31 de agosto de 2013

Morro do Chapéu: Moradores bloqueiam rua reivindicando pavimentação

Moradores do Bairro Alto da Chapada em Morro do Chapéu bloquearam na tarde desta sexta feira (30) a Avenida Joel Modesto, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. Eles reivindicam a pavimentação da referida avenida, recentemente a prefeitura colocou caçambas de cascalho melhorando o piso da rua, porém a poeira é intensa e os moradores reclamam da atual situação. Os comerciantes locais também fecharam as portas em apoio ao protesto.Alguns momentos após o inicio do protesto a Policia Militar esteve presente no local e em conversa com os manifestantes a avenida foi liberada. Os moradores agora aguardam alguma manifestação da prefeitura. (Morro Noticias)

30 de agosto de 2013

Prefeitura realiza Audiência Pública para elaborar PPA

A Prefeitura de Barra do Mendes realizou nesta quinta-feira, 29, uma Audiência Pública para a elaboração do PPA Participativo para o quadriênio 2014 a 2017. A audiência foi realizada a partir da oito horas no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação da sociedade civil organizada, representantes das comunidades e representantes do poder público.

O PPA – Plano Plurianual tem como meta selecionar projetos e ações para serem empreendidos no período de 2104 a 2017 nas áreas de infra-estrutura, educação, saúde, cultura, esportes, agricultura, assistência social e desenvolvimento e extensão rural.

O PPA foi elaborado com a formação de diversos grupos de trabalho, divididos por setor, e será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores de Barra do Mendes, servindo de base para as futuras ações da prefeitura no sentido de suprir as necessidades de cada área, tanto na sede como nas demais comunidades que compõem o território de Barra do Mendes.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Armênio Sodré (Galego), o vice Carlos, o presidente da Câmara de vereadores André Ribeiro, o ex-prefeito Dr. Néu e a ex vice-prefeita Fátima, vereadores e secretários municipais.

O secretário de Municipal de Administração Erick Gilliard fez uma apresentação do que representava a elaboração do PPA para o município e os envolvimentos legais para a realização da Audiência Pública, o que garantiria a legitimidade das reivindicações para cada setor, tornando possível a realização das mesmas.

Segundo o prefeito Galego “a presença da população nesta audiência pública, participando e contribuindo na construção e no monitoramento dos programas de governo, darão prosseguimento a uma relação democrática entre o poder público e a sociedade”, afirmou o prefeito.

29 de agosto de 2013

Deputados aprovam revisão das divisas de 74 cidades baianas

Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta quinta-feira (29) um projeto que resulta na revisão das divisas de 74 cidades baianas, das regiões do baixo sul, Vale do Jiquiriçá, Chapada Diamatina e Bacia do Rio Grande. O autor dos projetos, deputado João Bonfim (PDT), presidente da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia, pontuou que a “Bahia experimentou um intenso processo de emancipações municipais nos últimos 58 anos, passando de um total de 150 municípios em 1953 para os atuais 417 municípios”. Entretanto, de acordo com o relator de um dos projetos, Rosemberg Pinto (PT), “essa evolução, que engloba os aspectos sociais, econômicos, políticos e administrativos, não foi acompanhada pela revisão da legislação dos limites intermunicipais do Estado, embora prevista no referido Decreto”, o que torna necessária a revisão dos limites de terra. Os projetos foram elaborados por equipes compostas por técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  
 
Confira os municípios que terão os limites revisados:
Baixo Sul: Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valença, Wenceslau Guimarães.
Chapada Diamantina: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.
Vale do Jiquiriçá: Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Lajedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaí. Estas são as cidades do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá que terão seus limites revistos a partir do projeto PL./20.237/2013, sob relatoria de Rosemberg Pinto (PT).
Bacia do Rio Grande: Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

Câmara dos Deputados cria o primeiro deputado presidiário do Brasil

A Câmara dos Deputados ultrapassou, nesta quarta-feira, 28, todos os limites do ultraje. Numa decisão sem precedentes, mesmo para uma Casa acostumada a sucessivos escândalos, os deputados decidiram manter o mandato de um presidiário condenado a 13 anos e 4 meses de prisão. Natan Donadon (sem partido-RO), que respondia a um processo de cassação, escapou da perda de mandato porque não foi atingido o número de 257 votos necessários para a cassação. Foram 233 votos a favor, 131 contra e 41 abstenções. O alto número de ausências (108 parlamentares, de 513, simplesmente não votaram) também contribuiu para o vexame.

Por causa do voto secreto, nunca se saberá quais foram os parlamentares que ajudaram a construir o resultado inadmissível. Na tribuna do plenário, só se ouviram discursos a favor da punição do parlamentar, condenado por peculato e formação de quadrilha. A palavra constrangimento foi a mais repetida pelos deputados em seus discursos. Mas, em decisão inédita, a Câmara criou o primeiro deputado encarcerado do Brasil. Donadon passa a ser um preso com mandato: ele não tem direitos políticos, mas continua deputado. No final, faltaram parlamentares com coragem, ética e respeito pelo povo.

Assim que o resultado foi comunicado, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que estava afastando Donadon do exercício do mandato. Alves convocou o suplente, Amir Lando (PMDB-RO), para tomar posse a partir desta quinta-feira. A atitude do presidente, na prática, retira de Donadon o direito a salário, benefícios parlamentares ou contratação de assessores. A decisão deve ser questionada pela defesa do parlamentar-presidiário. 

“Uma vez que, em razão do cumprimento da pena em regime fechado, o deputado Natan Donadon encontra-se impossibilitado de desempenhar as suas funções, considero-o afastado do exercício do mandato e determino a convocação imediata do suplente”, anunciou Alves.
Traição - Parlamentares de várias legendas se pronunciaram, em meio a um plenário esvaziado, após a decisão. "Isso foi uma traição enorme não só ao parlamento, mas à população", afirmou Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM. "É uma irresponsabilidade o que a Câmara acaba de fazer", criticou Rubens Bueno (PR), líder do PPS.


Depois da decisão, Donadon - que teve autorização judicial para comparecer à Câmara - ajoelhou-se e agradeceu aos céus. Em seguida, ele embarcou imediatamente em um camburão e seguiu para o presídio da Papuda, que é o seu lar há exatos dois meses.  O ex-peemedebista cumpre, desde 28 de junho, pena de prisão. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que esgotou todos os recursos possíveis à defesa do político. O ex-parlamentar foi considerado culpado por peculato e formação de quadrilha. 

Antes do fim da sessão, o presidente Eduardo Alves anunciou que, antes de colocar em votação qualquer novo processo de cassação, vai aguardar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o voto secreto. "Não colocarei mais nenhum processo de cassação sob voto secreto nesta casa", disse ele. Henrique percebeu o risco de absolvição já no início do processo de votação.

Histórico - Eram necessários 257 votos (a maioria dos 513 deputados) a favor da cassação para que a punição se concretizasse. Mas o número de parlamentares que registraram o voto ficou abaixo do esperado: na primeira hora de uma votação que deveria ser rápida, menos de 400 participaram do processo de decisão - apesar de 469 deles terem ingressado na Câmara nesta quarta-feira. Temendo mais um episódio vergonhoso para a Casa, com a eventual absolvição de Donadon, o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) não quis arcar sozinho com o risco e anunciou que esperaria até as 23 horas para que os parlamentares ausentes comparecessem e registrassem seu voto. A sessão teve início antes das 20 horas, mas o quórum baixo se manteve, o que beneficiou Donadon.

Antes da votação final, a Câmara viveu um dos momentos mais constrangedores dos últimos tempos: o deputado chegou à Casa algemado - e escondido da imprensa. No dia em que completava dois meses de encarceramento no Presídio da Papuda, ele adentrou o plenário de terno, usando o broche de deputado, como qualquer outro detentor de mandato. Foi cumprimentado por alguns colegas. Entre eles, Sérgio Morais (PTB-RS), aquele que certa vez disse estar "se lixando" para a opinião pública, e Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB.

Mensaleiros - A decisão também abre precedente para decisões favoráveis aos mensaleiros: hoje, quatro parlamentares condenados no processo do mensalão exercem o mandato, enquanto aguardam o fim da análise dos embargos pelo Supremo Tribunal Federal. José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) saem vencedores com a decisão pró-Donadon. Os quatro, aliás, se ausentaram na votação desta quarta-feira. A lista de ausentes também incluiu Paulo Maluf (PP-SP) e Jaqueline Roriz (PMN-DF).

28 de agosto de 2013

Padre abandona batina após engravidar fiel

Foto: Reprodução/Correio
Um padre do município de Gavião, localizado a 245 quilômetros de Salvador, anunciou neste último domingo (25) que renunciava o cargo e abandonava a batina após engravidar uma fiel. Em uma carta divulgada no Facebook, Gerônimo Moreira relatou como o casal se conheceu, em 2007, quando ele ainda era seminarista.

Apesar de anunciar a decisão durante uma missa, a proximidade entre o padre e Emília Carneiro, 22 anos, fica evidente em fotos postadas na redes sociais em datas anteriores à revelação. A jovem, que segundo a TV Bahia, estuda letras em uma faculdade de Conceição de Coité e trabalha na secretaria de educação do município. 

"Ninguém desconfiava dos dois, ninguém estranhou a aproximação deles porque a Emília era muito envolvida na igreja - tinha a voz bonita e cantava durante as missas, estava sempre ensaiando por lá", disse uma moradora de Gavião, que trabalha no fórum da cidade. "Depois do anúncio, muita gente ficou emocionada com a história deles".

Na segunda-feira (26), o padre apresentou o pedido de dispensa dos deveres do estado clerical  ao bispo da diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari. Gerônimo, que entrou para o seminário em 2001, comandava a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Ele também afirmou que aguarda liberação do Papa para se casar na Igreja Católica com Emília, que está grávida de três meses.

"Tinha consciência que para ser padre era necessário renunciar a vida familiar e viver o celibato. O que procurei fazer durante este tempo, mesmo diante de todas as dificuldades", relata o pároco.

"Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: O AMOR, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que, não conseguiria manter o celibato deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade".

Na carta de renúncia divulgada, ele pede perdão aos seus superiores e aos fiéis que magoou com esta história. "Reconheço o meu erro de ter deixado acontecer a gravidez antes de me afastar do Sacerdócio, por isso peço perdão a todos vocês e vos peço que não deixem que esta minha postura venha afetar a fé de vocês. Quero lembrar que cometi um pecado e não um crime", declarou. (Fonte:
Correio)(Foto: Reprodução/Correio)

Apagão no Nordeste foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.

O Operador Nacional do Sistema divulgou uma nota explicando que houve desligamentos em duas linhas devido "a foco de calor (queimada na região)". O primeiro deles ocorreu às 14h58.
A nota diz ainda que as cargas de energia do Nordeste foram praticamente recuperadas às 17h30. Veja a íntegra abaixo.


A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
A Aneel disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.

27 de agosto de 2013

BARRA DO MENDES TEM O 2º MELHOR IDH DA REGIÃO DE IRECÊ!

O município de Barra do Mendes possui o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano da região, ficando atrás apenas do município de Irecê que é a "capital" regional e possui números populacionais, industriais, comerciais e de serviços muito superiores aos demais municípios.

Esse novo retrato divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 mostra que o município avançou muito em números educacionais, de renda e longevidade, sendo que dos vinte municípios que compõe a Região de Irecê, Barra do Mendes é um dos sete que pertence ao grupo de "médio desenvolvimento humano".

É sabido que ainda se tem muito a fazer para que os índices subam ainda mais e que nossa terra alcance números no ranking de municípios com alto e muito alto desenvolvimento humano. Mas já estamos no caminho certo.

Irecê: Mais uma colisão de veículos

Aconteceu por volta das 18:30, mais um acidente na cidade de Irecê,  próximo a Hotel Fiesta.
A colisão aconteceu entre uma  parati, cor prata placa policial JOH 7272, que era conduzido por Renato Santana Santos de João Dourado.O mesmo foi levado as pressas pela SAMU ao hospital.

O outro veiculo, uma L-200, cor prata placa policial PEH 9670, de Petrolina, era conduzido por José Morais Araújo, funcionário da shesf.
A policia investiga o fato.


Ezequias Dourado DRT 4182 BA

26 de agosto de 2013

Médicos cubanos reforçam saúde em 22 municípios do interior baiano

Com a chegada dos 50 médicos cubanos à Bahia, no último domingo (25), o atendimento à saúde será reforçado em 22 municípios do interior. Os profissionais vieram por meio do Programa Mais Médico, do governo federal, contratados por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, os municípios foram escolhidos pela necessidade. “Muitos destes municípios há muito tempo tentam preencher estas vagas. Os médicos vão trabalhar em unidades de saúde da família que já existem, são postos de saúde montados e com equipes completas, muitas delas têm odontólogos, só faltava o médico”, destacou. Os médicos que chegaram no domingo serão escalados para trabalhar nos municípios de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Cansanção, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano.

(Caraíbas FM)

Aposentados do INSS começam a receber 13º nesta segunda

A primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS começa a ser depositada nesta segunda-feira, juntamente com o pagamento da folha de agosto. Os depósitos serão feitos até o dia 6 de setembro.

Inicialmente serão creditados apenas o 13º de quem recebem um salário mínimo. A partir do dia 2 de setembro passam a ser creditados os benefícios de quem recebe acima desse valor.

Nesta primeira parcela não haverá desconto de imposto de renda. O IR sobre o 13º salário só é cobrado em novembro e dezembro, quando é paga a segunda parcela.

Para saber o dia do pagamento do seu 13º, os beneficiários devem observar o último número do seu benefício (excluindo o dígito). No caso de concessões novas, vale o final do Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Veja a tabela com o calendário de pagamentos dos benefícios até o fim do ano. Em vermelho estão as datas em que o benefício (pensão ou aposentadoria) será pago junto com a parcela antecipada do 13º. Quando houver feriado estadual ou municipal, o pagamento do benefício é feito no dia útil seguinte.

Fonte: Ministério da Previdência Social

25 de agosto de 2013

Bahia é o 4º estado com maior número de assaltos a bancos

Segundo dados divulgados pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, o estado situa-se na 4ª posição no ranking de estados com o maior número de assaltos a agências bancárias no país. No total, é registrada uma média de 16 casos de assaltos a bancos na Bahia por mês. De acordo com o balanço, somente entre janeiro e julho deste ano, foram contabilizados 100 ataques. A Bahia está atrás apenas do estado de São Paulo, que soma 334 ataques; de Minas Gerais, com 170; e do Paraná, com 118 ocorrências. No Brasil, uma média de 8,24 de crimes do gênero é praticada por dia, o equivalente a 1.484 casos no período citado. Do total, 431 foram assaltos e 1.053 arrombamentos. O balanço apontado pelo Sindicato indica que houve um aumento de 17,7%, ou seja, de 1.261 assaltos a agências bancarias comparado ao ano passado.

19 mil eleitores baianos têm os direitos políticos suspensos

Na Bahia, aproximadamente 19 mil eleitores estão com seus direitos políticos suspensos. Em todo o país, são mais de 800 mil brasileiros. Os dados são do levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral no início de agosto deste ano.

Impedido de atuar na vida pública do país, o indivíduo não pode fazer seu alistamento eleitoral, se filiar a partido político ou exercer cargo público. Também não pode votar nem ser votado ou ter habilitação em entidade sindical. É o que está definido pela Constituição Federal no art. 14, capítulo IV.

Causas de suspensão

A partir dos 16 anos, qualquer cidadão brasileiro adquire o direito de participar das decisões políticas no país através do voto. Mas esse direito pode ser suspenso quando, por exemplo, o indivíduo deixa de cumprir obrigação a todos imposta, como prevê a CF. As possíveis causas para suspensão estão dispostas no art. 15 da CF.

Na Bahia, a maior parte dos eleitores tiveram seus direitos políticos suspensos por motivos de condenação criminal ou interdição por incapacidade civil absoluta. Neste último caso, tem-se, por exemplo, aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não têm o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil.

Para reverter a suspensão, o cidadão deve apresentar à Zona Eleitoral de sua inscrição um documento expedido pelo órgão com o qual estava pendente, comprovando o fim da restrição. No caso de condenação criminal transitada em julgado, é necessário apresentar documentação que comprove, por exemplo, o cumprimento da pena.