8 de agosto de 2015

Operação FPI bate recorde de resgate de animais e de apreensão de armas em Itaberaba

Coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NURP – Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçu e da Promotoria Especializada em Meio Ambiente, a 36ª edição da Operação denominada FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, foi realizada na região do Paraguaçu, no período de 27/07 a 07/08 de 2015.

A Operação reuniu diversos órgãos em defesa do meio ambiente e contou com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, entre os quais a Polícia Rodoviária Federal – PRF, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Ministério Público Federal – MPF, Ministério Público do Trabalho – MPT, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar – CIPPA/PM, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/BA, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Secretaria da Fazenda – SEFAZ/BA, Secretaria de Agricultura – SEAGRI/BA, Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, Secretaria da Saúde da Bahia, Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/BA, Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e colaboradores.
Ao todo, 2380 animais foram entregues ou resgatados pelas equipes, dentre eles, diversas aves, jabutis, cobras, etc. Além disso, 64 armas de fogo foram apreendidas, 11 pessoas detidas e duas serrarias interditadas. Esses números foram maiores que todas as outras edições da FPI.

Alguns casos chamaram bastante atenção dos especialistas, como o de um homem que foi detido por falsificar anilhas – objeto utilizado para comprovar a origem legal das aves –, fato ocorrido na zona rural de Itaberaba/BA, onde foram encontrados em sua residência, 37 pássaros com sinais de maus-tratos.

Outro caso que chamou bastante atenção foi o de um Hotel Fazenda localizado na Zona Rural de Itaberaba/BA, onde foram resgatados vários animais silvestres, dentre eles: arara, gavião, macaco prego, jiboias, papagaio, raposa, jacu, jabuti e seriema. Os jacus encontrados são da espécie Penelope jacucaca e estão como vulneráveis na lista da International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) – IUCN de 2015 e na lista do Ministério do Meio Ambiente – MMA está como vulnerável em AL, BA, MG, PB, PE e PI. O proprietário do estabelecimento não possuía autorização ambiental.

Alguns animais foram soltos em reservas e outros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Vitória da Conquista/BA, onde passaram pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegrados à natureza, com devido monitoramento.



A Operação FPI encerrará suas atividades com a realização de audiência pública no Ministério Público da Bahia de Itaberaba, onde serão apresentados os resultados dos trabalhos das diversas equipes que compõem a Operação Fiscalização Preventiva Integrada.

Final da I copa de futsal de Barra do Mendes


Nesta sexta-feira, 7 de agosto, a Secretaria Municipal de Esporte da Prefeitura de Barra do Mendes realizou uma grande festa para o encerramento da I Copa de Futsal de Barra do Mendes, que contou com a participação de dezesseis equipes e que teve na final a a partida Flamenguin 4 x 0 PG Futebol Clube.

 A festa esportiva teve início às 18 horas, com a decisão do Campeonato de Futsal Sub 13. entre Meninos da Vila 4 x 1 Bayer de Munique. Em seguida foi realizada a final da Copa feminina que terminou com o placar de União Jovem 7 x 0 Clube.

 às 20:30 h. começou a grande festa da final, com a solenidade que contou com as presenças do prefeito Galego, vice-prefeito Carlos Araújo, presidente da Câmara vereadora Suely Neto, vereador Miguel, secretários Edicleriston Barreto (Bilú), de Esporte, Mônica Rocha, da Educação e Erick Gilliard, da Administração. Com o ginásio de esportes literalmente lotado, as equipes adentraram à quadra e o prefeito Galego juntamente com o vice Carlos Araújo e o secretário Bilú deram o pontapé inicial para o início da partida depois da execução dos hinos nacional e de Barra do Mendes.

 O público que lotou o Ginásio de Esportes de Barra do Mendes foi brindado com uma excelente partida de futsal, digna desta grande final e torceu vibrantemente durante toda a partida que terminou com a vitória da equipe do Flamenguin por quatro a zero sobre o PG Futebol Clube.

 A I Copa de Futsal de Barra do Mendes premiou a equipe campeã com, além do troféu, dois mil reais e o vice-campeão com mil reais. Os atletas destaques receberam além do troféu, a quantia de duzentos reais.

 Premiação:

 Campeão: Flamenguin;
 Vice-campeão: PG Futebol Clube;
 Artilheiro: Alef, do Milagres, com 26 gols;
 Melhor goleiro: Taba, do Flamenguin;
 Melhor jogador da Copa: Samuel, do PG Futebol Clube;
 Revelação: Natan, do Nacional da Queimada do Mendes;
 Equipe mais disciplinada: São Tomé.

Ascom: Prefeitura de Barra do Mendes

Clique aqui e confira as fotos:
http://www.portalbmnews.com.br/p/fotos_8.html

7 de agosto de 2015

Homem é assassinado a pedradas em Jussara

Foto: Reprodução
A polícia registrou um  assassinato  no município de Jussara, região de Irecê. De acordo com testemunhas, Gilson Pereira do Nascimento, 40 anos, foi morto a pedradas no final de tarde desta quinta-feira (06).

Uma guarnição da Polícia Militar diligenciou e conseguiu localizar prender em flagrante  o acusado do crime. Trata-se de Gilvan Barbosa, conhecido por  “Nego Bão” que foi conduzido para o Complexo Policial de Irecê, onde está detido em uma das celas à disposição da justiça. A delegacia de Jussara está interditada.

Ainda conforme a polícia, a circunstância do crime poderá ter sido pela animosidade que existia entre vítima e suspeito. O corpo de Gilson foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê onde foi necropsiado. 

Fonte: Central Notícia

Miguel Calmon: Elemento arromba delegacia furta armas e é preso pelo PETO

Nesta quinta-feira, 06, após a delegacia do município de Miguel Calmon ser arrombada, o elemento furtou armas de grosso calibre e foi preso no mesmo dia.

A equipe do PETO prendeu o elemento identificado por Saulo Cunha Silva, residente Aliomar Baleeiro, 92, em Miguel Calmon, uma escopeta calibre 12, um monitor de computador também foi recuperado pela polícia em um galpão, o acusado nega ter cometido o furto.

O elemento foi apresentado ao delegado plantonista está a disposição da Justiça.



Diário da Chapada

Radialista e filho são presos pela Polícia Civil em Irecê

Através de um mandado de busca e apreensão, o delegado Regional de Polícia Civil, Roberto Leal, com o apoio de sua equipe, foi a residência de um jovem identificado como Jodeane Davison Aguiar, de 22 anos, e também a empresa Coco Bahia, localizada na Avenida Santos Lopes, em Irecê.

Lá, ou seja, no interior da empresa, os policias encontraram uma quantidade de bebida alcoólica falsificada e cerca de 400 gramas de maconha. A empresa Coco Bahia é alugada pelo radialista Jota Aguiar, conhecido pelo bordão “ vai Jotinha”, e seu filho Jodeane. Por meio de denúncias, a Polícia Civil de Irecê já vinha investigando pai e filho.

Encaminhados para a delegacia local, ambos foram autuados e presos em flagrante. O radialista Aguiar nega com veemência ter participação no crime, e disse à autoridade policial que tanto a droga quanto a bebida falsifica pertencem a outro filho dele, que inclusive é usuário ,e no momento está viajando.

De acordo com a polícia, a prisão de Jotinha é afiançável, porém fica na responsabilidade do poder judiciário para decidir.

Fonte: Central Notícia

Jacobina: Jovem de 19 anos bota fogo na própria casa no Bairro Novo Amanhecer

Por volta das 9h desta sexta-feira, 07 de agosto de 2015, um jovem de 19 anos, que tem problemas psiquiátricos ateou fogo em sua própria residência, na Rua 5 no Bairro Novo Amanhecer em Jacobina-BA.

Segundo informações, a mãe do jovem pediu socorro aos vizinhos se uniram para debelar as chamas, que atingiram um dos cômodos da residência. A Polícia Militar foi acionada e providências deverão serem tomadas, pois o homem poderá tentar novamente contra a própria vida, tocando fogo no imóvel. Segundo um morador, o pai do jovem cuida bem dele e é bastante carinhoso. Quando sai pra trabalhar o jovem fica com a mãe. Em um descuido, o mesmo ateou fogo no quarto, queimando colchões e outros pertences. (Fonte: Augusto Urgente)

6 de agosto de 2015

Estrada do Feijão: Concessão será apenas administrativa

Estudos preliminares não apontam cobrança de pedágio ou privatização das estradas da BA-052 

A BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, é objeto de estudo para concessão administrativa. Neste modelo de concessão, não há cobrança de taxas ou valores, uma vez que o Estado assume o pagamento integral do serviço realizado pela concessionária. Segundo a superintende de Planejamento em Logística de Transportes da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Maria Amélia Pompeu, concessão não se confunde com privatização. “Enquanto a concessão trata da transferência dos serviços para um ente privado, por prazo determinado em contrato e com a devolução ao estado ao fim do prazo, a privatização torna essa transferência definitiva”, informa a superintende. 

O Governo não pretende adotar quaisquer iniciativas que impactem negativamente sobre a economia da região de influência da Estrada do Feijão. Os estudos foram iniciados há um mês e não há indicação de cobrança de pedágio no sistema. Como se trata de estudo completo, avaliando inclusive a construção de uma ponte ligando os municípios de Xique-Xique e Barra, a possibilidade da existência de pedágio precisa ser considerada, sem, no entanto, se constituir na solução adotada pelo Estado. 

Ascom/Seinfra
Data: 06.08.2015

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia





5 de agosto de 2015

Bahia: Reunião entre servidores da saúde e secretário termina sem acordo.

Terminou sem acordo, por volta das 19h desta quarta-feira (5), a reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde) e Fábio Vilas-Boas, secretário da saúde. A categoria está em greve desde 17 de julho.

Segundo Sílvio Roberto dos Anjos e Silva, presidente do Sindsaúde, o secretário de saúde disse que não discutiria a pauta de greve da categoria. "Ele falou que a pauta de greve teria que ser conversada com a Secretaria de Administração [Saeb] e que só iria discutir os assuntos da saúde como um todo", disse Sílvio.

A categoria é contra o corte do adicional de insalubridade e reinvidica a revisão do processo de regionalização da saúde, implementação de plano de progressão para carreiras e vencimentos, regulamentação de promoções, realização de concurso público em todas as áreas, fim das terceirizações, revisão dos tíquetes de alimentação, incorporação da URV ao salários e melhoria nas condições de trabalho.

O presidente do sindicato informou que a greve continua e que uma nova assembleia da categoria está marcada para às 14h desta sexta-feira. Ele ainda informou que vai agendar uma audiência com o secretário de administração.

A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a reunião desta quarta foi apenas uma audiência pra ouvir os servidores, e que a mesa de negociação é gerida pela Secretaria de Administração.

G1/Bahia

Novo Horizonte: Polícia Militar faz apreensão de dinamite e prende suspeito

Na noite desta terça-feira (05), dez bananas de dinamites foram apreendidas e um homem foi preso, pela Polícia CIPE SEMIÁRIDO, no município de Novo Horizonte ( 100 Km da Delegacia de Seabra), O acusado foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de artefatos explosivos ,tipificado no artigo 16.inciso III,da Lei 10.826.As diligências iniciaram após abordagens de rotina na cidade de Novo Horizonte. As investigações continuam para identificar outros envolvidos. 

Foto: da CIPE/SEMIÁRIDO 
Fonte: Blog: Liberdade Bom Sucesso

Fiscalização Ambiental é fortalecida na Chapada Diamantina

Acontece nos municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim, Milagres, Itaetê, Marcionílio Souza, Iaçu, Ipirá, Castro Alves, Itatim, Rafael Jambeiro e Santa Terezinha, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do Rio Paraguaçu. A atividade, realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e outros órgãos, teve início no dia 27 de julho e vai até esta sexta-feira, 7 de agosto, reforçando a fiscalização ambiental na região da Chapada Diamantina.

Para encerrar as ações preventivas e repressivas contra os danos ambientais realizadas nos municípios fiscalizados, haverão encontros nesta quinta (6) e sexta (7), no município de Itaberaba. Esse programa nasceu em 2002 no Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), desenvolvido em parceria com diversos Órgãos Estaduais e Federais com atuação Ambiental.

O primeiro dia será do Encontro sobre Perspectivas da Gestão Ambiental Municipal, que discutirá os aspectos importantes sobre Licenciamento, Fiscalização e Educação Ambiental. O evento será realizado nesta quinta, das 8h às 18h, no auditório da Uneb de Itaberaba, tendo como público alvo os membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Gestores Públicos, técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, Sociedade Civil e Promotores de Justiça que atuam na esfera ambiental das cidades relacionadas.

Os resultados obtidos durante a Operação para os Gestores dos Municípios, representantes da Sociedade Civil e Organizações Sociais da região serão apresentados na Audiência Pública da FPI, nesta sexta (7), a partir das 14h, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, também em Itaberaba.

Mais de 15 toneladas de produtos de origem animal são apreendidos durante 2ª Etapa do FPI na Bacia do Paraguaçu

Mais de 15 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo foram apreendidos por equipes que integram a 2ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que está sendo realizada na Bacia do Rio Paraguaçu. Desde a segunda-feira, dia 27, também já foram apreendidos 1.800 animais silvestres e 15 armas de fogo nos municípios fiscalizados. Além disso, foram expedidas 124 notificações. Os números da operação devem ser atualizados até a próxima sexta-feira, dia 7, quando a ação será finalizada. Os resultados serão apresentados em audiência pública, que acontecerá no Colégio Luís Eduardo Magalhães, no município de Itaberaba.

Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal, propriedades rurais de exploração agrícola e pecuária, indústrias cerâmicas, revendas de agrotóxicos, entre outras, estão sendo fiscalizadas nos municípios de Boa Vista do Tupim, Castro Alves, Iaçu, Ipirá, Itaberaba, Itaetê, Itatim, Marcionílio de Souza, Milagres, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa e Santa Terezinha. Participam da FPI o MP da Bahia, Ministério Público do Trabalho, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA), secretarias estaduais de Segurança Pública, da Saúde, da Agricultura e Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente e da Fazenda e polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar

Cecom/MP

4 de agosto de 2015

Jacobina e Ourolândia: Operação da PF desarticula quadrilha que aplica golpes no INSS

A Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social deflagraram nesta terça-feira (4) a operação “Walking Dead II”, para desarticular uma quadrilha criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários em Salvador, Jacobina e Ourolândia. A operação conta com 25 policiais federais e oito servidores do Ministério da Previdência, que estão cumprindo seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nas três cidades onde ocorrem a fraude.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, os membros da quadrilha apresentavam diversos documentos falsos (certidões de óbito, certidões de casamento, carteiras de trabalho com vínculos empregatícios falsos, entre outros) perante Agências da Previdência Social e, com isso, conseguiam obter os benefícios de forma fraudulenta.

Entre os benefícios fraudulentos obtidos, se destacavam as pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na realidade se encontram vivos. Além da apresentação dos documentos falsos, alguns dos investigados possuíam documentos de identificação (RG e CPF) em duplicidade, alterando apenas alguns detalhes, como nome da mãe e data de nascimento, sendo que em cada documento o fraudador possuía mais de um benefício ativo perante o INSS.

Além de pagamentos mensais que chegavam a valores superiores a R$ 5 mil, alguns membros da organização criminosa também recebiam valores retroativos perante instituições bancárias, gerados pela suposta existência de filhos menores que, na realidade, sequer existiam.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documentos público e associação criminosa, cujas penas somadas, caso condenados, podem chegar a até 16 anos de prisão. O nome da operação (“Walking Dead) faz alusão à expressão de língua inglesa que significa “morto vivo e também a uma série de TV homônima, onde os mortos voltam à vida.

A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2014, tendo sido cumpridos 06 mandados de busca nos municípios de Jacobina e Ourolândia. O resultado das buscas iniciais levou à identificação de outros membros da associação criminosa, justificando a expedição de novos mandados oriundos da Justiça Federal em Campo Formoso. 

Correio da Bahia

MST ocupa prédio do Ministério da Fazenda em Salvador e três da Conab no interior

Foto: Jornal da Chapada
O prédio do Ministério da Fazenda, em Salvador, e outros três, onde funcionam a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em diferentes regiões do interior da Bahia, foram ocupados por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nesta segunda-feira (3). 

Os atos fazem parte do movimento de Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária, a segunda só este ano, e tem como foco os reajustes fiscais feitos recentemente pelo governo federal. De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a mobilização é legítima e ainda envolve a defesa pela reforma agrária e por mais investimentos para o campo. “É importante, principalmente nesta conjuntura atual, que os movimentos sociais estejam nas ruas para protestar e cobrar as promessas feitas para assentar mais de 120 mil famílias que estão acampadas em todo o país e em áreas de conflitos”, diz.

Para a dirigente nacional do MST, Elisabeth Rocha, a jornada de luta do movimento denuncia a falta da reforma agrária no governo. “Houve promessa por parte do governo Dilma, de que assentaria 120 mil famílias este ano e isso não se concretizou até agora. Ao mesmo tempo, houve um corte de 50%, dentro do ajuste que Joaquim Levy fez no Ministério da Fazenda, e esse corte atingiu diretamente a reforma agrária, que ficou com um orçamento em R$ 1,8 milhões enquanto que o agronegócio, via Ministério da Agricultura, está com R$ 187 milhões disponíveis”. 

A secretária estadual do MST, Ednéia Santana, diz que o ato na capital, envolve um grupo de 500 pessoas, mas que em toda a Bahia chega a 2,5 mil mobilizados em diferentes regiões. “Também ocupamos três centros de distribuição da Conab, em Itaberaba, Ribeira do Pombal e Entre Rios, e ocupamos o Núcleo Regional de Educação, em Teixeira de Freitas, que é para exigir o pagamento de professores, que está há mais de seis meses atrasado”, completa Edneia Santana.|

Segundo o dirigente estadual do MST, Evanildo Costa, a mobilização segue por tempo
Foto: Jornal da Chapada
indeterminado, até o governo Dilma apontar mecanismos para resolver o problema da reforma agrária, que está paralisada. “Teve o corte em 50% do orçamento da reforma agrária, então já está praticamente impossível a presidente cumprir a meta de assentar 120 mil famílias. No início do governo, a expectativa foi grande com a composição do ministério, com pessoas comprometidas com a reforma agrária, com o presidente nacional do Incra, mas com esse corte praticamente impossibilita cumprir a meta. 

Esperamos que o governo aponte saídas para avançar na obtenção de terra e também na questão da melhoria dos assentamentos, assistência técnica, financiamento para subsidiar a produção, pois tudo isso está comprometido com os cortes do governo a nível nacional”.

Fonte: Jornal da Chapada

Ações integradas da polícia reduzem assaltos a banco na Chapada Diamantina e região

FOTO: Divulgação/Ascom PM
As ações integradas do policiamento preventivo, desenvolvidas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido) e outras unidades da segurança pública, resultaram no fim das ocorrências de assaltos a agências bancárias e arrombamentos a terminais de autoatendimento, em toda a área de cobertura, nos últimos três meses e meio. Até o momento, também não houve registro de roubo a carro forte. Com a missão de apoiar o policiamento ordinário em 74 municípios, a companhia implementou algumas ações, no início de setembro de 2014, que contribuíram para o resultado alcançado. As medidas otimizam o policiamento especializado nos eixos da Chapada Diamantina e Microrregião de Irecê.


O trabalho da Cipe envolve também as Unidades Operacionais da região, além de intervenções pontuais dos órgãos de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Como resultado das ações, no primeiro semestre de 2015, a PM informa que ocorreram 11 registros contra 26 em 2014. Quanto ao número de arrombamentos a terminais de autoatendimento, a redução ficou em 50%.



Produtividade



Ainda segundo a Polícia Militar, em relação à modalidade de assalto a banco, conhecido como ‘novo cangaço’, houve diminuição de 75%. Com relação às ocorrências envolvendo extorsão, mediante sequestro de gerente ou familiar, aconteceu um registro, no ultimo dia 30 de julho, que se limitou a uma tentativa, pela rápida mobilização do aparato policial para inviabilizar a consumação do delito.



Fonte: Jornal da Chapada


Jacobina, Cafarnaum, Canarana e outras cidades baianas são beneficiadas com rádio

O processo para a implantação de novas rádios comunitárias está aberto e, segundo o Ministério das Comunicações, deve contemplar 73 cidades baianas, como Salvador, Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Juazeiro. Este número integra uma lista de 699 municípios que serão beneficiados em todo o País, como anunciado no portal do ministério.

A ação faz parte do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO), que prevê também novas TVs educativas em cinco localidades na Bahia, e rádios FM, que no estado devem chegar a 18 cidades. O plano terá grande abrangência no estado, deixando a Bahia entre os entes federados com mais ofertas.

A partir de agora, as entidades interessadas devem acompanhar a publicação de editais para participar da concorrência. O passo a passo exigido está mais simples, o que garantirá um ritmo mais rápido, conforme o ministério. Para as rádios comunitárias, a documentação, que antes continha mais de 30 documentos, passou a ter sete. A mesma quantidade é solicitada agora para as educativas.

Cidades baianas como Jacobina, Cafarnaum, Antônio Gonçalves, Ibotirama, Alcobaça, Alagoinhas, Andorinha, Caetité, Canarana, dentre outras serão beneficiadas.

Carro do prefeito de Pindobaçu é incendiado em frente a sua residência

O carro do prefeito de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, Marlos André (PT), foi incendiado na madrugada desta terça-feira (4). 

Segundo a Delegacia Territorial, a ação criminosa ocorreu por volta das 3h20. Ainda não há suspeitas dos autores do crime nem da motivação. O caminhão F 400, de propriedade de Marlos André, estava estacionado em frente à residência dele na Rua Antonio Loureiro, no bairro Novo em Pindobaçu. 

A casa também teria sido  atingida pelo fogo. Segundo informações do site RF Notícias, o prefeito se mostrou preocupado e disse que passará a tomar medidas de segurança pessoal. 

Ele lembrou do assassinato de seu pai, Marlos Wanderlei, ex-prefeito de Pindobaçu, ocorrido em 25 de maio de 1989. De acordo com informações de um segurança da residência do prefeito, uma moto teria parado em frente à casa, momentos antes do ocorrido. O corpo de Bombeiros da cidade de Senhor do Bonfim foi acionado e controlou o fogo. 

3 de agosto de 2015

Estrada do Feijão deve ser privatizada

A BA-052, a Estrada do Feijão, com 459,2 quilômetros, que liga Feira de Santana a Xique-Xique, deve ser privatizada. Os planos podem ser concretizados via Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias – Premar II, do governo do estado. 

A iniciativa terá US$ 520 milhões para serem gastos em toda malha baiana rodoviária, parte dessa soma aplicada na BA-052. Segundo a Coluna Farol Econômico, do Correio, até o momento, estudo iniciais indicam que o processo deverá ser apenas de natureza administrativa, onde o governo contratará uma empresa para manter a rodovia por um prazo de dez anos. 

No entanto, há a possibilidade de implantação de um sistema de pedágio, conforme disse a superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Maria Amélia Pompeu. O Premar II tem recursos do Banco Mundial e do Banco Europeu e prevê a recuperação de quatro mil quilômetros. 

Fonte: Bahia Notícias

2 de agosto de 2015

Luana Gomes é a nova Miss Barra do Mendes 2015

Luana Gomes dos Santos, 15 anos, venceu o concurso para Miss Barra do Mendes  2015, que ocorreu na noite deste sábado (01/8), no Clube Cultural Barramendense.







O segundo lugar ficou com a candidata Danielle Paiva e a terceira colocação com Mayane Martins. Durante a cerimônia, as candidatas desfilaram com quatro modelos de roupa diferentes - vestido de gala, maiô, vestido longo e, novamente, traje de gala.  A coroa foi entregue à Luana pela vencedora do ano passado, Milena. 

Ibititá: Homem é preso por exercício ilegal da profissão de dentista

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em parceria com a Polícia Militar prendeu em flagrante, na manhã deste sábado (1º), um homem que atuava como falso dentista na cidade de Ibititá, na região de Irecê.

Aderbal Souza Pereira, de 67 anos, confessou exercer ilegalmente a profissão há 46 anos, realizando extrações dentárias. Aderbal e um paciente foram conduzidos pelos policiais à delegacia de Irecê.

De acordo com a presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-BA, Viviane Sarmento, o falso dentista responderá pelo exercício ilegal da profissão e, caso condenado, pode ser penalizado com seis meses a dois anos de prisão.

Fonte: Bahia Notícias