5 de abril de 2014

Buscas por avião desaparecido continuam

As buscas no Oceano Índico pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines continuam neste sábado mesmo quando as esperanças de encontrar destroços usando sinais emitidos por equipamentos de gravação diminuíram. A caixa-preta está ficando sem bateria e possivelmente deixará de emitir sinais este final de semana.

Dois navios da Austrália e um do Reino Unido começaram uma busca submarina na sexta-feira mesmo depois de investigadores dizerem que é incerta a localização dos destroços do avião que carregava 239 pessoas. As embarcações se juntaram a 13 aviões e outros 11 navios numa área mais de mil quilômetros a norte de Perth, na Austrália.

Após quatro semanas de buscas, apenas foram encontrados alguns pedaços de lixo. A área de buscas atual é uma parte do oceano para onde correntes levam normalmente todo tipo de dejeto.

A embarcação australiana é equipada com um equipamento dos Estados Unidos designado para detectar sinais da caixa preta, a qual se espera que esteja no fundo do oceano. Mas a tecnologia tem uma abrangência limitada enquanto as áreas de busca são do tamanho do território Reino Unido. O equipamento precisa chegar a pelo menos 1,8 quilômetros da caixa preta para conseguir captar seus sinais, disse o capitão da marinha norte-americana Mark Matthews ao The Wall Street Journal.

"Nenhuma evidência foi encontrada até agora, então tomamos a decisão de buscar na área onde as análises indicam que o voo 370 caiu", disse Peter Leavym da marinha australiana.

O foco das buscas mudou abruptamente para o Oceano Índico no último dia 20 de março, após imagens de satélites mostrarem o que parecem ser destroços do avião. Mais tarde, a área de buscas mudou mais para o norte depois de cálculos considerando informações de radares.

"Essa é uma área vasta e que é considerada bastante remota", disse Marshal Angus, um ex-chefe de defesa australiano que coordena as buscas internacionais. "Ainda não buscamos todos os locais para onde a aeronave pode ter ido", completou. Ele disse que investigadores de países como Estados Unidos e China concluíram a análise de informações disponíveis de radares, performance da aeronave e comunicação por satélite. "Minha expectativa é que a informação que temos é tudo o que podemos ter e vamos continuar com essa base", afirmou.

Morre no Rio de Janeiro o ator e diretor José Wilker, aos 66 anos

Morreu hoje (5) pela manhã, em casa, no Rio de Janeiro, o ator José Wilker, de 66 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas suspeita-se de um infarto fulminante. O artista deixa três filhas, Isabel, Mariana e Madá Wilker.

Cearense do município de Juazeiro do Norte, Wilker começou a carreira como locutor de rádio e atuou em dezenas de novelas, como Roque Santeiro, Anos Rebeldes, Fera Ferida, O Bem Amado e Amor à Vida, seu último em novelas. Também atuou em mais de 40 filmes, como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Xica da Silva e O Homem da Capa Preta.

O artista também se destacou em minisséries, como a JK e Gabriela. José Wilker trabalhou também como diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema.

Em nome de Charles Muller, Brumado Caminha pela Paz

Foto: Brumado Urgente
Em clima de grande consternação e embalada por músicas como “Imagine”, Brumado assistiu na manhã deste sábado (05) a mais uma manifestação popular, onde centenas de pessoas participaram da “Caminhada pela Paz” que teve a palavra “Basta” como referência. 

Liderados pelos pais e pelos familiares e amigos do jovem estudante universitário Charles Muller que foi brutalmente assassinado em Salvador no último dia 28 de março, os manifestantes, vestidos de camisetas brancas com a foto do estudante estampada com a foto do estudante e com os dizeres "não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho, se concentraram em frente à Escola Nossa Senhora de Fátima, instituição educacional onde Charles Muller cursou o Ensino Médio, sendo um dos alunos mais notáveis e queridos. 

A caminhada seguiu em direção à Igreja Matriz passando pelas principais ruas da cidade, sendo que, centenas de simpatizantes foram aderindo ao movimento que chamou mais uma vez a atenção da sociedade local para a questão da fragilidade da Segurança Pública na Bahia que vem sendo a causa de uma das maiores preocupações do povo baiano.  

A morte do estudante Charles Muller comoveu de forma muito intensa aos brumadenses, que vêm se manifestando sistematicamente contra a atual situação de vulnerabilidade da sociedade frente a uma criminalidade cada vez mais voraz e implacável. (Brumado Urgente)

4 de abril de 2014

Medo do desemprego cresce entre os brasileiros, diz CNI

O medo do desemprego cresceu entre os brasileiros, conforme revela a pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira, divulgada nesta sexta-feira, 4, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados do levantamento mostram que, entre dezembro de 2013 e março de 2014, o índice cresceu 0,8%, saindo de 73 para 73,6 pontos. Na comparação com março do ano passado, o aumento chega a 6,7% em todos os cortes da pesquisa (considerando idade, gênero, grau de instrução, renda familiar, condição e região).

A exceção é o Nordeste do País, onde o índice ficou estável (com queda de 0,1%). O medo de ficar desempregado é ainda maior entre os que têm renda superior a 10 salários mínimos (14,2%) e menor entre os que ganham até 1 salário (3%).

O Índice de Satisfação com a Vida (ISV) também apontou um recuo no último mês de 1,0% na comparação com o levantamento feito em dezembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi maior, de 2,2%. Só as famílias com renda até 1 salário tiveram aumento no índice (1,4%).

A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência entre 14 e 17 de março. Foram entrevistadas 2002 em 141 municípios.

Sete governadores deixam cargos para disputar eleições

Os comandantes dos governos de sete estados renunciaram até esta sexta-feira (4) para concorrer às eleições deste ano. Além de Eduardo Campos (PSB-PE), que irá disputar a presidência, Antonio Anastasia (PSDB-MG), Omar Aziz (PSB-AM), Wilson Martins (PSB-PI), José de Anchieta Júnior (PSDB-RR) e Siqueira Campos (PSDB-TO). Sérgio Cabral (PMDB-RJ) tentarão vagas no Senado. O prazo para os governadores que pretendem disputar eleições deixem os mandatos termina neste sábado (5), seis meses antes do pleito. O mesmo prazo de desincompatibilização vale para juízes, secretários estaduais, ministros, membros de tribunais de contas e dirigentes de estatais e órgãos públicos, conforme calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Apesar da expectativa de renúncia de Cid Gomes (PROS-CE) e Roseana Sarney (PMDB-MA), ambos decidiram que continuarão nos cargos até o fim das eleições. Bahia Noticias

Ipea admite erro e diz que 26%, e não 65%, acham que roupa justifica ataque

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta sexta-feira (4) uma nota admitindo que errou na divulgação dos dados de pesquisa sobre “Tolerância social à violência contra as mulheres”.

A pesquisa, divulgada em 27 de março de 2014, chocou o país ao indicar que 65% de 3.812 entrevistados dizia concordar com a frase “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Na verdade, do total de entrevistados, 26% deram essa resposta, um pouco mais de um quarto dos entrevistados.

De acordo com o Instituto, o equívoco foi causado por uma troca de gráficos. “Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase [Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas], que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias”.

Outras questões cujos resultados foram veiculados erroneamente foram as relacionadas às frases “O que acontece com o casal em casa não interessa aos outros” e “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”. No caso da primeira frase, de acordo com o Instituto, “13,1% dos entrevistados discordaram totalmente, 5,9% discordaram parcialmente, 1,9% ficou neutro (não concordou nem discordou), 31,5% concordaram parcialmente e 47,2% concordaram totalmente”. Já sobre a segunda frase, “11,1% discordaram totalmente, 5,3% discordaram parcialmente, 1,4% ficaram neutros, 23,5% concordaram parcialmente e 58,4% concordaram totalmente”.

O Ipea, entretanto, fez questão de enfatizar que “os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”.

Repercussão

O diretor da área social do Ipea pediu a sua exoneração assim que o erro foi detectado.

A pesquisa, com os dados errados, gerou enorme repercussão e uma campanha em redes sociais com o lema #eunãomereçoserestuprada. Em outra manifestação contra o resultado da pesquisa do Ipea da semana passada, a jornalista Nana Queiroz publicou uma foto em que aparece nua da cintura para cima e com a frase “Eu não mereço ser estuprada” escrita nos braços.

A onda de indignação teve apoio até da presidente Dilma Rousseff (PT).
(Gazeta)

Britânica fica entalada em bueiro ao tentar recuperar iPhone 5

Uma jovem de 16 anos ficou entalada em um bueiro em rua de Dover (Inglaterra) ao tentar recuperar o seu iPhone 5 que havia caído no local no início da noite na quarta-feira (2/4). Uma equipe de resgate do Kent 999 foi chamada ao local e retirou a jovem com segurança após 15 minutos. O aparelho foi perdido. "Ela pensou que seria uma grande ideia recuperar o aparelho com os pés", disse um homem que testemunhou o episódio, de acordo com o "Dover Express". "Ela ficava pedindo a todos que passavam para ajudá-la a recuperar o iPhone. Ela me perguntou se eu poderia descer no bueiro e ajudá-la", acrescentou.

Taxista diz que achou que seria assaltado por ladrões que mataram aluno da Ufba

O taxista que transportou os dois responsáveis pelo assalto e morte do estudante Charles Muller Silva dos Santos, 21 anos, prestou depoimento nesta quinta-feira (3). O motorista, que não teve o nome divulgado, se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na Pituba ao saber que era procurado. Ele afirmou não ter se apresentado antes porque estava em estado de choque desde a noite do crime, na última sexta.

O motorista disse ter ficado assustado com rumores de que poderia ter envolvimento no crime. Ele relatou o que aconteceu na noite. Segundo o taxista, que tem 25 anos na profissão, ele já se preparava para encerrar a noite de trabalho quando um rapaz fez sinal no final de linha do Engenho Velho da Federação. Ele disse que queria seguir no táxi até o Hospital Jorge Valente, na avenida Garibaldi. O taxista disse que ainda tentou recusar a corrida, dizendo que já estava encerrando o expediente, mas o jovem insistiu dizendo que o trajeto seria curto e ele concordou.

Quando os dois se preparavam para sair, outro rapaz chegou e entrou no táxi, sentando no banco da frente, ao seu lado. Durante o trajeto, o taxista disse que não conversou com os passageiros. Perto do hospital, o taxista pediu que avisassem o ponto que queriam que ele parasse e um dos rapazes disse que falaria no momento.

Logo que avistou o carro da vítima, o criminoso sentado no banco da frente pediu que o taxista parasse. Ele então pediu ao comparsa, sentado atrás, uma arma. Ao ver a cena, o taxista disse que ficou nervoso e achou que seria assaltado pelos dois. A dupla no entanto desceu do carro.

Nesse momento, o taxista tentou sair, mas disse que estava tão nervoso que deixou o carro "morrer". Ele conseguiu ligar novamente e saiu do local. O taxista se emocionou muito durante o depoimento.

O delegado Marcelo Sansão considerou que o depoimento do taxista contribuiu para confirmar todos os pontos da história e acredita que ele não tem nenhuma ligação com o crime, conforme os suspeitos presos afirmaram. (Correio)

Decisão judicial inédita obriga Anvisa a liberar medicamento derivado da maconha

Uma criança com epilepsia conquistou o direito de usar um medicamento a base de Canabidiol (CBD), derivado da maconha, e abriu um precedente para o tratamento de doenças com a droga no país. A decisão liminar da Justiça Federal em Brasília, desta quinta-feira (2), determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entregue o remédio à família do menor. 

Ao usar o medicamento, Anny, de quatro anos, deixou de sofrer crises convulsivas. A família comprava o medicamento de forma clandestina, pela internet. Na compra mais recente, a Anvisa reteve o produto e cobrou explicações da família, que entrou com pedido de liberação na Justiça. A liberação pode ajudar outros pacientes no Brasil que dependam de drogas sem registro no país. 

Para conseguir a liberação do Canabidiol, o advogado da menina sustentou que a substância não é proibida no país. “É o primeiro caso do Brasil e abre um precedente muito importante. Tenho convicção de que pode servir de referencia para outros tratamentos”, afirmou o defensor Luiz Fernando Pereira ao site O Globo. 

3 de abril de 2014

Curta nossa Fan Page no Facebook!


Curta nossa Fan Page no Facebook! https://www.facebook.com/bmnews.net

Saúde amplia vacinação contra gripe para crianças de até cinco anos

O Ministério da Saúde ampliou de 2 para 5 anos a idade máxima das crianças que deverão ser vacinadas contra o vírus da gripe neste ano. A idade mínima, de 6 meses, foi mantida.

Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária foi ampliada para evitar complicações e mortes pela doença entre crianças. Outro fator apontado pelo governo federal para alterar o público-alvo foi o fato de as taxas de internação de menores de 5 anos terem se igualado às dos idosos no ano passado.

A alteração foi anunciada nesta quarta-feira, 2, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante lançamento da campanha nacional de vacinação, que será realizada no período de 22 de abril a 9 de maio. A meta da pasta é imunizar 80% do público-alvo da campanha, formado por 49,6 milhões de pessoas em todo o País. Só no Estado de São Paulo, 11,2 milhões fazem parte do grupo prioritário.

Além das crianças, deverão se vacinar idosos a partir dos 60 anos, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, pacientes com doenças crônicas, indígenas, trabalhadores de saúde, detentos e funcionários do sistema prisional.

Os pacientes com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Estão incluídos nesse grupo pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos e neurológicos, além de diabéticos e obesos grau 3.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão procurar os postos em que estão registrados para receber a vacina, sem necessidade de apresentar o pedido médico.

Inverno. O ministro da Saúde explicou que é importante que as pessoas se vacinem no período definido pelo ministério, antes do inverno, porque, após a aplicação da vacina, o paciente demora de duas a três semanas para produzir anticorpos contra o vírus. Só depois desse processo ele estará protegido.

Segundo o ministério, estudos mostraram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% o índice de mortalidade por complicações da gripe.

O governo estabeleceu 26 de abril como data de mobilização nacional contra o vírus. Nesse dia, um sábado, os 65 mil postos participantes da campanha abrirão para vacinar o público-alvo da campanha. (Estadão)

Mega acumula, e prêmio pode ir a R$ 50 milhões no sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.587 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira (2) em Osasco (SP). O prêmio acumula e a previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 50 milhões no sorteio do próximo sábado (5), segunda a Caixa Econômica Federal. Veja as dezenas: 08 - 19 - 21 - 30 - 52 - 56. A Quina teve 179 acertadores e cada um vai levar R$ 25.221,63. Já a Quadra paga R$ 518,45 para cada um de seus 12.440 ganhadores.

Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2.

2 de abril de 2014

Incêndio de grandes proporções atinge favela na zona leste de São Paulo

Cerca de 70 barracos foram atingidos pelo incêndio que atinge uma comunidade localizada próxima a rua Aracati, na Penha, na zona leste da capital, desde as 15h30 desta quarta-feira (2).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 19 viaturas foram enviadas para combater o fogo. Ainda não há informações sobre vítimas. A Eletropaulo e a Defesa Civil estão no local.
Informação do Portal R7

Polícia prende suspeitos de matar estudante da Ufba

Foto: Correio da Bahia
Dois suspeitos pelo assassinato do estudante de Medicina Veterinária Charles Muller Silva dos Santos, 21 anos, foram presos por uma equipe da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pituba), no início da tarde desta terça-feira (1º). 

Um deles foi localizado na avenida Cardeal da Silva, na Federação, e outro em Pituaçu. O carro do estudante, um Celta, também foi encontrado no bairro de Amaralina. Os dois estão sendo levados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde serão ouvidos. Os nomes dos suspeitos ainda não foram divulgados. 

Charles foi morto por volta das 21h30 de sexta passada (28) por dois assaltantes que levaram seu Celta, em frente à Residência Universitária 5 (R5), na Avenida Garibaldi. O estudante, natural de Brumado, morava sozinho, em um condomínio na Garibaldi, e estava no último ano do curso. 

De acordo com testemunhas, o estudante estava dentro do carro, um Celta prata, quando foi abordado por dois homens que chegaram de táxi. Charles foi atingido com um tiro na nuca quando tentou sair do seu veículo, que foi levado pelos ladrões. 

A principal suspeita é que o crime tenha sido latrocínio (roubo seguido de morte). Os amigos de Charles, porém, não acreditam que ele tenha reagido ao assalto. 

“Eu estava chegando em casa, quando ouvi o tiro e vi uns amigos correndo. Quando cheguei, o corpo dele ainda estava no chão”, contou Leandro Luz, estudante de Direito e morador da residência, que aloja 196 estudantes. As informações são do Correio.

Babá confessa que agredia bebê, mas nega ter provocado internação

A babá Geane Oliveira Santos, 23 anos, acusada de agredir um bebê de um ano e um mês na cidade de Feira de Santana, a cerca de 115 quilômetros de Salvador, confessou que costumava bater na criança. No entanto, ela negou as acusações de que teria provocado a internação da vítima.

"Ela disse que dava tapas e beliscões na criança, mas negou que tenha praticado agressão física que poderia ter levado a criança a ser internada", afirmou a delegada  Letícia Alaor. A babá prestou depoimento nesta terça-feira (1º) e foi liberada em seguida por ter se apresentado espontaneamente.

A criança já foi submetida a uma tomografia de crânio e neurocirurgia. Ela segue internada no Hospital Estadual da Criança, também em Feira de Santana, em coma profundo e respirando por aparelhos.

O bebê foi internado na unidade médica última sexta-feira (28). Ele deu entrada na únidade médica após apresentar episódios de vômito e sonolência e segundo boletim divulgado pelo hospital ainda não apresentou "indícios de reatividade".

Em depoimento ao site local Acorda Cidade, a mãe da criança, Viviane Pereira Freitas, afirmou que levou o bebê ao hospital após não conseguir acordá-lo. "Dormiu de uma hora da tarde até cinco horas. Ela não acordava, nem se mexia", explica Viviane. Correio

Nova etapa do Mais Médicos pode atender 51 cidades baianas; Lista não garante participação

Na quinta etapa do programa Mais Médicos, 51 cidades baianas poderão solicitar até seis profissionais para atuar na rede pública de saúde. Mesmo listadas na publicação no Diário Ofical da União, elas não têm a participação garantida. Para que possam aderir, os gestores precisam inscrever os municípios no programa por meio do site do ministério, informou a assessoria do órgão ao Bahia Notícias. A presença na lista indica apenas que os locais estão aptos a participar da iniciativa, por ser considerados como “de alta vulnerabilidade social”. Entre as cidades baianas, 25 nunca integraram o projeto, como Lajedinho e Mata de São João. As demais já participavam, a exemplo de Dias D’Ávila e Feira de Santana, mas poderão pedir mais profissionais. De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Washington Couto, o governo faz o acompanhamento através da coordenação estadual do programa. “O que nós precisamos agora é uma definição do número de médicos que estarão disponíveis. A demanda apresentada pela Bahia ao Ministério da Saúde foi de 1.477 médicos e, de novembro para cá, já recebemos 1.100. Mas isso não quer dizer que receberemos todos os que faltam”, ponderou. Segundo Couto, o estado é um dos campeões em número de recebimento de pessoal. Para ele, o resultado é fruto da estrutura ofertada pelo governo e do entendimento dos gestores sobre os benefícios que a medida trará. “Apesar de o estado ter induzido o cadastramento, os municípios perceberam que o programa veio para resolver problemas e ajudar na qualidade da assistência à população”, concluiu. Confira abaixo as cidades listadas pelo MS:

1 de abril de 2014

Mãe é presa por tatuar perna de bebê

Uma mulher foi presa depois de tatuar a perna do filho de um ano e oito meses. Luciene Ramos Campos Amaral, de 27 anos, tatuou um coração com as iniciais Y.A.S e depois tentou retirar o desenho com removedor de tinta, machucando a perna do garoto. Luciene foi detida neste sábado, 29, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, depois de abandonar a criança na casa da avó e fugir. 

O menino estava chorando muito e a avó levou ele a Unidade de Atendimento Imediato Guanabara (UAI). Ao perceber o ferimento, a equipe médica acionou a polícia. Depois de receber alta, a criança foi entregue à família substituta. (A Tarde)

Violência contra jornalistas volta a ser discutida no Senado

A convite da Comissão de Direitos Humanos do Senado, parlamentares, representantes de entidades que reúnem jornalistas e empresas de comunicação e integrantes de organizações sociais como o Movimento Passe Livre (MPL) voltaram a discutir, hoje (1º), em Brasília, a violência contra profissionais de imprensa. Embora a maioria dos casos de agressão e assassinatos de comunicadores esteja associada à cobertura policial e política, o debate voltou a ser pautado pelas ocorrências durante os protestos e manifestações populares que tomaram as ruas do país a partir de junho de 2013.

Além de repudiar a violência por parte de manifestantes ou de policiais, os participantes do debate se opuseram às sugestões e iniciativas de criminalizar os movimentos sociais e os que protestam pacificamente, defendendo que os agentes de segurança sejam melhor capacitados a lidar com a situação. Diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves destacou que a crescente violência contra os profissionais da imprensa não está associada às recentes manifestações populares. (Agência Brasil)

31 de março de 2014

Barra do Mendes: Carro capota na BA-046 e cinco jovens ficam feridos

Um acidente com um gol bola de cor prata ocorrido na BA 046 na estrada que liga Barra do Mendes a Barro Alto, no início da noite deste domingo (30) por volta das 18:30, deixou cinco pessoas feridas.

Wilmaikue condutor perdeu o controle da direção, que saiu da pista e capotou. A bordo do veículo estavam Wilmaikue condutor, Júlio César Fidélis Sousa, Diego Martins dos Anjos, Roberto Correa Silva e Odair Dias.

 Ambulância do Samu foi acionada para prestar os primeiros socorros às vítimas e conduzidos para o Hospital Manoel Novaes em Barra do Mendes onde foram atendidos.

Roberto Correa Silva e Odair Dias tiveram ferimentos leves, mas já tiveram alta, Os três jovens Wilmaikue com muitas dores na cabeça, Diego Martins com fratura expostas clavícula, Julio César Fidélis com muita dor torácica e com começo de hemorragia interna foram conduzidos para Hospital Regional de Irecê.

Ainda não temos informação do estado de saúde das três vitimas.