3 de dezembro de 2015

Prefeitura de Irecê firma convênio com SENAC e SINCOM para cursos gratuitos


A Prefeitura de Irecê formalizou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato do Comércio de Irecê (Sincom), para implantação do Projeto Senac Móvel no município. O projeto vai oferecer à população, sobretudo às famílias em situação de vulnerabilidade social, cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de Turismo e Hospitalidade.

As capacitações serão realizadas em uma carreta móvel, que já está na cidade e ficará durante o período de seis meses. O veículo é climatizado e equipado com recursos audiovisuais, antena parabólica, computadores e toda a infraestrutura necessária para facilitar o processo de aprendizagem.

Os cursos terão início a partir de fevereiro de 2016, mas o projeto já vai realizar oficinas gratuitas entre os dias 7 a 10 deste mês, beneficiando mais de 100 pessoas. Serão oito oficinas: Arte de preparar pizzas; Lanche Comercial, Tortas e quiches, Saladas, Roscas natalinas, Sobremesas natalinas, Pratos a base de bacalhau, Preparo de Panetones

As inscrições já estão sendo realizadas no Sindicado do Comércio de Irecê, localizando na Av. Santos Lopes, Nº 143; na Secretaria da Assistência Social, na Rua Lafayete Coutinho, 235, próximo ao Fórum; e ainda no CRAS, CREAS e PETI. Os candidatos deverão apresentar cópias do RG, CPF e Comprovante de Residência. Maiores informações através dos telefones: 3641-4765 (Assistência Social) e 3641-3207 (Sincom).

Novo consórcio de saúde beneficia 18 municípios na região de Irecê

O governador Rui Costa, prefeitos e representantes de 18 municípios da região norte do estado assinaram, na tarde desta terça-feira (1º), o Protocolo de Intenções para Constituição do Consórcio de Saúde na região de Irecê. A cerimônia, realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, marca mais uma iniciativa para ampliar os serviços de saúde no interior e levar atendimento e maior comodidade à população. 

Os consórcios foram criados para regionalizar serviços como unidades de pronto atendimento, laboratórios e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de hospitais municipais, para que os procedimentos médicos - incluindo média e alta complexidade - possam ser realizados no interior, sem necessidade do deslocamento até a capital ou e outros grandes centros.

Rui afirmou que a assinatura dos consórcios está reescrevendo a história da saúde e também do estado. “Nós estamos substituindo o modelo antigo, [em] que as administrações municipais cuidam sozinhas de seus hospitais, por um sistema de cooperação”. Ele disse ainda que para “atender às necessidades da saúde, precisamos agir e trabalhar de maneira integrada e regional. Esse é um conceito de solução regionalizada para os problemas da saúde, principalmente os mais complexos”. 

O governador explicou que, por meio desse ambiente de compartilhamento de infraestruturas, “o Estado vai, junto com as prefeituras, cuidar dos baianos. Passaremos a contribuir com procedimentos que não contribuíamos”. Ele também destacou a economia de recursos, uma vez que os pacientes não precisam se deslocar nem de hospedagem, além do aspecto da comodidade. 

Municípios contemplados

Este é o terceiro consórcio da Bahia e inclui as cidades de Irecê, América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Central, Cafarnaum, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí. Os dois primeiros foram assinados no dia 19 de novembro, por municípios da região de Jequié, e no dia 5 de novembro, na região do extremo sul da Bahia.

De acordo com o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, este é um momento histórico para o sistema de saúde da Bahia e dá continuidade às estratégias do Governo do Estado de interiorizar as ações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

“Este sistema é o que o Sistema Único de Saúde [SUS] deveria ser na prática [...]. Para isso [é] que ele foi pensado. O controle dos consórcios é centralizado e as administrações municipais podem escolher quais serão os serviços oferecidos. [O sistema] foi pensado para atender ao déficit de procedimentos de média complexidade, consultas de especialistas, exames de alta complexidade”, explicou o secretário.

Lei estadual

Os Consórcios de Saúde foram criados através de lei estadual sancionada pelo governador em setembro deste ano. O Estado e administrações municipais participam da implantação e gestão das estruturas oferecidas. Cabe ao governo estadual construir, comprar equipamentos, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto as prefeituras consorciadas rateiam o restante. 

Os consórcios ficam responsáveis pela gestão das 28 policlínicas construídas pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama e outros exames.

Presidido pelo prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues, o novo consórcio é gerido pelos municípios e, juntos, eles elegem as maiores deficiências da saúde para serem levadas à região com a policlínica, que será localizada em Irecê. “Vamos nos dedicar e nos esforçar para cuidar da vida da população porque, ninguém melhor que o prefeito [...] para gerir esse grande e revolucionário investimento”.

Criminosos explodem caixas eletrônicos do BB em Uibaí

Por volta das 2h da madrugada dessa quarta-feira (2) uma quadrilha fortemente armada explodiu os cofres da agência do Banco do Brasil da Cidade de Uibaí, e levou todo o dinheiro. 

Segundo a polícia, mais de 130 mil foram levados pelos bandidos que chegaram à cidade em quatro veículos. Ainda segundo a polícia, o bando causou seis grandes explosões e disparou mais de cinquenta tiros de armas de grosso calibre. 

De acordo com informações do site da TV João Dourado - por conta de pagamentos de funcionários, pensionistas e aposentados dos municípios de Uibaí e Presidente Dutra, que estavam sendo realizados -, foram movimentados aproximadamente milhão de reais durante todo o dia dessa terça (1) na agência bancária. Foram explosões que pereciam que era o mundo se acabando, todo mundo levantou assustado, só depois demos conta quando ouvimos vários tiros, disse uma testemunha.

Fonte: Caraíbas FM com informações do Site TV João Dourado

Em Irecê, assaltante trapalhão deixa arma cair e ‘apanha’ da vítima

Um estabelecimento comercial foi assaltado na tarde desta terça-feira (1) em Irecê. Entretanto, uma situação inusitada chamou a atenção. Um dos criminosos deixou cair a arma no chão no momento em que anunciou o assalto. Em seguida, se abaixou para recuperar o revolver e foi surpreendido com um soco efetuado pelo comerciante, conforme contou a polícia. Assustado com a reação da vítima e sem conseguir recuperar a arma, o bandido trapalhão fugiu sem nada levar.

O comerciante contou que um dos criminosos entrou na loja e o outro ficou do lado de fora dando cobertura. Em seguida, o suspeito anunciou o assalto, puxou um revólver e pediu para passar o dinheiro. A arma foi entregue a polícia e encaminhada à 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil de Irecê.   

O Comercial Barril fica na Rua Jussara, no bairro Fundação Bradesco, em Irecê.

A polícia realizou buscas pela região para tentar localizar e prender os criminosos, mas não encontrou os suspeitos.

Fonte: Caraíbas FM

2 de dezembro de 2015

Rompimentos de fibras óticas deixam cidades com DDDs 74 e 75 sem sinal da Vivo na Bahia

Moradores de cidades da Bahia ficaram sem sinal da telefonia Vivo no final da manhã desta quarta-feira (2). Segundo informações da assessoria da operadora, a queda no sinal aconteceu devido a um duplo rompimento de fibra ótica no município de Feira de Santana, que abastece a região do Centro Norte do estado. O rompimento aconteceu por volta das 11h. 

De acordo com a Vivo, rompimentos nas fibras óticas são comuns, mas o de hoje aconteceu em mais de uma fibra, o que acarretou na queda de sinal em algumas cidades da região. As áreas afetadas correspondem aos DDDs 74 e 75. Os rompimentos das fibras óticas afetam o serviço de voz e de banda larga da operadora.  

Nas redes sociais, usuários da operadora reclamaram da queda de sinal em cidades como Mairi, Mundo Novo, Baixa Grande, Piritiba, Feira de Santana. De acordo com a assessoria da Vivo, técnicos trabalham para reparar o serviço.

Em nota, a Vivo informou que voltará a prestar esclarecimentos assim que haja informações sobre o restabelecimento dos serviços. 

Fonte: Correio da Bahia

Prefeita de Aurelino Leal-BA é flagrada varrendo praça pública no município

A prefeita da cidade de Aurelino leal, Elisângela Ramos de Andrade, mais conhecida como Liu Andrade, foi flagrada na manhã deste sábado (28/11), varrendo uma das praças do município. 

O gesto humilde da prefeita chamou a atenção de todos que passavam na rua. Liu Andrade, que é filiada ao PP – Partido Progressista foi fotografada de todos os ângulos, e suas fotos foram parar nas redes sociais. O gesto de humildade da prefeita Liu Andrade não é novidade no município, recentemente ela foi flagrada subindo em uma escada para colar bandeirolas de São João em praça pública. 

“Gosto disso, me envolvo em tudo na minha cidade, isso me faz bem, gosto de estar no meio do povo, brincando, resenhando, colando bandeirolas, enfeitando a cidade para o Natal, minha vida é essa, pra que mudar, não posso mudar meu jeito de ser só porque estou prefeita”, disse a prefeita Liu Andrade. 

Fonte: Ubaitaba Urgente

Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar é tema de encontro entre dirigentes da SDR e gestores municipais

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de instalação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu o Seminário com Gestores Públicos Municipais, no dia 02 de dezembro de 2015, durante a VI Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), em Salvador. O evento aconteceu no auditório principal do Parque de Exposições de Salvador, em paralelo a 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). Barra do Mendes esteve representada no evento pelo Diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Agricultura, Genivaldo Sodré dos Santos.

Durante o seminário, foram discutidas as estratégias para a implantação do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) nos 298 municípios que manifestaram interesse, durante os atos de inauguração dos SETAF's. Além disso, foi realizada uma apresentação detalhada sobre os termos da cooperação entre a SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural e os municípios, incluindo as 13 políticas públicas que o Governo do Estado está traçando com diretrizes prioritárias para a consolidação das ações para o desenvolvimento rural. 

Este seminário se constituiu em uma etapa preparatória para o encontro com prefeitos, em janeiro do próximo ano, quando os termos finais de adesão serão assinados, com os secretários municipais ou gestores da área recebendo orientações sobre as políticas públicas. Em 2016, deve ser lançado o Pacto pela Agricultura Familiar na Bahia. A metodologia do evento prevê a elaboração de um diagnóstico municipal que dê conta de apresentar o cenário real da execução dessas políticas públicas em cada município/território. 

SETAF - O SETAF - Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, que tem como finalidades articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares, é composto por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. 

Entre as atuações dos SETAFs estão também a estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água, mudas, entre outros), implantação de infraestrutura rural (habitação, água, equipamentos públicos etc), seguro Garantia Safra, além do apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional e dinamização de cadeias produtivas como a da apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite, mandiocultura e fruticultura, entre outras.

SEMAF - O Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar, que será realizado em parceria com as prefeituras municipais, por meio das secretarias municipais de agricultura, no qual se encontra incluído o município de Barra do Mendes, tem o objetivo de promover a articulação, gestão e implementação de políticas para a execução na base municipal, atuando de forma integrada com o SETAF do Território de Identidade que integra.

Ascom: Prefeitura de Barra do Mendes

Assalto ao Banco do Brasil da cidade de Uibaí - Bahia


Nessa última madrugada (02/12) cerca de 15 homens fortemente armados de fuzil, calibre 12 e pistolas praticaram a ação que durou mais de 2 horas.
Destruíram a agência completa. Deixaram os caixas eletrônicos intactos e foram atrás do cofre. O cofre foi destruído.

Durante o período do assalto foram ouvidos tiros e explosões. Um morador do povoado da Formosa, um pouco afastado do centro, disse que todo mundo em sua casa acordou com os baralho da explosao de pelo menos 9 dinamites.

Infelizmente o prejuízo maior ficará para a população, que se já não tinha um serviço de excelência, ficará sem nada por pelo menos 3 meses.

Graças a Deus no ninguém ficou ferido.

Fonte: Fanpage Uibaí - O meu pé de serra




1 de dezembro de 2015

Angical: Agricultor morre após ser atacado por enxame de abelhas

Foto: Ilustrativa
Um trabalhador rural morreu após ser atacado por um exame de abelhas na localidade de Angical, distrito do município de Irecê. Severino Oliveira fazia um serviço de roçagem numa propriedade, no último sábado (28), quando foi atacado. 

Ele ainda tentou fugir, mas as abelhas o alcançaram. Populares informaram que Severino foi socorrido por uma unidade do Samu em estado grave, apresentando muito inchaço. Internado no Hospital Regional de Irecê, ele não resistiu e morreu na manhã deste domingo (29). 

O corpo do agricultor foi sepultado no fim da tarde de domingo, no Cemitério de Angical. Ainda não se sabe de qual espécie pertence as abelhas que vitimou o trabalhador. 

Fonte: Irecê Repórter

Motocicleta roubada em Forquilha de Itaguaçu da Bahia é recuperada pela Polícia Militar de Central

Uma guarnição da Polícia Militar do município de Central, comandada pelo sargento Paulo Sandro, recuperou uma motocicleta CG  Honda Titan, cor vermelha, placa OUW-2037, licença de Central.

O veículo havia sido roubado recentemente na comunidade vizinha de Forquilha, no município de Itaguaçu da Bahia.

A moto foi apresentada na manhã desta terça-feira (01), na Delegacia de Polícia de Central, onde os procedimentos legais serão adotados.

Fonte: Central Notícia

Barra: Comitiva de vereadores é assaltada e sequestrada na Estrada do Feijão

Uma comitiva de vereadores da cidade de Barra, no oeste do estado, foi assaltada na última sexta-feira (27), na Estrada do Feijão, próximo à cidade de Mundo Novo. Na ação, dois edis e três familiares foram feitos reféns por quatro horas.

O presidente da Câmara Municipal de Barra, Romero Santiago, relata que o grupo de vereadores retornava do Congresso Brasileiro de Vereadores, realizado na capital baiana, em dois veículos, quando, por volta das 17:30h, o assalto teve início após um deles ter sido fechado pelos criminosos. “Quando dei por mim três homens encapuzados desceram fortemente armados com armas longas de groso calibre e anunciaram o assalto”, conta Romero ao site Revista Barra Magazine.

Ainda segundo o edil, ele e o vereador José Hamilton foram jogados no banco de trás do carro pelos bandidos, onde se encontravam os pais de Romero e sua esposa. Os criminosos seguiram com os reféns por uma estrada de terra com destino a um local que chamaram de “Velório”.

De acordo com Santiago, eles os ameaçaram de morte várias vezes. Ao chegaram ao local, os bandidos roubaram dos reféns relógios, perfumes, dinheiro e roupas. Entretanto, o terror vivido pelos sequestrados não parou por aí. Por volta das 21h, José Hamilton foi colocado no banco de trás do segundo carro e todos foram levados para outro lugar chamado pelos sequestradores de “Administrador”. Lá, foram liberados em uma estrada no alto da serra e receberam advertência dos bandidos, segundo relatos: “Não saiam daqui antes de completar uma hora ou matamos vocês, estamos de olho”.

Ainda de acordo com Romero Santiago, por volta das 22h, as vítimas chegaram a uma rodovia próxima a uma fazenda no município de Baixa Grande. Eles pediram socorro aos motoristas que trafegavam na região e acionaram a Polícia Militar. Apesar dos momentos de terror, ninguém ficou ferido. A Polícia Rodoviária Estadual foi chamada e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Baixa Grande. 

Fonte: Bahia Notícias

30 de novembro de 2015

Menino de 10 anos morre baleado com disparo acidental na cabeça em Jussara

Um menino de 10 anos morreu na manhã deste domingo (29) atingido por um tiro de espingarda dentro da própria casa, na localidade de Recife, município de Jussara. De acordo com a polícia, o disparo acidental teria partido de um membro da família - que manuseava a arma e atingido Teves Bastos de Oliveira. Por volta das 10h30, vizinhos ouviram o barulho de um tiro vindo de dentro da casa. Segundo a polícia, quando entraram na residência, o menino estava caído atingido na cabeça. O garoto não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

De acordo com o delegado Paulo Pereira, responsável pelas investigações, um inquérito foi aberto para investigar o caso.

O corpo do pequeno Teves foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Fonte: Caraíbas FM

29 de novembro de 2015

Jovem é assassinado a tiros em São Gabriel

Um jovem identificado como Anderson Santos Almeida Silva, de 19 anos, foi encontrado morto com tiros no ouvido no município de são Gabriel, na região de Irecê.

Segundo polícia, o crime pode ter ligação com o tráfico de drogas. A Polícia Militar faz buscas na cidade na tentativa de localizar o suspeito.

O corpo de  Anderson foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.

Fonte: Central Notícia

Homem é preso em Hidrolândia de Uibaí por embriaguez ao volante e direção perigosa

Na noite deste sábado (28), por volta das 22h, uma guarnição da Polícia Militar conduziu para a delegacia de Irecê, Sebastião Pereira Lacerda, de 35 anos por está embriagado ao volante e praticar direção perigosa.

O mesmo reside em Hidrolândia, no município de Uibaí, na Rua Guanabara.

O seu veículo Santana Quantum foi apresentado ao Detran por falta de documentos de porte obrigatório.

Fonte: Uibaí Notícias

Homem é assassinado a tiros em Morro do Chapéu

Um homem identificado como Edésio Domingos de Oliveira, conhecido por ‘Nego do Bar’, foi morto com vários tiros na cidade de Morro do Chapéu.

Domingos tinha um bar localizado no bairro da Caixa D’água, em morro do Chapéu. De acordo com a polícia, dois homens chegaram numa moto, entraram no estabelecimento, e à queima-roupa deflagraram vários tiros contra a vítima que ainda foi socorrida para o Hospital São Vicente de Paulo, e em seguida para o Regional de Irecê, onde já chegou sem vida.

Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Central Notícia

Quatro barragens de rejeitos causam preocupação na Bahia; duas estão em Jacobina

Quatro das 24 barragens de rejeitos de minérios existentes na Bahia possuem classificação idêntica à Barragem do Fundão, que rompeu no último dia 5, em Mariana (MG), deixando um rastro de morte e destruição por mais de 650 km, após uma lama de resíduos ser liberada com o rompimento de um reservatório. Duas delas ficam em Jacobina, no Centro-Norte do estado, e as outras duas em Santaluz, no Nordeste baiano, onde as barragens possuem dano potencial associado (DPA) considerado alto pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Apesar disso, elas não aparecem entre as 16 mais inseguras do país, segundo relatório divulgado em abril pelo próprio DNPM, e apenas uma está em plena atividade. As outras não têm sido utilizadas, mas armazenam material de rejeitos – a Barragem 01, em Jacobina, inclusive, preencheu toda a capacidade de armazenamento em 2008. Já as de Santaluz não estão ativas, segundo a Fazenda Brasileiro S/A, subsidiária da Yamana, que administra as barragens.

As quatro, assim como ocorria com a barragem do Fundão – que despejou 55 milhões de m³ cúbicos de rejeitos de minério de ferro na natureza -, também coincidem na classificação da Categoria de Risco (CRI), que é baixa. “Se o CRI for baixo, mesmo com DPA alto, a barragem não é necessariamente perigosa”, explica o chefe da Divisão de Fiscalização do DNPM, Eriberto Leite.

A semelhança entre os perfis, no entanto, ligou um alerta entre autoridades locais e, principalmente, nas populações que vivem próximas dessas estruturas. Uma das preocupações diz respeito aos planos de evacuação em caso de acidente, apresentados pelas empresas para conseguir a licença de funcionamento. Até agora, entre as quatro, nenhum foi posto em prática.

Sem aviso
Sem alertas sonoros na região onde está instalada, que serviriam para avisar a população em caso de acidente, a Barragem 02, também administrada pela Yamana Gold, em Jacobina, é a que mais preocupa, segundo o engenheiro de Minas e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Baptista Oliveira. Ele também cita o perigo que pode representar o vazamento dos rejeitos nas quatro barragens com alto potencial de devastação, já que todas trabalham com o beneficiamento de ouro. “É comum fazer o processo de lixiviação do ouro com cianeto, que é uma substância tóxica e pode matar”, citou. Ele também lista o arsênico como produto comumente usado para obter o minério e que pode causar danos graves à saúde.

O Correio questionou a Yamana sobre as substâncias presentes em suas barragens de rejeito, mas a empresa não especificou quais são utilizadas. Em relação à Barragem 01, que está sendo desativada, a companhia informou que continua monitorando a estrutura, que foi aterrada.

Alcance
As barragens de Jacobina ficam próximas de comunidades que reúnem cerca de 500 habitantes, 300 a menos que em Bento Rodrigues, localidade devastada pela lama de minério, onde 13 pessoas morreram e outras 11 seguem desaparecidas. Um eventual rompimento da Barragem 02, que tem capacidade para receber 27 milhões de m³ de rejeitos (o equivalente a 10.800 piscinas olímpicas, ou seja, quase a metade do total de rejeitos liberados em Mariana), por exemplo, poderia causar um dano ambiental sem precedente na Bahia. Atualmente, 14% do reservatório está preenchido, e a projeção é que chegue a sua totalidade já em 2020.

Um eventual acidente poderia atingir o Rio Itapicuru, que ajuda a abastecer 54 cidades, só desaguando em Prado, no Litoral Sul do estado. “Poderia descer a água suja em direção ao rio, mas o material já estaria bem dissolvido. O afluente (Itapicuruzinho) tem 12 km de extensão, e destes, apenas cinco seriam atingidos, causando possivelmente o assoreamento”, amenizou o secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Ivan Aquino.

Segundo a Embasa, Jacobina é abastecida por quatro mananciais, sendo que um deles capta água justamente do Itapicuruzinho.

Apesar dos cenários caóticos imaginados, para o superintendente do DNPM, Osmar Almeida da Silva, incidentes como o ocorrido em Mariana não acontecem de um dia para o outro. “São eventos muito lentos, mas não podemos negligenciar o desastre. Deve ser feita uma perícia para explicar o desastre, inclusive, para que sirva de lição”, ressaltou.

Segundo Aquino, a prefeitura de Jacobina vem acompanhando de perto as barragens locais. No último dia 19, por exemplo, houve uma reunião com a Mineração Jacobina, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, moradores e a prefeitura. “A empresa fez uma simulação do que aconteceria e um projeto de evacuação está sendo preparado”, revelou.

Precedente
Apesar de ser algo considerado improvável, já há registro de acidente com vazamento na Barragem 01, em Jacobina. Segundo um relatório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Bahia (Crea-BA), de outubro de 2006, apesar de não ter sido constatado vazamento de material de rejeito de minério, foi necessário fazer medição na qualidade da água do rio no seu entorno, após a fuga de material. Um geólogo da entidade considerou que o tal “acidente” foi em decorrência de “problemas operacionais na unidade de beneficiamento” e pediu para que a empresa fornecesse os “estudos e projetos que garantissem a segurança do barramento”. O vazamento foi verificado durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), uma atividade periódica promovida pelo Crea-BA para mapear irregularidades que coloquem em risco a vida das pessoas.

Em Santaluz, segundo a Fazenda Brasileiro S/A, subsidiária da Yamana, a suspensão das atividades nas duas barragens de alto dano potencial não interrompeu o monitoramento, que continua sendo feito de acordo com o Sistema de Gestão de Barragens (Sygbar). Ao Correio, a empresa informou que a Barragem de Flotação e a Barragem de Lixiviação apresentam atestado de estabilidade comprovado por um auditor externo. Ainda conforme a mineradora, estão sendo realizados novos testes de recuperação metalúrgica e estudos econômicos no local.

AS QUATRO BARRAGENS DA BAHIA COM DANO POTENCIAL ELEVADO

Barragem 01 – Atingiu sua capacidade máxima de 8 milhões de m³ e foi fechada em Jacobina, sendo aterrada e submetida a processo de revegetação. Tem 61 m de altura.

Barragem 02 – Construída em 2009, perto da primeira, tem 10 m de altura em seu barramento e capacidade de armazenar 27 milhões de m³.

Barragem de Flotação – Fica em Santaluz e apresenta 38 m de altura e 18,6 milhões de m³ de capacidade. Está desativada. Empresa ainda está reavaliando a reativação.

Barragem de Lixiviação – Tem 32 m de altura e capacidade de receber 2,3 milhões de m³ de rejeitos de minério. Também está sob reavaliação.