1 de outubro de 2016

Juiz determina cumprimento de mandado e impõe multa de R$ 50 mil contra coligação de Elmo Vaz

Com intuito de manipular a opinião pública, candidato descumpriu ordem judicial e divulgou pesquisa fraudulenta e impugnada pela Justiça Eleitoral.
Neste sábado (30), o juiz José Onofre Alves Júnior, da 95ª Zona Eleitoral – Irecê, determinou “o imediato cumprimento da decisão do Tribunal Regional Eleitoral” por parte de João Gonçalves de Souza e a empresa Terra Viva Serviços Educacionais, sob pena de multa de R$ 50 mil. De acordo com a Decisão Liminar nº 53960, emitida nesta sexta-feira (30) e assinada pelo juiz José Edivaldo Rocha Rotondano, a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o n° BA-03371/2016 – que aponta vantagem de Elmo Vaz (PSB) na “corrida eleitoral” em Irecê – foi suspensa, em virtude dos “vícios insuperáveis”.  A decisão do juiz José Onofre Alves Júnior, da 95ª Zona Eleitoral – Irecê, também notifica a coligação “Uma Nova Irecê Pra Cuidar de Você” para que retire imediatamente a pesquisa do Facebook, dos “carros oficiais da coligação e dos comitês”.

Numa afronta à Lei Eleitoral, o candidato Elmo Vaz, mesmo ciente da decisão da Justiça, surpreendeu a cidade de Irecê neste sábado (01) com uma massiva campanha de divulgação de uma pesquisa ilegal e com indícios de fraude, numa tentativa clara de manipular a opinião pública e interferir no processo eleitoral.

30 de setembro de 2016

Chapada: Lençóis debate ações de prevenção a incêndios florestais durante oficina

O evento foi fundamental para dialogar com outras pessoas que estão inseridas no contexto dos incêndios florestais na Chapada Diamantina | FOTO: Ilustração/Arquivo/Marcela Marins |
Roda de conversa, debates e atividades em grupo onde participantes trocaram experiências, elaboraram diagnósticos e problematizaram as causas e conseqüências dos incêndios florestais, em busca de ações educativas sobre prevenção do fogo na Chapada Diamantina. Esta foi mais uma oficina de educação ambiental do programa Bahia Sem Fogo que aconteceu, na última quinta-feira (29), no município de Lençóis.

Para a representante do Parlamento Nacional Juventude pela Água (PNJA), Nágila Lima, o evento foi fundamental para dialogar com outras pessoas que estão inseridas no contexto dos incêndios florestais que acontecem na Chapada. “Quando a gente conversa com vários atores que entendem sobre o fogo, combate e prevenção, fica muito mais fácil chegar a um denominador comum”, disse Lima.


O representante da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB), em Lençóis, Vitor Camões, também esteve presente na oficina. Para ele, as questões ambientais influenciam diretamente na vida dos moradores da região e a oficina contribui para discutir e aprender sobre prevenção. “Foi um momento importante para saber mais sobre prevenção. Precisamos entender o que não devemos para fazer para estimular os incêndios. Precisamos cuidar do meio ambiente”.

Os focos e queimadas são constantes nas regiões da Chapada Diamantina, principalmente no período de agosto a dezembro, por conta da estiagem. O que afeta o meio ambiente, a economia e a saúde.

O objetivo das oficinas de educação ambiental do programa Bahia sem Fogo, uma parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estadual de Educação (SEC) e Corpo de Bombeiros, é percorrer as regiões da Chapada Diamantina, durante setembro a dezembro. A ideia é sensibilizar brigadistas voluntários, agricultores, professores, estudantes e demais pessoas como agentes na mobilização da prevenção de combate e prevenção as queimadas. As informações são da Sema.

Vândalos danificam carro do Secretário de Esportes de Morro do Chapéu


O veículo do comerciante identificado por Luciano Martinho Barreto, o ‘Luciano da Casa do Pão’ foi alvo de um ato de vandalismo na madrugada desta quinta-feira por volta das 03h da manhã, de acordo com informações do site morro notícias.

O automóvel estava estacionado na porta da residência do mesmo, localizada na Avenida Joel Modesto, entro da cidade.  O empresário disse que estava dormindo e assustou com o alarme do carro, quando foi verificar, notou que a lateral do veículo e o para-brisa traseiro estavam danificados.

Barreto que ocupa também a função de secretário de esportes do município, lamentou o episódio e ressaltou que prefere não acreditar que o ato tenha conotação política e sim vandalismo.

Fonte: Central Notícia

Veja o que é permitido no dia das eleições


Daqui a dois dias, eleitores de todo o país vão escolher os gestores de seus respectivos municípios pelos próximos quatro anos e os integrantes da próxima legislatura da Câmara de Vereadores. Mas, antes mesmo de sair de casa para ir até sua seção e registrar o voto, o eleitor deve estar atento ao que é e ao que não é permitido dentro das seções eleitorais.  

A boca de urna, por exemplo – uma das ocorrências mais comuns em dia de pleito – e considerada crime eleitoral. Para impedir a prática, juízes eleitorais estarão de prontidão em todas as zonas, e poderão ser acionados, inclusive tendo poder de polícia, ao se verificar uma irregularidade, afirmou a chefe de cartório da 2ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Socorro Gouveia.

A pena, para quem pratica boca de urna, pode variar em pagamentos de multa, prestação de serviços comunitários, ou mesmo detenção do infrator. A chefe de cartório salientou que a distribuição de santinhos, por exemplo, a mais clássica modalidade de boca de urna,  não pode ser feita em absolutamente nenhum local da cidade, tanto dentro quanto fora dos colégios onde estão as seções.
As manifestações de apoio a determinado candidato ou coligação são permitidas, desde que sejam feitas em caráter individual e silenciosas. Adesivos e bótons são permitidos, assim como entrar portando bandeiras, desde que estas estejam enroladas. Porém, camisas de candidatos ou partidos políticos estão proibidas.

Também não serão permitidos o uso de alto-falantes, amplificadores de som, realização de comícios e carreatas, nem a aglomeração de eleitores usando vestiário padronizado no colégio eleitoral com o objetivo de pedir votos a qualquer candidato. Manifestar o próprio voto em voz alta ao entrar ou sair da seção também é uma irregularidade.

Como o voto é secreto, qualquer outra tentativa de violação é considerada crime punível com detenção de até dois anos. Por isso fica o alerta aos usuários das redes sociais que não resistem aos “selfies”: é proibido portar aparelhos telefônicos, máquinas fotográficas, filmadoras, ou qualquer outro instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Os mesários poderão reter os objetos enquanto o eleitor estiver votando.

O eleitor também não pode estar acompanhado quando estiver na cabine de votação – exceto para o caso do eleitor possuir alguma dificuldade ou necessidade física para mexer na urna eletrônica.

Identidade oficial
Servidores da Justiça Eleitoral também estão proibidos de usar roupas - ou qualquer objeto – com propaganda. Mesma situação para fiscais partidários, que só podem usar roupa com o nome e a sigla do partido ou da coligação partidária.

As eleições durarão das 8h às 17h. “Após este horário, os portões dos colégios eleitorais serão fechados, mas, quem já estiver dentro do local, receberá uma senha, e poderá registrar o voto, mesmo se houver filas na seção”, destaca Socorro Gouveia.

Para votar, o eleitor precisa apenas de um documento de identificação oficial com foto, podendo ser o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, ou mesmo passaporte. O título de eleitor não chega a ser obrigatório, mas, também é recomendável portar, caso o eleitor tiver dúvidas sobre sua zona eleitoral ou seção.

29 de setembro de 2016

Chapada Diamantina: PRF resgata pássaros silvestres criados em cativeiro em Itaberaba/BA

Foram encontrados 23 pássaros silvestres, além de alçapões (Foto: Reprodução/PRF Bahia)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na tarde de ontem (28), 23 pássaros silvestres criados em cativeiro. A ação ocorreu por volta das 13h, numa propriedade rural localizada às margens do KM 212 da BR 242, trecho do município de Itaberaba,região da Chapada Diamantina, localizado a 265 km da capital baiana.

Durante ronda, os policiais avistaram gaiolas em uma casa às margens da rodovia e foram averiguar se o proprietário possuía autorização para criação de animais silvestres. Foram encontrados 23 pássaros silvestres, além de alçapões. A proprietária do local não possuía qualquer tipo de autorização ambiental do órgão competente para criação das aves.

Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para a proprietária e os pássaros encaminhados para a Secretaria de Meio Ambiente de Itaberaba, onde passarão pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegrados à natureza, com o devido monitoramento.

Fonte: Central Notícia/PRF Bahia

Canarana: Zeni lidera as intenções de voto com 31% de vantagem sobre o segundo colocado


Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Terra Viva, do jornal Cultura&Realidade, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BA-08846/2016, aponta Ezenivaldo Alves Dourado, o Zeni, como líder absoluto das intenções de voto em Canarana, para as eleições municipais de 2016.

Ele aparece com 46%, seguido do candidato Geninho, que conta com 15%, o atual prefeito Reinan, com 13% e Josué, com 8% das intenções de voto. Os eleitores indecisos somam 5% e os que não quiseram responder, 13%.

A coleta dos dados foi realizada no dia 28 de setembro e ouviu 389 eleitores na sede (36% do total) do município, distrito de Salobro e povoados (64%), em conformidade com o Plano Amostral elaborado a partir dos dados do TSE. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Fonte: Cultura & Realidade

28 de setembro de 2016

Greve dos bancários já dura 23 dias, a maior desde 2004

Foto divulgação
A greve dos bancários, que entrou hoje (28) em seu 23º dia, já é a terceira mais longa desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias. Em 2013, a segunda maior do período, a greve teve 24 dias.

Ontem, após reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Comando Nacional dos Bancários disse que os representantes dos bancos sinalizaram com um novo modelo de acordo, que passará a ter validade de dois anos, em vez de um, como ocorreu nos últimos anos. “O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

Em nota, a Fenaban disse que a negociação continuará hoje. Segundo os bancários, uma reunião está marcada para as 15h. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral. Atualmente, os bancários recebem um piso de R$ 1.976,10 (R$ 2.669,45 no caso dos funcionários que trabalham no caixa ou tesouraria). A regra básica da participação nos lucros e resultados é 90% do salário acrescido de R$ 2.021,79 e parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente entre os trabalhadores, podendo chegar a até R$ 4. 043,58. O auxílio-refeição é de R$ 29,64 por dia.

A proposta dos bancos, apresentada no último dia 9, foi de um reajuste de 7% para os salários e benefícios, somado a um abono de R$ 3.300 a ser pago em até dez dias após a assinatura do acordo. O reajuste seria aplicado também no PLR. “A proposta apresentada traduz o esforço dos bancos por uma negociação rápida e equilibrada, capaz de atender às demandas por correção salarial e outros itens da Convenção Coletiva, com um modelo ajustado à atual conjuntura econômica”, disse em nota, na noite de ontem, a Fenaban.

Um balanço feito no fim do dia de ontem pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informa que 913 locais de trabalho, sendo dez centros administrativos e 903 agências fecharam nesta terça-feira (27) na base do sindicato, com mais de 32 mil trabalhadores aderindo à greve

Fonte: Agência Brasil

Ex-detento é assassinado a tiros nas proximidades do Mercadão, em Irecê

Foto Mercadão de Irecê

A polícia registrou um homicídio na cidade de Irecê. O crime ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) nas imediações do Mercadão. A vítima foi identificada por Aristeu Ribeiro dos Santos Filho, de 30 anos.

De acordo com testemunhas, um homem que estava a pé e armado foi o autor dos disparos. Na sequência, o suspeito fugiu.

Segundo a polícia, Aristeu já tinha sido preso suspeito de ter ateado fogo em uma mulher. Na ocasião, a mesma foi socorrida para o Setor de Emergência do Hospital Regional, mas não resistiu.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica foi para o local, onde removeu o corpo de Ribeiro para o Instituto Médico Legal para ser necropsiado.

A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Central Notícia

Vice-governador de GO, José Eliton é baleado; candidato a prefeito morre


O vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), foi baleado no abdômen durante uma carreata nesta quarta-feira (28), em Itumbiara, região sul de Goiás. Um atirador atingiu quatro pessoas e foi morto por membros da segurança do vice-governador.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo de Goiás, o atirador estava em um carro, parou na frente do veículo onde o político estava e fez vários disparos.

No mesmo veículo estava o candidato à prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), que foi baleado e morreu. Um homem que trabalhava na campanha, ainda não identificado, também foi atingido. Outro baleado foi um PM da escolta, que também não identificado.

Eliton foi socorrido e levado para um hospital. Uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea está a caminho da região de Itumbiara para transportar o vice-governador para Goiânia.

A assessoria de imprensa do governador disse que Eliton passa por uma cirurgia. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.