10 de outubro de 2014

Bombeiros de SP se preparam para receber possíveis casos de ebola

O Corpo de Bombeiros de São Paulo se prepara para receber suspeitas ou casos confirmados de ebola. Nesta quinta-feira (9), um africano vindo de Guiné procurou um hospital em Cascavel (PR) após apresentar sintomas de febre. Ele foi transferido para o Rio de Janeiro. É a primeira suspeita do caso no Brasil.

A corporação paulista recebeu equipamentos especiais, como uma ambulância modificada, vedada, na qual o paciente não tem comunicação com o motorista. Também há uma maca especial, que impede o contato do paciente com os médicos e enfermeiros. Há um filtro de ar na maca e a medicação passa por um buraco. O estado de SP têm duas macas especiais e mais duas irão chegar.

O Hospital Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas, recebeu 2.500 kits para atender pacientes com a suspeita da doença. A sequência correta para os profissionais da saúde e bombeiros usarem o kit é: luvas, macacão, máscara, óculos, viseira, mais luvas e avental. Em setembro, o hospital fez uma simulação da chegada de um paciente com o vírus no local. O aeroporto de Guarulhos também realizou um teste para a chegada de possíveis casos.

Doença e sintomas
O ebola passa de uma pessoa para outra, por contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos, ou indiretamente, por meio do contato com ambientes contaminados.
Os sintomas são: febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, olhos vermelhos, debilidade, vômito, diarreia, e, nos casos mais graves, hemorragia. G1

9 de outubro de 2014

Itaguaçú da Bahia: Homens são presos acusados de estupro de vulnerável

Na última quarta-feira (08), a polícia civil da cidade de Itaguaçú da Bahia, sob o comando do delegado Dr Heloísio Sandro Lacerda, em companhia do escrivão Jonas, e com a participação da polícia militar, efetuou a prisão de Marinaldo Pereira de Carvalho,Hélio Pereira de Souza e Antônio Salvador Duarte.

Eles três estavam com mandados de prisão  preventiva decretados pela comarca local.

O trio é suspeito de estupro de vulnerável e exploração sexual, Art. 217 A e 218 B do Código Penal, e também no Art. 244 A da Lei 8069/90.

A vítima é uma criança de inicias M.P.C, de apenas 13 anos, e que inclusive é irmã de um dos acusados.

Os indivíduos estão detidos na delegacia territorial de Itaguaçú à disposição da justiça.

Fonte: Central Notícia

8 de outubro de 2014

Pastor Everaldo anuncia apoio do PSC à candidatura de Aécio Neves

Após mais de duas horas de reunião à portas fechadas, senadores e deputados do PSC decidiram hoje (8), em Brasília, apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. O partido, que teve Pastor Everaldo como candidato no primeiro turno, ficou em quinto lugar no resultado final do Tribunal Superior Eleitoral.

Pastor Everaldo explicou que o senador tucano pediu apoio na segunda-feira (6), mas, antes de oficializar a posição, precisou ouvir representantes do PSC nos estados e nas bancadas da Câmara e do Senado. “Pelos seus ideais, o partido faz opção pelo senador Aécio Neves. Estaremos daqui a pouco com ele para manifestar nossa decisão em favor do seu nome”, disse.

Segundo ele, a mudança de rumo político do PSC, que já compôs a base do atual governo, foi motivada pelas denúncias envolvendo o PT e outros partidos aliados. “Isso nos impulsionou a optar por Aécio Neves. Foi um dos principais e mais relevantes motivos”, salientou.

O ex-candidato à Presidência da República disse que PSC não exigirá mudanças no programa de Aécio. Acrescentou que as propostas do partido e as do PSDB são semelhantes. Entretanto, adiantou que cobrará de Aécio Neves, caso eleito, “muito trabalho para devolver o Brasil para os brasileiros”.

Antes do anúncio oficial de apoio à candidatura do PSDB, Pastor Everaldo disse que Aécio é a melhor opção para o Brasil e para a modernidade do país. "Vemos nele a opção de cuidar dos pobres e mais necessitados e dos empreendedores. É o melhor para extirpar a corrupção, retomar a credibilidade do país no exterior, criar oportunidades para todos os brasileiros”, conclui.

No primeiro turno, Pastor Everaldo conquistou 780 mil (0,75%) votos nas urnas, ficando atrás de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL), que teve mais de 1,5 milhão dos votos.

O PSC não elegeu senadores, mas vai continuar com Eduardo Amorim (SE) na Casa. No último domingo (5), Amorim perdeu a disputa pelo governo do estado. Entretanto, ainda tem quatro anos de mandato no Senado, para onde foi eleito em 2010.

Os resultados positivos para o partido ficaram concentrados nos nomes de deputados federais e estaduais. Para a Câmara dos Deputados, o PSC elegeu 12 deputados, entre eles Marcos Feliciano, que teve 398 mil votos em São Paulo.

Nas assembleias legislativas, o partido conquistou 34 assentos. O destaque estadual foi a eleição do ex-deputado federal Ratinho Junior, o mais votado do Paraná, com mais de 300 mil votos. A bancada do PSC no estado passou de três para 12 deputados. 

Agência Brasil

PV de Eduardo Jorge decide apoiar Aécio no segundo turno

O Partido Verde (PV), de Eduardo Jorge, decidiu nesta quarta-feira apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves na disputa do segundo turno das eleições presidenciais. A decisão foi divulgada após reunião da Direção Nacional do partido, em Brasília. Segundo a assessoria do PV, a decisão foi por um "apoio crítico e independente".

Durante o encontro, os integrantes do PV em todos os Estados prepararam um documento no qual fazem uma comparação entre os dois candidatos ao segundo turno — Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) — e chegaram ao consenso pelo apoio ao tucano.

No primeiro turno das eleições presidenciais, Eduardo Jorge foi o sexto mais votado. Ele recebeu 630.099 votos, 0,61% do total dos votos válidos.

Zero Hora

Horário de verão começa dia 19 e a Bahia fica fora mais uma vez

O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no dia 19 deste mês, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, vai até o dia 22 de fevereiro do ano que vem.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão. “As análises também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia. A economia no consumo de energia, em megawatt-hora, em torno de 0,5%, é considerada como ganho decorrente, ou marginal, mas não pode ser desprezado”, informa o ministério.

Agência Brasil

7 de outubro de 2014

Família de Tocantins morre em acidente no caminho para velório na Bahia

Quatro pessoas da mesma família morreram em um acidente na BR-242 na manhã desta terça-feira (7), próximo a cidade de Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste do estado. O acidente envolveu um Chevrolet Classic e uma carreta Scania prancha. 

O condutor Eloiso Pereira da Silva, sua esposa Edivânia Barros da Silva e duas filhas de 25 e 28 anos morreram no local. A família viajava de Palmas (TO), com destino ao município de João Dourado, onde participaria de um velório. A polícia rodoviária interditou a rodovia para que as vítimas pudessem ser removidas e o carro retirado. 

Uma equipe do Samu chegou a ser encaminhada ao local, mas as vítimas não resistiram aos ferimentos. O trânsito foi liberado em uma hora.

Fonte: Bahia Notícias

6 de outubro de 2014

Ibititá: Homem morre após moto colidir com ônibus.

Um grave acidente envolvendo uma moto e um ônibus da empresa Águia do Sertão – provocou a morte de um rapaz de nome Renato natural da cidade de Ibititá do bairro Riacho.

O acidente ocorreu por volta das 16h30 desta segunda-feira (06/10), na pista que liga Ibitita a Irecê, na BA 148.

Renato pilotava a moto sentido a Irecê, quando bateu no fundo do ônibus da empresa Águia do Sertão que faz linha de Irecê a Barra do Mendes, Com a violência do impacto, o motoqueiro ficou preso entre a moto e o veículo que morreu na hora.

O corpo da vítima foi retirado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Bonito-BA: Homem é assassinado a golpes de faca

Neste último fim de semana, um homem identificado como Givanilson Carlos da Silva,34 anos, foi morto a golpes de faca na cidade de Bonito, região da Chapada Diamantina. A vítima era natural de Itaberaba.

Já o acusado foi preso em flagrante delito pela polícia. Trata-se de Cristiano Almeida Santana,33 anos, natural de Várzea Nova.

O corpo de Givanilson foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Irecê, onde foi necropsiado.

Agora, a polícia investiga a motivação do crime.

Fonte: Central Notícia

Confira a lista de senadores eleitos nas eleições 2014

Abaixo, confira a relação de cada senador eleito e o número de votos por unidade da federação:



Acre
Gladson Cameli (PP) - 220.544 (58,28% dos votos válidos, com 97,25% das seções apuradas).

Alagoas
Collor (PTB) - 627.404 (56,69% dos votos válidos, com 91,31% das seções apuradas).

Amazonas
Omar Aziz (PSD) - 931.334 (58,51% dos votos válidos, com 99,71% das seções apuradas).

Amapá
Davi Alcoumbre (DEM) - 131.508 (36,26% dos votos válidos, com 99,86% das urnas apuradas).

Bahia
Otto Alencar (PSD) - 3.279.628 (55,75% dos votos válidos, com 98,33% das urnas apuradas).

Ceará
Tasso Jereissati (PSDB) - 2.309.000 (57,93% dos votos válidos, com 99,68% das seções apuradas).

Distrito Federal
Reguffe (PDT) - 826.576 (57,61% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Espírito Santo
Rose de Freitas (PMDB) - 776.978 (46,23%, com 100% das seções apuradas).

Goiás
Ronaldo Caiado (DEM) - 1.283.665 (47,57% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Maranhão
Roberto Rocha (PSB) - 1.476.021 (51,43% dos votos válidos, com 99,90% das seções apuradas).

Minas Gerais
Antonio Anastasia (PSDB) - 5.102.981 (56,73% dos votos válidos, com 99,99% das seções apuradas).

Mato Grosso do Sul
Simone Tebet (PMDB) - 640.336 (52,61% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Mato Grosso
Wellington Fagundes (PR) - 646.097 (48,19% dos votos válidos, com 99,97% das seções apuradas).

Pará
Paulo Rocha (PT) - 1.560.877 (46,24% dos votos válidos, com 99,74% das seções apuradas).

Paraíba
José Maranhão (PMDB) - 647.271 (37,12% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Pernambuco
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 2.654.621 (64,36% dos votos válidos, com 99,92% das seções apuradas).

Piauí
Elmano - O Veín Trabalhador (PTB) - 975.182 (62,34% dos votos válidos, com 99,36% das seções apuradas).

Paraná
Álvaro Dias (PSDB) - 4.101.848 (77,00% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Rio de Janeiro
Romário (PSB) - 4.683.963 (63,43% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Rio Grande do Norte
Fátima (PT) - 806.719 (54,83% dos votos válidos, com 99,84% das seções apuradas).

Rondônia
Acir Gurgacz (PDT) - 312.614 (41,98% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Roraima
Telmário Mota (PDT) - 96.888 (41,24% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Rio Grande do Sul
Lasier Martins (PDT) - 2.145.479 (37,42% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Santa Catarina
Dário (PMDB) - 1.308.521 (42,82% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

Sergipe
Maria do Carmo (DEM) - 448.102 (48,91% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

São Paulo
José Serra (PSDB) - 11.104.1729 (58,49% dos votos válidos, com 99,99% das seções apuradas).

Tocantins
Katia Abreu (PMDB) - 282.052 (41,64% dos votos válidos, com 100% das seções apuradas).

No exterior, Aécio fica e 1º e Dilma em 3º lugar

Além da votação no Brasil, os brasileiros que vivem no exterior também puderam participar da eleição para presidente.

A votação foi realizada em 135 cidades de 89 países, mas os resultados não seguiram o mesmo padrão do que foi se viu em solo brasileiro.

Na apuração dos votos vindos do exterior, quem apareceu em primeiro lugar foi Aécio Neves (PSDB), com 49,51% dos 132.739 votos válidos registrados fora do País, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Marina Silva (PSB) foi a segunda mais votada, com 26,01%, o que representa 34,5 mil votos.

Já Dilma Rousseff (PT), que ficou em primeiro lugar no Brasil, no exterior apareceu em terceiro lugar, com 18,35% dos votos.

Luciana Genro (Psol) aparece em quarto lugar, com 2,6% dos votos, seguida por Eduardo Jorge (PV), com 1,56%, Pastor Everaldo (PSC), 0,68%, Zé Maria, 0,49%, Levy Fidelix (PRTB), 0,33%, Mauro Iasi (PSTU), 0,20%, e Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,05%.

A votação no exterior começou às 16h de sábado (horário de Brasília) na cidade de Wellington, na Nova Zelândia.

As últimas seções eleitorais a fecharem foram as das cidades de Los Angeles e São Francisco, ambas nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá, onde o registro de votos terminou às 21h de domingo.

Resultado

Aécio Neves disputará o segundo turno, no dia 26 de outubro, com a candidata à reeleição Dilma Rousseff. Com 99,9% dos votos apurados até as 23h30 deste domingo, a candidata à reeleição Dilma Rousseff lidera com 41,59%, seguida por Aécio Neves, que teve 33,55%, Marina Silva com 21,32% e Luciana Genro (Psol) com 1,55%. Os outros candidatos não tiveram 1%. Votos em branco somaram 3,84% e os nulos, 5,80%. Em todo o País, foram 19,39% de abstenção.

Veja lista dos deputados federal e estadual eleitos na Bahia