15 de abril de 2013

Ministério da Saúde estabelece prazo de 60 dias para microrregião operar bases do SAMU

O Ministério da Saúde estabeleceu que os 18 municípios que compõem microrregião de Irecê coloquem em operação as bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com a portaria n° 356, de 8 de abril, estas cidades têm até 60 dias para dar início às operações.
O assunto foi debatido em Irecê, durante uma reunião com os secretários de Saúde das respectivas cidades e gestores da Central de Regulação de Irecê.
“Os itens mais importantes são qualificação do SAMU no município, montagem da estrutura física da base, contratação de pessoal e habilitação das ambulâncias, o que inclui emplacamento e seguro”, destacou o coordenador médico do SAMU 192, Agostinho Ribeiro, que esclareceu dúvidas sobre os pré-requisitos para inicialização do serviço de atendimento.
A microrregião conglomera as cidades de Lapão, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Canarana, Barro Alto, América Dourada, João Dourado, Cafarnaum, São Gabriel, Jussara, Central, Itaguaçu, Xique-Xique, Presidente Dutra, Uibaí, Gentio do Ouro e Irecê.