7 de setembro de 2013

Google reforça sistema para evitar espionagem

Em resposta às divulgações de espionagem eletrônica das agências de segurança dos Estados Unidos, a Google lançou um programa para fortalecer os códigos de encriptação de seus sistemas. De acordo com o jornal "Washington Post", a iniciativa já estava em andamento desde o fim do ano passado, mas foi acelerada para reforçar a reputação da empresa de proteção à privacidade do consumidor. No entanto, a companhia reconhece que estas ações podem não impedir totalmente a espionagem, mas tornar mais difícil o acesso tanto para hackers como para agências governamentais. Informações da EFE.

Protesto é dispersado após confronto com polícia; Manifestantes são detidos

O grupo que protestava no trajeto Campo Grande-Arena Fonte Nova na tarde deste sábado (7) foi disperso, após confronto nos Barris, pela Tropa de Choque da Polícia Militar e homens da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Caatinga (Cipe-Caatinga). No trajeto, foram quebrados os vidros de dois ônibus e um terceiro coletivo foi incendiado. Uma agência do Banco do Brasil, casas comerciais e placas de sinalização de trânsito foram depredadas. Mais de 30 pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia dos Barris. A quantidade exata de manifestantes capturados, no entanto, ainda não foi contabilizada pelos policiais.
Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias

6 de setembro de 2013

Após sequestro, esposa e filho do gerente do BB de Canarana são liberados em Bonito

A esposa e o filho do gerente da agência do Banco do Brasil do município de Canarana -- na microrregião de Irecê -- foram sequestrados na manhã desta quinta-feira (5), em Lapão.

De acordo com a polícia, o gerente foi obrigado a ir à agência onde trabalha para retirar uma quantia em dinheiro para pagar o resgate, enquanto as outras vítimas eram mantidas como reféns.

Segundo informações, a família do gerente foi liberada por volta das 11h, em uma localidade do município de Bonito. Não há informações se houve ou não o pagamento do resgate. Imagem/RF Notícias

5 de setembro de 2013

Banco Central espera diminuição de 16% na conta de energia residencial

O Banco Central (BC) espera recuo de aproximadamente 16% na tarifa residencial de eletricidade, em relação à expectativa anterior de redução de 15%, em julho. A informação foi divulgada hoje (5) na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

"Essa estimativa leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais anunciadas, bem como reajustes e revisões tarifárias ordinários programados para este ano", informa o BC.

Também houve alteração na estimativa para o preço do botijão de gás, que passou da estabilidade para aumento de 2,5%. Em relação à tarifa de telefonia fixa, em julho, havia previsão de recuo de 2% e agora o BC espera redução de 1%.

A projeção de reajuste no preço da gasolina, para o acumulado de 2013, foi mantida em 5%.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, em 2013, foi mantida a projeção de 1,8%. Para 2014, foi mantida a estimativa de 4,5%.

Dilma e Obama se reuniram para tratar de espionagem da presidente brasileira

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff, se reuniram na noite desta quinta-feira (4) em um encontro paralelo à cúpula de chefes de Estado do G20, que acontece em São Petesburgo, na Rússia. "O presidente se reuniu com a presidente Rousseff entre a primeira reunião plenária do G20 e o jantar" de trabalho, disse a Casa Branca, que não revelou o teor da conversa. Dilma já afirmou que só vai se pronunciar nesta sexta (6), quando retornar ao Brasil. O tema da conversa entre os dois foi a denúncia de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) espionou e-mails e telefonemas pessoais da presidente brasileira, que exigiu um pedido de desculpas formal, por escrito.

3 de setembro de 2013

Irecê: Minha Casa, Minha Vida: Sorteio das unidades IEDA II acontece nesta terça (03)

Após a divulgação da lista com os contemplados no projeto habitacional IEDA II, chegou o momento do sorteio do número das unidades. Sendo assim, os titulares que confirmaram os nomes na relação devem comparecer ao Ginásio de Esportes de Irecê nesta terça (03), às 8h. Todos os beneficiários devem levar RG e CPF.

Portadores de deficiência, além disso, precisam procurar o Setor de Habitação, da Secretaria Municipal de Assistência Social, porque é
indispensável a apresentação de relatório médico com CID no dia do sorteio. A Caixa Econômica Federal alerta que, para o bom andamento do evento, os contemplados não devem levar crianças, já que a presença de menores não garante nenhum tipo de prioridade.

2 de setembro de 2013

Doença mental' levou adolescente a matar família de PMs, diz psiquiatra

O garoto Marcelo Pesseghini --principal suspeito de matar os pais, a avó e uma tia-avó antes de cometer suicídio no último dia 5 de agosto--, sofria de uma doença psíquica. Foi o que concluiu o psiquiatra forense Guido Arturo Palomba, que recebeu da Polícia Civil de São Paulo a missão de elaborar um relatório que pode ajudar a explicar a motivação da chacina na Vila Brasilândia, zona norte da capital paulista. No entanto, o perito somente vai divulgar o nome da doença após a análise de todos os depoimentos do caso.

"Desde o começo suspeitei que somente uma pessoa com uma doença psíquica pudesse cometer um crime como esse", disse Palomba, que comprovou parte de suas suspeitas após ter acesso ao material já levantado no inquérito que é conduzido pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). O próximo passo, conforme ele explicou, é fazer uma "garimpagem médica" em todo o conteúdo da investigação para identificar os sinais e os sintomas clínicos que vinham se manifestando no comportamento do garoto de 13 anos nos dias que antecederam o crime. "Já excluí muitos tipos de doenças e já tenho uma ideia de qual seja, mas ainda tenho que concluir esse quebra-cabeça." Informações do Uol.

Senado vota projeto que torna mais barato remédio para aposentados e pensionistas do INSS

Caso seja aprovado o Projeto de Lei 181/2010,que tramita no Senado, aposentados e pensionistas do INSS vão pagar mais barato por remédios de uso contínuo em farmácias. O projeto deve ser votado nesta terça-feira (3) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa. De acordo com a proposta, donos de farmácias poderão abater no Imposto de Renda a diferença entre o preço de custo e o de mercado. Os valores passarão a ser considerados despesas operacionais. Segundo a Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap), a medida não irá alterar a margem de lucro das empresas devido a incentivos fiscais. A lista dos remédios que terão desconto deve ser definida pelo Executivo depois da sanção da lei. A relatora do projeto é a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) e a autoria é de Marcelo Crivella (PRB-RJ).