5 de novembro de 2016

Grupo explode agências bancária e dos Correios na região sul da Bahia

Ataque aconteceu na madrugada deste sábado (5) (Foto: Ramon Ferraz / TV Bahia)
Um grupo de homens armados explodiu um agência bancária e também a agência dos Correios do município de Potiraguá, na região sul da Bahia, durante a madrugada deste sábado (5). Segundo informações da polícia, os bandidos atacaram os caixas eletrônicos do banco e o cofre dos Correios.

Ainda de acordo com a polícia, as agências ficam na mesma rua, e são separadas apenas por uma igreja. O grupo chegou encapuzado e fugiu a bordo de uma pick-up branca. Testemunhas relataram para polícia que os bandidos realizaram disparos durante a fuga, mas ninguém ficou ferido.

A polícia chegou a fazer rondas pela região, mas até a manhã deste sábado, ninguém foi preso. As agências foram isoladas e uma equipe é aguardada para realizar a perícia no local. 

A quantidade de dinheiro levada pelos bandidos ainda não foi confirmada.      

G1 BA

Prefeito nomeia membros do Conselho Municipal de  Educação  de Barra do Mendes

Secretaria Municipal de Educação / (Foto: André Pereira)
O Prefeito Do Município de Barra do Mendes, Estado Federado da Bahia, no uso de  suas atribuições legais e constitucionais, com fulcro com o art. 74, Incisos I, IV e art. 111 da Lei Orgânica Municipal, art. 1º, 2º e 3º da Lei Municipal nº 865 de 29 de junho de 2016, DECRETA, Art. 1º ‐ Ficam nomeados para compor o Conselho Municipal de Educação de Barra do Mendes. 

1‐ Representantes da Secretaria Municipal de Educação 

Titular – Noelia Nunes Pacheco 
Suplente – Tarcisio de Souza Maia 

2‐ Representantes dos dirigentes das instituições de ensino públicas da educação básica 

Titular – Genilton Jose da Silva 
Suplente – Fabio Ribeiro Sodré 

3‐ Representantes  dos  professores  das  instituições  de  ensino  públicas  da educação básica 

Titular – Margarete Abade do Nascimento 
Suplente – Fernando José de Souza 

4‐ Representantes das instituições de ensino da rede estadual de educação básica 

Titular – Antônio Francisco Rodrigues de Freitas 
Suplente – Josiane Mascarenhas Leite 

5‐ Representantes das instituições de ensino particulares da educação básica

Titular – Rosimeiri Porto Leite de Oliveira 
Suplente – Wendel Nunes de Almeida 

6‐ Representantes de pais de alunos da educação básica

Titular ‐ Eliane Rodrigues de Araújo 
Suplente ‐ Iclébio Andrade Viana 

7‐ Representantes da sociedade civil organizada ou organização não governamental 

Titular ‐ Idevalter Alecrim Pereira 
Suplente ‐ Inaiá Matos Ribeiro 

8‐ Representantes  do  Conselho  de  Acompanhamento  e  Controle  Social  do  Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica – CACS FUNDEB 

Titular – Erica Bispo dos Santos 
Suplente – Vanderleia Prado Machado 

9‐ Representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE 

Titular ‐ Ivanice Rosa Sousa Silva 
Suplente ‐ Marta Geane Martins de Araújo 

10‐Representantes do Conselho Tutelar de Barra do Mendes 

Titular ‐ Pablo Rodrigues dos Anjos 
Suplente – Amanda Alves Custódio 

Art. 2º ‐ O mandato dos membros do Conselho Municipal de Educação será de 02 (dois) anos, permitida uma única recondução, conforme disposto no art. 6º da Lei Municipal nº 865 de 29 de junho de 2016. 

Art.  3º  ‐  As  competências,  funcionamento,  impedimentos  e  demais disposições  que  não estiverem  previstas  na  Lei  Municipal  nº  865/2016 serão  tratados  e  definidos  no  regimento interno do órgão. 

Art. 4º ‐ Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

Banco do Bradesco de América Dourada tem porta arrombada na manhã deste sábado

Foto: Soares Notícias
Agência de Banco do Bradesco de América Dourada tem porta arrombada por vândalos na madrugada de hoje, 05 de Novembro. Segundo informações de moradores das redondezas, o fato só foi notado pela manhã e não se sabe a autoria do crime.

A agência tem 01 caixa eletrônico e não se observa arrombamento ou sinais de furtos. Até o momento não foi divulgado uma nota sobre os danos. 

Fonte: Soares Notícias




Polícia Militar dá início a operações de combate a crimes nos municípios de Utinga, Wagner, Lajedinho e Ibiquera


Com a finalidade de se reduzir os homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo, seguindo a diretriz do Programa Pacto pela Vida, o Tenente Coronel PM Xavier, comandante do 11º Batalhão/Itaberaba, dará início a uma série de operações que serão realizadas em todos os municípios de responsabilidade do Batalhão na região da 5ª CIA, que compreende as cidades de Utinga, Wagner, Lajedinho e Ibiquera. 

As ações estão sendo coordenadas pelo Tenente PM Marcelo Vieira, que informou que as operações ocorrerão várias vezes durante a semana sem local e horário definidos para que os marginais possam ser surpreendidos. 

Informações: Polícia Militar

Bandidos explodem banco e trocam tiros com a polícia em Ibititá


Um bando explodiu uma agência bancária na madrugada deste sábado (05/11) em Ibititá na região de Irecê. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu no Banco Bradesco por volta de 1h50min, na Rua Dois de Julho, no centro da cidade.

Os suspeitos usaram explosivos para arrombar os caixas eletrônicos que ficam na área de auto-atendimento do banco. Após a explosão, uma viatura da Polícia Militar fez uma ronda na cidade e foi surpreendida pelo bando. Segundo a PM, houve uma troca de tiros e a viatura foi atingida por vários disparos. Eles conseguiram fugir. Ninguém foi preso. 

A agência ficou destruída, Não há informação se os suspeitos conseguiram levar dinheiro. A área foi isolada para perícia.

Fonte: BM News





Artigo de Alexandra Almeida: A força da literatura infanto-juvenil

Alexandra Vieira de Almeida
Alexandra Vieira de Almeida, escritora e doutora em Literatura Comparada (UERJ)

Um livro destinado às crianças jamais deve demonstrar fraqueza, falta de poeticidade e riqueza literárias. Infelizmente, observamos um filão de livros infanto-juvenis que não impulsionam o caráter lúdico das crianças e jovens.

A literatura para os pequenos acabou seguindo os mesmos padrões da literatura adulta, ou seja, a lei do mercado, da literatura fácil, cheia de obviedades. A literatura tem de problematizar, levar a reflexões e isto deve surgir desde a infância. Os pequenos têm de desenvolver suas potencialidades imaginativas sendo aceleradas à medida que eles crescem.

Quando jovens, encontramos a fase de transição para a vida adulta e à literatura cabe o papel de transformação, de indagação face aos problemas do mundo. Deve revelar a beleza, a magia, mas também as doses de ironia juntamente com a leveza do poético. Porque a poesia não está só nos versos, também está na prosa. Ambos se misturam. Esta é uma visão tradicionalista, ver o texto somente por uma face. E a outra, a do enigma?
          
Podemos nos reportar ao texto “Pausa”, de Mário Quintana em que este revela que o escritor tem de lançar desafios ao leitor, provocar enigmas. E o que temos? Uma enxurrada de clichês e lugares comuns que não satisfazem a potencialidade do literário, este sim criador das imagens vibrantes, ricas e impactantes.

Aprendi com um professor de filosofia que para o texto literário demonstrar sua riqueza  deve revelar imagens inusitadas e não esperadas, sugerir e não esclarecer. Após suas palavras, mudei o jeito de escrever não seguindo as linhas mais básicas da vida como vestir uma simples camiseta. Preferi optar por costurar os véus da admiração filosófica, o espanto e a surpresa de que tantos filósofos falaram, o “thauma” dos pensadores.

Do simples, do corriqueiro, do cotidiano, o escritor pode construir o sublime, o grandioso, o monstruoso, que é a própria força do literário unido ao dom de “enigmar”, pois a literatura não pode estar separada da filosofia, sua prima em indagações.

É preciso construir uma geração de pequenos questionadores. Cabe ao escritor tirar do mais simples o original, novo e enigmático. Portanto, a literatura infanto-juvenil tem de tirar esta fraqueza dos pequenos, seus mimos, seus doces facilitadores e incutir neles a força da inventividade poética para saírem de sua fase de sonolência para o acordar das questões e das criações, sendo eles mesmos uns inventores de mundos possíveis e impossíveis. 

4 de novembro de 2016

Mais de 240 rádios se reúnem para a migração de faixa AM para FM


No Dia do Radialista, comemorado na próxima segunda-feira (7), mais de 240 radiodifusores vão participar no Palácio do Planalto da assinatura do contrato de migração das rádios da faixa AM para FM.

Estarão presentes nesta cerimônia o presidente Michel Temer e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab.

Até o momento, 1439 rádios AM solicitaram a migração para FM. Em 2013 foi assinado o decreto que autorizava a migração das faixas, entretanto a primeira mudança só ocorreu em março deste ano.

O Brasil é primeiro país do mundo a fazer um mutirão de assinaturas com radiodifusores para a mudança de faixa de AM para FM.

SERVIÇO

Local: Palácio do Planalto
Data: 7 de novembro
Hora: 10h

As meninas de Uibaí (BA), Simone e Simaria se emocionam em entrevista e contam que estão à procura do corpo do pai


As cantoras e irmãs Simone e Simaria, natural de Uibaí (BA), região de Irecê, se emocionaram em entrevista concedida na última quarta-feira, para uma emissora de rádio. A dupla falou da infância com limitações financeiras e revelou que está procurando o corpo do pai.

Durante a programação da FM O Dia, no “De Cara”, elas contaram que o pai foi enterrado como indigente, já que não tinham condições de bancar os procedimentos funerais. “A gente não tinha dinheiro, não tinha nada. A gente morava numa casa de tábua, no meio do garimpo, que é onde você vai para pegar diamante, para ver se acerta na vida, e o garimpo era o Garimpo do Arroz. Um lugar muito perigoso. Todos os dias a gente via pessoas mortas na porta de nossa casa, assassinadas mesmo. Foi muito triste nossa infância com nossos pais. Minha mãe sofreu muito com meu pai. A gente não tinha nada na vida, estávamos ali tentando achar uma pedra”, disse Simaria.

Na sequência, Simone continuou com o assunto. “Minha mãe, como não teve estudo, e a gente era muito criança. Os amigos que ajudaram a fazer o enterro. E foi assim. Hoje a gente briga na justiça pra conseguir achar o corpo para fazer tudo direitinho, agora que a gente pode”, completou.

Durante a entrevista, as forrozeiras chegaram a chorar ao falar da família e da perda do pai, que faleceu há mais de 20 anos.

Polícia Militar de Barra do Mendes recebe nova viatura

Foto: Altemarzinho Bastos
O município de Barra do Mendes recebeu mais um benefício, desta vez a aquisição de uma nova viatura da Polícia Militar. A conquista foi obtida através de uma parceria entre a Prefeitura, junto a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia. O novo veículo foi entregue ao município na manhã desta sexta-feira 04/11 e já está sendo utilizado como parte das ações visando melhorar a segurança no município.

NA BAHIA: GOVERNO ESTADUAL JÁ ENTREGOU MAIS DE 118 NOVAS VIATURAS PARA POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar da Bahia já recebeu mais de 118 novas viaturas, entregues pelo governador Rui Costa. Elas fazem parte do terceiro lote dos 1,4 mil veículos que serão entregues às polícias Civis e Militares. 

A chegada dos veículos à região faz parte da renovação da frota da Polícia Militar, que deve receber em todo território baiano 1,4 mil carros. De acordo com o governador, o investimento na aquisição de novas viaturas serve de apoio e estímulo às forças de segurança do Estado para a otimização do exercício de suas funções.

"Estamos no processo de renovação das viaturas da polícia. Isso melhora as condições de trabalho de nossos policiais, o que representa uma maneira de contribuir para o fortalecimento da segurança pública. Eles vão estar mais entusiasmados e tendo equipamentos mais modernos para converter o entusiasmo em ações", afirmou Rui.

BM News com as informações  da Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

3 de novembro de 2016

Seca reduz vazão de Sobradinho ao pior nível da história


A agonia do Rio São Francisco chegou a um nível inédito. Nesta terça-feira (1°), a Agência Nacional de Águas (ANA) deu autorização para que o volume de água liberado pelas comportas do reservatório de Sobradinho, no Sertão do São Francisco, na Bahia, seja reduzido para 700 metros cúbicos por segundo. É uma calamidade. Desde 1979, quando os militares fecharam a barragem no rio para formar o maior lago artificial do Brasil e um dos maiores do mundo, jamais Sobradinho enfrentou situação tão crítica.

Municípios de Alagoas e Sergipe, incluindo a capital Aracaju, serão obrigados a fazer obras emergenciais para aprofundar a captação de água no curso do rio, abaixo do reservatório. A informação foi confirmada por João Henrique de Araújo Franklin Neto, diretor de operações da Chesf, estatal do Grupo Eletrobrás responsável pela gestão de Sobradinho. “Não resta outra alternativa. Por conta dessa nova redução de vazão, teremos de fazer adequações nas captações de água nesses Estados para garantir o abastecimento da população”, diz.

Castigado por uma estiagem que já dura cinco anos, o reservatório de Sobradinho passará a contar com quase metade do mínimo de água que sua barragem deveria liberar, conforme critérios estabelecidos pelo Ibama e pela ANA. Em tempos normais de chuva, o reservatório de 4.214 quilômetros quadrados, equivalente a quase três vezes o de Itaipu, teria de verter o mínimo de 1.300 m³ de água por segundo. Em condição de tranquilidade, a liberação média teria de ser 2.060 m³ por segundo.

Os técnicos da Chesf e de órgãos de fiscalização acreditam que, com a nova redução, será possível atravessar o mês e novembro sem comprometer o abastecimento dos municípios que dependem do São Francisco. A navegação e a geração de energia, porém, devem passar por restrições. O período chuvoso na região começa em dezembro e segue até maio do ano. “Certamente a navegação é impactada, além da geração de energia. O que estamos fazendo é preservando o uso mais nobre do rio, que é o abastecimento humano. O resto pode esperar reflexos, afinal não estamos em uma situação normal”, diz João Henrique.

Sobradinho está com 7% de sua capacidade total de 34,1 bilhões de m³ de água. Além de ser a principal caixa d’água do Nordeste, o reservatório responde por 58% da geração de energia consumida na região. Como a previsão é de que seu armazenamento caia para apenas 3%, Chesf e Cemig, donas das hidrelétricas que operam no curso do São Francisco, têm desligado as turbinas de suas usinas. Em Sobradinho, a barragem tem seis turbinas de 175 megawatts (MW), com capacidade de gerar 1.050 MW. Hoje apenas duas estão em operação. Com a nova redução de vazão, a geração média de 170 MW deve cair para cerca de 140 MW.

A hidrelétrica de Xingó, que também tem seis turbinas, deve ficar com apenas duas em operação. O mesmo cenário impacta a hidrelétrica de Três Marias, que tem quatro máquinas e deve operar só com duas. Apesar do cenário crítico, não há riscos de falta de energia na região, por conta da forte geração eólica do Nordeste e de sua conexão com o sistema interligado nacional, que permite exportar energia entre diferentes regiões do País.

Prefeitura de Barra do Mendes receberá mais de 800 mil reais da repatriação de recursos

Foto: André Pereira
A prefeitura de Barra do Mendes receberá nos próximos dias 861.394,93 (oitocentos e sessenta e um mil trezentos e noventa e quatro reais e noventa e três centavos), extras provenientes da transferência de recursos da repatriação. 

A Receita Federal informou nesta terça-feira (01/11), que o programa de regularização de ativos no exterior ou repatriação de recursos, trouxe de volta à economia brasileira R$ 169,9 bilhões, que serão distribuídos para Estados e Municípios.

Conforme informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor repatriado é diferente do valor arrecadado; embora será de grande importância para os municípios brasileiros, onde a entrada desses recursos nas contas das dará oportunidade de os prefeitos pagarem os salários do final de ano, além de todos débitos com os fornecedores, podendo transferir a gestão com as contas em dia, sem nenhum débito para o próximo gestor.

Outras cidades da região irão receber:

Ibipeba/BA R$ 1.033.673,91
Ibititá/BA R$1.033.673,91
Irecê/BA R$ 2.239.626,81
Lapão/BA R$ 1.205.952,90


BM News com as informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e cnm.org.br

Ladrões invadem propriedade e furtam cerca de 4 mil metros de fios em Irecê

Imagem ilustrativa
Ladrões invadiram e furtaram cerca de 4 mil metros de fios de uma propriedade localizada às margens da rodovia que liga Irecê a Angical,  na madrugada desta quarta-feira (2).

Segundo a polícia, Elivan Gomes de Almeida, dono da chácara, relatou que os criminosos invadiram a propriedade, levaram fios e outros materiais, além de danificar plantas e a cerca do imóvel.

De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, os suspeitos pareciam ter conhecimento na área, porque foram rápidos para carregar todo o material. “Um roubo desse tamanho é uma coisa que não é normal”, afirmou o proprietário do imóvel, Elivan Gomes.

O caso será investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos da 14ª Coordenadoria Regional de Policia Civil em Irecê.

Fonte: Rede Caraíbas

Prefeitura de Central (BA) receberá mais de 1 milhão de reais da repatriação de recursos

Prefeitura de Central Bahia (Foto: Reprodução/ Google)
A prefeitura de Central (BA), na região de Irecê,  vai receber nos próximos dias R$ 1.033.673,91 , extras provenientes da transferência de recursos da repatriação.

A Receita Federal informou nesta semana, que o programa de regularização de ativos no exterior ou repatriação de recursos, trouxe de volta à economia brasileira R$ 169,9 bilhões, que serão distribuídos para estados e municípios.

De acordo com informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor repatriado é diferente do valor arrecadado, embora será de grande importância para os municípios brasileiros, onde a entrada desses recursos nas contas das prefeituras vai dar oportunidade de os prefeitos pagarem os salários do final de ano, além de débitos com os fornecedores, podendo transferir a gestão com as contas em dia, sem débito para o próximo gestor, e para os reeleitos, a oportunidade de respirar e planejar a gestão do próximo ano.

O município de Central vai receber um montante de R$ 1.033.673,91.  Outros municípios da região de Irecê também vão receber este recurso (CONFIRA AQUI).

Fonte: Central Notícia

Comerciantes pagam contas de energia da agência dos Correios de Central (BA)

Comerciantes de Central pagam contas de energia da agência dos Correios (Foto: Central Notícia)
Há cerca de dez dias sem energia elétrica, o imóvel onde funciona interinamente a agência dos Correios de Central pode ter o fornecimento de energia restabelecido ainda na tarde desta quinta-feira (03).

A ação partiu de comerciantes do município, que se uniram na arrecadação de dinheiro e pagaram duas contas que estavam em atraso, num valor aproximado de quase R$ 700.

Segundo a proprietária do imóvel que está alugado à prefeitura, as contas já foram pagas e o pedido de religação já foi feito à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba.

A agência dos Correios de Central também oferece o banco postal, local de intenso movimento, devido a movimentações financeiras e pagamentos de contas, faturas e compromissos diversos.

Com a falta dos serviços, aposentados, pensionistas e outros clientes estavam indo até a cidade de Jussara, causando transtornos no deslocamento (pela falta de segurança) e prejudicando a economia do município de Central.

Fonte: Central Notícia

2 de novembro de 2016

Procurador pede suspensão do Enem para todo Brasil


Depois de ter sido adiado para mais de 190 candidatos, o Exame Nacional de Ensino Médio pode ser anulado em todo país. Isso porque o procurador da República Oscar Costa Filho pediu nesta quarta-feira (2) a suspensão das provas, programadas para ocorrer no sábado e domingo (5 e 6). O pedido tem como base o adiamento da prova para parte dos alunos devido a ocupações de locais onde a avaliação é aplicada. De acordo com procurador do Ministério Público Federal no Ceará, as provas em diferentes datas, com temas diferentes da redação, fere a isonomia da seleção.

Caso a ação, que será julgada pela 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará, seja aceita, a suspensão do Enem é válida para todo o Brasil. O pedido deve ser julgado até sexta-feira (4), de acordo com a Justiça Federal, por conta da urgência do caso. Ação será avaliada pelo juiz Ricardo Cunha Porto.

“O MEC aplica a teoria da resposta ao item (TRI) na prova objetiva, o que equilibra o nível de dificuldade da prova para todos os candidatos, mesmo os que fazem uma segunda prova. Mas eles mesmos dizem que essa teoria não se aplica à redação”, argumenta o procurador Oscar Costa Filho.

Para evitar a suspensão do Enem, o procurador sugere na ação que o Inep adie a redação para todo os candidatos, e não só os 190 mil que farão exame onde há ocupações. “Peço que o juiz determine que o Inep adote as providências. Aí ele pode adotar o que ele quiser. Ele pode fazer a prova objetiva e deixar só a redação para fazer depois, todo mundo junto, ou pode levar todo mundo para os dias 3 e 4 (de dezembro)”, finaliza.

Na terça-feira (1º), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o adiamento do Enem 2016 para 191 mil alunos. Só na Bahia, quase 30 mil alunos de 25 municípios terão o Enem adiado, caso a decisão do MEC prevaleça.

Fonte: Agora na Bahia

Barra do Mendes: Câmara aprova lei que fixa o subsídio mensal de prefeito, vice-prefeito, secretários e Vereadores



Dispõe sobre a fixação dos subsídios do
Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários
do Município de Barra do Mendes-BA, para
o período de 2017 à 2020 e estabelece
outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARRA DO MENDES, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, com fulcro com o art. 74, Incisos I e IV, da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º - O Prefeito, o Vice-Prefeito e os Secretários Municipais receberão subsídios nos termos desta Lei, a partir de janeiro de 2017 até dezembro de 2020.

Art. 2º - Fixa o subsidio mensal do Prefeito Municipal, a partir de 01 de janeiro de 2017, no valor bruto de R$ 17.600,00 (dezessete mil e seiscentos Reais).

Art. 3º - Fixa o subsídio mensal do Vice-Prefeito no o valor bruto de R$ 8.800,00 (Oito mil e oitocentos Reais).

Art. 4º - Fixa o subsídio de cada Secretário Municipal no valor bruto de R$ R$ 4.500,00 (Quatro mil e quinhentos Reais).

§ 1º - É vedado acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, verba de
representação ou outra espécie remuneratória para subsidio mensal de Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipal.

§ 2º - O Vice-Prefeito Municipal quando nomeado Secretário Municipal deverá optar pelo recebimento do seu subsidio ou o do Secretário, observado o disposto no caput deste artigo.

Art. 5º - Os Subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais, de que tratam os artigos 2º, 3º e 4º desta Lei, serão reajustados por meio de Lei específica, na mesma data e no mesmo índice que for procedida a revisão da remuneração dos Servidores do Município, conforme o inciso X do artigo 37 da Constituição Federal, aplicando-se o Índice Nacional de Preço ao consumidor amplo – IPCA/IBGE ou outro índice que venha
substituí-lo.

Parágrafo único – o Reajuste de que trata o caput deste artigo se dará após o segundo ano do mandato da legislatura 2017/2020.

Art. 6º - Em licença por motivo de saúde, o Prefeito Municipal receberá integralmente seu subsidio, devendo o poder público, se necessário fazer a complementação do benefício previdenciário a que tiver direito.

Art. 7º - As despesas decorrentes desta Lei serão suportadas pelos recursos previstos no orçamento geral do Município, criadas se inexistentes e suplementadas se necessário, a conta da seguinte dotação orçamentária: 31.90.11.00 – Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil.

Art. 8º - O Prefeito Municipal fica autorizado a tomar todas as demais providências administrativas, jurídicas, orçamentárias, financeiras, fiscais, previdenciárias e contábeis para o fiel cumprimento da presente lei.

Art. 9º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, gerando efeitos legais a partir de 1º de janeiro de 2017.

Gabinete do Prefeito do Município de Barra do Mendes/BA, em 10 de Outubro de 2016.

Armênio Sodré Nunes
Prefeito Municipal

LEI MUNICIPAL Nº 867/2016
DE 10 DE OUTUBRO DE 2016.

“Dispões sobre os subsídios mensais dos
Vereadores da Câmara Municipal de Barra 
do Mendes Para Legislatura 2017 a 2020 
e estabelece outras Providências”

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARRA DO MENDES, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, com fulcro com o art. 74, Incisos I e IV, da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º - O subsídio de Vereador da Câmara Municipal de Barra do Mendes a partir da legislatura subsequente será fixado no valor de 30% (trinta por cento) do subsídio de Deputado da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, nos termos do art. 29, VI, alínea “b”, da Constituição Federal e Art. 61, § 1º da Lei Orgânica Municipal.

§ 1º - Em razão do estabelecido no caput deste artigo, o valor fixado para o subsídio de Vereador da próxima legislatura corresponde a R$ 6.900,00 (seis mil e novecentos reais).

§ 2º - O total da despesa com o subsídio dos vereadores não poderá ultrapassar o montante de 5% (cinco por cento) da receita do município, nos termos do art. 29, VII, da Constituição Federal e Art. 31 § 2 da Lei Orgânica Municipal.

§ 3º - Sobre o subsídio incidirão o desconto previdenciário de 11% (onze por cento), calculado sobre o teto estabelecido pelo INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, e o desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte.

§ 4º - Caso qualquer dos percentuais previstos no parágrafo anterior venha a ser alterado, o desconto previsto será automaticamente aplicado.

§ 5º - O Vereador fará jus ao subsídio total se comparecer às sessões e participar integralmente dos trabalhos da Ordem do Dia.

§ 6º - O valor de cada sessão ordinária será obtido dividindo-se o valor do subsídio pelo número das sessões que forem realizadas.

Art. 2º - Se em razão do valor do subsídio dos Vereadores a folha de pagamentos da Câmara Municipal ultrapassar o limite de 70% (setenta por cento) da sua receita, ficará o gestor autorizado a aplicar nos subsídios os redutores necessários para adequar a folha de pagamentos ao parâmetro constitucional previsto no art. 29-A, §1º, CF/88.

Art. 3º - O Vereador licenciado por moléstia devidamente comprovada ou para desempenhar missões temporárias de caráter cultural ou de interesse do Município terá direito ao subsídio integral.

Parágrafo único. O Vereador licenciado para tratar de interesses particulares não terá direito ao recebimento do subsídio.

Art. 4º - O Vereador que não comparecer às sessões legalmente remuneradas sofrerá desconto correspondente às suas faltas.

§ 1º - As faltas às sessões poderão ser justificadas e o subsídio deverá ser pago quando, comprovadamente, o Vereador deixar de comparecer por estar representando oficialmente o Legislativo em atos externos ou nos casos de doença, mediante apresentação de atestado médico que deverá instruir requerimento dirigido ao Presidente da Câmara, no prazo de 5 (cinco) dias.

§ 2 º - Quando o Vereador estiver representando oficialmente o Legislativo, sua ausência será justificada pelo Presidente da Câmara em sessão, constando da ata o seu registro.

Art. 5º - Na convocação da Câmara nos recessos legislativos regimentalmente previstos é vedado o pagamento de parcela indenizatória, em razão da convocação.

Art. 6º - As despesas decorrentes com a execução da presente Lei correrão por conta de dotação própria consignada no orçamento vigente, suplementada se necessário for a seguinte dotação: 3190.11 – Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil.

Art. 7º - O subsídio do Vereador obedecerá aos critérios estabelecidos nesta Lei, aplicandose os redutores necessários para adequação dos valores aos limites constitucionais e legais que regem a matéria.

Art. 8º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, gerando efeitos a partir de 1º de janeiro de 2017.

Gabinete do Prefeito do Município de Barra do Mendes/BA, em 10 de Outubro de 2016.

Armênio Sodré Nunes
Prefeito Municipal

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Iraquara

Agência do Banco do Brasil da cidade de Iraquara fico praticamente toda destruída
A agência do Banco do Brasil da cidade de Iraquara na região Irecê, no Centro Norte Baiano, foi explodida na madrugada desta quarta-feira (2). 

Segundo informações da Polícia Civil, homens fortemente armados colocaram explosivos nos caixas eletrônicos e no cofre da agência, localizada na Praca Elvira Dórea 146, no centro da cidade.

O crime aconteceu por volta das 2h. De acordo com a Polícia Civil, o impacto das explosões deixou a agência praticamente toda destruída, impedindo o funcionamento da mesma.

A Polícia informou ao Portal BM News que até o momento não se sabe quanto dinheiro foi levado no roubo. 

Na ação ninguém ficou ferido, os criminosos fugiram.

Fonte: BM News

Cofre da agência

Entrada da agência

1 de novembro de 2016

Polícia localiza em Mirorós, moto roubada em estacionamento em Irecê-BA


A Polícia Militar localizou no Distrito de Mirorós, município de Ibipeba, região de Irecê, uma moto Honda Bros, NXR, 150, de cor vermelha e placa OUU-2586, que foi roubada na cidade de Irecê.

A moto foi encontrada estacionada, por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (31), próximo a um estabelecimento comercial, no centro de Mirorós.

A polícia chegou até o local depois de ter recebido uma denúncia anônima. Ao checar as características e os dados do veículo, os policiais constataram que a moto era roubada.

A dona da moto, Maria da Gama dos Reis, contou à polícia que o veículo foi levado de um estacionamento no centro de Irecê, no último dia 23 de outubro. “Estacionei a moto e fui fazer algumas compras, ao retornar, não encontrei mais a moto” – disse a proprietária.

A polícia agora vai investigar o caso e se a moto era usada em assaltos na região. 

Fonte: Rede Caraíbas

31 de outubro de 2016

Ônibus do Jacobina é apedrejado em tentativa de assalto na BR-324


Nem tudo foi festa para o elenco do Jacobina no último domingo (30). Após derrotarem o time do Fluminense de Feira por 2 a 1, no Estádio Joia da Princesa, o ônibus que transportava o Jegue da Chapada foi atingido por pedras na BR-324 em uma tentativa de assalto nas proximidades de Riachão do Jacuípe. “A gente vinha de Feira para Jacobina.

Depois que passamos por Tanquinho, um individuo que estava na beira da pista atirou uma pedra na lateral do ônibus. Tomamos um susto e seguimos viagem até chegar a Riachão. Lá, vimos que mais veículos tinham sido atacados também, inclusive com um ônibus de excursão no qual o motorista tinha sido atingido com uma pedra no para-brisa e estava com o olho ferido”, afirmou o preparador físico Marailton Jardim em entrevista.

Ainda segundo o profissional, ataques a ônibus têm sido recorrentes nessa região, com muitos deles sendo assaltados por conta dos atentados sofridos. “Durante o trajeto, perto de Capim-Grosso, ainda paramos em outro trajeto. Na estrada, vimos ônibus estávamos sendo atacados. E ainda vimos um outro ônibus sendo assaltado, com as pessoas deitadas na pista”, descreveu. Apesar do incidente, os atletas e membros da comissão presentes no veiculo não sofreram ferimentos e estão bem.

Fonte: BN

Escola é invadida e alunos assaltados na zona rural de Ubaí


Uma escola municipal voltada para alfabetizar pessoas idosas foi invadida e roubada na noite desta sexta-feira (28), na zona rural do município de Uibaí. Ninguém foi preso.

De acordo com informações da polícia, por volta das 19h30, dois homens armados invadiram uma escola destinada ao Projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos, na localidade de Grama, município de Uibaí, e assaltaram alunos e professor. Ainda segundo a polícia, os criminosos levaram aparelhos celulares, dinheiro e pertences das vítimas.

Policiais Militares da 2ª Companhia Independente estiveram no local, mas não conseguiram localizar e prender os suspeitos, que fugiram após a ação

Fonte: Rede Caraíbas

Colisão entre veículos deixa uma pessoa morta em Presidente Dutra (BA)


No final da tarde deste domingo (30), por volta das 17h30, um grave acidente de trânsito tirou a vida Valdeci Nunes Machado, 55 anos, natural e morador de Presidente Dutra (BA), na região de Irecê.

Segundo a polícia, o acidente ocorreu nas imediações do povoado de Canoão que fica às margens da rodovia BA-225, a qual liga os municípios de Uibaí e Presidente Dutra. O motorista do Gol, conhecido por ‘Valdeci de Zé de Cornel’, que faleceu na hora, colidiu frontalmente contra uma caminhonete S10, cor prata. Um leitor do CN passou no momento do acidente, e enviou para a Redação as imagens.

Outro ocupante do carro, identificado por José Carlos de Cruz Santana foi encaminhado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital municipal de Presidente Dutra.

Já os ocupantes da caminhonete,  Antônio Marcos Dias Ferreira e Geferson Marques Dias Ferreira foram levados para o Hospital Regional de Irecê. As unidades  de saúde não divulgaram boletins médicos.

Fonte: Central Notícia/ Imagens via WhatsApp (Leitor do CN)