenciamento da Usina Hidrelétrica São Manoel, no Rio Teles Pires. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) deve suspender a licença prévia que concedeu ao empreendimento, sob pena de multa de R$ 500 mil, de acordo com a liminar pedida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Em sua decisão, o juiz Ilan Presser, da 1ª Vara de Cuiabá, aponta que os estudos de impacto ambiental da usina mostram que a obra atingirá as terras indígenas Munduruku, Kayabi e Apiaká do Pontal. Nesta  vivem indígenas que optaram pelo isolamento voluntário como estratégia de sobrevivência, “É inadmissível a imposição da aceleração de um procedimento complexo de licenciamento, que ignore os impactos socioambientais sobre as comunidades com povos indígenas isolados”, avalia o juiz.

A Justiça também chamou a atenção para o fato de que não se trata de apenas uma usina, mas de um conjunto de empreendimentos que podem mudar a região inteira. O complexo hidrelétrico do Rio Teles Pires prevê sete barragens.

Começou hoje mês de vacinação dos povos indígenas

Começou hoje (30) o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas 2014. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 180 mil indígenas contra doenças como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, gripe e febre amarela, entre outras, até 29 de maio.

O público-alvo da vacinação serão crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos. De acordo com o Ministério da Saúde, estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões na compra das vacinas, logística e transporte para a ação.

Ao todo, 249 mil doses de vacinas devem ser levadas a lugares de difícil acesso, onde vivem os índios. As doses serão levadas para os 34 distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) existentes em 18 estados. A meta é atingir 180 mil pessoas de 305 etnias, que vivem em 1.144 aldeias.

A logística dessa ação é diferenciada, pois deve considerar as especificidades dessa população e as necessidades de transporte das equipes e insumos até as aldeias, por carro, barco, helicóptero ou avião.

Na mobilização do ano passado, foram aplicadas 178.076 doses de vacina em 134.931 indígenas de 1.074 aldeias. A imunização chegou a 81,80% da população acima de seis meses, nas 34 Dseis.

Setor de bebidas frias estima aumento de até 10% sobre preços com reajuste de tributos

Um mês depois de anunciar reajuste da tributação sobre cervejas, isotônicos, refrescos e energéticos, a Receita Federal anunciou novo reajuste sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e PIS/Cofins sobre bebidas frias, o que inclui também refrigerantes e águas. A nova tabela de tributação será publicada nesta quinta-feira (1º) e a Receita Federal estima um impacto de 1,3% sobre o preço dos produtos. Em nota, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) se manifestou surpresa em relação à medida, por ter sido determinada sem discussão com o setor.  No comunicado, a CervBrasil ainda criticou o momento em que o reajuste foi feito, às vésperas da Copa do Mundo. Executivos do setor prevêem um repasse desse custo em 5% a 10% sobre os valores de varejo, apesar da promessa de não incrementar os valores para o Mundial. Com informações do jornal O Globo e revista Veja.

Moradora faz protesto inusitado para reclamar de alagamentos em Olinda

Foto: Taciana Ferreira/comuniQ
Deitada numa boia, uma senhora de nome Dulce segurava uma latinha de cerveja, com as pernas cruzadas para o alto. Seu filho puxava a mãe por uma corda. Parece diversão, mas dona Dulce não boiava em uma piscina. Ela flutuava sobre a água do alagamento da Praça Expedicionário Brasileiro, no bairro de Jardim Brasil I, em Olinda, por volta das 8h desta quarta-feira (30).

O registro feito pela leitora Taciana Ferreira, através do aplicativo comuniQ, flagrou o protesto da vendedora de bolos caseiros. Propositalmente, ela decidiu passear de boia sobre o alagamento. "Ela gritou para que a gente tirasse foto e mandasse para a imprensa", disse a leitora.

Taciana disse que os moradores de Jardim Brasil I sofrem bastante com as chuvas que atingem a localidade. "A água invade as casas pela infiltração do esgoto e pelas portas também", contou. Em outras fotos, é possível entender a atitude de dona Dulce. A impressão de quem via a Praça Expedicionário Brasileiro na manhã de hoje é de estar olhando uma lagoa. Água barrenta espalhada por todos os lados, lixo acumulado, prejudicando o escoamento da chuva. JC Online


Foto: Taciana Ferreira/comuniQ

29 de abril de 2014

Programa Mais Educação é implantado em Barra do Mendes

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes realizaram em Barra do Mendes, no último sábado, dia 26 de abril, um desfile com a participação das escolas públicas municipais para comemorar a implantação do Programa Mais Educação em Barra do Mendes, numa ação conjunta com MEC. O programa tem como objetivo diminuir as desigualdades educacionais por meio da jornada escolar e irá atender todos os núcleos escolares da rede de ensino municipal e beneficiará mais de dois mil alunos. As escolas já começaram a receber os recursos destinados a educação. Inicialmente foram repassados mais de quatrocentos e cinquenta mil reais destinados à educação em tempo integral objetivando os macro campos do acompanhamento pedagógico, cultura e arte, educomunicação, esporte e lazer, promoção da saúde e agroecologia, beneficiando além dos alunos as suas famílias, os comerciantes e gerando emprego e renda para os nossos cidadãos.

O desfile percorreu as principais ruas da cidade e teve seu encerramento na Escola Márcia Maria de Carneiro Méccia, quando foi realizada um breve palestra esclarecendo as vantagens da implantação do Programa Mais Educação. Segundo a secretária municipal de educação Mônica Alves Rocha, “a educação em Barra do Mendes é uma prioridade nesta administração e como tal vem sendo tratada pelo prefeito Galego, que não mede esforços para dar o suporte necessário para que a secretaria realize o que há de melhor para o desenvolvimento escolar dos alunos da rede municipal de ensino”.

Estão incluídos no programa todos os alunos dos núcleos educacionais da sede, Canarina, Antarí, Capim Duro, Minas do Espírito Santo, Milagres, Lagoa do Peixe, Queimada do Mendes e São Bento.




Não queria greve, mas a tropa é soberana, diz Prisco

Detido há dez dias no Presídio da Papuda, Brasília, o vereador Marco Prisco (PSDB), principal liderança de greves da PM na Bahia, falou com exclusividade ao A TARDE. Perguntas foram impressas e levadas pelo advogado da Associação de Policiais Militares e Bombeiros e seus Familiares (Aspra), Leonardo Mascarenhas, que esteve com Prisco na cadeia.

Como o senhor descreve o ambiente do Complexo Penitenciário da Papuda? Qual o seu estado de saúde física e mental? 
Como um terror. Estou bem fisicamente, mas mentalmente destruído. Não como, sinto fortes dores de estômago e tenho medo de que isso influencie no meu problema de coração, que é genético. Sinto-me deprimido…

Rebelião deixa 6 mortos e 7 feridos em presídio de Eunápolis

Pelo menos seis presos foram assassinados e sete ficaram feridos, nesta segunda-feira, 28, durante uma rebelião no Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, a 671 km de Salvador.

Dois policiais militares foram feridos por estilhaços de bombas usadas pelo Batalhão de Choque da PM para controlar os detentos.

Dentre as seis vítimas mortas, três foram queimadas junto com colchões, e as outras três supostamente sofreram perfurações com armas feitas de material cortante.

Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a rebelião envolveu 341 internos do Pavilhão A, que abriga os presos provisórios do Conjunto Penal. Ainda conforme informações da Seap, a revolta teve início, por volta das 9h30,  por conta da insatisfação dos internos diante da revista periódica, realizada na unidade "para garantir a ordem".

Segundo comunicado divulgado pela Seap, "os internos, que se encontravam no pátio da unidade, aguardando o fim da revista, agrediram os agentes e policiais militares que davam apoio ao procedimento".

28 de abril de 2014

Torcedor que atirou banana em Daniel Alves é identificado e banido de estádio

Nesta segunda-feira (28), o Villarreal se pronunciou emitindo um comunicado sobre o caso de racismo sofrido pelo brasileiro Daniel Alves, durante partida do Barcelona contra a equipe. Segunda direção do Villarreal, o torcedor que atirou uma banana no brasileiro foi identificado e banido das partidas do Submarino Amarelo. O torcedor não teve sua identidade revelada, mas se trata de um sócio do clube e não poderá mais assistir aos jogos no estádio El Madrigal. 
Confira o comunicado do Villarreal: 

"O Villarreal quer comunicar que lamenta profundamente o incidente ocorrido ontem na partida contra o Barcelona em que um torcedor atirou um objeto sobre o campo de jogo do estádio El Madrigal. Graças as forças de segurança e a inestimável colaboração exemplar da torcida amarela, o clube já identificou o autor e decidiu retirar seu carnê e proibir seu acesso ao estádio El Madrigal. O Villarreal volta a manifestar sua firme vocação ao respeito, igualdade e o jogo limpo, tanto fora como dentro de campo, e rechaça qualquer ato que vá de encontro desses princípios, como a violência, o racismo e a xenofobia".