26 de abril de 2013

Dilma nomeia dois novos integrantes para o CNJ

O "Diário Oficial da União" publica nesta sexta-feira (26) a nomeação de dois novos integrantes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
O decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff, nomeia a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e o desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) como novos integrantes do conselho para o biênio 2013-2015.
Peduzzi foi indicada para compor o CNJ pelo TST, onde tomou posse em 21 de junho de 2001 e assumiu a vice-presidência em 2011. No CNJ, ela ocupará a vaga do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que deixou o mandato de conselheiro para assumir a presidência do TST.
Já o desembargador Guilherme Calmon foi indicado ao CNJ pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele tomou posse no tribunal em 17 de dezembro de 2008 e hoje é coordenador dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região.
Calmon vai ocupar a vaga do desembargador federal Tourinho Neto, que deixou o mandato de conselheiro em função de sua aposentadoria.
As duas nomeações foram aprovadas no início do mês pelo Senado, que sabatinou os dois magistrados.
O CNJ é composto por 15 conselheiros, sendo nove magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos "de notável saber jurídico e reputação ilibada."Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Folha de SP

Senhor do Bonfim:População está assustada suposto Ovni foi fotografado

Um Objeto Voador não Identificado (Ovni), fotografado no último dia 14 de abril, na serra do Gado Bravo, por dois ciclistas, está chamado a atenção de muita gente na região. As fotos registradas pela dupla Raimundo Natação e Igor Geovani, foram feitas quando eles sinalizavam uma trilha para competição de Mountain Bike. Segundo as testemunhas o objeto de forma oval, surgiu de repente e causou uma grande surpresa.
As testemunhas falaram para reportagem do falandotudo.com – que o objeto voador fazia um leve barulho, semelhante a uma maquina de costurar, quando foi percebido emergindo da mata. “Raimundo viu e gritou para pegar a câmara, senti medo, pensei em correr, mas agüentei o medo e tirei algumas fotos. Disse Igor Geovane responsável por tirar seis fotos do objeto.

Segundo os dois amigos, o Ovini foi visto por volta das 15h30, e ficou por cerca de 15 minutos no ar, desaparecendo numa velocidade inimaginável.“O objeto estava num local de difícil acesso e muito profundo, quando percebemos a sua presença e começamos a fotografar”. Comentou Raimundo Natação. Perguntado sobre o tamanho da nave, ele respondeu: “tinha o comprimento de um automóvel”.

  Informações e Fotos:Sapeca Noticias

Operação da PRF e IBAMA salva animais silvestres na região!

Em continuidade à Operação da 30ª FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, que é realizada em parceria com Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual através do NUSF – Núcleo do São Francisco, IBAMA, além de diversos órgãos de fiscalização estaduais e federais, no dia de ontem, 23/04, foram apreendidos 202 animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro no município de Ibititá/BA, na região de Irecê.
Iniciada no dia 15/04, a 30ª FPI já aprendeu um total de 1085 animais silvestres que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro. Até o momento as ações ocorreram nos municípios de Irecê, São Gabriel, Itaguassu da Bahia, Central e Lapão, onde centenas de animais foram apreendidos.
A 30ª etapa da FPI já registra o maior número de animais silvestres apreendidos desde a sua primeira edição, ocorrida em 2002.

Na  manhã desta terça feira (23) vimos carros da PRF e da Polícia Ambiental da cidade de Lençois aqui em M. do Chapéu bem como carros institucionais do Governo Estadual e Federal, porém não podemos afirmar se esses veículos estiveram a serviço desta mesma operação em nossa cidade. Nossa redação enviou um e-mail ao serviço do comunicação da PRF e aguardamos reposta.

 Informações e Fotos: Lider Noticias

Mulher é espancada pelo marido até a morte em Jacobina


Na noite desta quinta-feira (21), por volta das 19 horas, a dona de casa  Isabel Cristina Silva dos santos, 36 anos, foi morta brutalmente pelo marido no povoado de Cafelândia no município de Jacobina. Segundo a Polícia Militar, Isabel Cristina foi agredida pelo companheiro  Mauro Wilson Olinda Barbosa, 42 anos, conhecido como "Negão da Vila Feliz", que utilizou a coronha de uma espingarda bate-bucha para assassinar a mulher, atingindo a vítima com vários golpes na cabeça, deixando seu rosto completamente desfigurado.
Isabel Cristina ainda chegou a ser atendida no pronto socorro, mas não resistiu aos ferimentos.  O acusado também agrediu o filho da vítima, um garoto de iniciais B.S.O., 12 anos, que foi atendido no Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho, sendo liberado em seguida, sendo entregue ao Conselho Tutelar.
Segundo a polícia, Mauro Wilson havia teria tentado estuprar as suas duas enteadas, uma de 13 e outra 11 anos, e quando a mãe das adolescente quis impedir, o criminoso se apossou de uma espingarda de fabricação caseira, disparando contra a vítima que consegui escapar do tiro.
De acordo com o boletim policial, não satisfeito, Mauro Wilson começou a espancar a sua companheira com a coronha da espingarda, deixando a vítima com o rosto desfigurado, o que resultou na sua morte horas depois de dar entrada no pronto socorro do Hospital Teixeira Sobrinho.
O acusado foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar quado tentava se esconder num matagal  que fica nos fundos da residência onde aconteceu o crime. Ele se encontro detido no Complexo Policial de Jacobina.
Informações e Fotos: Notícia Livre

25 de abril de 2013

Defesa de Bola faz provocações no 4º dia de júri

São Paulo - O 4º dia do julgamento do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, está sendo marcado por ironias e provocações por parte da defesa. A juíza responsável pela caso já repreendeu, por várias vezes, Ércio Quaresma, um dos advogados de Bola. Diante das muitas insinuações do advogado, o promotor Henry Vasconcellos se exaltou. "O senhor é um canalha mentiroso", disse o promotor. Quaresma respondeu: "Canalha é o senhor. Vou provar que o senhor é um canalha". A juíza precisou intervir para pedir calma.
Por volta das 15h, o julgamento foi interrompido para o almoço. Quaresma disse ter ainda mais 12 horas de perguntas para o delegado, Edson Moreira, que está sendo interrogado desde quarta-feira, dia 24.
O julgamento de Bola, acusado pelo assassinato de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno, começou na segunda-feira, 22, no Fórum de Contagem (MG).
 (Com informações da Uol)

Com dores, Neymar é encaminhado para exames, não treina no Santos e é dúvida no clássico

O atacante Neymar foi encaminhado para realizar exame de ressonância magnética nesta quinta-feira em uma clinica particular em Santos e não participa do treino comandado pelo técnico Muricy Ramalho, no CT Rei Pelé. Desta forma, o camisa 11 é dúvida para o clássico contra o Palmeiras neste sábado, às 16h15 (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista.
Neymar continua sentindo dores musculares na coxa esquerda mesmo após realizar uma sessão de fisioterapia na seleção brasileira em Belo Horizonte na noite da última quarta-feira. O atacante deixou o amistoso do Brasil contra o Chile reclamando de dores musculares na coxa.

Candidato brasileiro competirá com mexicano na fase final para diretoria da OMC

O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo passou para a terceira e última fase da eleição que irá definir o sucessor do francês Pascal Lamy como diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Desde o início, Azevedo e o mexicano Herminio Blanco, que também passou para a próxima fase, figuram entre os favoritos para chegar à rodada final. Na penúltima fase foram eliminados nesta etapa os candidatos da Nova Zelândia, Coreia do Sul e Indonésia.

Outros quatro candidatos, apresentados por Costa Rica, Jordânia, Gana e Quênia, ficaram de fora em uma primeira rodada do processo de escolha realizada no dia 11 de abril. Esta é a eleição com o maior número de postulantes ao cargo de diretor-geral nos 18 anos de OMC e também a única a incluir três mulheres. O vencedor irá assumir o cargo em setembro.

 Azevêdo é embaixador de carreira no Ministério das Relações Exteriores e representa desde 2008 o Brasil na OMC, onde impulsionou iniciativas arriscadas como a necessidade de avaliar o impacto que a "guerra de divisas" tem no comércio mundial.

Blanco foi o principal negociador do México do NAFTA (Tratado de Livre-Comércio com a América do Norte) na década de 1990 e atualmente trabalha no setor privado. O mexicano participou ainda das negociações dos TLC (tratados de livre-comércio) de seu país com a UE (União Europeia), 10 países latino-americanos, Japão e Israel.

Os outros candidatos que participaram desta etapa foram o ministro neozelandês de Comércio, Tim Groser, o ministro sul-coreano das Relações Exteriores e Comércio, Taheo Bark, e a ministra indonésia de Turismo, Mari Elka Pangestu, que também era apontada com uma das favoritas.

Azevêdo e Blanco são vistos com bons olhos pelos países desenvolvidos, que têm um forte poder na organização, embora cada voto dos 159 membros seja igual.

Fontes diplomáticas explicaram que este era o cenário preferido pelos mexicanos e que o Brasil queria evitar, pois Blanco previsivelmente contará no final com o respaldo da UE, Estados Unidos e também dos 21 países-membros do Fórum de Apec (Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico), organismo do qual o México faz parte.

As fontes indicaram ainda que o voto latino-americano ficará dividido, por isso Azevêdo e Blanco terão que fazer nas próximas semanas um novo esforço diplomático para consolidar apoios.

Nos quatro meses que transcorreram desde a apresentação das candidaturas, os latino-americanos não foram um bloco sólido e evitaram, sobretudo o Brasil, a possibilidade de um acordo para apoiar o postulante da região que permanecesse na disputa.

O único que claramente defendeu a opção de respaldar um latino-americano se fosse eliminado nas etapas iniciais foi Blanco, enquanto Azevêdo declarou que optaria entre um candidato da região e um africano.

A decisão final deverá ser tomada antes de 31 de maio para facilitar a transição entre a saída de Lamy, que ocupou oito anos o cargo de diretor-geral, e a chegada de seu sucessor.

A OMC vive um momento crítico devido à incapacidade para desbloquear a rodada de Doha, proposta de liberalização do sistema multilateral de comércio estagnada há meia década. Países ricos, em desenvolvimento e pobres têm visões diferentes da velocidade com a qual se deve relançar essa abertura comercial, e a crise econômica global aprofundou ainda mais estas diferenças.

* Com informações de Efe e Reuters

Justiça do Mato Grosso do Sul determina que Facebook remova perfil de usuária morta

A Justiça de Mato Grosso do Sul ordenou na terça-feira (23) que o Facebook retirasse do ar a página de Juliana Ribeiro Campos, morta no ano passado aos 24 anos em decorrência de uma cirurgia. Foi estabelecida uma multa diária de R$ 500, em caso de descumprimento. Procurado, o Facebook disse não comentar casos específicos.

Dolores Pereira Coutinho, a mãe de Juliana, entrou com uma liminar no dia 25 de janeiro de 2013 pedindo a remoção urgente do conteúdo. No documento, ela dizia ter entrado em contato diversas vezes com o Facebook, por sete meses, sem sucesso no encerramento da conta. As respostas eram sempre "automatizadas, sem qualquer análise aparente", como descreveu.
Por fim, o perfil de Juliana acabou se transformando em um memorial, mas essa não era a intenção da família. O objetivo de Dolores, desde que começou o contato com o Facebook, era a exclusão do conteúdo.
"Após o falecimento prematuro de sua filha única, os reflexos de perda e tudo que lembrava a jovialidade da jovem tornou-se causa de imensa e incomparável dor. Com o objetivo de minimizar estes reflexos, a mãe, autora de presente demanda, entrou em contato diversas vezes com a empresa ré, fazendo uso de todos os canais indicados e disponíveis, a fim de cancelar [encerrar] a conta criada pela sua falecida", explica a liminar.
Em entrevista à "BBC", a mãe afirmou que a visualização daquele conteúdo era muito doloroso. "Na noite de Natal, muitos de seus 200 amigos postaram fotos que haviam tirado com ela [...]. Ela era muito carismática, popular. Chorei por dias", afirmou.

Promotor de Xique-Xique é detido em Salvador, após confusão em boate

Após se envolver em uma confusão no interior de uma boate, em Salvador, um promotor que atua na cidade de Xique-Xique, na região de Irecê, foi detido e encaminhado à 1ª Delegacia. O fato aconteceu no último sábado (20). De acordo com informações da polícia, o promotor identificado como Rodolfo Ribeiro estaria bêbado e acompanhado por outros dois promotores, a namorada dele e outro homem, que não tiveram a identidade revelada. Segundo a polícia, os três prestaram depoimento, mas permaneceram detidos. O delegado titular da unidade não está autorizado a esclarecer os reais motivos da confusão envolvendo as autoridades.

(Fonte: Caraibas FM)

Policial de Irecê morre vítima de infarto

O policial civil João Hélio, de 47 anos, faleceu na tarde desta quarta-feira (24), em um hospital da cidade de Feira de Santana, vítima de uma parada cardíaca. O policial foi internado na semana passada no Hospital Regional de Irecê com fortes dores. Em seguida, foi transferido para Feira de Santana, onde se descobriu complicações no coração. João Hélio trabalhava em Irecê há três anos. Transtornados, familiares, amigos e admiradores lamentam a morte do policial. 



(Com informações da Caraíbas FM)

24 de abril de 2013

Irecê: COMERCIANTES DO MERCADÃO APROVAM REUNIÃO COM PREFEITO

Foi muito produtivo. Agora, olho no olho, senti confiança. O prefeito é gente como a gente”. A declaração foi feita por Edilson Alves Batista, comerciante que trabalha há seis anos no Mercadão, após café da manhã com o prefeito Luiz Pimentel Sobral e representantes do poder público no Hotel Fiesta, em Irecê, nesta quarta-feira (24). Durante o encontro, o prefeito ouviu sugestões dos representantes de seis segmentos de vendas e apresentou propostas para revitalizar o Mercadão.

A reunião serviu para definir um novo local de ocupação das barracas, que hoje estão distribuídas ao longo do antigo estacionamento. Pelo acordo, os microempreendedores poderão usar a área frontal e lateral do equipamento, contanto que não obstruam a circulação de veículos. Além disso, por solicitação dos representantes, as barracas não precisarão ser desmontadas após o expediente. “Adorei! Se tivesse que armar e desarmar a estrutura todos os dias teria que mudar de ramo. Mas, graças a Deus, o prefeito se sensibilizou e atendeu a nossa reivindicação”, afirmou Kedma Pereira, que vende confecções há 10 anos.

Na oportunidade, o secretário municipal de Infraestrutura, Edgard Mário, falou sobre a intenção de construir estacionamentos e estações de transbordo na área ainda ocupada pelos microempreendedores. Também deixou claro a impossibilidade de alocar qualquer barraca no terreno atrás da Panificadora Barbosa. O gerente de Departamento da Agricultura, Gilmar Roza, também esteve presente e destacou a importância do diálogo entre poder público e trabalhadores.

Ao final, uma nova reunião foi agendada para o próximo mês, com objetivo de avaliar as novas mudanças e montar um plano especial para o São João. “O Mercadão, com certeza, vai ser um dos principais pontos turísticos de Irecê”, completou Luiz Pimentel Sobral.

Piora a situação de Lula no caso do Mensalão

A denúncia do publicitário Marcos Valério envolvendo o ex-presidente Lula no caso do mensalão vai dar a ele mais dor de cabeça do que imagina. A partir das averiguações, a Polícia Federal encaminhou à Justiça um pedido para que seja ouvido um dos assessores e amigo próximo de Luiz Inácio, Freud Godoy, que do ex-presidente era, dentre outras coisas, segurança. A decisão foi tomada a partir das investigações das informações de Valério. Valério denunciou que parte da verba do mensalão custeou despesas pessoais do ex-presidente, em 2003. Foram cerca de R$ 100 mil, de acordo com o artífice do escândalo do mensalão. Disse ele que a propina foi depositada na conta de uma empresa de segurança chamada Caso, que tinha em Freud um dos sócios. O segurança, churrasqueiro e lá mais o que fosse, será inquirido pela PF nos próximos dez dias. A movimentação da PF é determinada pelo trabalho do procurador da República, Leonardo Augusto Santos de Melo. O processo ganha volume e desperta atenções. Trata-se de uma vingança de Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Ele acreditava que o fato de ser homem de confiança de um grupo palaciano do PT estaria a salvo de qualquer condenação.

(Bahia Noticias)

Jovem de Canarana está desaparecido

Mais um desaparecimento na região de Irecê. A família do jovem Romerito Lino dos Santos, 25 anos, faz um apelo por notícias do rapaz, considerado de boa índole, sem inimigos e nenhum envolvimento com o crime. Residente de Salobro, distrito de Canarana, ele está desaparecido desde o último dia 18.
O jovem foi visto na última vez com uma motocicleta de cor azul, ele saiu de casa e não retornou.
A família pede que pessoas que tiverem notícia ou visto o rapaz, entre em contato através dos números (74) 9971 – 4238 e (74) 9939 – 9091.

Homem é detido após tentar vender neto pelo Facebook

A polícia do norte da Índia anunciou nesta quarta-feira (24) a detenção de um homem de 47 anos acusado de vender o neto recém-nascido a um empresário pelo Facebook.
Feroz Khan, morador da cidade de Ludhiana, no estado de Punjab, sequestrou o neto no início do mês.
Khan recebeu a ajuda de dois funcionários temporários do hospital local onde aconteceu o parto de sua filha. Ele entrou em contato com o comprador no Facebook e definiu o pagamento de 45.000 rúpias (US$ 830).
"As três pessoas que participaram na venda do bebê foram detidas e vamos interrogar o empresário que pagou para comprar o bebê", afirmou o policial Satish Malhotra.
A polícia recuperou o bebê e o devolveu a sua mãe, Noori Khan, uma divorciada que apresentou denúncia contra o pai.
Caso sejam considerados culpados, os três acusados podem ser condenados a sete anos de prisão.
 Informações da Folha SP

Roraima: Conflito armado entre tribos deixa 4 índios mortos

Um conflito com armas de fogo entre tribos ianomâmi em Roraima, na fronteira com a Venezuela, deixou quatro índios mortos e sete feridos, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio).

 O episódio ocorreu no último dia 14 em aldeia a 320 km de Boa Vista e provocou a morte de uma mulher, dois homens e uma criança. Sete índios feridos, inclusive duas crianças, já receberam alta.

 Os índios da região, afirma a Funai, estão sendo armados por garimpeiros em troca de permissões para exploração ilegal de ouro na terra indígena, que estaria invadida por ao menos 1.600 homens.

 Para João Catalano, chefe do setor de proteção ianomâmi da Funai, o conflito foi "gravíssimo" por envolver um grupo recém-contatado.

"Os garimpeiros chegam aos poucos e vão introduzindo armas e munições para impor o ritmo da exploração de ouro", disse.

Segundo ele, desde 2010 já são 13 mortes de índios por arma de fogo no local, que abriga cerca de 20 mil índios.

A Polícia Federal foi acionada para investigar o fornecimento de armas aos índios.

Conflitos intertribais são característicos dos ianomâmi, mas as armas habituais eram bordunas (porretes) e flechas.

Segundo o índio Dário Kopenawa, da associação ianomâmi HAY, o conflito foi motivado por disputa por roça de pupunha (fruto de palmeira).

Para ele, o conflito é resultado da falta de fiscalização sobre o garimpo ilegal. No ano passado, a PF chegou a retirar cerca de 600 garimpeiros da região, mas muitos voltaram.

"Os garimpeiros estão aliciando índios com arma de fogo para matar todos os índios. A PF sabe disso", disse.

Procurada pela reportagem, a PF em Roraima não respondeu.

 Informações da Folha SP

Mensalão: Supremo pode aceitar recursos e julgar 12 réus novamente

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar novamente 12 réus do mensalão, que receberam pelo menos quatro votos pela absolvição em alguns crimes durante o julgamento, segundo a Folha. Isso será possível caso a Corte aceite os chamados embargos infringentes, recursos previstos no regimento do Supremo, mas nunca analisados em plenário. Alguns ministros chegam a defender que o instrumento perdeu a validade, já que a legislação penal mais recente não menciona sua existência. Caso o STF receba os embargos, estará nas mãos do ministro Teori Zavascki o destino dos réus. Entre eles, estão alguns condenados por lavagem de dinheiro por 6 a 5, como o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ou por formação de quadrilha por 6 a 4, como o ex-ministro José Dirceu. Nos dois casos, um dos votos favoráveis à condenação foi do ex-ministro Ayres Britto, atualmente aposentado.

(Bahia Noticias)

23 de abril de 2013

PREFEITO GALEGO PAGAR SALÁRIOS ATRASADOS DOS AGENTES DE SAÚDE

O prefeito de Barra do Mendes, Galego, realizou audiência hoje pela manhã em seu gabinete com os nove vereadores que compõem a Câmara de Vereadores e o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Araújo.

O assunto em pauta foi o pagamento dos salários em atraso dos Agentes de Saúde, que estavam sem receber desde o princípio da atual gestão, devido a pendências jurídicas na Justiça do Trabalho.

Sensível a situação dos agentes, o prefeito Galego sugeriu ao senhores vereadores a realização de uma sessão extraordinária da Câmara para que fosse votada uma Indicação dando respaldo legal para que a prefeitura efetuasse o pagamento dos salários atrasados, já que continuam trabalhando normalmente, até que haja uma decisão judicial a respeito da ação movida pelos agentes, amparados na Lei 11.350, de 05 de outubro de 2006 e na Emenda Constitucional 51, de 14 de fevereiro de 2006.

A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Barra do Mendes foi realizada às dez horas da manhã e a indicação foi aprovada por unanimidade dos nove vereadores que compõem a Casa. Depois de enviada a Indicação de nº 06/2013 para publicação no Diário Oficial, o prefeito autorizou o depósito em conta para quitação do débito com os Agentes de Saúde do município.

Segue na íntegra, a Indicação nº 06/2013, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Galego.



(Fonte: Prefeitura de Barra do Mendes)

22 de abril de 2013

Ana Maria Braga é atropelada ao vivo durante exibição do Mais Você

 No programa Mais Você que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (22), a apresentadora Ana Maria Braga passou por momentos difíceis. Durante exibição de uma cena externa para mostrar um "carro inteligente" que anda sozinho, Ana Maria foi atropelada ao vivo diante dos especialistas que comentavam os atributos tecnológicos do veículo. O vídeo rapidamente foi parar na internet.

 

(Bahia Noticias)