3 de dezembro de 2016

Violência contra duas crianças choca população de Simões Filho-BA uma delas em estado grave



Crianças de 07 e 11 anos de idade, foram atingidas por tiros quando caminhava em via pública da Estrada de Candeias, em Simões Filho. No ataque, outras três pessoas ficaram feridas.


Tudo estava caminhando basicamente dentro do esperado, o primeiro dia de dezembro, parecia abrir as portas da esperança. A cidade começava a respirar ar de tranquilidade, após um mês de novembro altamente violento, que deixou um rastro de destruição e de mortes.


No penúltimo mês do ano, Simões Filho sofreu duros golpes; registrando um homicídio a cada dois dias. Foram 15 homicídios e 09 tentativas de homicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA).

Até às 19 horas do dia 02 de dezembro, muitos moradores até comentavam sobre a aparente tranquilidade na cidade, com a aproximação de mais um final de semana, que, historicamente, é considerado a ponta do abismo, quando quesito é a violência urbana.




Cidade do Medo

Ledo engano, a população tinha motivos para levantar desconfianças nas redes sociais. Pois, por volta das 19 horas desta sexta-feira, os criminosos, como costumam fazer, estavam decididos a mudar o enredo da novela da vida real. O bairro Estrada de Candeias seria o local escolhido para mais uma terrível cena da violência desenfreada em Simões Filho.


Armados, dentro de um veículo – qualificado apenas pela cor prata – três homens escolheram um trecho da Avenida Washington Luiz para atacar qualquer pessoas que se atrevesse a transitar pelo local. Como se fosse um ataque terrorista, os bandidos efetuaram mais de vintes disparos de arma de fogo, sem escolher um alvo específico. O resultado: Cinco pessoas baleadas, entre elas, duas crianças, de 07 e 11 anos de idade. Além das garotas, uma mulher e dois homens também ficaram feridos.

Tiros e mais tiros
Os disparos atingiram de forma mais grave a garota Silvana Santos de Souza, de 07 anos. Ela foi atingida com dois tiros na cabeça e mais um na região da coluna. A outra criança, colega de Silvana, identificada como Rebeca Araujo Pereira, 11 anos, foi atingida com um tiro no abdômen . Adelino da Silva Rodrigues, de 45, sofreu um disparo na nádega.
O rapaz que estava dentro de uma lanchonete, Jonatas Oliveira Amorim, 22, sofreu um disparo de arma de fogo no tórax. Já Daiane Fraga dos Santos, de 32 anos, foi atingida com quatro disparos de arma de fogo.






Saúde das garotas

O ataque aos moradores, pedestres e clientes que estavam em um estabelecimento comercial do bairro, já chama atenção e deixa a população aflita, bastante apreensiva com essa incrível escalada da violência. Mas, quando se trata de crianças, cria-se um clima de perplexidade em toda a opinião pública.

Informações obtidas com exclusividade pelo Fala Simões Filho dão conta de que Silvana Santos de Souza, de 07 anos, é a que se encontra em um estado de saúde mais grave. Ela sofreu três disparos, sendo dois na cabeça e um na região lombar. Ela se encontra em coma no Hospital Geral do Estado. Já a Rebeca Araujo Pereira, 11 anos, se recupera bem, após a intervenção médica.

O caso
De acordo com uma testemunha, em contato com o Fala Simões Filho, as duas garotas, que são colegas, estavam caminhando acompanhadas de suas respectivas mães, em direção a Igreja Evangélica Fonte de Água Viva, que fica no Barreiro.

Ao chegar em um trecho em frente a Igreja Deus é Amor, um veículo parou, e , surpreendendo a todos, os ocupantes começaram a atirar. Os disparos feriram as garotas e mais três pessoas. “ Foi terrível ! Estamos vivendo dias tenebrosos em Simões Filho; duas crianças que estavam indo a Igreja foram baleadas, sendo que uma delas, atingida três vezes. É o fim !”, desabafou uma moradora. Silvana mora no bairro Cristo Rei. E a colega, Rebeca, reside no Barreiro, cidade de Simões Filho.

Fonte e fotos: Fala Simões Filho

Corpo de jogador natural de Xique-Xique-BA, morto em tragédia será enterrado em São Paulo


O corpo do jogador Sérgio Manoel, 27 anos, será enterrado na cidade de Itapevi, no interior de São Paulo. Natural de Xique-Xique, no Centro-norte da Bahia, o atleta foi uma das vítimas do acidente que matou 71 pessoas no voo que levava a equipe da Chapecoense para cidade de Medellín, na Colômbia, onde a equipe de Santa Catarina disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana.

Solteiro e sem filhos, Sérgio Manoel era o filho do meio entre três irmãos. Apesar de ser baiano, nunca jogou em um clube local. Saiu de casa aos 17 anos para iniciar a carreira no Nacional, de São Paulo. Jogou em times do interior paulista antes de chegar ao Coritiba, em 2012.

Ele passou por Atlético Goianiense, Paysandu e Água Santa antes de chegar ao ápice da carreira com a Chapecoense. Segundo familiares do atleta, o enterro deverá acontecer ainda neste final de semana. 

Correio

2 de dezembro de 2016

Bahia: Após assembleia, policiais militares anunciam paralisação por tempo indeterminado

Policiais garantem que só vão voltar ao trabalho se possuírem equipamentos de proteção individual regulares | FOTO: Reprodução |
Os policiais militares da Bahia se reuniram nesta sexta-feira (2) e decidiram pela paralisação das atividades por tempo indeterminado. De acordo com informações do ‘BATV’, os agentes garantem que só vão voltar ao trabalho se possuírem equipamentos de proteção individual, como colete à prova de balas e carros da corporação, regulares.

A assessoria da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) afirma que a medida faz parte da “Operação Polícia Legal”, que faz com os agentes deixem de utilizar equipamentos irregulares, e que conta com apoio jurídico por falta das condições adequadas de trabalho.

Uma nova assembleia da categoria está marcada para a próxima terça-feira (6). A Secretaria de Segurança Pública do Estado afirmou ao telejornal que “todos os equipamentos da PM são garantidos e que a tropa tem 1.400 veículos novos”.

Nota da SSP
Em nota para a imprensa, a assessoria de Secretaria da Segurança Pública (SSP) garante o funcionamento das unidades da PM no Estado e policiais nas ruas, “sem qualquer tipo de alteração”.

O Comando Geral da PM afirma “que todos os equipamentos necessários para a segurança dos profissionais e dos baianos (armamento, coletes balísticos, viaturas, entre outros) são garantidos e utilizados diuturnamente nas ações ostensivas”. 

As informações são do iBahia e do Bocão News.

1 de dezembro de 2016

Morre Zé do Requeijão após sofrer grave acidente na rodovia Bonito – Morro do Chapéu


Faleceu na tarde desta quinta-feira 01 de Dezembro, por volta das 16h:45 no hospital em Irecê, José de Souza, popularmente conhecido como Zé do Requeijão. O comerciante sofreu um grave acidente na BA 144, trecho que liga as cidades de Bonito e Morro do Chapéu, na madrugada da última quarta-feira 30, por volta das 03h:00 da manhã, quando o veículo que dirigia colidiu com uma carreta Iveco, PP IAN – 2490, licença de Aracaju-SE, que estava parada na margem da pista. Segundo informações, a carreta havia apresentado algum problema e estava parada desde o meio dia da quarta-feira 29.

De acordo com informações, Zé do Requeijão estava acompanhado de um amigo identificado como Antônio Lima Fernandes que também ficou ferido no acidente queixando muitas dores na cabeça e no corpo, também foi encaminhado para um Hospital em Irecê, porém já recebeu alta médica.

Zé do Requeijão era uma pessoa muito conhecida na região, ele trabalhava nas feiras-livre comercializando principalmente requeijão e outros derivados do leite. 

Blog do Léo Barbosa




Ônibus da empresa Novo Horizonte pega fogo na BR-030 no sudoeste da Bahia

Foto: leitor Inúbia News / wahatsapp
Um ônibus da empresa Novo Horizonte pegou fogo na tarde da última quarta-feira, dia 30, na BR-030, próximo à entrada de Malhada de Pedras, trecho entre Brumado a Caetité, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações dos passageiros, o ônibus que saiu de Elísio Medrado com sentido a cidade de São Paulo, já havia apresentado problemas elétricos. 

A informação foi confirmada pelo motorista durante uma parada no terminal da empresa em Brumado. Apesar de apresentar o a falha mecânica, mesmo assim seguiu viagem e, por volta das 14:00hs todos foram surpreendidos com o motor que  começou a pegar fogo. 

O clima foi de desespero e os passageiros conseguiram descer o ônibus em chamas. Aproximadamente 15 pessoas estavam a bordo e apesar do susto ninguém se feriu. Essa não é a primeira vez que fatos dessa natureza acontecem com um veículo da empresa Novo Horizonte. No dia 07 de março um ônibus da mesma empresa foi consumido pelas chamas também quando passava pelo município de Brumado. 

Em Ibotirama, passageiros tiveram que sair às pressas após um ônibus, também da Novo Horizonte pegar fogo. Recentemente, um juiz que viajava em um ônibus da empresa Novo Horizonte, acionou a polícia e obrigou a troca do veículo após perceber que o mesmo apresentava problemas, o fato aconteceu na cidade de Caetité.

Informações: L 12 sudoeste



IRECÊ: Prefeito inaugura revitalização de mais uma entrada da cidade

Entrada da cidade foi revitalizada (Foto: Divulgação)
Historicamente, as entradas de Irecê nunca estiveram à altura da tradição do município. Para superar esse desafio, o prefeito Luizinho Sobral “arregaçou as mangas” e promoveu a requalificação completa das 3 entradas da cidade.

 Hoje, dia 01 de dezembro, foi dia da inauguração do Contorno da Avenida Santos Lopes, principal entrada de Irecê. 

Além de promover ajustes para controlar e dar mais segurança ao trânsito, como a instalação de redutores de velocidade e sinalização horizontal e vertical, a Administração Municipal construiu um novo canteiro central, com estrutura especial de iluminação, plantas ornamentais e ampla área verde. “A requalificação das entradas da cidade causa boa impressão para os visitantes e orgulho para moradores de Irecê”, declarou o prefeito Luizinho Sobral. 

Após revista na delegacia de Irecê/BA, mulheres são presas com drogas em caixa de sapão em pó


Duas mulheres identificadas por Joelma Rosa de Souza e Rosilene Silva Pereira foram presas em flagrante na manhã desta quinta-feira (01), quando estavam na delegacia de Irecê/BA.

Segundo a polícia, as mulheres tentaram entrar na delegacia de Irecê com drogas para seus respectivos companheiros que estão custodiados e,  para tentar enganar os agentes, elas esconderam as drogas no interior de caixas de sabão em pó .

A polícia apreendeu 1 quilo e 200g de maconha, Loló, papelote de cocaína e dois aparelhos de celulares.

As mulheres que são da cidade de Cafarnaum-BA, na Região de Irecê, ficaram presas em uma das celas do Complexo Policial.

Fonte: Central Notícia

Cantor ‘ Dourado, Coração Sertanejo’ morre nesta madrugada em Ibititá/BA

‘Dourado Coração Sertanejo’ fez muito sucesso na Região de Irecê e em outras regiões (Foto: Reprodução/ Rede Caraíbas)
Morreu na madrugada desta quinta-feira (01), por volta das 03h30, o cantor Herculano Alcântara Dourado,  conhecido por ‘Dourado, Coração sertanejo’, de  50 anos, é natural da cidade de Ibititá/BA, na Região de Irecê.

O artista foi vítima de insuficiência respiratória. A informação foi confirmada por familiares e amigos, agora pela manhã. Ele morreu em sua residência, em Ibititá.

O cantor estava internado em um hospital de Salvador, onde retornou para casa na semana passada. De acordo com familiares, ‘Dourado’ havia sido internado algumas vezes no Hospital Regional de Irecê e na capital baiana para tratamento de um câncer e outros problemas de saúde.

‘Dourado Coração Sertanejo’ fez muito sucesso na Região  de Irecê e em outras regiões, nas décadas de 1980 e 1990. No começo da carreira, o cantor fez parte da dupla ‘Dourado e Douranito. ‘Nossa Infância e Turbilhões de Sonhos foram alguns dos sucessos do artista.

O corpo de ‘Dourado’ está sendo velado em sua residência, localizada na Rua 13 de Maio, em Ibititá e será sepultado às 16h no cemitério local.

Fonte: Central Notícia

30 de novembro de 2016

Menores de 15 e 16 anos, são apreendidos acusados de cometerem assalto em Irecê-BA


Dois adolescentes e inicias J.V.C., 16 anos; e G.B.F., 15 anos, foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (29), por suspeita de assalto no centro de Irecê-BA. Eles foram encontrados após uma denúncia anônima de que os suspeitos teriam assaltado pessoas que estavam na Rua Castelo Branco, centro da cidade.

De acordo com a polícia, as vítimas informaram que os suspeitos estavam armados com revólver quando abordaram- as  e anunciaram o assalto. Foram roubados celulares e outros pertences das vítimas.

Ainda segundo a polícia, após uma ronda pela região, os policiais encontraram os jovens na Avenida Caraíbas.

Eles foram levados para a Delegacia de Polícia da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê, onde foram autuados por ato infracional.

Os menores, ainda segundo a polícia, são moradores do Conjunto Habitacional Iêda III, em Irecê-BA.

Fonte: Rede Caraíbas

Durante vistoria no Complexo Policial de Irecê/BA, policiais encontram cachimbos, celulares e droga

O material apreendido na revista realizada na manhã desta quarta no Complexo Policial de Irecê/BA
Foi realizada uma nova vistoria nas celas da unidade prisional de Irecê/BA, na manhã desta quarta-feira (30), onde foram apreendidos,  doze aparelhos celulares, 165g de maconha, 30g de haxixe, 63g de cocaína,  duas facas, um alicate, uma chave de fenda,  chuchos, tesoura, serras e cachimbos para o uso de substância entorpecente. Além disso, foram encontradas cordas feitas de lençóis, normalmente usadas em fugas (tereza).

A revista teve o comando do Coordenador Regional da 14ª Coorpin, delegado  Roberto Leal, equipe da Polícia Civil e guarnições da Polícia Militar, tendo como oficial responsável, o Tenente Pimentel.

De acordo com Leal, os cento e vinte e um presos foram revistados, bem como as nove celas.

Suspeita-se que eles estavam planejando nova tentativa de fuga. As celas do Complexo Policial de Irecê estão superlotadas. São mais de cento e vinte internos, sendo que a capacidade é para 28 pessoas.

Fonte: Central Notícia

Nas redes sociais moradores reclamam da falta de segurança em Barra do Mendes

Uma residência , foi alvo de uma tentativa de arrombamento. Foto: Reprodução Facebook 
Moradores reclamam da falta de segurança em Barra do Mendes, de se sentirem inseguros, de constantes assaltos que tem ocorrido na cidade. 

Nas redes sociais e nas conversas nos diversas ruas a segurança é um problema na cidade, as forças policiais têm trabalhado intensificando as rondas nas ruas, mapeando os locais com maior incidência de roubos e outros delitos, mas mesmo assim a ousadia dos criminosos é grande, principalmente quando abordam as pessoas em locais movimentados. 

Um morador relator na rede social (facebook) que sua residência foi alvo de uma tentativa de arrombamento na madrugada desta terça-feira (29) no centro de Barra do Mendes. "A coisa tá feia em BARRA DO MENDES, essa noite tentaram arrombar o cadeado do portão da minha casa. A SEGURANÇA TÁ PRECÁRIA E A POPULAÇÃO ESTÁ A MERCÊ DE MARGINAIS.", questionou um morador pela rede social.

A cidade como um todo tem sofrido com problemas de segurança, e muitos dizem que se sentem inseguros, muitos não saem de casa a noite com medo, muita não querem falar por medo. Os roubos, os furtos estão ocorrendo com frequência, e os moradores pedem por mais segurança.

Fonte: BM News

29 de novembro de 2016

Xique-Xique decreta luto de 3 dias após morte do jogador Sérgio Manoel

Foto: Divulgação Internet
Assim como o Brasil, a cidade de Xique-Xique (BA) amanheceu de luto. O jogador Sérgio Manoel que era volante do Chapecoense estava no trágico acidente que vitimou outras 74 na madrugada desta terça-feira (29) na Colômbia.

Sérgio Manoel Barbosa Santos, de 27 anos, nasceu e morou em Xique-Xique até os 17 anos, quando foi para São Paulo para iniciar a carreira no mundo do futebol. Passando por times como Nacional, Coritiba, Atlético Goianiense, Paysandu, Água Santa até chegar na sua melhor fase no Chapecoense.

Filho de Solange Barbosa que já está em Chapecó (SC) e de Gilson Santos que partiu na manhã desta terça-feira para a cidade onde o filho morava para acompanhar a situação de perto. A intenção da família é levar o corpo do jogador para Xique-Xique onde o mesmo tinha muitos amigos e familiares.

Desde a confirmação do ocorrido milhares de mensagens e homenagens ao filho ilustre da terra foram vistas nas redes sociais. “Hoje o dia é de dor” declarou o amigo de infância Aluizo Júnior. Que ainda relembrou a sua passagem por Salvador quando juntos foram assistir a um jogo da Copa do Mundo de 2104 na Fonte Nova.

Fonte: Irecê On

Morre pai de William Bonner; jornalista será substituído no 'Jornal Nacional' desta noite

William Bonner será substituído Heraldo Pereira
O jornalista William Bonner perdeu o pai na manhã desta terça-feira e será substituído por Heraldo Pereira na bancada do Jornal Nacional. Além de Heraldo e de Giulianna Morrone, que substitui Renata Vasconcellos, de férias, o telejornal contará com a participação do narrador esportivo Galvão Bueno, convocado devido à tragédia com o avião da Chapecoense, que caiu na Colômbia.

A Globo confirma a licença de Bonner e o falecimento do pai do jornalista. Não há informações, no entanto, sobre a causa da morte. William Bonner carrega o nome do pai — Bonner na verdade é sobrenome artístico, o real é “Bonemer” –, o pediatra William Bonemer, acrescido de Júnior.

Fonte: Veja

Pai de jogador baiano da ‘Chape’ viaja para acompanhar caso: 'acabou com minha vida'


Natural de Xique-xique, no cento-norte baiano, o atleta Sérgio Manoel, de 27 anos, está entre as vítimas do avião que transportava o time da Chapecoense, que caiu em Medellín, na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29) (ver aqui). Ao Bahia Notícias, o pai do jogador, Gilson Santos, disse que deve chegar em Chapecó, no interior catarinense, só nesta quarta-feira (30) para acompanhar o caso, depois de viagens de ônibus e de avião. 

O fato, mesmo ainda sem confirmação oficial de óbito, abalou Santos. "Esse caso acabou com minha vida. Meu filho estava com expectativa de crescer ainda mais na carreira. É muito triste", declarou. 

Ainda segundo Gilson Santos, o último contato feito com Sérgio Manoel foi no domingo (27) passado, quando a equipe enfrentou o Palmeiras, em São Paulo. Até o momento, as autoridades colombianas declararam que 76 pessoas foram a óbito, com seis sobreviventes, entre jogadores, jornalistas e tripulantes.

Acidente no voo da Chapecoense: saiba o estado de saúde dos sobreviventes


Pelo menos quatro jogadores sobreviveram após o avião em que viajava o time da Chapecoense nesta terça-feira (29), cair na Colômbia: Alan Ruschel, lateral do time; Jackson Follman, goleiro; Hélio Neto, zagueiro; e Danilo, goleiro. Entre os sobreviventes estão também a comissária de bordo Ximena Suárez, o jornalista brasileiro Rafael Henzel e o técnico da aeronave Erwin Tumiri.

Segundo a W Radio da Colômbia, o jogador Alan Ruschel teve uma ferida na cabeça e outra no braço e está no hospital San Juan de Deus. O seu estado de saúde é estável e ele deverá passar por novos exames. Já o zagueiro Neto está em estado grave, de acordo com os médicos; o goleiro Jakson Follmann está no hospital San Vicente Rionegro com fratura de membros superiores e teve uma das pernas amputadas. Já o jornalista Rafael Henzel teve fratura na costela e trauma no tórax; e a comissária Ximena Suarez sofreu fraturas múltiplas e está na Clínica Somet.

A aeronave transportava 81 pessoas, sendo 72 passageiros e 9 tripulantes.

Fonte: Bocão

Xiquixiquense está entre vítimas de acidente com avião da Chapecoense


O jogador Sérgio Manoel, de 27 anos, natural de Xique-Xique/BA, está entre as vítimas do acidente com o avião da Chapecoense no voo que caiu na Colômbia na madrugada desta terça-feira (29).

O xiquexiquense atuava como volante. O avião que transportava o grupo da Associação Chapecoense de Futebol, com 72 passageiros e nove tripulantes, para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional nesta quarta-feira (30).

Até o momento, a imprensa e autoridades da Colômbia confirmaram a morte de 76 pessoas, entre jogadores, jornalistas e tripulantes.

Fonte: Central Notícia



Queda de avião da Chapecoense mata 76 e deixa cinco sobreviventes na Colômbia, diz agência


A queda do avião da Chapecoense nesta terça-feira (29) em Medellin, na Colômbia, deixou 76 pessoas mortas e cinco feridas, de acordo com informações da Agência Reuters. As informações são preliminares e foram repassadas pela polícia colombiana. 

O avião em que embarcou a delegação da Chapecoense com destino à Colômbia fez um pouso forçado na região de Antioquia, naquele país, na madrugada. Segundo controladores de voo colombianos, a causa do acidente seria uma série de problemas elétricos.

A delegação da equipe estava a caminho do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín, onde a equipe catarinense enfrentaria o Atlético Nacional pela final da Copa Sul-Americana deste ano.

A aeronave partiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, sob o número de identificação CP2933. A equipe fez escala no país depois de ter deixado São Paulo por volta das 15h35, horário local.

Leia mais notícias de Esportes

O avião transportava 81 passageiros, sendo 48 membros da Chapecoense, 21 jornalistas, três convidados, além de nove tripulantes.

A conta oficial do Aeroporto José María Córdova no Twitter confirmou um chamado de emergência do avião que decolou de São Paulo e informou que a operação de resgate está sendo realizada apenas por terra devido as condições climáticas no local.

Segundo informações da rádio Caracol, sobreviventes já estão sendo retirados do local do acidente e levados para o hospital de La Ceja, a cerca de uma hora de Medellín.

Entre os nomes confirmados de sobreviventes, os primeiros foram o defensor Alan Ruschel, o goleiro titular Danilo e o goleiro reserva Jackson.

Através da conta oficial do torneio no Twitter, a Conmebol confirmou que a partida de ida da final do torneio está adiada indefinidamente.

Do R7

28 de novembro de 2016

Canarana-BA: Professor de escola de circo ''Palhaço Macarrão'' de Salobro sofre acidente de moto


Dois homens identificados com Robson Rodrigues de Araújo e José Berto Marques de Oliveira, sofreram um acidente de motocicleta, por volta das 21h deste domingo (27), entre Água de Rega e o distrito de Salobro, no município de Canarana-BA. Robson conversou com a redação do Blog do Fábio Borges e relatou que ele machucou o joelho e seu colega teve algumas escoriações.

Robson conhecido também por "Palhaço Macarrão" é professor e coordenador de uma escola de circo em Salobro.

Segundo Robson, por causa do ocorrido, a Escola de Circo suspenderá as aulas temporariamente. 

Blog do Fábio Borges

Moto é tomada de assalto em Lapão/BA

Imagem ilustrativa
Uma motocicleta Honda Bros 150, cor vermelha, ano 2015, placa OVC-1595, licença de Luís Eduardo Magalhães, foi tomada de assalto na noite de sábado (26), numa estrada vicinal que dá acesso ao povoado de Tanquinho, na zona rural do município de Lapão, Região de Irecê.

De acordo com a polícia, os autores estava armados e em outra moto. Após o roubo, a dupla fugiu para destino ignorado.

Fonte: Central Notícia

27 de novembro de 2016

FUTEBOL: Palmeiras vence Chapecoense e conquista nono título brasileiro


Foram 22 anos sem títulos do Brasileiro. Oito mil e catorze dias mais de lutas que de glórias. Mas neste domingo (27), o palmeirense pôde finalmente voltar a comemorar um título do Brasileiro. Com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense pela penúltima rodada do campeonato, o Palmeiras conquistou o nono título do Nacional em sua história, sagrando-se, assim, o primeiro eneacampeão do país.

A taça é a primeira do Palmeiras com a fórmula de pontos corridos do Brasileiro, e se soma a dois títulos da Taça Brasil (1960 e 1967), dois do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969) e quatro outros Brasileiros (1972, 1973, 1993 e 1994). Assim, o Palmeiras ultrapassa o Santos, que tem oito. Em 2010, a CBF unificou as conquistas dos torneios nacionais realizados na década de 1960 com as do Campeonato Brasileiro, batizado assim a partir de 1971.

Com a conquista encaminhada, já que precisava apenas de um empate para garantir o título, o time do Palmeiras teve mais uma vez como diferencial a visão de jogo do técnico Cuca. Acostumado a moldar sua equipe de acordo com o adversário, ele tirou Cleiton Xavier do time titular, adiantando Jean para o meio de campo e colocando Fabiano na lateral direita. A ideia era dar potência defensiva ao time, reforçando a proteção a Edu Dracena, que assumiu a vaga de Mina, lesionado. Se o Palmeiras não sofresse nenhum gol, seria campeão mesmo sem anotar um tento.

Mas o Palmeiras preferiu consagrar o título com vitória. Finalista da Sul-Americana, a Chapecoense entrou em campo com um time que misturava reservas e alguns titulares, que resistiram durante metade do primeiro tempo à pressão da equipe da casa.

Jogando com tranquilidade, atributo raro nas equipes palmeirenses do jejum, o Palmeiras pressionou sem sofrer perigo, com constância, até chegar ao gol.

Que teve a marca indelével do "Cucabol", tal como foi apelidado o estilo de jogo do técnico ao longo da temporada, com jogadas ensaiadas, gols de cabeça, marcação forte na saída de bola e contra-ataques agudos. Aos 25 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, Dudu rolou a bola para Zé Roberto, que passou rasteiro para a área. Gabriel Jesus fez corta-luz, Moisés deu toque de letra e Fabiano tocou de cobertura sobre o goleiro Danilo. O belo lance contou com a participação dos alicerces da equipe na temporada: o líder de assistências (12), Dudu; o artilheiro, Gabriel Jesus (12); e o melhor jogador da equipe e talvez do campeonato, Moisés.
Eduardo Knapp/Folhapress
Palmeiras é campeão brasileiro após vitória sobre a Chapecoense

No segundo tempo, o Palmeiras avançou apenas quando teve segurança de que não poderia receber um contra-ataque. Moisés e Gabriel Jesus chegaram perto de ampliar a vantagem, mas a bola passou raspando a trave esquerda da Chapecoense, que não demonstrou maiores pretensões de estragar a festa que estava armada.

Em sua despedida do Allianz Parque, já que foi negociado com o Manchester City, Gabriel Jesus, 19, se empenhou em deixar sua marca no adeus, mas parou em boas defesas de Danilo.

Aos 45 minutos do segundo tempo, Cuca fez substituição que fez o estádio entrar em polvorosa. O O goleiro Jailson, que nunca havia jogado Série A até 2016, virou titular da equipe em agosto e não perdeu nenhuma partida do Brasileiro desde então, deu lugar a Fernando Prass, o maior ídolo do time nos últimos anos, herói do último título do Palmeiras, a Copa do Brasil.

"Esse é um grupo que não tem grandes estrelas. Foi na raça, na garra. Em 1993, 1994, era cheio de jogadores da seleção brasileira", disse Cuca em entrevista à TV Globo.

Em clima de festa, o Palmeiras ainda cumpre tabela no próximo domingo (4), contra o Vitória, no Barradão. Por força do destino, trata-se do mesmo adversário que o rebaixou pela primeira vez, em 2002. Desta vez, os jogadores entrarão mais leves em campo do que quaisquer outros atletas palmeirenses nos últimos 22 anos do clube. Sair com a vitória da Bahia teria significado especial para a triunfante temporada palmeirense. Seria, talvez, a prova dos nove do fim dos anos modorrentos.