30 de maio de 2014

Bandidos explodem agências bancárias em Brotas de Macaúbas e assustam moradores

Foto: Divulgação facebook
Um grupo de assaltantes explodiu duas agências bancárias do Banco do Brasil e do Bradesco em Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, na madrugada desta sexta-feira (30). A ação durou cerca de 30 minutos. A população acordou com barulhos de tiros e explosões.

Ainda não se sabe quanto foi levado.As primeiras informações, é que alguns policiais da CAESA foram levados de refém.

29 de maio de 2014

Irecê: Jovem de 17 anos é encontrado enforcado dentro de casa

Foto: Caraíbas FM
Um rapaz de 17 anos foi encontrado morto, enforcado, por voltas das 20h30  desta quinta-feira (29), na Rua do Curral, próximo à Escola Ruy Barbosa, no centro de Irecê.

A polícia foi acionada, mas ao chegar no local Lucivaldo Santos da Silva, de 17 anos,  já estava morto.

O rapaz utilizou um lençol preso ao teto do apartamento para se enforcar.

Segundo informações de familiares, Lucivaldo Santos da Silva morava com a esposa e duas  irmãs, a cerca de  três meses na cidade.

De acordo com a Polícia Técnica, o jovem estava morto havia algumas horas, devido ao estado do corpo.

Após levantamento da Perícia Técnica, o corpo de Lucivaldo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Rede Caraíbas

28 de maio de 2014

Bandidos levam terror a Serra do Ramalho

Um grupo de homens fortemente armados causou pânico e terror na cidade de Serra do Ramalho, no oeste baiano, na madrugada desta quarta-feira (28). 

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, por volta das 2h45, o bando chegou à cidade deflagrando diversos tiros. Os criminosos atiraram na delegacia da cidade, em viaturas e na casa do delegado. A população está em choque com a ação do grupo, que destruiu completamente a agência do Banco do Brasil da cidade. Apesar do terror causado, ninguém se feriu.

Bahia tem o 2º maior crescimento nas taxas de homicídios e suicídios

A Bahia é o estado com o segundo maior crescimento nas taxas de homicídios e suicídios por 100 mil habitantes do país, entre 2002 e 2012, conforme prévia do Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil, divulgada ontem. Em 2002, foram 1.735 homicídios no estado. Já em 2012, o número chegou a 5.936 — uma variação percentual, nos anos considerados, de 221,6%.

No mesmo período, o estado perde apenas para o Rio Grande do Norte — que registrou 301 homicídios em 2002 contra 1.121, em 2012, e variação de 229,1%. A variação nacional de assassinatos foi de 2,1%.

A assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que vai analisar o estudo, bem como a sua metodologia, para só então se pronunciar a respeito. No caso de suicídio, a variação percentual na década foi de 92 na Bahia e 20,3 em todo o país. Na Bahia, em números absolutos, foram 233 suicídios em 2002, contra 476, em 2012.  

No último ano do levantamento,  a Bahia figurou  na quinta posição na taxa de homicídios, atrás de Alagoas, Espírito Santo, Ceará e Goiás. Mesmo assim, a evolução ainda em relação aos demais estados, indica que não houve decréscimo da violência.

O documento se baseia no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS) e é assinado pelo coordenador  da Área de Estudos da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Julio Jacobo Waiselfisz.

Com informações do Correio.

Mundo Novo: bandidos explodem agências bancárias e assustam população

Foto: Acervo Mundo Novo
O clima foi de tensão na madrugada desta quarta-feira (28) na cidade de Mundo Nova, na Chapada Diamantina, quando um grupo de assaltantes explodiu duas agências bancárias. De acordo com informações da polícia local, a primeira explosão aconteceu por volta das 2h30 da madrugada,e as outras quatro explosões destruíram as agências do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste.

Após as explosões, os moradores se assustaram e alguns chegaram a sair de suas casas. Houve um intenso disparo de armas de pesado calibre. Os caixas eletrônicos das agências também foram destruídas. Eles levaram o dinheiro dos terminais. Os criminosos ainda tentaram explodir o cofre da agência do Banco do Brasil, mas não conseguiram. Logo após o crime eles fugiram. Policias militares e civis das cidades vizinhas fazem buscas à quadrilha. Bocão News


27 de maio de 2014

Senado aprova PEC do Trabalho Escravo

O plenário do Senado aprovou hoje (27), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que determina a expropriação de imóveis urbanos e rurais onde seja constatada a exploração de trabalho análogo à escravidão.

Dessa forma, as propriedades em que esse tipo de crime for registrado poderão ser tomadas pelo poder público sem nenhum tipo de indenização aos donos e destinadas a programas de reforma agrária e habitação popular. Atualmente, já existe a previsão legal para expropriação de propriedades apenas no caso de produção de substâncias psicotrópicas.

No entanto, a PEC ainda não terá efeito prático porque, durante a votação, os senadores incluíram uma emenda que submete a regulamentação dela a uma lei complementar. A emenda determina que a expropriação será feita “na forma da lei”. Atualmente, um projeto de lei sobre o assunto já está tramitando na Casa, mas ainda não há previsão de votação.

Mesmo assim, a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, comemorou a aprovação da PEC. Ela passou o dia no Senado articulando a votação da proposta e disse que ela será agora apresentada na convenção internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontecerá na próxima semana.

“Levar essa aprovação para a conferência da OIT é uma sinalização importante do Brasil sobre esse assunto, equivale ao que foi a aprovação do Marco Civil da Internet. Nós vamos ser o primeiro país a ter na sua Constituição a possibilidade de expropriação de bens onde seja encontrado trabalho escravo”, disse a ministra.

A promulgação da PEC será feita em sessão solene na quinta-feira (5) da próxima semana. O texto foi aprovado com 59 votos favoráveis no primeiro turno e 60 votos favoráveis no segundo turno, sem abstenções nem votos contrários.

Marcelo Alberto entrevista moradores do Bairro Tancredo Neves e eles reivindicam melhorias



26 de maio de 2014

Jovem suspeito de 9 estupros é solto por falta de local para cumprir pena

Um adolescente de 17 anos suspeito de cometer nove estupros foi liberado do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, por decisão da Justiça. Segundo a medida, o local não tem condição de abrigar o menor, pois não possui ala de isolamento, e o garoto não pode ficar na mesma área que os outros internos, por haver riscos. A mãe do adolescente, porém, não concorda com a soltura do filho: "Morro de medo. Estou levando ele para a casa da minha filha. Eu tenho até dó dela, porque minha filha tem dois bebezinhos".

Ao todo, o adolescente ficou 45 dias internado. Como não há ala de isolamento no Case, ele permaneceu em uma sala do setor administrativo. Nesse período, o garoto não participou de nenhuma atividade educativa.

Segundo uma funcionária do centro socioeducativo que não quis ser identificada, laudos apontam que o adolescente sofre de vários transtornos psiquiátricos e não deveria ser solto. "Com certeza, ele não está preparado para voltar ao convívio social, pois a gente não conseguiu desenvolver um trabalho com ele, devido ao processo de greve. E, além do trabalho desenvolvido aqui, ele precisaria de outros tipos de acompanhamentos", afirmou.

Além do menor, outros nove adolescentes infratores foram liberados por causa da falta de estrutura do local. A situação do Case piorou após uma rebelião há cerca de duas semanas, quando internos destruíram duas alas, e a capacidade do prédio diminuiu ainda mais.

A coordenação do centro informou que havia comunicado ao Grupo Executivo de Apoio a Crianças e Adolescentes que a unidade não tinha condições de abrigar o menor. Como não obteve resposta do órgão, o Case recorreu ao Ministério Público, que pediu à Justiça a liberação do adolescente.

Mesmo com a decisão judicial, o presidente do grupo de apoio, André Luis Gomes Schroder, alega que o Case de Luziânia tem condições para internar o garoto. Schroder informou ainda que o menor estava instalado de forma provisória apenas enquanto as alas destruídas na rebelião passavam por reforma. (G1)

Jovem é morto a tiro no Bairro Tancredo Neves em Barra do Mendes

O jovem Eric da Conceição, de 20 anos, foi morto a tiro no Bairro Tancredo Neves em Barra do Mendes, O crime ocorreu neste sábado (24) as 17:30, Segundo o escrivão da policia civil, Eric tenha passagem pela polícia e até o momento nenhum suspeito foi preso.
O caso está sendo investigado pela policia civil da Cidade.

Aguardamos por mais informação.