21 de setembro de 2013

Rachel Sheherazade critica julgamento do mensalão e distância entre juízes e povo

Ao comentar a recente decisão do STF no que toca ao julgamento do mensalão, a jornalista Rachel Sheherazade afirmou que "não gostou nem um pouquinho", pois "além de atrasar indefinidamente", abre possibilidade para redução de penas, prescrição de crimes e absolvição de réus.

Para a jornalista, a decisão provou que a Justiça continuará "encartelada" e falha, restrita a letras frias da lei. Ressaltou, ademais, que "se os juízes ouvissem mais o povo, talvez houvesse mais Justiça".



Barreiras: Motorista bêbado provoca duas mortes

A Polícia Rodoviária Federal registrou duas mortes em um acidente na BR-135, na região de Barreiras, na noite de sábado, 20.

Uma caminhonete S10 tentou ultrapassagem e atingiu um Gol, provocando a morte do motorista Carlos Henrique Romeiro de Souza, 27 anos, e da carona Cristine da Silva Conceição, 32.
Paulo de Souza, que também estava no Gol, foi levado para hospitais da região com ferimentos graves. A passageira Luiza de Souza teve ferimentos leves.

O motorista da caminhonete não ficou ferido e, segundo a Stelecom, estava embriagado.

Vaqueiros vão a Brasília acompanhar votação sobre regulamentação da atividade no Senado

Foto: A Tarde
Um grupo de 40 vaqueiros, articulados pelo antropólogo Washington Queiroz, embarcará em um ônibus para Brasília, neste domingo, às 15h, para acompanhar, na próxima terça, dia 24, a votação no Senado sobre o reconhecimento e regulamentação da profissão de vaqueiro no Brasil.
Vindos de vários municípios da Bahia, os vaqueiros sairão do Centro Histórico de Salvador, ponto de encontro do grupo, vestidos a caráter, em ônibus fretado, e deverão desembarcar na capital federal na segunda-feira, dia 23.

Segundo o professor Washington Queiroz, autor da pesquisa Histórias de Vaqueiros - Vivências e Mitologia e de quatro livros sobre a história dos vaqueiros baianos, a regulamentação da profissão terá validade nacional, abrangendo desde o Nordeste, até aqueles que atuam na Ilha de Marajó, no Pantanal, nos Pampas Gaúchos e em qualquer outra região do país onde exista trabalho com gado.

Além da comitiva baiana, deverão acompanhar a votação grupos de Alagoas, Pernambuco e Piauí, totalizando cerca de 200 vaqueiros, todos encourados, ou seja, usando os trajes típicos do trabalho. "Trata-se do único traje de trabalho do Brasil colônia ainda em uso", revela Washinton Queiroz.



Trinta anos de luta

A espera pela regulamentação da profissão de vaqueiro no Brasil tem pelo menos 28 anos, embora a atividade exista desde a época colonial e seja fartamente descrita na literatura nacional. "Esta é uma luta por reconhecimento que vem desde 1985. São quase 30 anos de muito trabalho, tendo que romper com os preconceitos de uma Bahia que continua teimando em não reconhecer a cultura do seu sertão, não obstante deter a maior parte do território. O sertão da Bahia equivale a área geográfica dos sertões dos outros oito estados nordestinos juntos!", enfatiza o antropólogo.

Entre 2012 e 2013, Washington Queiroz realizou um trabalho de recenseamento e chegou ao número de 186 núcleos de vaqueiros em atividade na Bahia atualmente. De acordo com ele, são esses núcleos que organizam eventos como as vaquejadas no interior no Estado.

A primeira reunião dos vaqueiros da Bahia, que deveria ocorrer agora em outubro, foi remarcada para 2014 devido à política de contingenciamento de gastos do governo estadual. Ainda de acordo com o professor Washington Queiroz, que é membro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (Minc) e do Conselho Estadual de Cultura, os vaqueiros do estado já conseguiram o reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Bahia, em 2011, e agora buscam junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a mesma titulação com validade nacional.

Washington Queiroz lembra que o primeiro vaqueiro citado pela História do Brasil é Pedro de Ambrosia, também o primeiro a receber de Thomé de Souza, governador geral que fundou Salvador, em 1549, pagamento por cuidar do gado trazido para a colônia.

A votação do reconhecimento e regulamentação da profissão de vaqueiro ocorrerá às 16h de terça, 24, em Brasília. A senadora baiana Lídice da Mata (PSB) foi quem buscou a aprovação do Requerimento de Urgência que permitiu a colocação do tema na pauta do Senado.

Bahia gera 39 mil empregos e permanece líder no Nordeste

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (20) apontam que a Bahia gerou 39,2 mil novas vagas entre janeiro e agosto deste ano e permanece na primeira posição em geração de empregos formais no Nordeste. 

O estado aparece à frente do Ceará, que criou 24,4 mil postos, e do Piauí, com quase 9 mil vagas. Em agosto, o estado teve saldo positivo de quase 4 mil postos de trabalho formais – número 0,2% superior ao estoque de julho – com destaque para os setores do comércio, serviços e construção civil. 

Nos oito primeiros meses de 2013, o interior baiano registrou saldo de 28,7 mil novos empregos formais, ante os 10,5 mil contabilizados na Região Metropolitana de Salvador. Entre os municípios da Bahia, registraram os melhores desempenhos as cidades de Salvador, com 2,7 mil novos postos; Casa Nova, com 747; Juazeiro, com 495; e Camaçari, com 441. Em todo o Brasil, a geração de empregos com carteira assinada cresceu 26% em agosto.
(Bahia Noticias)

20 de setembro de 2013

Secretaria de Assistência Social prepara mais 80 jovens para o mercado de trabalho

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Barra do Mendes, a solenidade de entrega dos certificados para os jovens de 15 a 22 anos de idade que participaram do Curso Profissionalizante de Informática. 

 O curso que teve duração de quatro meses foi ministrado pelo professor de informática Decivaldo Santana e contou com o apoio da Igreja Assembleia de Deus através do Pastor José Gomes Irmão, que cedeu o espaço físico para que os alunos pudessem realizar o curso, que teve por objetivo diminuir a exclusão digital, contribuindo com o aprendizado através de aulas teóricas que forneceram informações básicas, com o intuito de despertar o interesse dos participantes em aprofundarem os seus conhecimentos na área e se prepararem para o mercado de trabalho.

 Oitenta jovens receberam o certificado no auditório da Câmara, em solenidade que contou com as presenças do prefeito Armênio Sodré Nunes (Galego), a primeira dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Sirlene Maria Medrado, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Extensão Rural, Erivelton Matos, o Pastor José Gomes Irmão, o Professor de Informática Decivaldo Santana e toda equipe de trabalho do CRAS, sob a coordenação de Margarete Araújo.

Um médico é reprovado e outros 11 vão para reforço em avaliação do Mais Médicos

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira que dos 682 médicos com diplomas estrangeiros que chegaram ao país para o treinamento da primeira etapa do Programa Mais Médicos, 11 ficaram de recuperação e um foi reprovado. Por três semanas, os profissionais tiveram aulas sobre saúde pública, com foco na organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e língua portuguesa e em seguida foram avaliados sobre os temas.
O médico que foi reprovado é libanês e atuou na Ucrânia antes de vir para o Brasil. Ele iria atuar em Franco da Rocha (SP), mas foi eliminado do programa porque teve desempenho final abaixo de 30% nas avaliações.
Quatro médicos que atuavam em Cuba, três na Venezuela, um na Rússia, um na Bolívia, um na Argentina e um na Espanha tiveram desempenho entre 30% e 50% e vão passar por duas semanas de reforço em Brasília antes de começarem a trabalhar pelo programa. Para o cálculo de desempenho, foram considerados o conjunto de exercícios e atividades do módulo de avaliação (40%) e o teste final (60%).
De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, existe a possibilidade de um segundo adiamento do inicio da atuação desses médicos, pois até agora apenas 19 médicos com diploma estrangeiro têm registro provisório. Os registros foram concedidos nesta quinta pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). Inicialmente eles começariam a atuar no dia 17, mas a pasta adiou para segunda-feira.
Desde o anúncio da vinda de médicos formados no Exterior sem necessidade de revalidação do diploma, as entidades médicas anunciam que não registrariam os profissionais, alegando que a legislação brasileira exige que eles passem pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). Para as entidades médicas, a não revalidação do diploma deixa a população sem garantia da qualidade dos profissionais. Em vários estados brasileiros, médicos foram às ruas no mês de julho para protestar contra o programa.
Conselhos regionais de vários Estados entraram com ações na Justiça pelo direito de não concederem o documento, mas até agora o pedido tem sido negado. A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde diz que, apesar das decisões judiciais, ainda há um movimento dos CRMs para evitar a concessão dos registros provisórios.
Para o Ministério da Saúde, dispensar o exame é uma forma de evitar a concorrência dos médicos estrangeiros, incluídos no Mais Médicos, com os brasileiros na medida em que, se tivessem o diploma validado, poderiam trabalhar onde quisessem e não apenas com autorização exclusiva para atuar na periferia das grandes cidades e em municípios do interior.

19 de setembro de 2013

Profissionais do ‘Mais Médicos’ começam a atuar na Bahia na segunda

Os profissionais que vão atuar no programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, concluem o treinamento nesta sexta-feira. Eles foram acompanhados na manhã desta quinta-feira pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante aula realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
“A partir da próxima segunda-feira, eles serão encaminhados para seus locais de trabalho. No momento, 30 cidades da Bahia serão beneficiadas com a chegada desses profissionais, nesta primeira etapa. Muitos outros virão nas etapas seguintes”, afirmou Solla.
Os 67 profissionais que se graduaram no exterior passam por treinamento em Salvador desde 26 de agosto, assistindo aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Desses, 59 estão confirmados para atuar na Bahia. Eles também recebem orientações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), informações específicas sobre o município onde vão atuar e visitam unidades de saúde da família.
“Os professores foram muito profissionais. Recebemos orientações e me sinto preparada para atuar em Sítio do Quinto. Sabendo como é a cidade e o que vamos encontrar é muito melhor para nós e para os pacientes”, disse a médica cubana Ivett Tiloto.

Bancários decidem parar a partir desta quinta

Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 18, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários da Bahia (Ladeira dos Aflitos, em Salvador), os profissionais da categoria decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quinta, 19.
O presidente do sindicato, Euclides Fagundes, confirmou a paralisação das atividades nas agências bancárias do Estado. "A greve já estava decretada desde a semana passada. A assembleia aconteceu apenas para confirmar a decisão", ele declarou.
"A nossa pauta de reivindicações não inclui apenas questões financeiras. Cotas no sistema de seleção dos contratados e o repúdio ao projeto de lei 4330, que visa a ampliação da contratação de trabalhadores terceirizados, também são demandas da nossa categoria", ressaltou Fagundes.
Os trabalhadores reivindicam 11,93% de aumento salarial, com aumento real, piso de R$ 2.860,21 e participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15, além de valorização e melhores condições de trabalho, que incluem fim das metas abusivas, do assédio moral e mais segurança.Outra exigência do sindicato é um percentual mínimo de  20% de negros nas contratações.

Família alega que homem está preso "por engano"

Da janela da casa em que mora, em São Marcos, a auxiliar administrativa Lorena Silva Machado, 20 anos, consegue avistar o Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde o pai dela, o comerciante Flávio Silva Santos, 42, se encontra.
Preso há 80 dias, Flávio, que é hipertenso e diabético, foi transferido da carceragem do Complexo dos Barris, último dia 3, para a Cadeia Pública.
Ele foi detido  no Instituto Pedro Melo, quando tentava tirar a  segunda via da carteira de identidade, perdida em 2006. Ele não tinha registrado ocorrência da perda.
Segundo a família, a prisão foi "injusta" e um "erro" da Polícia Civil, com "consentimento" do Ministério Público do Estado (MP-BA) e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
O problema é que existiam dois mandados de prisão, um deles expedido pelo juiz Cássio José Barbosa Miranda, da 1ª Vara do Júri, em aberto no nome de Flávio desde 2007, por crimes que, segundo a família, ele alega ser inocente. Flávio já era considerado foragido.
Inquérito - O nome dele consta em um inquérito policial que remonta ao ano de 2007, quando o extinto Grupo Especial de Repressão a Crimes de Extermínio (Gerce) da Polícia Civil investigava a atuação de uma quadrilha responsável por mortes e tráfico de drogas. A gangue era chefiada por um criminoso identificado como João Teixeira Leal, o Jão, que atuava em Pirajá, Marechal Rondon, Alto do Cabrito e Parque São Bartolomeu.
Um dos mandados de prisão de Flávio Silva Santos foi pedido pela delegada Luciana Cortes dos Anjos, que atualmente está na Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
De acordo com o advogado de defesa de Flávio, Rodrigo Simões, de "alguma maneira" o delegado que estava no caso teria destacado no inquérito que por meio de incursões policiais concluiu que os dados da identidade de Flávio seriam de um dos integrantes do grupo, de vulgo Bimba.
"Queremos saber como o delegado fez essa associação", diz o advogado.
Ainda em 2007, Flávio teria sido conduzido à 1ª Delegacia Territorial  (1ª DT - Barris), após tentar tirar a segunda via da carteira de identidade. Mas teria sido liberado  por um delegado porque as testemunhas não o teriam reconhecido.
"Olho todos os dias para o presídio e dói o coração", lamenta a filha de Flávio, que mora com a mãe, Luciana.

Mensalão contaminará campanha de Dilma, diz analista

O cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marco Antônio Teixeira avaliou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em aceitar a possibilidade dos embargos infringentes e, consequentemente um novo julgamento para 12 dos 25 réus do mensalão, deve provocar um debate "contaminado" nas eleições presidenciais do ano que vem, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) concorrerá à reeleição.
"Se por uma lado o resultado foi bom para o (ex-ministro) José Dirceu e o (deputado) José Genoino, ambos do PT, se o julgamento se estender até as eleições de outubro de 2013 poderá ser ruim para a candidatura de Dilma, já que o debate deve estar contaminado pelo tema e colocará a candidata do governo na defensiva", avaliou.
Teixeira ressaltou, porém, que o mensalão esteve presente nos últimos dois pleitos presidenciais e não causou muito impacto do ponto de vista eleitoral, já que em 2006 Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito e em 2010 Dilma se elegeu. "O problema é que tira outros temas da agenda eleitoral. É ruim para todo o processo. O ideal seria que se resolvesse o quanto antes e o debate ocorresse livre desse tema", disse.
Para o professor da FGV, outro ponto que chamou a atenção no processo, desde o início do escândalo, é que não houve um avanço institucional decorrente dessa suposta compra de votos de parlamentares ocorrida no primeiro mandato de Lula. "Do ponto de vista do Legislativo não houve melhoria na relação com o Executivo. Estamos usando pouco como aprendizado. Como tornar as instituições menos nocivas, por exemplo", afirmou.

18 de setembro de 2013

Ministro vota em favor de embargos infringentes e mensalão terá novo julgamento

Após mais de duas horas de votação, foi decidido que os doze réus condenados por envolvimento no esquema do mensalão - que obtiveram pelo menos quatro votos pela absolvição - terão direito a um novo julgamento. Com o voto do ministro Celso de Mello, nesta quarta-feira, a votação sobre os chamados embargos infringentes terminou em 6 a 5 no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Celso de Mello foi o último a votar. Antes, os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski votaram a favor dos recursos. Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio foram contrários.



Os embargos infringentes são recursos previstos no artigo 333 do Regimento Interno do STF, mas que não constam na Lei 8.038/1990, que regula as ações no STF.

Dos 25 condenados, 12 tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição: João Paulo Cunha, João Cláudio Genu e Breno Fischberg (no crime de lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (no de formação de quadrilha); e Simone Vasconcelos (na revisão das penas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas). No caso dela, a defesa pede que os embargos sejam válidos também para revisar o cálculo das penas, não só as condenações.

Pelo Regimento Interno do STF, se a Corte acatar os recursos, outro ministro será escolhido para relatar a nova fase do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor da ação penal, respectivamente, não poderão relatar os recursos de dois réus que pediram os embargos infringentes, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ex-deputado federal (PP-PE) Pedro Corrêa.

Os demais réus só poderão entrar com novo recurso caso seja aprovado, após a publicação do acórdão, o texto final do julgamento. A previsão é que o documento seja publicado 60 dias após o fim do julgamento. Com isso, o documento deverá ser publicado no mês de novembro.

A partir daí, os advogados terão 15 dias para entrar com os embargos infringentes. Ainda existe a possibilidade de o prazo passar para 30 dias, conforme pedido das defesas. Nesse caso, o plenário terá até a segunda quinzena de dezembro para analisar a questão. Após esse período, começa o recesso de fim de ano do STF, e as atividades serão retomadas em fevereiro de 2014.

Funcionários dos Correios da Bahia entram em greve por tempo indeterminado

Em assembleia realizada na noite dessa terça-feira (17), no bairro do Comércio, região central de Salvador, os funcionários dos Correios da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. As atividades foram suspensas a partir da 0h desta quarta (18). 

Os trabalhadores reivindicam um aumento real de 15%, reposição da inflação de 7,13%, aumento linear de R$ 200, reposição de 20% das perdas salariais, manutenção do plano de saúde, além da redução de jornada dos atendentes para 6h. 

A paralisação foi deflagrada depois que a empresa e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), não chegaram a um acordo na audiência de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizada nessa terça. 

Na Bahia, a Fentect é representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba). O sindicato está articulando um ato para esta quarta (18), às 9h, em frente à Central dos Correios, no bairro da Pituba. 

O Sincotelba estima que a mobilização deve ser acompanhada pela maioria dos quase 6 mil funcionários trabalham para os Correios em todo o estado. 

Casal é preso no Recife após tentar vender a filha pelo Facebook

Um casal carioca foi preso na noite desta terça-feira (17), na estação do metrô de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, sob a suspeita de tentar vender a própria filha de dois anos a uma mulher que reside na cidade de Campina Grande, na Paraíba.

De acordo com a Polícia Civil, a mãe da criança teria publicado um anúncio no Facebook em que oferecia a menina para adoção. Três pessoas teriam ficado interessadas, dentre elas a denunciante, que depois de algumas conversas com a suspeita, desconfiou que, na realidade, a mulher queria vender a filha.



Depois de perceber a situação, a mulher entrou em contato com a polícia e com o Ministério Público da Paraíba e denunciou o caso. Os órgãos contataram o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) de Pernambuco e orientaram a denunciante a marcar um encontro com o pai da criança para que os suspeitos fossem presos.

Ainda segundo a polícia, a princípio, a mulher não pediu nenhum valor pela criança, mas depois começou a insinuar que estava passando por necessidades e estaria precisando de dinheiro. Por fim, acordou vender a criança por R$ 1.500, dez parcelas de R$ 200 e mais um notebook.

À denunciante a mãe da menina informou que precisava do valor para ir à Europa trabalhar como prostituta. No entanto, em depoimento informal à polícia, ela disse que queria dar a criança porque precisava trabalhar e não tinha com quem deixá-la.

Além da menina envolvida no caso, o casal acusado, que está separado, tem outra filha de cinco anos. Caso paguem fiança poderão responder ao processo em liberdade.

17 de setembro de 2013

Tempestade e furacão já mataram 47 no México

O número de mortos no México devido a uma tempestade tropical e a um furacão que atingiram concomitantemente o país subiu para 47 hoje.

Autoridades se esforçavam para obter ajuda e para retirar turistas da cidade de Acapulco, na costa leste do país.

Estradas estão bloqueadas por deslizamentos de terra e de pedra e por inundações; pontes desabaram. A cidade ficou isolada de transporte rodoviário após a tempestade tropical Manuel atingir a região no domingo.



Segundo as autoridades, pode levar pelo menos dois dias para que se abra a estrada principal para Acapulco, onde vivem cerca de 800 mil pessoas.

O terminal do aeroporto internacional ficou inundado, mas as pistas não foram atingidas. Voos de emergência começaram a chegar para evacuar os cerca de 40 mil turistas, principalmente mexicanos, que ficaram retidos na cidade.

O secretário do Interior, Miguel Angel Osorio Chong, disse à rádio Fórmula que 27 pessoas morreram por causa da tempestade no Estado de Guerrero, onde fica Acapulco. Outras 20 pessoas morreram em todo o país, muitas como resultado de furacão Ingrid, que atingiu a costa do Golfo do México na segunda-feira.

Meteorologistas mexicanos disseram que é a primeira vez desde 1958 que duas tempestades tropicais ou furacões atingem ambas as costas do país no prazo de 24 horas.

Enquanto a maioria dos hotéis em Acapulco parecia funcionar normalmente hoje, muitos bairros dos subúrbios ficaram sem água ou eletricidade.

Decisivo no mensalão, Celso de Mello votou contra Ficha Limpa e por absolvição de Collor

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello decidirá amanhã (18) o futuro do julgamento do mensalão: está nas mãos do decano da Corte a decisão pelo acolhimento ou não dos embargos infringentes, recursos que, se aceitos, poderão reabrir o julgamento de 12 réus nos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

O placar está empatado em 5 votos a favor e 5 votos contra os embargos infringentes, e caberá ao mais antigo ministro do Supremo o voto de minerva --após a sessão da última quinta (12), o magistrado indicou que será a favor dos recursos.



Desde 1989 no STF, Celso de Mello participou de julgamentos de grande importância e repercussão, como aquele que definiu a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e sua aplicação às eleições municipais de 2012 ou aquele que reconheceu a união homoafetiva, por exemplo. Veja esses e outros votos:

Ficha Limpa – fevereiro de 2012

Celso de Mello votou pela inconstitucionalidade da lei, argumentando que a Ficha Limpa anularia a presunção da inocência até o julgamento final. A maioria do STF, porém, entendeu que a lei era constitucional e deveria valer para as eleições de 2012.

Cantor do New Hit fica em silêncio em depoimento

O vocalista da banda New Hit, Eduardo Martins, o Dudu, prestou depoimento nesta terça-feira (17) no fórum da cidade de Ruy Barbosa, centro-oeste da Bahia. 

O cantor confirmou as declarações prestadas na última audiência e se reservou o direito de ficar em silêncio. 

O depoimento durou cerca de cinco minutos. Acontecem no município as audiências de instrução sobre o caso de estupro de duas adolescentes do qual todos os membros do grupo são acusados.  

Além do vocalista outros integrantes da banda também foram prestar esclarecimentos. Já depuseram Jeferson Pinto e Alan Aragão. 

Mulher atropela e mata assaltante em Teresina

Uma mulher atropelou e matou um assaltante na manhã desta segunda-feira (16) em Teresina (PI), depois de uma perseguição. Segundo reportagem, Rafael da Costa Barros, 30 anos, teria assaltado a mulher quando ela estava em um carro Sentra. A vítima do roubo saiu então em perseguição ao assaltante, até que o alcançou e atropelou.

Segundo testemunhas, o carro passou em alta velocidade em perseguição ao assaltante, que estava de moto. Depois de ser atingido, Rafael chegou a ter parte do corpo esmagada. A mulher, que não teve o nome divulgado, foi retirada do local por um parente.


"A vítima do assalto estava chegando a um salão de beleza quando foi abordada. Ela resolveu sair em perseguição ao assaltante e durante o caminho foi fazendo contato com os seus familiares. Quando chegou no ponto em que o fato aconteceu, ela jogou o carro em cima do assaltante, que foi arrastado por cerca de 30 metros até o matagal. Não sabemos a identidade dela, mas acreditamos que ela deverá se apresentar com um advogado", explicou o policial militar Márcio Oliveira.

Antes de assaltar a mulher Rafael ainda teria cometido outro crime - no local do atropelamento, a vendedora Ronivalda Gomes foi até o local e reconheceu o criminoso como a pessoa que roubou mais cedo sua bolsa.

"Eu estava chegando a uma empresa de segurança quando ele veio pela contramão e me abordou anunciando o assalto e levou a minha bolsa. Fui à polícia e depois me disseram que uma pessoa com as características do assaltante havia sido morta", contou a vendedora.

16 de setembro de 2013

Irecê: Ponto de cultura marca presença no 1º Seminário de Inovação da UNEB

O Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira, mantido pela Secretaria Municipal de Educação, vai expor imagens feitas por alunos da Oficina de Fotografia durante o 1º Seminário de Inovação Pedagógica e Tecnologia, da UNEB. O evento acontece de 16 a 18 deste mês no campus XVI da universidade, localizada no km 353, BA 052, Irecê, entrada do povoado de Angical. Além disso, o momento cultural na noite de abertura fica por conta dos alunos da Oficina de Violão, que preparam uma apresentação especial. Boa dica para quem gosta de fotografia, inovação e boa música!

Prefeitura de Irecê - Minha terra, meu orgulho.

Belo Campo: Carros são incendiados em delegacia

Por volta das 20h do último sábado (14), veículos que ficavam estacionados aos fundos da delegacia de Belo Campo, no sudoeste baiano, foram incendiados. A polícia militar foi solicitada para apagar o fogo e, ao chegar ao local, os policiais tiveram de utilizar um carro pipa para conter o incêndio. De acordo com o Notícias de Belo Campo, o fogo foi controlado com a ajuda de moradores da localidade. Segundo a polícia, a falta de iluminação no lugar favoreceu a ação dos criminosos, que ainda não foram identificados. Alguns veículos ficaram completamente destruídos. A polícia está investigando o caso.

Prefeitura assina Termo de Compromisso para construção de nova creche

O prefeito Armênio Sodré Nunes (Galego), assinou um Termo de Compromisso com o MEC – Ministério de Educação, através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para a construção de uma creche de grande porte na sede do município, no valor de R$ 1.633.076,48 (um milhão, seiscentos e trinta e três mil e quarenta e oito centavos).

A Unidade de Educação Infantil faz parte do Projeto Creche Viver Bem e é um grande avanço para a educação infantil em Barra do Mendes, já que a mesma apresentará metodologias inovadoras e será um reforço substancial para as mães de família, principalmente as que trabalham fora, já que atualmente apenas a Creche Bezerra de Menezes atende a cidade de Barra do Mendes.

A creche será construída na entrada da cidade, próxima ao Ginásio de Esportes, na Rua Projetada ao lado da Praça do Forum, onde também serão construídas as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida e uma UBS – Unidade Básica de Saúde.

O prazo para a conclusão da obra é de seis meses após a licitação e deverá ser entregue à comunidade no início de 2014.

Preço da gasolina deve ser reajustado em 8% até 21 de outubro

O governo federal deve conceder um novo reajuste no preço da gasolina até o dia 21 de outubro. A data é estratégica para o Palácio do Planalto porque o primeiro leilão do campo de petróleo e gás natural oriundo da camada de pré-sal em Libra (SP) será realizado pelo governo neste dia.

A intenção é que o reajuste seja de 8% nas refinarias.O aumento já foi solicitado formalmente pela Petrobrás ao governo e serviria para reduzir a diferença entre o custo do combustível comprado pela estatal no exterior e aquele vendido nos postos de gasolina no Brasil.

Um reajuste da gasolina da ordem de 8% nas refinarias (e de pouco menos disso nas bombas), representa um aumento de 0,2 ponto percentual no IPCA. Além disso, a composição da gasolina no Brasil tem 25% de etanol na mistura, o que diminui o repasse da alta de preços nas refinarias para as bombas nos postos de combustíveis.