16 de julho de 2016

Ipupiara: Filho de empresário é vítima de sequestro relâmpago

No início da tarde deste sábado (16), Emiliano Santos de 19 anos, filho do empresário Aroldo Santos, foi vítima de um sequestro relâmpago na cidade de Ipupiara - BA, a 630 quilômetros da capital. 

De acordo com informações de testemunhas, três indivíduos  fortemente armados num chevrolet prisma de cor branca, placa de Feira de Santana OUY 1701, abordaram a vítima que estava na casa de uma amiga. Ainda segundo amigos que presenciaram o ato, os homens se identificaram como policiais, revistaram todos e levaram objetos como chaves de motos de alguns deles e saíram em fuga sentido a cidade de Brotas de Macaúbas. Segundo informações de um familiar, Emiliano foi agredido e durante a ação os indivíduos pediam informações sobre outro homem. Ao perceberem que ele não sabia do que se tratava,  a vítima foi liberada logo após a Vila de Ibipetum. 

O rapaz foi levado para o Hospital de Ipupiara e após medicado foi liberado. Logo após o ocorrido a notícia se espalhou rapidamente nas redes sociais e guarnições de cidades próximas foram informadas. CIPE Chapada, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil também tomou conhecimento e ao pesquisar sobre a placa informada, constatou que o veículo usado na ação pertence a Indomada Corretora e Locação de Veículos LTDA. Até a publicação dessa reportagem, o veículo ainda não foi localizado.

Fonte: Ipupiara Noticias

Suspeito de tentativa de homicídio é preso pela polícia em Irecê

Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, uma equipe da Polícia Civil apresentou na manhã desta quinta-feira (14) ao Complexo Policial de Irecê, Deivison Lima dos Santos.

Segundo a polícia, o mesmo é suspeito de ter tentado assassinar uma pessoa em Uibaí. No momento da prisão, o foragido não mostrou reação.

Agora, Deivison está preso em uma das celas da Delegacia de Irecê à disposição da justiça.

Fonte: Central Notícia

15 de julho de 2016

Irecê enfrenta uma crescente onda de violência

A população de Irecê está assustada com a onda de violência, que desencadeou na cidade. Mesmo com a ação das policias, militar e civil, que fazem rondas e realizam blitz constantemente em toda cidade, esta cada vez mais difícil manter a ordem, e há momentos em que a situação foge ao controle, '' Fato Preocupante''. 

O índice de criminalidade só tem engrossado as fileiras dos registros policiais. Nos últimos seis meses, o número de roubos, furtos, assaltos, homicídios e crimes têm crescido de forma assustadora.

No início da tarde desta sexta-feira  (15), por volta das 12h,  mais uma vitima da violência que assola nossa cidade um homem identificado por Joaci Brito dos Santos Foi assassinado. Segundo a polícia, o crime ocorreu dentro de uma casa localizada na Rua Odete Nunes Dourado, próximo ao Ginásio de Esportes.

O 7º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Irecê, dispõe de pouco mais de 300 policiais para atender a 23 municípios. Número insuficiente para atender à grande demanda, apesar do esforço e empenho do comando regional. 

Fonte: Irecê Agora

Mais uma pesquisa eleitoral da BABESP é impugnada em Irecê

Nos autos da representação n. 178-49.2016.6.05.0095, o Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, argumentou irregularidades na pesquisa realizada pela BABESP – BAHIA PESQUISA E ESTATÍSTICA LTDA – ME, contratada pela S2R COMUNICAÇÃO LTDA.

Em sua decisão, o juiz da 95a. Zona Eleitoral, Gustavo Teles Veras Nunes, argumentou que não será possível a divulgação do resultado da pesquisa eleitoral por não ter sido juntada cópia da nota fiscal da mesma, assim como não foi indicada a fonte pública dos dados utilizados.

O magistrado alegou, ainda, que outras possíveis irregularidades questionadas na inicial serão devidamente analisadas na decisão de mérito.

Ao final, o juiz eleitoral determinou que a BABESP apresente defesa no prazo de 48 horas, juntando cópia da respectiva nota fiscal e a indicação da fonte pública dos dados utilizados.

Esta é a terceira pesquisa eleitoral impugnada este ano, sendo a segunda da BABESP.

Fonte: Rede Caraíbas

Câmara de Central cria comissão processante para apurar denúncias de irregularidades do prefeito Uilson Monteiro

Um grupo de quatro cidadãos e cidadãs centralenses formalizaram nesta quinta-feira (14), na câmara de vereadores um conjunto de sérias denúncias contra o prefeito, Uilson Monteiro.

Com farta documentação apresentada, os denunciantes acusam o gestor de fraudes em processos licitatórios, inclusive o da construção do polêmico PSF do bairro Eusébio Brito.

Os denunciantes relatam o pagamento de 627 mil reais no intervalo de apenas dois meses para um escritório de advocacia de Salvador e também o pagamento de mais de 700 mil reais em materiais de iluminação pública e serviços a uma única empresa, incorrendo assim em flagrante processo de fracionamento de licitação, o que é ilegal segundo a Lei, ficando ainda a suspeita sobre a aplicação de valores tão expressivos unicamente em materiais de iluminação pública em um curtíssimo intervalo de tempo.

Dão conta ainda os denunciantes de caso de simulação de demissões em situação de nepotismo, desobedecendo assim orientação do Ministério Público. Atrasos no repasse dos recursos da Câmara; atrasos no pagamento de consignados bancários, provocando o cadastro de servidores nos serviços de proteção de crédito SPC/SERASA; a ilegal cobrança de taxas municipais em espécie, quando uma Lei Municipal determina que o recolhimento deve ser feito unicamente através da rede bancária; acusam ainda o gestor de adulteração de lei municipal incorrendo assim em crime de estelionato e falsidade ideológica.

As citadas denúncias foram colocadas em votação na sessão desta quinta-feira e aceitas pelo plenário pelo placar de sete votos favoráveis e três contrários, sendo na sequência sorteados os vereadores Roberto Lima, Edimária Alves e Joelson Nunes como membros da Comissão Processante que vai apurar as referidas denúncias.

Lamentável essa situação em que se encontra o município centralense. Enquanto isso, falta merenda e gás de cozinha nas escolas; motoristas do transporte escolar estão parando por falta de pagamento e os alunos prejudicados com a falta de aulas; servidores estão com salários atrasados e o povo do município sofrendo as consequências de tudo isso.

Fonte: Central Notícia

14 de julho de 2016

Diretor de órgão em Xique Xique é multado por irregularidades na contratação de servidores

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quarta-feira (13), considerou procedente a denúncia formulada contra o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Xique Xique, Edgardo Pessoa da Silva, determinando a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para apuração de suposta prática de ato de improbidade administrativa, em razão da adoção da contratação temporária como burla ao indispensável concurso público. O gestor foi multado em R$6 mil.


A denúncia apontou a existência de contratação de servidores temporários sem atendimento aos requisitos constitucionais durante três exercícios (2013 a 2015), o que resulta numa grave e injustificada desproporção de funcionários nessa condição face ao pequeno número de ocupantes de cargos efetivos – e configura infração à regra do concurso público como meio de acesso aos cargos públicos.

O relator do processo, conselheiro José Alfredo Dias, afirmou que a situação do quadro de servidores do SAAE de Xique-Xique afronta os princípios da razoabilidade, da proporcionalidade e da moralidade administrativa, já que, além da prorrogação por três anos seguidos das contratações temporárias – situação que deveria ser excepcional – a autarquia não possui em seu quadro qualquer servidor público admitido através de regular concurso público. Ainda cabe recurso da decisão. 

As informações são do TCM-BA.

13 de julho de 2016

Homem morre após colidir moto com animal solto em estrada vicinal de Bonito-BA

Na noite desta terça-feira (12),por volta das 22h, um homem morreu após colidir a moto com um animal solto em estrada vicinal de Bonito-BA ,na Chapada Diamantina.

De acordo com populares que chegaram ao local do acidente minutos depois do ocorrido, eles trafegavam na estrada vicinal, quando avistaram uma moto caída , e a poucos metros estava também o corpo sem sinais vitais, do homem identificado pelo apelido de Dailtinho, morador do povoado de Gramiá.

Ainda segundo populares, a vítima estaria indo no sentido Baixa Vistosa – Gramiá com uma motocicleta, quando bateu em um animal solto na estrada.

A Polícia Militar de Bonito, após ser acionada foi ao local registrar a ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhada para o IML da cidade de Irecê

Fonte: Fábio Borges

Frigorífico suspende abate de jegues após recomendação do Ministério Público

O frigorífico Frigoserra, no município de Serrinha, na região sisaleira, suspendeu o abate de jegues no local que aconteceria nesta terça-feira (12). A suspensão ocorreu depois que o Ministério Público do Estado (MP-BA) tomou conhecimento do suposto abate ilegal e expediu uma recomendação para a empresa se abster de realizar abates de jegues, equídeos, mulas, jumentos e quaisquer outros animais do gênero “equidae”.

Segundo a promotora de Justiça Letícia Baird, representantes do órgão fizeram uma diligência no frigorífico e conseguiram impedir que os animais fossem mortos. No documento, a promotora orienta ao estabelecimento que seja comprovado, no prazo de 24h, o encaminhamento dos animais para pastagem, disponibilizando água, alimentação, tratamento e abrigo adequados, por meio, inclusive, da apresentação de laudo técnico por profissional habilitado, acerca das condições dos animais. Além disso, que o frigorífico apresente no mesmo prazo as guias de trânsito dos animais e exames sanitários relativos aos jegues que encontram-se no estabelecimento. Entre outras orientações, consta que o Frigoserra deverá apresentar documentação que comprove autorização prévia do serviço de inspeção estadual e federal para abates destes animais; termo de cooperação técnica com cronograma de atividades aprovado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), registro e atendimento às necessidades técnico sanitárias prescritas no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

De acordo com Baird, a expedição da recomendação se deu considerando, entre outros aspectos legais, que “a matança “autorizada” de jegues não é solução adequada e ética sob o viés normativo internacional e constitucional, sobretudo em se tratando de animais historicamente explorados, em situação de risco e maus-tratos. Um abatedouro em Miguel Calmon, no Piemonte da Diamantina, deu início ao abate de jegues na última segunda-feira (11),  para exportar o couro dos animais para a China

Fonte: MP-BA

Chacina deixa cinco mortos em Barreiras; vítimas são de Barra do Rio Grande

Cinco pessoas foram mortas na manhã desta quarta-feira (13), em Barreiras. Segundo informações, uma das vítimas conhecida como Messias que é irmão do “Nego Jó” estava em um táxi nas proximidades da Nova Schin, no Parque Novo Horizonte, quando foi surpreendido por um veículo com alguns indivíduos e atiraram contra o passageiro que tentou fugir, mas morreu no local.
O táxi foi atingido pelos disparos, o motorista saiu ileso.

Logo depois duas mulheres e dois homens que estavam em um veículo Parati, segundo informações são parentes do passageiro do táxi, também foram surpreendidos pelos criminosos que atiraram contra às vítimas que estavam indo no local aonde o homem foi assassinado.

O SAMU esteve no local, mas nada pode fazer a não ser constatar os óbitos. Os policiais militares estiveram na cena do crime isolaram a área até a remoção dos corpos para o IML local.

A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. A Polícia Civil local vai investigar a chacina.

Fonte: Blog Braga

Funcionário do Banco Santander tem suposto explosivo amarrado ao corpo em Barreiras

Um funcionário do banco Santander, no município de Barreiras, região oeste da Bahia, foi amarrado a explosivos durante um assalto na manhã desta quarta-feira (13). De acordo com informações da polícia militar, o homem foi deixado dentro da agência, mas não consegue se movimentar devido ao risco de explosão. Os bandidos fugiram do local e até por volta das 11h não haviam sido localizados. Não informações se eles conseguiram roubar alguma quantia.

A polícia informou também que os criminosos estariam fazendo a mãe do funcionário refém em outro ponto da cidade. Ela também estaria amarrada a explosivos.

A agência bancária fica no centro da cidade de Barreiras. Por volta das 9h desta quarta-feira, policiais militares e civis chegaram ao local e realizaram um cerco nas ruas que dão acesso a agência. O esquadrão anti-bomba foi acionado e é aguardado para desativar os explosivos utilizados para prender o funcionário.


Fonte: Central Notícia/Blog Braga

12 de julho de 2016

Frigorífico da Bahia inicia o abate de jumentos

Um frigorífico instalado há pouco mais de dois anos no município de Miguel Calmon, município localizado no Piemonte da Chapada Diamantina, a 355 quilômetros de Salvador, começou nesta segunda-feira (11), o abate de jumentos, que terão o couro exportado para a China. No primeiro dia de trabalho nesse tipo de atividade, mais de 300 animais foram abatidos.

A atividade é licenciada pelo Governo do Estado e nesta segunda-feira, quatro veterinários da Secretaria da Agricultura acompanharam o abate dos primeiros jumentos, com o objetivo de conferir se todas as recomendações técnicas estavam sendo cumpridas. Logo após a fiscalização, os funcionários do frigorífico continuaram a atividade que vai durar toda a segunda-feira.

Além do couro, outras partes do jumento vão ser aproveitadas no mercado da Bahia, segundo o gerente geral do frigorífico, Israel Augusto. “A carne do jegue abatido aqui está sendo doada para o zoológico de Salvador, que vai alimentar grandes animais. O resíduo restante vai ser transformado em ração animal, em uma indústria especializada”.

Mas os chineses não vão usar o couro do jumento para ser curtido e transformado em produtos como sapatos, bolsas ou similares. Em laboratórios especializados, é feita a raspagem da parte posterior do couro, para a produção de medicamentos e de alguns cosméticos, seguindo uma tradição da cultura milenar chinesa, em extrair esses produtos dos jumentos. “Na China,  a quantidade de jumentos é muito pequena para o que eles necessitam”, explica o Israel Augusto.

A portaria do governo é clara e impede que a carne de jegue seja usada para o consumo humano, mesmo, segundo Israel, isto ser possível do ponto de vista nutricional. “A portaria recomenda que não haja consumo humano da carne de jumento por questões culturais e isso não vai ser feito aqui”, garante o gerente.

A reportagem acompanhou, com exclusividade, o primeiro dia de abate de jumentos. O Frigocezar está instalado a 12 quilômetros do centro de Miguel Calmon e tem grande tradição no abate de gado. A crise econômica diminuiu bastante a produção de gado de corte e afetando diretamente os empregos do abatedouro que tinha cerca de 130 funcionários e hoje tem 86.

Ainda sem ter fechado todos os cálculos sobre os lucros da nova atividade, o gerente estima que o faturamento do abatedouro deve aumentar em torno de 40% com a exportação do couro de jegue para a China.

O abate de jegue vai acontecer apenas às segundas-feiras e isso já fez aumentar a perspectiva de criação de cerca de 20 vagas de trabalho, de acordo com os diretores. A expectativa é um aumento desse número, caso o Brasil consiga atender à demanda de exportação para a China.

O local usado para o abate é o mesmo onde o gado é abatido. Para isso, há uma limpeza completa, segundo o gerente geral do frigorífico, por isso, estamos trabalhando apenas na segunda-feira com os jegues. O procedimento é praticamente igual para a condução dos jegues até o ponto onde são abatidos. Eles ficam confinados em currais durante 24 horas, apenas com ingestão de água. Depois são conduzidos através de corredores para as proximidades do abatedouro.

A partir de um determinado ponto, só segue um jumento por vez. “O animal não sofre para morrer, pois ele chega ao um ponto do corredor e logo é atingido por uma forte descarga na nuca, entrando em estado de coma”, explica o veterinário Moacir Araújo. “É muito pouca a diferença do abate de bovinos”, diz o veterinário.

A reportagem constatou que os jumentos são conduzidos em grupo até um determinado ponto do um grande corredor, onde aguardam a hora do abate.

Dali, um por um segue para uma área isolada, onde é feito um disparado na nuca para “insensibilizar o animal e evitar que ele sofra na hora da sangria”, explica Moacir. Antes do abate, são feitos exames de sangue e o animal passa por um completo processo de limpeza do couro, através de um banho. Só são abatidos os jumentos que pesem, no mínimo, 100 quilos.

Repercussão

A morte de jumentos em frigorífico é o assunto mais comentado nas emissoras de rádio de Miguel Calmon e região, mas a população ainda não sabia, até a presença da imprensa no local, o que iria ocorrer e qual a finalidade do abate.

Entre os moradores de Miguel Calmon, muitos demonstram grande sentimento pelo abate dos jegues, considerados “animais sagrados, usados pela família de Jesus Cristo e que não deveria ter um fim tão triste”, lamentou a dona de casa Rosa Maria. Outros são completamente a favor, como Jerônimo Batista, que comparou o abate com o que ocorre com o gado. “É a mesma coisa. Se tivesse que ter pena a gente ia comer o quê?”, indaga, ainda sem saber que o jegue abatido em Miguel Calmon não terá a carne consumida por humanos.

Os diretores do frigorífico dizem que o anúncio do abate de jumentos gerou controvérsia, mas “quando as pessoas passarem a tomar conhecimento do objetivo econômico, inclusive com a geração de empregos, a opinião vai mudar”.

Origem

Os jumentos abatidos no Frigocezar têm origem de vários criadores da região, que chegam a receber R$ 70,00 por cabeça, caso o animal seja levado ao frigorífico. “A gente paga um pouco menos se tiver que ir buscar o jumento em alguma propriedade”, explica o gerente Israel.

Até o fim de julho, primeiro mês em que a pele será exportada, o frigorífico espera ter abatido cerca de três mil jumentos. E com o aumento da oferta de animais já está sendo estudada também a atividade aos sábados, o que aumentará a necessidade de ampliação da mão de obra, de acordo com o Israel.

Fonte: Agora Na Bahia

11 de julho de 2016

Globo convida Wesley Safadão para ser comentarista em jogo de estreia do Brasil na Olimpíada

Em busca de audiência, a TV Globo vai inovar nas Olimpíadas. De acordo com o jornalista Leo Dias, a emissora convidou o cantor Wesley Safadão para participar da primeira transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

O cantor seria uma espécie de ‘comentarista convidado’ do jogo Brasil e África do Sul, dia 4 de agosto, às 16h, em Brasília. Outra novidade sobre o artista é a gravação de seu novo DVD. Apesar de a produção estar sendo feita em segredo, o registro vai acontecer já na semana que vem, no dia 19, na casa onde Wesley morava, em Aquiraz, cidade vizinha a Fortaleza. O projeto terá apenas 300 convidados.

Irecê-BA: PM apreende droga e prende acusados de tráfico

Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), prendeu na tarde desta segunda-feira (11), por volta das 14h, na Rua das Margaridas, Loteamento Félix, em Irecê, Rosivan Dantas de Oliveira, 44 anos, e seu comparsa Cristina Gaia Ribeiro, de 19 anos.

Após uma denúncia anônima, os militares chegaram até os suspeitos. Com a dupla, a polícia encontrou grande quantidade de droga e dinheiro, oriundo provavelmente do tráfico de entorpecentes.

Os acusados ainda tentaram subornar os policiais com a quantia de R$ 4 mil reais. A polícia apresentou na delegacia de Irecê, os suspeitos e todo o material para que as providências cabíveis sejam tomadas. 

Fonte: Central Notícia

Crise leva Estados a atrasar pagamentos de servidores e fornecedores

Metidos em uma grave crise econômica, os governadores estão atrasando uma fatia crescente dos pagamentos para fornecedores e funcionários. A dívida acumulada apenas nos primeiros quatro meses deste ano já chega a R$ 11,4 bilhões e neste momento, mais de dez Estados estão atrasando o pagamento dos servidores.

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo nos relatórios orçamentários entregues pelos Estados ao Tesouro Nacional mostra que esse passivo registrou um aumento de 82% em relação ao mesmo período do ano passado.

São despesas que foram contratadas, registradas nos balanços dos Estados e que correspondem a serviços que foram prestados e a produtos que foram entregues. Mas não foram pagos pelos governadores. No jargão técnico, trata-se da fração das despesas liquidadas (reconhecidas) que não foi paga.



Buraco orçamentário - Mas se a União consegue recorrer ao mercado financeiro para tapar o buraco orçamentário, Estados e municípios, não. Desde os anos 1990, eles são proibidos de fazer operações de crédito sem a autorização do Tesouro.

Entre 2011 e 2014, o governo federal autorizou uma onda de endividamento dos governos regionais com instituições financeiras, mas a torneira foi fechada no ano passado. Muitos Estados, que haviam aproveitado o dinheiro extra para ampliar despesas, acabaram asfixiados.

Esse passivo nada tem a ver com a dívida financeira dos Estados com a União, que somava R$ 427 bilhões ao fim de 2015 e cujas condições de pagamento foram renegociadas no mês passado. O acordo ainda precisa da aprovação do Congresso.

Veículo roubado em Canarana é recuperado pela polícia em Irecê

Uma guarnição da Polícia Militar de Irecê recuperou neste último sábado (09), um veículo VW/Amarok, cor marrom, placa NST-8666, que havia sido roubado nas imediações da comunidade de Bonita, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.

No entanto, a Polícia Militar conseguiu interceptar o veículo na Rua Raimundo Machado, em Irecê. Segundo a polícia, os indivíduos que participaram do roubo, ao perceberam a presença da guarnição, abandonaram o carro e na sequência fugiram sem destino.

A polícia fez diligência, mas até o momento não conseguiu localizar nenhum dos envolvidos.

Fonte: Central Notícia

Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Barro Alto

Uma casa no município de Barro Alto, região de Irecê, foi invadida na madrugada deste último sábado (09), por volta das 03h, onde seu proprietário identificado como Manoel Messias foi assassinado à queima-roupa com diversos tiros.

A residência fica localizada precisamente na comunidade de Lajedinho, zona rural do município. No momento do crime, somente a vítima estava no local. A autoria e os motivos do crime são desconhecidos.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local onde removeu o corpo de Manoel para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML).

Até o momento ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia