3 de agosto de 2017

Prefeitura de Irecê lança Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)


A Prefeitura de Irecê, através das secretarias de Educação e de Indústria e Comércio, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lançou nesta terça-feira (02) o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O evento aconteceu na Escola Luiz Viana Filho, no bairro São Francisco.

O colégio participou de um processo seletivo e teve seu projeto selecionado, resultando na primeira escola municipal a fazer parte do JEPP. "Tivemos a intenção de trazer o programa a este bairro justamente pelo fato de a Luiz Viana possuir uma cultura interativa, além de termos uma comunidade que necessita do estímulo ao empreendedorismo para uma perspectiva futura nos jovens”, explicou a coordenadora técnica do Fundamental II, Graça Gonçalves. Ainda segundo ela, o objetivo é que mais escolas participem do Programa em Irecê.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, o projeto JEPP visa despertar a cultura do empreendedorismo nas crianças. "Inclusive desenvolvendo as suas técnicas de competitividade, posteriormente, no mercado. Pensa-se muito no emprego, mas com este programa, o jovem pode ser provocado a abrir seu negócio, empreender e obter sua renda”, destacou Sodré.

A estudante Maria Franciele, de 15 anos, conta que a vinda do projeto foi muito boa, pois valoriza mais ainda o bairro em que mora. “Receber este programa significa que não esqueceram de nós. Além do JEPP, temos muita cultura, cursos, o que desperta muitos sentimentos, como em mim o amor pela fotografia”, comemorou

“O JEPP não veio à Escola Luiz Viana Filho por acaso.Veio por merecimento, por possuir um trabalho e uma história com jovens e equipe pedagógicas, que colocam Irecê à frente do seu tempo”, celebrou o prefeito Elmo Vaz.




Após 30 anos João Dourado volta com toda força a Participar do Campeonato Intermunicipal

 
Após 30 anos a Seleção de João Dourado volta com força total para  participar do maior Campeonato de futebol amador da América Latina o Campeonato Intermunicipal de Seleções do estado da Bahia, a Seleção de João Dourado será a única seleção do território de Irecê a participar desta importante competição, a Nossa Seleção tem orgulho de contar com  os melhores atletas de nossa cidade e outros grande atletas da região contamos também  com atletas  renomados como: Sidiny que jogou no Náutico e no Sport de Recife e Marciano que Jogou no River do Piauí, no Icasa e Curitiba, a Equipe esta trabalhando pesando para fazer uma grande competição e levar o nome de Nossa Cidade ao ponto mais alto do pódio, a estreia de Nossa será Próximo domingo dia 06 na contra a Seleção de Iramaia  na sequencia teremos dois grande jogos em Casa dia 13 contra Itaberaba a atual Campeão e dia 20 com a seleção de Ipira, esperamos poder contar com o apoio de Nossa torcida apoiando Nossa Seleção sem duvida nenhuma nos dará muitas alegrias.

Desde já queremos agradecer o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de João Dourado, da Liga de Desportos e o departamento de Esportes. 

Fonte: Flávio Eres

Orquestra Regional de Irecê apresenta concerto inédito neste domingo, dia 6

A apresentação é gratuita e será realizada na Catedral Bom Pastor, a partir das 20h, em Irecê
Após oito meses de ensaios e oficinas, a Orquestra Regional de Irecê, formada por cerca de 100 jovens músicos da região, apresenta seu concerto inédito neste domingo, dia 6. O evento é gratuito e acontece a partir das 20h, na Catedral Bom Pastor – Paróquia São Domingos, em Irecê. Além da Orquestra, o público também poderá conferir a apresentação do quinteto de metais Bahia Brass, de Salvador.

Os concertos são resultado do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa prevê a formação e apresentações de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades do estado: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. As atividades integram as comemorações dos 10 anos do programa NEOJIBA.


Composta por instrumentos de sopro, cordas e percussão, a Orquestra de Irecê é formada por crianças, adolescentes e jovens músicos integrantes da Filarmônica 12 de Agosto (de Central), Filarmônica 19 de Setembro (de Ibipeba), Filarmônica 25 de Fevereiro (de São Gabriel) e PIM - Programa Ireceense de Música (de Irecê).

O repertório mistura o erudito e popular, com obras de compositores como Gustav Holst e Luiz Gonzaga. “O repertório foi escolhido pedagogicamente, para que todos os alunos participassem do processo, integrando músicos com diferentes níveis de aprendizado”, explica o maestro Orlando Afanador Perez, que regerá a orquestra juntamente com o maestro Gerry Andrade.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Território de Irecê conta com a parceria da Filarmônica 12 de Agosto, Filarmônica 19 de Setembro, Filarmônica 25 de Fevereiro, Filarmônica Lyra Musical Joaodouradense, PIM - Programa Ireceense de Música, Rede MGA e Centro Espírita Jesus de Nazaré, e apoio da Paróquia São Domingos.


Sobre o Bahia Brass
Formado pelos músicos Helder Passinho Jr. (trompete), Lucas Felipe (trompete), Orlando Afanador (trompa), Michele Girardi (trombone) e Jamberê Cerqueira (tuba), o quinteto de metais Bahia Brass foi fundado em 2008 dentro do programa NEOJIBA. O grupo já realizou diversos concertos, nos quais executou repertório tradicional para esta formação e contribuiu para o incentivo e criação de repertório brasileiro para quinteto de metais.

Caravanas Pedagógicas
Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

Serviço
Concertos da Orquestra Regional de Irecê e quinteto de metais Bahia Brass
Dia 6 de agosto (domingo), às 20h, gratuito
Irecê
Catedral Bom Pastor – Paróquia São Domingos
(Praça Góes Calmon, s/n, Centro)

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.



Maria Clara Lima
Assessoria de comunicação
Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

Irecê e Seabra têm finalistas no Prêmio Mulher de Negócios


Irecê - Nesta Quinta-Feira, dia 3, serão divulgadas as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017. O evento será realizado às 18h, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Entre 19 finalistas baianas, duas são de municípios atendidos pelo Sebrae em Irecê: Cléia Franco, do próprio município, e Maria Gleide, de Seabra. As duas estão concorrendo na categoria Pequenos Negócios.

Cléia Franco, da empresa Cléia Fotos e Vídeo de Irecê, está radiante com a oportunidade de participar da final, representando as empresárias da cidade. “Estou realmente muito feliz. Já me sinto vencedora por ter sido escolhida e vou confiante, pois amo o que faço e isso reflete no meu trabalho”, comemora.

Já Maria Gleide, do Espaço Gleide, queHá 15 anos trabalha com confecção, acredita que alcançou o sucesso por causa de muita dedicação e capacitação. “Trabalho muito e sempre busco inovar e melhorar o que já faço hoje. Acho que isso me ajudou a conquistar clientes e me manter no mercado. Estou muito feliz com a escolha, e melhor ainda de poder disputar essa final em Salvador”, diz.

Para a técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, o Prêmio Mulher de Negócios é um termômetro que reflete o crescimento da empreendedora. “É uma oportunidade importante que reconhece a dedicação e o sucesso da mulher empresária, que batalha e conquista o seu lugar no mercado”, avalia.

Serão contempladas três empreendedoras, com os troféus ouro, prata e bronze, nas categorias pequenos negócios, microempreendedora individual e produtora rural. A primeira colocada concorrerá também na etapa nacional da premiação, que acontece em Brasília.

O prêmio teve 213 empreendedoras inscritas. Desse total, 171 confirmaram candidatura, através do envio de um relato. Por fim, 19 finalistas foram selecionadas.

A realização é do Sebrae com a parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), e apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Por: Nara Zaneli
Agência Sebrae de Notícias Bahia

2 de agosto de 2017

Apresentadora do SBT estreia programa na Caraíbas FM


Há 15 anos, Gabi Monteiro apresentou o programa 'Chega Mais' na Caraíbas FM, e agora está de volta com o 'Acontece Lá em Casa' (Foto: Reprodução)

A publicitária e também jornalista, Gabi Monteiro estreou na terça-feira (01), às 11h da manhã na Caraíbas FM de Irecê, o programa ‘Acontece Lá em Casa’, sua mais nova versão para o rádio, já que é transmitido pela TV, na emissora SBT.

Em 20 anos de carreira atuando em todas as áreas da comunicação ao mesmo tempo, Gabi já foi dona de produtora de vídeo, desenvolveu projetos de destaque nas áreas de eventos, rádio, TV e Internet por todo Brasil. Foi diretora de marketing de grandes empresas, gerente de MKt da 89 A Rádio Rock, locutora de Rádio e como atriz e apresentadora, fez centenas de comerciais, se aventurando como garota propaganda de Casas Bahia por dois anos e fazendo até novelas, como Chiquititas e Carrossel, quando interpretou a mãe da Valéria, personagem de Maisinha.

Mas Gabi está de volta a Caraíbas FM, já que em 2002 ela apresentou um programa denominado ‘Chega Mais’, que ia ao ar de segunda a sexta das 14 às 16h.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes dentro de suas famílias, o ‘Acontece Lá em Casa’ é um programa educativo que vai conquistar e ajudar pais e filhos com exemplos práticos, interatividade e prestação de serviço.

O programa é transmitido de segunda a sexta-feira, às 11h da manhã pela Caraíbas FM.

Fonte: Central Notícia

Homem residente em João Dourado desaparece ao embarcar em ônibus para Jacobina

Foto: Reprodução

Um homem identificado por Valdik Rodrigues dos Santos, 43 anos,  natural de Irecê, e residente à Rua Ana Oliveira, na cidade de João Dourado, embarcou num ônibus da viação Cidade Sol, que faz linha Irecê/Jacobina, e desapareceu.

A mãe Janice Rodrigues dos Santos entrou em contato com a imprensa para noticiar o desaparecimento do filho.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Valdik, pode entrar em contato com a irmã dele, Sandra Rodrigues dos Santos, pelo telefone (74) 99940 7104.

Ao Central Notícia, Sandra disse que ele saiu e Irecê às 06h da manhã do último sábado (29). Segundo a irmã, Valdik é acoólotra e sofre também de depressão.

Fonte: Central Notícia

1 de agosto de 2017

Programação oficial do aniversario de Barra do Mendes - 2017 nos dias 12 a 13 de agosto.

Programação oficial do aniversario de Barra do Mendes - 2017 nos dias 12 a 13 de agosto.
Programação oficial do aniversario de Barra do Mendes - 2017 nos dias 12 a 13 de agosto.

Jorge Khoury é o novo diretor superintendente do Sebrae Bahia

Divulgação foi feita na manhã desta segunda-feira (31) pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE)

Jorge Khoury foi eleito novo diretor superintendente do Sebrae Bahia. A formalização do nome do executivo para o cargo, aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 31, durante a reunião do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição. Jorge Khoury passa a compor a Diretoria Executiva do Sebrae/BA junto ao diretor técnico, Franklin Santos, e o diretor administrativo financeiro, José Cabral.

Natural de Juazeiro (Bahia), o novo superintendente do Sebrae tem extenso currículo com atuação em diversas instituições estaduais e municipais no estado, além de trabalhar como consultor em sustentabilidade. Engenheiro, economista e professor, Jorge Khoury Hedaye foi prefeito de Juazeiro, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e deputado federal por cinco mandatos consecutivos. No Governo do Estado da Bahia, ele foi secretário da Indústria Comércio e Mineração (SICM), em 1995, quando atuou como membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, em 2003. Na atual gestão da prefeitura municipal de Salvador, Jorge Khoury foi secretário de educação, além de fazer parte de pastas como a da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SEMTEL) e do Gabinete do Prefeito ACM Neto. 

Att:
Nara Zaneli
Agência Sebrae de Notícias Bahia

Show das meninas de Uibaí é interrompido pela polícia em Miami

 
Um show das cantoras uibaienses Simone e Simaria foi interrompido nos Estados Unidos, onde tem feito uma série de apresentações. No último sábado (29), a dupla realizava um show em Miami, quando ocorreu o inesperado.

Segundo o Jornal Extra, a polícia de Miami parou o show que acontecia no River Yacht Club, e obrigou a dupla a encerrar sua performance e deixar o palco 15 minutos antes do previsto.

O diretor e publicitário Rodrigo Branco, que acompanha as cantoras em Miami, explicou que o motivo esteve relacionado ao local que recebia a apresentação.

‘As Coleguinhas’ fizeram uma breve publicação, nas redes sociais, sobre o show em Miami. Mas não foi informado que a apresentação foi encerrada antes do previsto.

Fonte: Central Notícia

Posse dos novos presidentes do PT do território de Irecê é realizada na última sexta

Foi empossado como presidente do PT (Irecê), José Marcelino, e em Central, Adalberto Martins (Foto: Waldson Alves)
 Deputados e lideranças políticas da região de Irecê participaram do encontro (Foto: Waldson Alves)
Aconteceu na noite da última sexta-feira (28), em Irecê, a posse dos novos presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT), do território de Irecê.

Participaram do encontro, os deputados Valmir Assunção, Afonso Florence, Luiz Caetano, Bira Corôa, além do presidente estadual do partido, Everaldo Anunciação.

‘Um evento incrível que mostrou, que além de fortes e unidos, o PT está pulsante e vivo, fortalecido com antigos e novos nomes em sua representação’, ressaltou Mário Jacó.

Foi empossado como presidente do PT (Irecê), José Marcelino, e em Central, Adalberto Martins. O evento reuniu também dirigentes estaduais do partido e novos filiados.

Além de Irecê e Central, na oportunidade foram diplomados mais 19 novos presidentes petistas dos diretórios da região de Irecê. América Dourada (Aerton Davi); Barra do Mendes (Ednildes Sodré); Barro alto (Jailson Francisco); Bonito (Rosângela Guimarães); Cafarnaum (Ariamiro Neto); Gentio do Ouro (Antônio Carlos Chagas); Ibipeba (Manoel de Souza); Ibititá (Nevolanda Martins); Ipupiara (Erasmo Ribeiro); Itaguaçu da Bahia (Marilza Gomes); João Dourado (Antônio José Viana); Jussara (Luciano Soares); Lapão (Edvaldo Paiva); Morro do Chapéu (Marcelo Azevedo); Mulungu do Morro (Leile Martins); Presidente Dutra (Joiran Souza), São Gabriel (Welington Oliveira ); Uibaí (João Borges) e Xique-Xique (Vilmar Martins).

Representantes do Sindicato dos Comerciários de Irecê, vereadores, prefeitos, liderança políticas e comunitárias estiveram presentes no encontro.
Foto: Waldson Alves

Fonte: Central Notícia

31 de julho de 2017

Provas de concurso para PM e bombeiros serão realizadas em 6 de agosto

As provas objetivas e discursivas do concurso público para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, na Bahia, serão realizadas em 6 de agosto (domingo). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28). Ao todo, são 2.750 vagas, sendo 2 mil para a PM e 750 para os bombeiros. Os candidatos deverão responder a 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais (30) e conhecimentos específicos (50), além de uma questão discursiva.

O cartão de convocação do candidato, com informações sobre os locais de prova, será disponibilizado a partir das 15h desta sexta, em seu site institucional. As provas serão realizadas em Salvador e mais 12 municípios do interior, de acordo com o cargo para qual o candidato se inscreveu. Os candidatos às vagas da PM realizarão provas em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Já aqueles que se inscreveram com interesse em uma das vagas para os bombeiros realizarão provas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

As avaliações serão aplicadas no turno matutino, a partir das 9h15, com abertura dos portões às 8h e fechamento às 9h. É recomendável que os candidatos compareçam ao local de provas com pelo menos uma hora de antecedência. As provas terão duração de 4h30 e é imprescindível que o candidato compareça portando o comprovante de inscrição, documento de identidade original em bom estado de conservação, além de caneta esferográfica, azul ou preta, de material transparente, lápis preto e borracha. É vetado o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos fiscais. Ao candidato somente será permitido sair da sala após uma hora de prova. O caderno de questões somente poderá ser levado depois que sejam transcorridas quatro horas e trinta minutos de avaliação.

Segundo informações do Governo do Estado, foram realizadas 141.878 inscrições no certame, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias, que também é de responsabilidade das corporações. Os alunos soldados que se formarem passarão a integrar, posteriormente, os quadros do Estado.

Alegando crise financeira, Prefeituras da Região de Irecê afirmam que vão demitir servidores

A decisão de enxugamento da máquina pública foi anunciada pelos prefeitos da região de Irecê no jornal da Caraíbas FM de sexta-feira, dia 28 de julho (Foto: Reprodução)
Prevista para terminar nesta segunda-feira (31), a regularização de ativos no exterior, também chamada de repatriação, arrecadará menos que o previsto. A estimativa do governo é arrecadar R$ 2,852 bilhões com a segunda etapa do programa, contra cálculo inicial de R$ 13 bilhões.

Por conta disso, a UNIPI – União das Prefeituras do Platô de Irecê, localizada na Rua Allan Kardec, número 132, Centro de Irecê, realizou uma reunião em caráter de urgência na última sexta-feira (28) onde foi debatido o tema.

De acordo com o prefeito de Central e presidente da UNIPI, Uilson Monteiro, tem município na região que estava previsto receber R$ 1 milhão de reais, agora irá receber R$ 80 mil ou até menos. ‘Outros não vão ter praticamente nada da repatriação. Tudo que planejamos ‘caiu por terra’, disse.

Na reunião, ficou decidido que todos os municípios que integram a entidade irão tomar medidas impopulares, mas necessárias no momento, como por exemplo, a redução no número de pessoal com demissões de contratados e comissionados.

Para o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, é uma medida amarga, mas austera. ‘É preciso enxugar a máquina para poder honrar nossos compromissos’. ‘Acho que a decisão tomada pela UNIPI foi acertada’, ressaltou.

Neste segundo semestre, a arrecadação de recursos, sobretudo, advinda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tende a cair, e conforme os gestores, o dinheiro da repatriação seria usado para suprir essa dificuldade, apesar de que em tese, este dinheiro não estava previsto no orçamento.

Os prefeitos disseram ainda durante entrevista no Jornal da Rádio Caraíbas FM que fizeram seus planejamentos assegurados pela União das Prefeituras da Bahia (UPB) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que garantiram que os recursos da repatriação era dados como certos.

No início do ano, a equipe econômica previa arrecadar R$ 13 bilhões, dos quais R$ 6,1 bilhões ficariam com a União, e o restante com Estados e Municípios. Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, até o último dia 17, o governo tinha obtido apenas R$ 900 milhões, mas ele não explicou o motivo de a entrada de recursos ter ficado abaixo da expectativa.

“Nós estamos tendo frustração de adesões. Até agora, elas implicaram arrecadação de R$ 900 milhões. A duas semanas do fim do período de adesão, não poderíamos manter a previsão de R$ 13 bilhões, sendo que nem atingimos R$ 1 bilhão. Aguardamos ainda o prazo”, disse Rachid, no último dia 21, ao explicar a última edição do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas.

Também participaram do encontro na UNIPI, o prefeito de Presidente Dutra (Silvão), São Gabriel (Hipólito), João Dourado (Dr. Celso), Lapão (Ricardo Rodrigues),  e representantes das prefeituras de Ibipeba, América Dourada, Itaguaçu e outros municípios.

E lembrando que nesta segunda,  termina o prazo para que brasileiros regularizem bens e ativos mantidos no exterior e não declarados à Receita Federal. Segundo a Receita Federal do Brasil (RFB), podem ser repatriados os patrimônios mantidos no exterior até 30 de junho de 2016.

De acordo com as novas regras da repatriação, sancionadas no fim de março pelo governo, a situação fiscal dos contribuintes pode ser regularizada mediante pagamento de 15% do Imposto de Renda e 20,25% de multa sobre o patrimônio existente no exterior até 30 de junho de 2016. Em troca, o contribuinte receberá anistia do crime de evasão de divisas.

Fonte: Central Notícia

30 de julho de 2017

Energia vai de vento em popa na Bahia


Com a licença do trocadilho, a energia eólica está indo de vento em popa na Bahia. A semana abriu e fechou com boas notícias. A primeira foi a entrada em operação do parque eólico Cristalândia da Enel Green Power. Com capacidade total instalada de 90 MW, o complexo está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio. A segunda foi a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a usina eólica Ventos da Bahia II entrar em operação de teste das unidades geradoras UG5 a UG9, totalizando 15 MW de capacidade instalada. A usina está localizada no município de Mulungu do Morro.

Atualmente, a Bahia conta com 74 projetos em operação, totalizando uma capacidade instalada de 1,84 GW, o que coloca o estado em segundo maior estado brasileiro em produção de energia eólica, atrás somente do Rio Grande do Norte, com 127 usinas e 3,44 GW de potência instalada. Há ainda outros 69 empreendimentos em construção e 97 projetos que iniciarão as obras nos próximos anos. Para 2020, a previsão é ainda mais otimista. A Bahia deverá chegar a capacidde total instalada de 5,5 GW, o que deve garantir a liderança no ranking da produção da fonte eólica.

Segundo Jaques Wagner, secretário de Desenvolvimento Econômico, é importante frisar que os conjuntos de parques estão sendo desenvolvidos em 23 municípios espalhados em todo o eixo central do estado, do sudoeste até o norte do Vale do São Francisco. "Só temos o que comemorar, são os bons ventos baianos levando desenvolvimento, emprego e renda, em especial, para a região semiárida do estado".

28.07.2017
Ascom/SDE