17 de março de 2016

MPF pede condenação de prefeito e procurador-geral de Canarana por improbidade

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê ajuizou na última terça-feira (7), ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito e o procurador-geral do município de Canarana. Reinan Oliveira Santos e Rosembergue Fenelon Meira Cordeiro são acusados de se recusarem a prestar informações ao MPF quando questionados sobre supostas irregularidades na gestão dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde (MS) à prefeitura.

O MPF requereu, por diversas vezes, que o gestor se manifestasse sobre os fatos, não recebendo resposta. Os pedidos de informações também foram encaminhados a Cordeiro, que confirmou recebimento, sem, entretanto, prestar qualquer esclarecimento. Por esse motivo, o procurador da República Márcio Castro, autor da ação, também denunciou criminalmente o procurador-geral do município.

De acordo com o art. 10 da Lei nº 7.347/85, a recusa, o retardamento ou a omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura de ação civil constitui crime, com pena prevista de um a três anos, além de multa.

Como medida liminar, o MPF requereu que Santos e Cordeiro sejam obrigados a apresentar informações acerca dos gastos dos recursos do programa, bem como documentos contábeis que comprovem as despesas. Os réus estão incursos nas penas do art. 12, inciso III da Lei nº 8.429/92, por ato de improbidade que atenta contra os princípios da Administração Pública, sujeitos a ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de três anos.

O MPF encaminhou, ainda, cópia do Inquérito Civil para a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, órgão do MPF competente para providências contra o prefeito na esfera criminal, pelo fato do gestor possuir foro privilegiado.

Fonte: Ministério Público Federal

16 de março de 2016

PF descobre seguranças clandestinos em gravações da novela ‘Velho Chico’ na Bahia

A Polícia Federal identificou a ação de uma empresa que prestava irregularmente segurança para a equipe da novela “Velho Chico”, da Rede Globo, durante as gravações da trama na Ilha de Cajaíba, em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano. 

Em operação realizada na manhã desta terça-feira (15), agentes descobriram que o serviço era executado por uma empresa não autorizada pelo Departamento da Polícia Federal. 

No momento da operação, quatro vigilantes trabalhavam no local, mas de acordo com um segurança, 18 seguranças prestavam o serviço. Durante as gravações da novela, este número chegava a 40. 

A empresa foi autuada e notificada pela PF para suspender imediatamente o serviço. 

15 de março de 2016

Presos fogem de delegacia em Morro do Chapéu, furtam viatura da polícia e abandonam em Jacobina

Pelo menor seis detentos fugiram da delegacia da cidade de Morro do Chapéu, na noite desta segunda-feira (14). Para empreender fuga, os bandidos furtaram uma viatura da Polícia Civil, lotada na 14ª Coorpin de Irecê/Cafarnaum, e seguiram pela rodovia BA-144 até a cidade de Jacobina.

Os criminosos abandonaram a viatura na madrugada desta terça-feira, na entrada do Terminal Rodoviário de Jacobina. A polícia investiga a ação dos bandidos e tenta recaptura-los. Ainda não há informações sobre o paradeiro dos criminosos.

Redação Jacobina Notícias

Açude Landulfo Alves recebe alevinos da espécie tambaqui

Depois das fortes chuvas que caíram no município durante todo o mês de fevereiro deste ano, a vida aquática voltou a florescer na lâmina d'água do Açude Landulfo Alves, com as ovas de peixes que ficaram incrustadas no leito iniciando o seu regime de reprodução e repovoamento das águas com as várias espécies de peixes que já existiam saltitando e crescendo para a alegria dos pescadores.

Além disso, muitos peixes desceram da barragem de São Bento, alguns já em tamanho adulto. Mas um dos peixes favoritos da culinária de Barra do Mendes, o tambaqui, um híbrido da espécie tambacú, não resistiu a estiagem. Agora o prefeito Galego comprou seis mil alevinos da espécie tambaqui e colocou no açude de Barra do Mendes, o que proporcionará uma boa pescaria dentro de cinco a seis meses.

Segundo o prefeito Galego a prefeitura estará baixando uma portaria proibindo a pesca com redes ou tarrafas e só será permitida a pesca com vara. "A nossa parte é conseguir os peixes e povoar o açude, dando condições de sobrevivência para o nosso povo. Manter o Açude Landulfo Alves com um bom pesqueiro é responsabilidade dos pescadores, porque se começarem a pegar os peixes ainda pequenos e não devolvê-los ao rio, ou se colocarem redes e tarrafas dentro de pouco tempo não teremos na mesa das nossas residências nenhum peixe pescado aqui. É responsabilidade de todos fiscalizar para quer isto não aconteça", afirmou o prefeito.

Segundo Galego, a prefeitura está mantendo entendimentos também com a Bahia Pesca e com a CODEVASF para adquirir uma grande quantidade de alevinos de diversas espécies para serem soltos nas águas do açude, inclusive peixes nobres de água doce, nativos do Rio São Francisco.

Ascom: Prefeitura de Barra do Mendes

14 de março de 2016

Secretaria de Agricultura de Barra do Mendes, juntamente com BNB libera projetos do Programa AGROAMIGO

Nesta segunda-feira, 14 de março, a Secretaria Municipal de Agricultura de Barra do Mendes, juntamente com o Banco do Nordeste do Brasil - BNB, realizaram a liberação de mais vinte e dois projetos dentro do Programa AGROAMIGO, com mais oitenta e oito mil reais sendo liberados para os pequenos produtores do município realizarem melhorias nas propriedades e renovação do rebanho.

O secretário Tonho de Napo afirmou que a meta do prefeito Galego é ultrapassar a quantia de quatro milhões de reais injetados na economia do município até o final do seu mandato, através dos projetos agrícolas que estão ajudando na política de manutenção do homem do campo em suas terras, produzindo o suficiente para o sustendo das famílias dos pequenos produtores rurais.

13 de março de 2016

Manifestação contra o governo e corrupção reúne centenas de pessoas em Jacobina

Protestos contra corrupção, o governo Dilma Rousseff e o PT, foram realizados na manhã deste domingo (13) na Praça da Missão, em Jacobina. Os manifestantes pró-impeachment também demonstraram apoio ao juiz Sergio Moro, que conduz as ações da operação Lava Jato.

Assim como ocorre em todo o país, o ‘Vem Pra Rua Jacobina’ luta em favor da ética e contra corrupção na política brasileira. Segundo a polícia, ao menos 300 pessoas participaram da manifestação. Vestidas de verde-amarelo, os jacobinenses entoaram o Hino Nacional Brasileiro durante o ato, e pediram o fim da corrupção no país.

Em todo o Brasil, milhões de pessoas participam dos protestos a favor do impeachment da presidente Dilma. Segundo o movimento Vem pra Rua, 415 cidades participam das manifestações deste domingo.

Jacobina Notícias