15 de outubro de 2016

Canarana/BA: Blogueiro perde o controle de veículo e sobe em canteiro na Av. Planalto no Distrito de Salobro

Foto: Bahia em Focos
O condutor do uno perdeu o controle da direção e subiu em um canteiro na Avenida Planalto no Distrito de Salobro. O acidente ocorreu por volta das 3:00h deste sábado (15) quando o mesmo vinha de um clube de festa que fica na localidade.

O Blogueiro Messias Anjos, conduzia um Fiat Uno, de cor cinza e Placa policial KZD 7614 de Mulungu do Morro, ao fazer o retorno perdeu o controle subiu no canteiro.

O acidente teve como consequências apenas danos materiais, O Veiculo só foi retirado do local na tarde deste sábado. 

Bahia em Focos

Seplan dá início à Agenda Territorial em Irecê


O Território de Irecê, juntamente com os territórios do Baixo Sul, Velho Chico e Litoral Sul, serão os primeiros na implantação das ações da Agenda Territorial da Bahia (AG-TER). Na próxima quarta-feira (19), às 8h, técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan),  instituição responsável pela coordenação da agenda, estarão reunidos na sede da Codevasf, em Irecê, com representantes dos governos estadual e federal, colegiados de desenvolvimento territoriais (Codeter´s),  agentes financeiros, universidades, serviços de apoio ao empreendedorismo, institutos federais de educação, consórcios públicos e representações municipais para a instalação do Comitê Territorial de Articulação (CTA) e construção do seu plano de trabalho.

Segundo o vice-governador e secretário do Planejamento da Bahia, João Leão, o objetivo do programa é propiciar oportunidades de desenvolvimento aos Territórios de Identidade do Estado da Bahia, mediante a integração de esforços entre diversos atores públicos e privados de diferentes segmentos para viabilizar a implantação de empreendimentos produtivos em todos os Territórios da Bahia e fomento a cultura empreendedora, a fim de promover a geração de renda e a melhoria da condição de vida da população baiana.

O Comitê Territorial de Articulação (CTA) é uma instância de articulação institucional formada por atores sociais locais, tais como representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de agentes financeiros, instituições de ensino e consórcios públicos, entre outros, com o objetivo de identificar e propor projetos econômicos, facilitar a formação de parcerias comerciais, identificar e dialogar com empreendedores e agentes institucionais, sempre com o intuito de encontrar soluções e criar oportunidades para o desenvolvimento econômico em cada território.

De acordo com o Diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Thiago Xavier, o comitê é o espaço mais importante da governança. “A instalação do CTA é o último passo para que possamos dar início às atividades da AG-TER, é a instância que vai fazer acontecer”, destaca.

O Território de Identidade Irecê localiza-se majoritariamente no Centro Norte Baiano, ocupando uma área territorial de 26.638 km², com uma população total de 434.783 habitantes, perfazendo uma densidade demográfica de 16,3 hab/km². O território é composto administrativamente pelos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

Informações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) dão conta de que no ano de 2013, o TI Irecê foi responsável por 1,3% de toda riqueza produzida no estado da Bahia, valor em torno de R$ 2,6 bilhões. O setor de comércio e serviços é o principal destaque na atividade econômica do território, representando 86,5% do valor agregado bruto (VAB) no ano de 2013. Por sua vez, a agropecuária e a indústria apresentaram reduzida participação no VAB do território, com, respectivamente, 7,2% e 6,3% de participação.

Virtualidades viscerais: a relação entre o homem e a web

Alexandra Vieira de Almeida, escritora e doutora em Literatura Comparada (UERJ)
Alexandra Vieira de Almeida, escritora e doutora em Literatura Comparada (UERJ)
No mundo contemporâneo, um clique vale mais do que um abraço. O afeto se revela como uma neurose para muitos, pois o normal seria o olho biônico da internet. Lembrando-me de um dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa, em que a máquina devora o homem numa relação erotizada, o amor se transforma na aparência metálica do tecnológico.

A essência deixou de ser essencial para se fragmentar nos múltiplos hipertextos da internet, que deixando a profundidade do sonho, navega numa realidade mais que costumeira, banal e sem muita riqueza vocabular. A redução de nossa memória, pela memória dos bits do computador tira o homem de sua busca pela utopia de suas noites insones pelo sonambulismo artificial da virtualidade. Esta se alimenta da energia do homem, vampirizando-o a tal ponto que horas e horas que poderiam ser usadas para o processo criativo acabam levando a uma repetição incessante. Como se ruídos fossem da noite mais sombria.

Porém, há o outro lado. Com a tecnologia, podemos ver que não só de noites tempestuosas vive o homem, pois a velocidade da internet se traduz na diferença e na repetição. A partir dela, o ser humano também pode criar, imaginar e “navegar” no mar do novo, com descobertas no desconhecido laço que nos une, não pelos afetos carnais, mas pelas afinidades intuitivas de uma tecla, que em poucos minutos pode produzir uma rede de fraternidade digital.

No universo cibernético, as pessoas reproduzem textos e ideias com perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. A consequência é a “produção” de conhecimento, um conhecimento que não pode durar nas redes, mas que perdura nos corações dos seres em comunhão internética.

Os sonâmbulos da internet se afinam com uma outra maneira de se inventar, despertam para a aurora movente da tecnologia não fabricada, mas criada pelos sonhos mais criativos. O sonambulismo se reinventa e desaparece, deixando em seu rastro o despertar de uma manhã nascente que costura novos jogos computacionais de maneira lúdica.

Navegar na web se torna uma necessidade visceral, não uma obrigação. A rede leva as pessoas para outros horizontes, em que as linhas se tocam e os abraços não se partem, criando-se uma afinidade virtual.

Essa mágica técnica faz de todos uns artistas cheios destas virtualidades viscerais com o contato das palavras. Porém, a mão da máquina se torna uma extensão de nossos pensamentos mais imaginativos. A tela do computador se torna um quadro da arte mais bela, em que as ideias se costuram entre si criando um mosaico caleidoscópico.

Portanto, a mão do homem toca a tecla, sua amante não tão distante. A máquina não devora o homem, como diria Pessoa, mas tanto o ser quanto o computador se tocam suavemente para a criação dos pensamentos mais infinitos em que como espirais se expandem no leito desta navegação artística. Na web se produz arte, a ideia se cria pelo dom e pela inspiração de mentes tocadas pelo artificialismo e o ser humano se deita nestas águas plenas ao navegar no mar desconhecido do belo reproduzido em múltiplas formas. 

No Festival de Lençóis, Mart'Nália destaca ação em defesa do meio ambiente

Foto: Diego Mascarenhas GOV/BA
O show de Mart'Nália foi o ponto alto da segunda noite do Festival de Lençóis. Em sua estreia no evento, que chega à 18ª edição este ano, a cantora levou milhares de pessoas a sambar nas ruas da histórica cidade da Chapada Diamantina. Além de cantar as músicas que marcaram a carreira dela e dos maiores nomes do samba, Mart'Nália destacou a importância da preservação do meio ambiente durante sua apresentação na noite desta sexta-feira (14). 

Este ano, o Festival de Lençóis tem como tema o programa Bahia sem Fogo, do Governo do Estado, que foi lançado oficialmente na noite de quinta-feira (13) e tem como objetivo fortalecer e promover novas ações de combate aos incêndios florestais na Bahia. "O que eu puder fazer por essa natureza toda eu farei, e estar aqui cantando faz parte dessa história. Tô muito feliz de estar em Lençóis, é um sonho realizado", afirmou Mart'Nália. 
Foto: Diego Mascarenhas GOV/BA
Antes da artista, o vocalista da BaianaSystem, Russo Passapusso, apresentou seu show solo, mas não deixou de fora sucessos da banda que lidera. No repertório, grandes sucessos da Música Popular Brasileira (MPB). Ainda no palco principal da segunda noite da festa se apresentaram a banda Cidade Liberal e o também sambista Délcio Luiz, que recebeu Mart'Nália no palco para relembrar alguns sucessos de Martinho da Vila, pai da cantora carioca. 

Na abertura do festival, na noite de quinta, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou o monitoramento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina e participou do lançamento do livro “Unidades de Conservação da Bahia”. O cantor baiano Lazzo foi o destaque artístico da noite.

Foto: Diego Mascarenhas GOV/BA 
Foto: Diego Mascarenhas GOV/BA


14 de outubro de 2016

Saiba como vai ficar o funcionamento dos bancos, correios e lotéricas com o horário de verão

Horário de verão 2016 estados que fazem parte
O horário de verão deste ano vai começar na madrugada do próximo dia 16. À meia-noite do sábado (16) para o domingo (17), os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Apesar da Bahia não ter aderido o horário de verão, os baianos devem ficar atentos ao funcionamento de alguns estabelecimentos.

Correios:  O horário de funcionamento das agências dos Correios , em Irecê, região de Irecê e em todo o estado da Bahia não será alterado com o início do horário de verão, no próximo dia 16.

O horário limite de postagem para os objetos seguirem no mesmo dia é que sofrerá alterações, apenas na capital e e na cidade de Feira de Santana.

Bancos: os consumidores devem ficar atentos ao funcionamento das agências bancárias durante o horário de verão. As unidades funcionam normalmente. Mas, nos demais municípios, o atendimento será antecipado em 1 hora, segundo comunicado da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Lotéricas: apesar de funcionar em horário normal, as lotéricas só receberão contas até as 17h.

A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.

Assaltos voltam a acontecer em Irecê (BA)


Mais dois assaltos ocorreram em Irecê nas últimas 24 horas. Umas das vítimas foi a dona de casa Eliete Silva Alcântara.  Segundo a polícia, três indivíduos que estavam em uma bicicleta e com o apoio de uma outra mulher foram os autores do assalto. De Eliete foi roubado um aparelho de celular.

Já na manhã desta quinta-feira (13), por volta das 9h, nas proximidades do Mercadão, Joselma Nascimento Santos foi a vítima. O ladrão mais uma vez estava de bicicleta, de cor azul, e armado. Um aparelho de celular recém comprado avaliado em R$ 1200 foi levado pelo bandido.

Fonte: Central Notícia

Morte do cantor ''Zé de Chico'' causa comoção entre fãs e admiradores na região


A morte do cantor José Antônio dos Santos, conhecido como Zé de Chico, 56 anos, causou grande comoção desde que a notícia do acidente foi divulgada nas redes sociais e nos veículos de comunicação. Fãs e admiradores lamentaram a perda e prestaram homenagens ao músico, que morreu após um acidente de carro na noite de quinta-feira (13), quando trafegava pela BA-152 em um local conhecido como Três Cruzes, a 4 km de Rio do Pires. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o musico perdeu o controle da direção do veículo ao realizar uma ultrapassagem capotando por diversas vezes. Com o impacto, Zé de Chico foi arremessado para fora do automóvel e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao IML de Brumado para ser necropsiado e posteriormente liberado para o velório. Filho de Francisco José dos Santos e Maria Julia dos Santos, nascido em 29/01/1960, natural de Rio do Pires – Bahia, Zé de Chico Começou sua carreira de cantor com Zeinha e a Banda Trio Alvorada, era muito talentoso na região. Alegrou com a arte de cantar forró e ensinou muita gente dançar até o dia arraiá, nas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, dentre outras na região. Veja algumas das manifestações de luto pela morte de Zé de Chico:

Jota Mario

“E uma tristeza muito grande, o destino de um grande artista de nossa região, o maior intérprete do forró regional se foi nos deixou e foi se juntar aos que já foram como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, vá Zé de Chico e se junte a eles em um bom lugar e descanse em paz meu amigo, estamos muito tristes.”

Biel Domingues Porto

“Meu amigo, companheiro e conterrâneo hoje chegou a vez do céu ouvir sua voz. Na memória nesse momento me vem histórias incríveis. Lembro do show de Mortugaba que te pedir pra não beber que ainda tínhamos mais show pela frente, vc me disse (BIÉ sem DOMEC não tem forró). 😭😭 O Forró perde a estrela mais o céu ganha mais uma pra continuar brilhando a terra. Não podia esquecer da CAÇAMBA E O PAMPA ( Essa é minha e só eu posso cantar ). #luto #zedechico #estaaoladodopai #triste

Dynha de Oliveira

Não sei porque você se foi Quantas saudades eu senti E de tristezas vou viver E aquele adeus não pude dar... Grande cantor e grande ser humano... Zé de Chico !Descanse em paz! Saudades ...

Swing Do Maluko

Uma Grande Perca Grande Zé De Chico Descanse em Paz...

Contas da Prefeitura de Canarana (BA) são rejeitadas pelo baixo investimento em educação

O prefeito também foi multado em R$10.000,00 e terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$4.000,00, com recursos pessoais (Foto: Reprodução)
O Tribunal de Contas dos Municípios, rejeitou ,nesta quinta-feira (13), as contas da Prefeitura de Canarana, da responsabilidade de Reinan Oliveira Santos, relativas ao exercício de 2015. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, em razão do descumprimento o índice mínimo de investimento na área da educação.

O prefeito também foi multado em R$10.000,00 e terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$4.000,00, com recursos pessoais, sendo R$ 2.520,00 por despesas com diárias pagas irregularmente e R$ 1.480,00 pela ausência da comprovação de diárias.

O art. 212 da Constituição Federal determina aos municípios a aplicação de, pelo menos, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de Transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino – MDE. No exercício analisado, a administração municipal de Canarana investiu o montante de R$16.816.077,00, alcançando apenas 22,70%, o que caracterizou o descumprimento da norma legal e comprometeu o mérito das contas.

O relatório técnico registrou ainda a omissão do gestor quanto ao não recolhimento de multa ou outro gravame imposto pelo TCM; apresentação de balanços e demonstrativos contábeis contendo irregularidades, baixa cobrança da Dívida Ativa Tributária e o atraso no pagamento dos profissionais do magistério.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM/BA

13 de outubro de 2016

Águia Branca deixará de atender região de Irecê a partir do próximo dia 25

Foto: Divulgação
A Viação Águia Branca, por meio de um comunicado interno confirmou a concretização da venda de parte das operações intermunicipais na Bahia. As linhas negociadas foram as que atendem à região do Sertão e Chapada baianos, onde a Águia Branca já atuava há mais de 30 anos. Agora essas linhas serão operadas pela Viação Cidade Sol, empresa que faz parte do grupo Rota. O inicio das operações está previsto para a partir do dia 25 de outubro de 2016.

As negociações entre as empresas estão ocorrendo sempre visando o menor impacto possível para os colaboradores e passageiros, que durante décadas depositaram sua confiança na marca e nos serviços da Águia Branca.

A Viação Águia Branca em comunicado vem reforçar que continua firme e forte na Bahia, com suas linhas operando normalmente para o Sul e Extremo-Sul do estado, além de Aracaju, Rio de Janeiro e o estado do Espirito Santo. As operações de Salvador e Itabuna permanecem ofertando a melhor opção de transporte rodoviário ao povo baiano.

A Viação Águia Branca tem longa história com a Bahia. Com 70 anos de existência, desde 1973 a empresa opera em território baiano. A empresa ostenta aproximadamente 2.400 funcionários e é especializada no transporte rodoviário de passageiros, além de encomendas e aluguel de ônibus. A empresa possui uma frota superior à 700 ônibus e transporta por ano mais de 11 milhões de passageiros.
A Viação Águia Branca está presente em mais de 700 municípios do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio da operação de mais de 300 linhas.

Confira abaixo os destinos que serão explorados, a partir deste mês, pela Viação Cidade Sol na Bahia.

SALVADOR – RUMO VIA ITAETÊ
SALVADOR – MAIRI
SALVADOR – SERROLÂNDIA VIA MAIRI
SALVADOR – IPIRÁ
FEIRA DE SANTANA – MAIRI VIA CAPIM GROSSO
SALVADOR – RUY BARBOSA
SALVADOR – ITABERABA
SALVADOR – PIRITIBA
SALVADOR – SANTO ESTEVÃO
FEIRA DE SANTANA – IPIRÁ
IRECÊ – UTINGA VIA MORRO DO CHAPÉU
SALVADOR – MUCUGÊ
SALVADOR – IBICOARA
ITABERABA – MUCUGÊ
SALVADOR – ITABERABA
SALVADOR – RUY BARBOSA
SALVADOR – BOA VISTA DO TUPIM VIA ITABERABA
SALVADOR – ITABERABA VIA IAÇU
SALVADOR – IRECÊ
SALVADOR – XIQUE-XIQUE
SALVADOR – BARRA VIA XIQUE-XIQUE
SALVADOR – RUY BARBOSA VIA MACAJUBA
IRECÊ – XIQUE-XIQUE
IRECÊ – CAFARNAUM
FEIRA DE SANTANA – MAIRI VIA IPIRÁ
SALVADOR – IRAMAIA
ITABERABA – MARCIONÍLIO SOUZA
ITABERABA – IRAMAIA
FEIRA DE SANTANA – UTINGA VIA WAGNER
SALVADOR – UTINGA VIA WAGNER
SALVADOR – WAGNER
SALVADOR – CAFARNAUM
SALVADOR – SEABRA VIA CAFARNAUM
SALVADOR – MORRO DO CHAPÉU VIA IPIRÁ
SALVADOR – TAPIRAMUTÁ
SALVADOR – CANARANA VIA IPIRÁ
JACOBINA – IRECÊ
SALVADOR – BARRA DO MENDES VIA IRECÊ

12 de outubro de 2016

Abertura da Flica terá lançamento do Mapa da Palavra

Fotos: Camila Souza/GOVBA
Nesta quinta-feira (13), tem início a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece até domingo (16), no município do Recôncavo baiano. Pelo segundo ano seguido, Governo do Estado realiza uma ampla programação voltada para as áreas de educação, cidadania, cultura e turismo.  A abertura será às 15h, no Claustro do Convento do Carmo, com a apresentação da historiadora e escritora Mary Del Priore, que vai enfocar o tema 'Histórias da Gente Brasileira'. A mesa será mediada pelo secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal.

Durante a abertura, Jorge Portugal fará a apresentação do resultado do Projeto Mapa da Palavra, composto por um site (mapadapalavra.ba.gov.br) e quatro publicações, que serão distribuídas gratuitamente durante a Flica. Desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), o projeto de mapeamento identificou artistas da palavra nos 27 territórios de identidade da Bahia, buscando ajudar a divulgar suas produções.
Fotos: Camila Souza/GOVBA
O site contará com minibiografias e trabalhos literários dos autores, como uma galeria permanente dos artistas da palavra da Bahia, e poderá ser consultado a partir do dia do lançamento. Pela manhã, a Secretaria de Educação do Estado vai promover, no Espaço Educar para Transformar, o Sarau do Concurso Festa Literária na Rede Estadual: 169 anos de Castro Alves, com a participação dos estudantes vencedores do concurso, que teve 121 obras inscritas nos distintos gêneros literários (poesia, prosa, carta e cordel).

O objetivo do concurso é promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural da Bahia. Neste caso especial, os estudantes foram motivados a produzir escritos literários baseados nas diversas temáticas da obra do escritor Castro Alves. O Espaço Educar para Transformar- palco das ações do Governo na Flica-, fica instalado na Casa do Iphan, em frente à Câmara Municipal de Cachoeira.
Fotos: Camila Souza/GOVBA

Carro do cantor Cristiano Neves perde o controle em rodovia e deixa o cantor e seu empresário em pânico

Foto divulgação
Natural de Barro Alto, na região de Irecê, o cantor Cristiano Neves, trafegava  na tarde de terça-feira (11), por volta das 17h, em seu veículo na rodovia Anhanguera,sentido São Paulo, em uma caminhonete mista da Hyundai IX-35, que era conduzida pelo empresário e filho do cantor, Adhemir Teixeira.

No trecho entre Santa Rita do Passa Quatro e Porto Ferreira interior de SP, o veiculo rodou na pista, e de forma surpreendente, caiu em uma pequena ribanceira, rodando por três vezes, e corajosamente, Teixeira conseguiu conter o veiculo .Ninguém ficou ferido,além do susto que foi grande.

O veiculo danificou as rodas, perdendo uma da dianteira, que quebrou com o impacto e pequenos danos nas outras.

O cantor Cristiano Neves e seu Empresário Adhemir Teixeira foram socorridos pela equipe de resgate, que cuida da rodovia anhanguera,com o apoio do corpo de bombeiros e da policia militar.

Os dois passam bem, foram conduzidos as suas residencias em São Paulo, Capital.

Fonte: Central Notícia/ PM

Brasil é o pior país da América do Sul para ser menina


O Brasil é um dos piores países do mundo para meninas, se igualando a países como Guatemala, Nova Guinea, Sudão e Burundi. Foi o que revelou o estudo Every Last Girl da ONG internacional Save The Children.

O Brasil aparece na 102ª posição dos 144 países pesquisados, ficando atrás de todos seus vizinhos da América do Sul e de países em desenvolvimento, como Índia, Costa Rica, Timor Leste, Colômbia e Gana.

Para compilar o ranking, o relatório leva em consideração problemas que comprometem o desenvolvimento e independência das meninas, como casamento na infância e adolescência, gravidez precoce, mortalidade materna, representatividade feminina no parlamento e acesso à educação básica.

Segundo o relatório, o Brasil apresenta números elevados em todos os problemas, com ênfase na baixa representatividade feminina na política, casamento infantil e baixo índice de conclusão do ensino médio. Tais indicadores são barreiras para o desenvolvimento socioeconômico, o bem-estar e a independência econômica das mulheres. O relatório diz:

"A República Dominicana e o Brasil são casos em questão - ambos têm renda média superior, e estão acima do Haiti. Ambos têm altos números de gravidez na adolescência e casamento infantil."

O problema comum entre todos os países é o baixo número de mulheres no parlamento, que atinge até mesmo países desenvolvidos que lideram o ranking, como a Suécia (1º), Finlândia (2º), Noruega (3º), Holanda (4º), Bélgica (5º) e Dinamarca (6º).

O que fazer por nossas meninas

O estudo aponta medidas eficazes para diminuir a desigualdade de gênero e garantir mais oportunidades às meninas de cada país.

Além de diminuir os problemas centrais, como a taxa de mortalidade na gravidez, o casamento e gravidez na infância e adolescência, o estudo indica ações como ampliar o acesso à educação e saúde, dar mais voz e espaço para mulheres na política e na participação de ações civis, diminuir a disparidade salarial entre homens e mulheres e acabar com políticas, leis e normas sexistas.

Lançamento da edição 2016 do Programa Bahia Sem Fogo ocorre durante 18º Festival de Lençóis


A fim de fortalecer e promover novas ações de combate aos incêndios florestais, a edição deste ano do Programa Bahia Sem Fogo será lançada, em Lençóis, na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (13), dia em que começa o 18º Festival de Lençóis. No mesmo dia, será lançado, na Câmara de Vereadores do município, o livro ‘Unidades de Conservação da Bahia’. A obra organizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) reúne 14 Unidades de Conservação da Bahia, por meio do olhar dos fotógrafos Rui Rezende e Sérgio Cedraz.

Durante toda a programação do festival, que prossegue até domingo (16), várias ações serão realizadas pelo Governo do Estado no município. Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anuncia o patrulhamento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina e fará a entrega de 400 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as brigadas treinadas pela Sema e Inema que atuam no combate aos incêndios. Parte desse material inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento.

Para Spengler, o festival é uma forma de valorizar a cultura local, mas este ano, em especial, pretende intensificar ainda mais as ações efetivas de combate ao fogo, com oficinas de educação ambiental realizadas em toda Chapada Diamantina. Por meio de visitas às comunidades, representantes da Sema, do Inema, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Corpo de Bombeiros, orientam professores, agricultores, estudantes e demais cidadãos.Ainda como parte das ações do Bahia Sem Fogo, 30 homens do Corpo de Bombeiros de diversas cidades fizeram o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, realizado entre 25 de setembro e 9 de outubro, em Lençóis. Até o final do ano, uma nova turma com mais 30 bombeiros deve participar do curso.

Anualmente, ocorrem incêndios florestais em biomas do estado da Bahia, mais especificamente nas regiões oeste e Chapada Diamantina, devido à baixa umidade durante o período de estiagem. "A cada ano, o programa Bahia sem Fogo vem se aperfeiçoando, com o intuito de garantir a efetividade das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais. Todo este trabalho é feito em conjunto, com parcerias firmadas entre o Estado e, principalmente, a população”, destacou o secretário Eugênio Spengler.

Lançamento do Livro

A publicação conta com textos que apresentam cada Unidade de Conservação (UC) em português, inglês e espanhol. O principal objetivo é trazer os encantos e curiosidades coletadas em cada UC. A obra de grande relevância para a área ambiental na Bahia é importante não somente para os ambientalistas, historiadores e comunicadores, mas para todos os cidadãos.

A elaboração do texto expressou um olhar regional, com trechos em cordel, onde apresenta cada lugar que foi fotografado, juntamente com as imagens de cada espécie de animais e plantas catalogadas. O livro mostra que a Bahia possui muitas riquezas naturais e uma vasta área para se praticar o turismo, aliado à sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Oficinas de Educação Ambiental

Com o objetivo de proporcionar o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis e educativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais no território da Chapada Diamantina, o programa realiza oficinas de educação ambiental, por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais para formar multiplicadores dessas ações. Já foram realizadas oficinas nos municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Iraquara, Seabra, Barra da Estiva e Rio de Contas. As ações de educação ambiental têm continuidade até o mês de dezembro deste ano. 

A missão da Educação Ambiental é promover sempre esses espaços de debate e de formação, onde cada participante pode expressar as problemáticas e experiências vividas em suas comunidades. Com esse trabalho, espera-se que o tema seja disseminado em outros espaços e públicos, sensibilizando sobre a necessidade de adotar práticas que evitem os incêndios e preservem a biodiversidade.

Fotos: Alberto Coutinho e Elói Corrêa/GOVBA

11 de outubro de 2016

MPF-BA ajuíza ação contra municípios da região de Irecê para implementação de ponto eletrônico no SUS


O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) ajuizou uma ação civil pública contra os 33 municípios que integram a região de Irecê, no centro-norte do estado, para que seja implementado o ponto biométrico para servidores públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente médicos e odontólogos.

Em 2012, o MPF recomendou que os municípios da região fizessem controle da jornada de trabalho dos servidores do SUS, bem como a publicidade de seus nomes e horários de atendimento. Como nenhum município cumpriu o determinado, o procurador da República Márcio Castro ajuizou as ações que, segundo ele, “visam a garantir a existência de mecanismos de controle que inibam irregularidades nos serviços executados pelo SUS, propiciando aos seus usuários a efetiva fiscalização sobre a qualidade da prestação dos serviços”.

Na ação, em caráter liminar, o MPF pede que cada município seja obrigado a instalar, no prazo de 60 dias, o controle biométrico da frequência dos servidores; assim como quadros, nas unidades de saúde, que informem ao usuário o nome de todos os profissionais de saúde em exercício naquele dia, sua especialidade, o horário de início e término da jornada de trabalho e seu registro de frequência. No mesmo prazo, deverão ser disponibilizados, na internet, o local e horário de atendimento dos médicos e odontólogos do SUS. Os usuários do sistema ainda terão direito, caso solicitem, a receber certidão onde conste motivo da recusa de atendimento, se esta ocorrer. Caso a decisão seja descumprida, o MPF pede que os prefeitos de cada cidade paguem, pessoalmente, uma multa de R$ 1 mil por dia.

Os municípios alvos das ações civis públicas: Irecê, América Dourada, Andaraí, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Boninal, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Iraquara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Mulungu do Morro, Nova Redenção, Palmeiras, Presidente Dutra, São Gabriel, Seabra, Souto Soares, Uibaí, Utinga, Wagner, Xique-Xique.

Fonte: MPF

7º Batalhão da Polícia Militar apresenta ações em toda a região de Irecê


Morro do Chapéu

Na comemoração pela vitória dos candidatos em Morro do Chapéu no dia 07OUT2016 foi verificado um indivíduo que circulava no local do evento portando 1 (um) revólver calibre .32, marca TAURUS nº 833793, com 04 cartuchos intactos. A arma apreendida e o acusado foram apresentados na Delegacia para adoção de medidas cabíveis.

Presidente Dutra

No dia 07OUT2016 por volta 16h30, no Povoado de Gameleira, pertencente ao Município de Presidente Dutra-BA, a guarnição de serviço dessa província, recuperou um aparelho celular smartphone, e a quantia em dinheiro de R$ 190,00 (cento e noventa reais) que tinha sido furtado de 1 (uma) vítima na cidade de Uibaí-BA. A guarnição retornando da ocorrência encontraram 2(dois) elementos no Povoado de Canalzinho, em atitude suspeita e empreenderam em fuga, a bordo de 1 (uma) motocicleta modelo Honda/CG 150cc, cor vermelha sem placa policial. Foi feito o acompanhamento do veículo e em seguida a interceptação naquele povoado. Durante a ação, o passageiro da moto conseguiu saltar e empreender em fuga, mas o condutor foi apreendido e identificado como menor. O acusado, a motocicleta e o produto do crime foram apresentados Delegacia para adoção de medidas cabíveis.

Irecê

Na noite de sexta-feira 07OUT2016 por volta 21h40, no Povoado de Achado, pertencente ao Município de Irecê-BA, a guarnição de serviço de João Dourado, recuperou a motocicleta modelo Honda CG/ Fan 160cc, cor preta, placa policial KRN-6122, licença de Itaboraí-RJ, que tinha sido roubada por volta das 21h20 na cidade de João Dourado, a guarnição de conseguiu fazer a prisão em flagrante. Os acusados e a motocicleta foram apresentados Delegacia para adoção de medidas cabíveis.

Uibaí

Na noite de domingo 09OUT2016 por volta 21h40, no Município de Uibaí-BA, a guarnição de Polícia Militar, após denúncia anônima, apreendeu 70g de maconha e 1(uma) arma de fogo tipo espingarda artesanal, que foram encontradas sob posse do indivíduo, que se encontrava no interior de um estabelecimento comercial fazendo uso da droga, no Povoado de Lagoinha. O acusado e a maconha foram apresentados Delegacia para adoção de medidas cabíveis.

Informações André Luiz Oliveira Leite – TC PM, Comandante do 7º BPM

Produção de mel na Bahia é destaque no cenário nacional

Foto divulgação
O mel da Bahia vem se destacando entre os estados brasileiros.  Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesse mês de outubro, o Estado da Bahia ocupa agora o 1º lugar na produção de mel da região Nordeste. No ranking nacional, a Bahia saltou do 7º lugar para 3º lugar, com uma produção de mais de 4,5 mil toneladas por ano.

A Bahia possui atualmente 20.000 apicultores, sendo 99% da agricultura familiar. São destaque em produção de mel os Territórios de Identidade Semiárido Nordeste II, Extremo Sul, Sisal, Velho Chico e Sertão São do Francisco, que conta com o  município de Campo Alegre de Lourdes, o que possui o maior número de apicultores da agricultura familiar do estado.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a importância dos avanços na produção de mel na Bahia, ressaltando dois aspectos que contribuíram, de forma significativa, para esse resultado, de um lado, o Estado, com a execução de políticas públicas que vêm garantindo acesso ao crédito, assistência técnica e apoio à comercialização e do outro, as associações e cooperativas de apicultores e meliponicultores.

“Temos que reconhecer a importância do Estado e dos produtores organizados. É uma vitória do Estado, apicultores e meliponicultores, pesquisadores. Os dados comprovam que com a qualificação do produto, aumento da produção, da produtividade, investimentos em tecnologia, inovações e acesso ao crédito, foi possível alcançar esse resultado. E poderemos fazer isso com a caprinovinocultura, mandiocultura, fruticultura e outras cadeias produtivas na Bahia”.

A coordenadora de Apicultura e Meliponicultura, da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Marivanda Eloy, reforça que “a oferta de assistência técnica e extensão rural direcionada à cadeia produtiva do mel, implantação de unidades de beneficiamento, e o trabalho realizado pela Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura da Bahia, além da aplicação adequada dos recursos, são algumas das ações que também contribuíram para o avanço da produção de mel no estado”.
 
Mel Velho Chico Ibotirama (Foto - André Frutuôso)
Intervenção do Estado
Nos últimos nove anos, o Governo do Estado vem investindo em ações de fortalecimento da cadeia produtiva de apicultura, com a implantação de 87 Unidades de Beneficiamento do Mel (UBM). Outras 31 estão conveniadas, em fase de execução e 12 unidades serão instaladaspor meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR/CAR), com financiamento do Banco Mundial, visando garantir assistência técnica, aquisição de veículos e equipamentos, entre outras ações.

O Bahia Produtiva já assinou convênios com 53 instituições representativas da agricultura familiar, com valor global de até R$ 20 milhões, por meio de seleção do Edital de Apoio à Apicultura e Meliponicultura, atendendo, em todo o estado, 3.600 produtores.

“Com certeza a chegada do caminhão e do kit com equipamentos vai impulsionar a apicultura no território, uma atividade que vem crescendo, a cada dia, e que, agora, conta também com os investimentos do Bahia Produtiva nos setores produtivos e de beneficiamento e, principalmente, na garantia da assistência técnica para mais de 300 apicultores” afirmou Ronilson Oliveira, diretor da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco, localizada do município de Ibotirama, Território de Identidade Velho Chico, instituição que já recebeu um caminhão baú e um kit com equipamentos para o beneficiamento do mel.

Lívia Maria Viana de Oliveira, responsável pelas cadeias da apicultura e meliponicultura, no Bahia Produtiva /CAR, destacou ainda que entre as ações previstas nesse edital está a contratação de um agente comunitário de apicultura e meliponicultura (ACA). “Os ACA’s terão a função de assessorar as famílias por cinco anos, com atividades individuais e coletivas, orientadas para o processo de produção, agregação de valor e acesso a mercados, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das cadeias”.

Outra ação prevista é a contratação de um consultor, que tem como objetivo viabilizar a elaboração de um plano de negócios com metodologia participativa, visando alcançar os objetivos para o desenvolvimento do projeto como o aumento da integração das organizações de produtores e associações comunitárias ao mercado e aumento da receita líquida das organizações de produtores e associações comunitárias.

Ascom SDR

Jequié: Vereadora mais jovem do Brasil tem a candidatura impugnada pelo TRE

Alice Pina
Alice Pina (PMB), candidata à Câmara Municipal de Jequié, obteve 901 votos, quantidade necessária não só para elegê-la no município do Médio Rio de Contas, mas que a colocaria como a mais jovem vereadora do Brasil eleita em 2016. 

Porém, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ela não apresentou sua ficha de filiação ao partido em tempo hábil para a disputa eleitoral deste ano. O processo judicial N° 0000247-06.2016.6.05.0023 culminou na impugnação da candidatura de Alice, apesar de a candidata ser presidente do partido na cidade. 

Por conta disso, ela consta como inelegível e recorre através dos advogados da coligação “Renovar é preciso”, que a representam. Procurada pelo Bahia Notícias, Alice Pina não quis falar sobre o processo, por, segundo ela, se tratar de “um assunto delicado”. 

Fonte: BN

10 de outubro de 2016

PM morre após ser esfaqueado pelas costas quando trabalhava em praça no interior da Bahia

Foto divulgação PM
Um policial militar foi morto na noite do sábado (8) em Riachão das Neves, na Bahia, quando estava em serviço. Décio Augusto Souza Oliveira, 32 anos, foi atacado por trás, sendo atingido por um golpe de faca no pescoço, segundo informação da Polícia Militar. Ele chegou a ser socorrido para um hospital regional, mas acabou falecendo. 

Segundo nota da PM, o soldado, que era lotado na 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Formosa do Rio Preto), estava trabalhando na praça pública da cidade quando foi atacado por um homem armado com uma faca. O soldado chegou a reagir e chegou a atirar, mas acabou caindo no local. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou o soldado ferido ao hospital. 

O suspeito pelo crime fugiu, mas foi localizado depois em uma chácara da região. Segundo o Correio, a PM informou que ele reagiu à tentativa de prisão e foi ferido, morrendo no local. A delegacia da cidade informou que o suspeito foi morto a tiros e até o momento foi identificado somente como Wellington. O soldado Décio fazia parte da PM-BA há sete anos. Ele deixa esposa e duas filhas, uma de seis anos e outra de apenas dois meses. 

O corpo será velado e sepultado com honras militares nesta segunda (10), no cemitério municipal de Santa Rita de Cássia. 

Com informações do Acorda Cidade

Escritor e jornalista baiano Flávio Costa lança livro ''Caçada Russa & outros relatos''.

Livro ''Caçada Russa & outros relatos''.
Retratar a vida nua e crua, e não como um conto de fadas. Essa é a proposta do livro “Caçada Russa & outros relatos”, do escritor e jornalista baiano Flávio VM Costa, premiado recentemente no concurso literário internacional Prada Feltrinelli Prize. Publicado pela editora Penalux, a obra ficcional apresenta ao leitor a vida de pessoas comuns que precisam enfrentar seus dilemas pessoais e frustrações cotidianas.

O livro reúne 15 contos ambientados, em sua maioria, na cidade de Salvador. Os personagens são pessoas comuns que enfrentam o peso das obrigações cotidianas, da família, do trabalho, da escola, da religião e da ordem social.

Flávio buscou a origem do título numa carta do escritor russo Anton Tchekhóv (1860-1904). Nela, é descrita uma caçada frustrada, na qual é morto, gratuitamente, uma ave de rara beleza.

Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, o cenário produzido pelas narrativas do livro apresenta um mosaico no qual talvez encontremos fragmentos da vida do próprio autor, oriundo de um bairro periférico de Salvador. Os relatos retratam uma realidade bem conhecida daqueles que sobrevivem nos centros urbanos: a violência brutal usualmente propagada e agravada por crises econômicas e desigualdades sociais.

Sobre o autor

Flávio VM Costa nasceu em Salvador e se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou como repórter dos jornais Correio e A Tarde, nos quais publicou duas séries de reportagens sobre casos de corrupção e outras irregularidades no Judiciário Baiano. Por esses trabalhos, venceu duas vezes o Prêmio AMB de Jornalismo, concedido pela Associação de Magistrados Brasileiros. Em São Paulo, onde mora desde 2011, trabalhou como repórter das revistas Imprensa e IstoÉ. Colaborou também com a equipe de comunicação do Museu Afro Brasil. Atualmente é jornalista do portal UOL.

Serviço

Livro: Caçada Russa & Outros Relatos

Gênero: Contos

Páginas: 108

Editora Penalux

Valor: R$ 32,00

Após polêmica de vídeo, Ivete Sangalo desabafa em show

Ivete Sangalo
Após o compartilhamento nas redes sociais de um vídeo insinuando que Ivete Sangalo usou cocaína antes de subir ao palco, a cantora fez um desabafo no show realizado em São Paulo no último sábado, 8. Indignada com a situação, ela explicou o contexto das imagens e afirmou que vai “tomar as devidas providências contra essas pessoas”.

Na filmagem, Ivete aparece, minutos antes de entrar em um show, levando um algodão ao nariz. O título acusava a cantora: “Ivete Sangalo cheirando pó em show”. Ao esclarecer o caso, a cantora afirmou que o algodão estava mergulhado em soro fisiológico. Enquanto ela explicava a situação, segurava um copo com algodão mergulhado em soro.

“Eu não ia falar sobre isso, mas eu preciso falar. Uma coisa é quando alguém faz uma brincadeira e brinca com um fato cotidiano da vida de nós todos, mas eu não admito que tratem de forma irresponsável o meu modo responsável de viver. Estou fazendo isso aqui agora e não era pra fazer, porque é inadmissível o que estavam dando a entender. É um absurdo”, disse Ivete.

“Está claro para quem me conhece e para quem não me conhece também. Eu tenho um filho de sete anos e tenho milhares de fãs mirins, crianças, adolescentes que me acompanham e a quem eu devo todo o meu respeito e carinho. “Isso aqui, para quem me acompanha há 23 anos, e que, a propósito, não dá para eu ter uma carreira vitoriosa com 23 anos se a gente não andar dentro de uma retidão de responsabilidade e saúde. E acima de tudo consciência de qualidade de vida, que é uma coisa que eu tenho muito. Então, senhores, isso aqui é soro fisiológico, que está presente em todas as minhas apresentações. Vocês fãs sabem disso”, acrescentou.

“Isso aqui eu utilizo para que eu cante cada vez melhor para vocês. Então fica em um copinho. Mas eu não posso admitir. Uma coisa é brincadeira, de vídeos que a gente faz. E tira uma calcinha e fala um palavrão e faz uma brincadeira. Outra é tratar da vida de uma mulher com a minha responsabilidade, a minha serenidade no meu trabalho. Por isso, senhores, eu quero que fique registrado isso porque eu vou tomar as devidas providências contra essas pessoas. E sabe, disso eu não tenho a menor dúvida. Mas eu achei conveniente falar isso aqui em São Paulo, que é uma cidade de gente de discernimento, de educação. Então um brinde à nossa saúde e à nossa consciência”, finalizou.

Bahia: Prefeito e vereadora eleitos vão doar seus salários a instituições de caridade



Dois abnegados foram revelados nas eleições de 2 de outubro e a atitude deles está sendo aplaudida por muita gente. O prefeito eleito de Almadina, município da microrregião de Ilhéus-Itabuna Milton Cerqueira (PTN), vai abrir mão do salário superior a R$ 10 mil. Cerqueira que é agricultor pretende doar o dinheiro para construção ou reforma de casas de pessoas carentes.

Segundo o Site Políticos do Sul da Bahia, Sem considerar os reajustes anuais com inflação, Milton abrirá mão de nada menos que R$ 480 mil durante seus quatro anos de mandato. “Graças a Deus não dependo de política, entrei para ajudar a população mais carente. E durante a campanha falei que abriria mão do meu salário, e vou fazer isso a partir de janeiro”, declarou Milton.

Em Conceição do Coité, no território do sisal, microrregião de Serrinha, quem está disposta a fazer o mesmo e até registrou em cartório foi a candidata Juçara Silveira, aposentada da Caixa Econômica. Ela que concorreu ao cargo pela primeira vez, usou no material de campanha o nome “Juçara de Mário”, em homenagem a seu esposo (falecido) que também era funcionário da Caixa. Juçara concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e recebeu 1.379 votos, ficando na 7ª colocação entre os 15 que vão ocupar as cadeiras da Câmara.

De acordo com Juçara ela vai doar 100% do subsídio, em torno de R$ 7 mil, 80% será doado para a construção de uma casa do idoso e 20% para instituições que cuidem de animais abandonados no município. Juçara vai procurar uma contabilidade para que cuide do repasse. “Para o meu mandato ser transparente, farei com que algum setor de contabilidade acompanhe a aplicação desses recursos. A mediação não será feita por mim”, enfatizou. 

Fonte: Calila Notícias

Canarana/BA: Filho mata à golpes de faca o próprio pai, no povoado de Lagoa Velha


Um crime que chocou a população da região de Irecê aconteceu no tranquilo povoado de Lagoa Velha, zona rural do município de Canarana (BA).

Segundo a polícia, o fato ocorreu no último sábado (08), por volta das 19h. Conforme testemunhas, o motivo do homicídio teria sido um aparelho de som que estava com o volume alto. Hélio José de Souza foi reclamar, e foi surpreendido pelo filho que armado com uma faca lhe desferiu alguns golpes que ceifaram sua vida.

Identificado por Uedson Alves de Souza, de 33 anos, sofre de problemas psicológicos.

O corpo do aposentado foi encaminhado por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal de Irecê. 

Central Notícia