14 de outubro de 2017

CICLISMO DE BARRA DO MENDES PARTICIPA DO DESAFIO DA ESTRADA REAL EM SEABRA

Valmir Duarte em primeiro lugar na C2 (mais de 60 anos)

A modalidade de Ciclismo MTB tem crescido consideravelmente nos nos últimos tempos e Barra do Mendes vem sendo representada nos eventos de cicloturismo e maratonas em todo território baiano.

Dias 07 e 08 de outubro, foi a vez de Seabra, onde os desportistas da modalidade MTB Marileide Salviano, Suely Martins,  e Valmir Duarte participaram do Desafio Real de XCM, competindo com "feras em suas categorias.

Marileide Salviano subiu ao pódio com o  segundo lugar na categoria Sport Feminino. Suely Martins ficou em terceiro lugar na mesma categoria e Valmir Duarte em primeiro lugar na C2 (mais de 60 anos)

O Desafio da Estrada Real já se tornou um evento anual e chama a atenção de ciclistas de todas as regiões da Bahia, uma vez que a diversidade e  dificuldade do percurso Pro e Sport levam os amantes do esporte a testar seus limites físicos e psicológicos. A Estrada Real  é um patrimônio histórico e foi construída pela Coroa Portuguesa no século XVIII,  para possibilitar o transporte de minerais da Chapada Diamantina  até Salvador. Nessa estrada passavam escravos, tropeiros e aventureiros. Hoje é fragmentada em mais de 500 km, sendo que o maior trecho conservado fica em Rio de Contas e foi um desses trechos fragmentados da Estrada Real em Seabra que possibilitou a união  da paixão pelo ciclismo com a história do Brasil colonial.

Uma viagem em nossa própria história contemplou o ciclismo, presenteando a todos com passagens por trilhas fechadas, encravadas nas serras de Seabra, com lugares históricos como a Vila de Campestre, primeira sede do município de Seabra, que presenciou fortíssimas batalhas entre os coronéis da Chapada.

De parabéns os nossos dignos representantes Valmir Duarte, Marileide Salviano e Suely Martins, os três representantes de Barra do Mendes que participaram do Desafio da Estrada Real de XCM, com todos subindo ao pódio e representando a nossa cidade com muita honra!

Este foi o cenário que os ciclistas da nossa Barra do Mendes desbravaram neste desafio. O desafio foi feito, foi aceito e cumprido com muita dedicação.



COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS NA PRAÇA PRAÇA DO FORUM


Como já vem acontecendo a alguns anos o grupo do Barra Trilha Off Road,  com o colaboração de patrocinadores, através do comércio e doações pessoais e em parceria com a Prefeitura de Barra do Mendes, através das secretarias de Esporte, de Assistência Social e de Educação, vem realizando a festa do Dia das Crianças no circuito de moton bike montado na Praça Elísio Bispo de Santana (Sinhorzinho) em frente ao Fórum, na entrada da cidade. 

Este ano acompetição de bike foi dividida  em 5 categorias, 5 a 6 anos, 7 as 10, 11 as 14, 15 as 17 anos e a categoria feminina. Foi distribuída uma vasta premiação, com medalhas de participação, medalhas do segundo ao quinto lugar e as premiações com troféus e bicicletas para os primeiros colocados em cada categoria. 

Mais uma vez o Barra Trilha Off Road, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Esporte, proporciona um dia especial para todas crianças de Barra do Mendes, com esta competição de moton bike.

O esporte de Barra do Mendes agradece.

12 de outubro de 2017

Identificadas quatro das vítimas de tragédia com ônibus em Piritiba


Quatro das cinco pessoas mortas no acidente com ônibus em Piritiba acabam de ser identificadas pela polícia em Jacobina, são elas: Margarida Lopes Mascarenhas, de 68 anos, Maria Ruth Diamantino dos Santos Souza, 48 anos, natural de Ibiquera, a filha dela, Vanessa Diamantino de Almeida, de 16 anos, e a pequena Penélope Pimentel Lopes, que completaria 2 anos no dia 23 deste mês. Todos os corpos estão sendo necropsiados no DPT de Jacobina.



Apenas uma das vítimas ainda continua sem identificação. A preocupação dos parentes dos passageiros que estavam no ônibus é que a todo momento surgem informações de que algumas pessoas que foram socorridas para hospitais da região haviam falecido durante o trajeto, mas até o presente instante nenhum dos casos se confirmou.

Um parente de uma das vítimas disse acreditar que são apenas boatos. O tio de uma das crianças que está internada no HMATS em Jacobina falou a nossa redação que em Itaberaba o povo já contabiliza nove mortos. Todos esperam que este número não se confirme.



Fonte: Bahia Acontece

Acidente grave com ônibus deixa mortos e feridos nas imediações do município de Piritiba/BA


Um acidente grave com um ônibus deixou algumas pessoas mortas e várias feridas. O fato correu na manhã desta quinta-feira (12), na BA-032, entre os municípios de Piritiba e Mundo Novo/BA, no Centro Norte Baiano.

De acordo com as primeiras informações, o ônibus pertence a empresa Entram. O motorista teria perdido o controle após a barra de direção do veículo quebrar. O ônibus tombou e ficou atravessado na pista, impedindo a passagem de outros carros. Até o momento não há o número exato de vítimas fatais, mas a imprensa da região informa que pelo menos cinco pessoas morreram.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região foram acionadas e estão socorrendo as vítimas. Segundo informações, o veículo teria sido fretado por familiares de Itaberaba e seguia para Jacobina, aonde passariam o Dia das Crianças em um centro de diversão. A qualquer momento, mais informações sobre o caso.



Fonte: Central Notícia

9 de outubro de 2017

Aposentados dormem em fila para garantir atendimento nos Correios de Central/BA

Em Central/BA, aposentados dormem na fila em busca de atendimento nos Correios (Foto: Central Notícia)


Acordar de madrugada e ficar pelo menos três horas em pé na fila, que às vezes vira a esquina, essa é a rotina de aposentados que buscam atendimento na agência dos Correios da cidade de Central/BA, região de Irecê.

Mas na noite deste domingo (08), por volta das 21h, pelo menos dez pessoas já estavam na fila. ‘ Só fazendo assim pra conseguir uma senha no outro dia’, disse ao Central Notícia um cidadão de prenome Jeremias.

Alguns chegaram no local às 18h, mas os moradores garantem que a situação é recorrente. ‘Amanhã às 08h, a fila já virou a esquina. Os Correios aqui em Central não conseguem atender a demanda’. A aglomeração que chama a atenção de quem passa pelo local se forma principalmente no final de cada mês até o dia 10 do mês seguinte, período de pagamento de aposentadorias.

A população demonstra indignação de ter que sair de casa ao acordar de madrugada ou até mesmo dormir na fila. A fila ao relento é o motivo da maioria das reclamações. Para a aposentada de 65 anos, Maria Elizabeth, a situação é revoltante. ‘Eu acho que deveria melhorar, eu tenho 65 anos e preciso ficar quase 4 horas em pé. O pior é que tem dia que a gente volta pra casa porque não tem dinheiro ou a senha acaba, desabafa.

Além dos aposentados, também há aqueles que precisam ir ao trabalho após a espera que parece não ter fim. O descaso vem ocorrendo em Central e diversos municípios da região. Em Irecê, por exemplo, a falta de atendimento no Banco do Brasil vem trazendo muitos problemas à população. Já em Central, a agência do Banco do Brasil não funciona para movimentação financeira há exatamente um ano, quando uma quadrilha fortemente armada invadiu e deixou o local parcialmente destruído.

Fonte: Central Notícia