20 de agosto de 2016

Brasil bate Alemanha nos pênaltis e conquista o ouro inédito

Jogadores brasileiros no mais alto do pódio
O Brasil conseguiu finalmente acabar com a espera por uma medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos ao derrotar a Alemanha nos pênaltis por 5 x 4, neste sábado (20), após empate de 1 x 1 no Maracanã, em um reencontro nervoso com seu algoz na Copa do Mundo de 2014.  

Depois de um jogo equilibrado na decisão dos Jogos Rio 2016, a seleção conquistou o primeiro título olímpico graças a uma defesa do goleiro Weverton em cobrança de Nils Petersen, a última da Alemanha, e coube a Neymar bater a penalidade decisiva, fazendo o Maracanã explodir.
Jogadores do Brasil comemoram o gol na última cobrança de pênalti
"É muito especial, agradeço muito a Deus, da forma que foi, nos pênaltis, da forma que foi, com muita luta, depois de um começo difícil", disse o técnico Rogério Micale. "Tivemos jogadores extremamente dedicados, profissionais, com ótima qualidade técnica. Saio daqui com a sensação de dever cumprido."

A partida que decidiu o torneio olímpico de futebol marcou um reencontro do Brasil com a Alemanha após a humilhante derrota por 7 x 1 no Mineirão, pela semifinal da Copa de 2014.
Mesmo não sendo os times principais das duas seleções, e os jogadores brasileiros evitando um clima de revanche, a torcida queria o troco, que veio nas penalidades, com a conquista do ouro olímpico inédito.     
Neymar cobra o pênalti que deu a vitória ao Brasil

O Brasil foi medalha de prata por três vezes, em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012, além de ter conquistado o bronze em duas ocasiões: Atlanta 1996 e Pequim 2008.
O jogo deste sábado teve o Brasil comandando pela maior parte do tempo as ações, mas sempre com a Alemanha perigosa em contra-ataques. Os brasileiros saíram na frente com um gol de falta de Neymar no primeiro tempo, mas os alemães empataram com Meyer depois do intervalo. 

A campanha brasileira rumo ao título olímpico foi marcada por uma recuperação no torneio, que começou com dois empates frustrantes por 0 x 0 contra África do Sul e Iraque, provocando vaias da torcida em Brasília.

A goleada por 4 x 0 sobre a Dinamarca na terceira rodada não só garantiu a classificação em primeiro lugar no grupo, como ratificou um novo time titular, com as entradas de Luan e Walace nos lugares de Felipe Anderson e Thiago Maia, respectivamente.

A partir deste momento, também, o Brasil começou a contar com o apoio da torcida, que aplaudiu o time em Salvador e também nas quartas de final, em São Paulo, onde ganhou por 2 x 0 sobre Colômbia.

Na semifinal, contra Honduras, a goleada de 6 x 0 fez balançar o Maracanã, que na decisão gritou que "o campeão voltou".     

BOLAS NA TRAVE

O jogo contra a Alemanha foi difícil e começou com uma bola na travessão de Julian Brandt aos 11 minutos, a primeira de três bolas na trave brasileira no primeiro tempo.
Aos 14 ocorreu a primeira boa chance do Brasil. Douglas Santos cruzou da esquerda, Luan chutou pelo meio, mas a bola bateu na defesa. O Brasil comandava as ações do jogo e aos 23, após escanteio cobrado por Neymar, Renato Augusto chutou de primeira e a bola passou perto.

O gol saiu aos 26, quando Neymar acertou uma cobrança de falta sofrida por ele pelo lado esquerdo do campo. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Na comemoração, o atacante do Barcelona imitou um raio, assim como Usain Bolt, que estava no estádio.

A Alemanha respondeu rapidamente, teve uma bola na trave e na sequência Meyer chutou para boa defesa de Weverton. Aos 35 Bender acertou outra bola na trave do goleiro brasileiro.
Jogadores do Brasil disparam para comemorar após última cobrança do pênalti: vitória

No segundo tempo, a Alemanha ocupou mais o campo de ataque e conseguiu o empate aos 14 minutos, quando Meyer recebeu passe dentro da área e, sozinho, chutou de primeira para empatar.

O Brasil resolveu então atacar, principalmente com Renato Augusto, que deu um chute perigoso e depois arrancou pela direita e deu ótimo passe para Gabriel Jesus, que chutou para fora.  

Sem aparecer muito no jogo, Gabriel foi substituído por Felipe Anderson, que teve boa chance ao receber lançamento de Neymar, mas demorou para finalizar e foi desarmado.

Neymar tentou resolver sozinho no lance seguinte, aos 33 minutos, e sua tentativa passou perto. Com a Alemanha bem postada na defesa e buscando os contra-ataques, o Brasil não conseguiu furar esse bloqueio e a partida foi para a prorrogação, em que Rafinha entrou na vaga de Gabriel Jesus. 

A melhor chance brasileira veio no começo do segundo tempo, em que Neymar deixou Felipe Anderson na frente do goleiro Timo Horn, que defendeu o chute do brasileiro.

Nos minutos finais, tendo Neymar mancando, a Alemanha tocou bola sob intensas vaias da torcida, levando a decisão para os pênaltis.
Neymar repetiu o gesto de imitar um raio do jamaicano tricampeão olímpico de atletismo, Usain Bolt, presente no estádio. Bolt vibrou com o gol de Neymar

NEYMAR PERSONIFICA VOLTA POR CIMA DE TIME OLÍMPICO

Pedro Fonseca

O gol de pênalti contra a Alemanha que garantiu ao Brasil a primeira medalha de ouro no futebol em Olimpíadas levou Neymar a um novo patamar na seleção brasileira e pode servir para firmar um novo jeito de jogar e de agir do capitão, dando esperança à torcida de uma recuperação da combalida equipe principal.
Neymar abraça o filho Davi Luca após a conquista da medalha de ouro

Assim como o Brasil, que esteve a um jogo da eliminação ainda na primeira fase da Olimpíada, Neymar deu a volta por cima nos Jogos Rio 2016, passando de duramente criticado por seu desaparecimento nos momentos decisivos à craque da disputa pela medalha de ouro.

Além da cobrança final na disputa de pênaltis, foi dele o gol que abriu o placar no empate por 1 x 1 no Maracanã, numa magistral cobrança de falta que ele mesmo sofreu.

Antes mesmo da final, o gol marcado contra Honduras aos 14 segundos da semifinal, o mais rápido da história das Olimpíadas, já havia mostrado ao torcedor brasileiro um novo Neymar: saiu aquele jogador acusado de se jogar no chão e entrou o atacante aguerrido que roubou a bola do zagueiro e dividiu com o goleiro antes de empurrar para a rede.

Esse espírito diferente de Neymar faltou ao time principal do Brasil na derrota para a própria Alemanha na semifinal de 2014, quando o atacante não estava em campo por lesão, e nos recentes fracassos na Copa América em 2015 e 2016.

Presente ao Maracanã para a decisão do ouro olímpico, o novo técnico da seleção brasileira principal, Tite, certamente tem o que comemorar pelo fato de o atacante ter assumido a responsabilidade de cobrar o último pênalti, e converter a cobrança.

Não por coincidência, a volta por cima de Neymar também levou a seleção olímpica a se recuperar.

Depois de empatar os dois primeiros jogos por 0 x 0 contra África do Sul e Iraque, o Brasil entrou em campo para o tudo ou nada contra a Dinamarca, com a maior parte da pressão sobre as costas de Neymar, muito criticado pelo fraco desempenho nas primeiras partidas.

O jogador, então, comandou as ações do Brasil em campo, principalmente com bons passes, e o Brasil aplicou uma goleada de 4 x 0 garantindo sua vaga na fase de mata-mata.

A transformação de Neymar na Olimpíada se consolidou contra a Colômbia, adversário tradicional e duro da seleção brasileira. Numa partida em que os colombianos cometeram diversas faltas nele, aparentemente tentando desequilibrá-lo emocionalmente, o capitão brasileiro soube manter o controle e marcou o primeiro gol da vitória por 2 x 0.

Contra Honduras foram dois gols, o primeiro e o último, e a classificação garantida para uma nova final olímpica depois da derrota para o México na decisão da medalha de ouro dos Jogos de Londres 2012.

A mudança de postura e de rendimento dentro do campo foram acompanhadas, no entanto, por um silêncio ao logo de toda a competição. O capitão vinha se recusando a conceder entrevistas apesar de ocupar o posto de comando da equipe.

Em uma resposta às críticas, após o ouro, o jogador disparou: "Agora vão ter que me engolir".
Após o ouro, Neymar foi comemorar com amigos que estavam na torcida
Fotos: Pedro Fonseca e Tatiana Ramil/Reuters
Fonte: JC NET

Lara Sodré canta a música “Que Sorte a Nossa” de Matheus & Kauan

Lara Sodré canta a música “Que Sorte a Nossa” de Matheus & Kauan.

Mais um talento para ser divulgado, Compartilhe e divulgue, Lara é de Barra do Mendes - Bahia e com sua linda voz canta  a música “Que Sorte a Nossa” de Matheus & Kauan. Confira e Compartilhe!

Candidatos saem no tapa em Gentio do Ouro-BA

Segundo informações da Polícia Militar, um indivíduo de prenome William pertencente ao grupo de oposição, em Gentio do Ouro,  foi agredido por um secretário da prefeitura. Segundo relatos, o mesmo pegou uma faca e retornou ao comitê adversário.

A PM no comando de Figueiredo e Edilecio tranquilizou o indivíduo e o conduziu a delegacia. E neste intervalo, os dois grupos entraram em ‘vias de fato’s e invadiram um dos comitês.

A PM chegou e resolveu a situação, apesar das proporções da multidão, cerca de 700 pessoas. No entanto,  com a chegada dos militares, a situação foi solucionada.

Fonte: Central Notícia

Fogos de artifício provocam incêndio durante comício em Jacobina

Na noite desta sexta-feira (19), moradores do bairro do Leader, na cidade de Jacobina, ficaram assustados com um incêndio que teria sido provocado por fagulhas de fogos de artifício. No momento, próximo ao local do fogo, estava acontecendo um comício do candidato a prefeito Luciano da Locar (DEM).

De imediato, prepostos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente chegaram ao local para debelar o fogo, que ameaçava atingir as residências. O incidente causou grande alvoroço na Avenida Margem Rio do Ouro, com muitos curiosos se aglomerando ao longo da via, para filmar e fotografar o incêndio, que logo viralizou nas redes sociais. '

Em nota divulgada à imprensa, o candidato Luciano da Locar lamentou o incidente e anunciou que o uso de fogos de artifício será abolido durante a sua campanha.

Veja a íntegra da nota:

"Meus amigos e amigas de Jacobina! Preparamos hoje a nossa festa de lançamento da Campanha em minha residência com todo carinho recepcionando eleitores, correligionários e simpatizantes. Inicialmente quero agradecer a todos que aqui estiveram nesta noite de muito congraçamento para todos nós! Eu, e minha família, recebemos amigos e fizemos muitos outros. Agradeço imensamente a confiança de todos… Infelizmente, fugindo a nossa vontade, fagulhas de fogos de artifício acabaram por ter contato com uma vegetação arbustiva seca em um terreno baldio vizinho ao nosso evento, sendo que o fogo se alastrou rapidamente devido, ainda, aos ventos que sopram na noite desta sexta. Graças a Deus o incidente não passou de um susto. A nossa equipe esteve de imediato no local e conversou com os moradores de toda a cercania e constatou que não houve pessoas atingidas, nem tampouco danos materiais ocorreram. Quero, então, nesta oportunidade pedir desculpas a todas as pessoas pelo incidente acontecido, principalmente aquelas que se sentiram afetadas. E a partir de hoje, como exemplo para todos nós, em nossa campanha majoritária, não utilizaremos mais fogos de artifício. Minhas sinceras desculpas, abraço, Luciano da Locar"

TSE contabiliza mais de 503.200 candidatos para as eleições municipais de 2016

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já soma mais de 503.200 candidatos registrados para disputar as eleições deste ano. As eleições municipais serão realizadas em outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e também de vereador.

De acordo com os dados do Tribunal, o número de candidatos a prefeitos que apresentaram o registro de candidatura até agora chega a 17 mil. Para o cargo de vice-prefeito, a quantidade chega a pouco mais de 17 mil candidatos. Já para vereador já são mais de 469.200 candidatos.

O estado de São Paulo tem 85.811 mil registros para os três cargos até o momento. Em segundo lugar, em número total de registros, está Minas Gerais com 80.800. O estado com a menor quantidade de registros, até o momento, é Roraima, com 1.813.

TCM nega pedido de reconsideração e mantém rejeição das contas de Gea Rocha

Acaba de ser publicado no site do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCM) o voto do relator Plínio Carneiro Filho negando o pedido de reconsideração interposto pela atual prefeita de São Gabriel, Gea Rocha, relativo às contas do exercício de 2014. O relator mantém a decisão anterior pela rejeição e argumenta:“a peça apresentada não submeteu ao juízo da Corte qualquer fato novo a justificar o provimento do Pedido de Reconsideração, mesmo porque os argumentos apresentados pela recorrente, que vieram desacompanhados de qualquer documento, não são diferentes dos já ofertados, circunstância que, por conseguinte, não foi capaz de descaracterizar as irregularidades”.

Multa e ressarcimento 

De acordo com parecer do TCM, as contas de Gea Rocha foram rejeitadas, dentre outras irregularidades, devido à realização de despesas total com pessoal no percentual de 71,98%, quando o limite é de 54%. Razão pela qual a gestora foi multada em R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais), que representa o percentual de 12% de seus vencimentos anuais.

Além disso, a atual prefeita terá que ressarcir aos cofres do município a quantia de R$ 25.199,31 (vinte e cinco mil, cento e noventa e nove reais, trinta e um centavos), relativa à realização de despesas com pagamento de juros e multas por atraso das obrigações assumidas junto a EMBASA, COELBA e INSS.

O relator também pede brevidade no cumprimento do que foi decidido nos autos do Processo TCM nº 08383-14, que trata da prestação de contas alusiva ao exercício financeiro de 2013, em referência à devolução dos recursos do FUNDEF e FUNDEB nos valores de R$ 851.720,19 e R$ 282.418,20.

Irecê Líder Noticias 

19 de agosto de 2016

Barra do Mendes: TSE divulga nomes dos candidatos que vão concorrer às eleições de 2016

Já estão disponíveis os nomes dos candidatos que irão concorrer às eleições de 2016 em Barra do Mendes-BA.

No executivo, ainda aguardando julgamento dois candidatos concorrerão uma vaga na prefeitura, já no legislativo 36 candidatos a vereador concorrerão nove cadeiras na câmara de vereadores.

Informações e fotos do Tribunal Superior Eleitoral

Mais informações dos candidatos a prefeito clique no link abaixo:
Mais informações dos candidatos a Vereador clique no link abaixo:










Menina tenta envenenar mãe com chumbinho após briga por piercing

Menina foi ouvida no Complexo de Delegacias de Feira de Santana (Foto: Divulgação)
Do G1 BA

Uma adolescente de 13 anos tentou envenenar a mãe, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, após uma briga por ter colocado piercing na língua, de acordo a polícia. A garota foi liberada após prestar depoimento na segunda-feira (15) e responderá por tentativa de homicídio.
A mãe da garota procurou a polícia para denunciar a filha, no dia 11 de agosto, após ter bebido chá na noite anterior e ter passado mal.

Ela chegou a ser atendida em uma policlínica, onde fez uma lavagem estomacal, e passa bem. Na delegacia, a mulher disse que desconfiou do veneno por conta da aparência do chá e não bebeu todo o líquido. O copo com o chá foi levado pela mãe à polícia e passará por perícia.

A adolescente foi intimada para prestar depoimento na segunda e contou à polícia que colocou na bebida chumbinho que a mãe usava para matar ratos. “O motivo foi que a mãe teria dado uma ‘surra’ nela, depois que apareceu com um piercing na língua. Elas discutiram, a mãe bateu nela e por vingança ela envenenou o chá. Segundo ela, não tinha intenção de matar e está arrependida”, diz a titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Milena Calmon.

A garota morava com o pai, que morreu há três meses, na cidade de Irará, e depois disso passou a morar com a mãe e uma irmã em Feira de Santana. A menor conta, no depoimento, que foi criada pelo pai com a informação de que era rejeitada pela genitora. A delegada afirma que a menor não foi apreendida porque não foi feito flagrante do crime. Ela foi levada para a casa da avó, em Irará.

18 de agosto de 2016

Jovem centralense de 15 anos é encontrado morto em Lapão; corpo está no IML de Irecê

Na manhã desta quinta-feira (18), um corpo até então sem identificação foi encontrado por populares numa estrada vicinal entre os povoados Lagedo de Pau D’Arco e Casal, na zona rural do município de Lapão, região de Irecê.

O cadáver com uma tatuagem no braço escrito a frase ‘Deus é Amor’ estava com bermuda jeans, camiseta azul e tênis preto. De acordo com a polícia, ao lado do corpo existia uma porção de maconha.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local onde removeu  o corpo para o Instituto Médico Legal.

Segundo o delegado e coordenador da 14ª Coorpin, em Irecê, Roberto Leal, o corpo já foi identificado, e trata-se de Luciano Paulino da Silva, de 15 anos, natural de Jussara,  morador de Central e filho de Renata Paulino da Silva.

A Polícia Civil investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso. O adolescente tinha uma vida bastante irregular, inclusive com envolvimento com droga.

Ainda de acordo com o delegado, o crime tem característica de execução. Luciano foi assassinado com pelo menos três disparos de revólver calibre 32 na cabeça. Conforme a polícia, o jovem foi morto por volta das 22h de ontem, quarta-feira, dia 17.

O corpo vai ser necropsiado, e em seguida liberado para o velório e sepultamento.

Fonte: Central Notícia

‘Cena de terror’ homem quebra porta de casa e ameaça moradores em Central

Na madrugada de quarta-feira (17), por volta de 1h30,  um homem enfurecido quebrou o portão de uma residência. O mesmo foi contido com a intervenção de populares.

Segundo um vizinho da vítima, o vândalo é usuário de drogas. Além de quebrar portão, contador de luz e vidraças, o indivíduo ainda fazia ameaça a dona da casa que mora na companhia de uma sobrinha.

Pela tarde o suspeito foi encaminhado pela polícia à delegacia local, e em seguida foi solto. Já à noite, por volta das 19h, o homem transtornado tornou repetir a mesma coisa: quebrou portas e portão da mesma residência, e ameaçou a dona da casa e a vizinhança.

Portanto, os moradores da Rua da Paz pedem mais segurança e que as autoridades possam rever o caso. 

Central Notícia

Ex-prefeito de Lapão na "lista negra" do TCM

Foto: Caraíbas FM
Fonte: Sertão Baiano

Hermenilson de Carvalho teve contas rejeitadas por apropriação indébita de recursos do INSS, descumprimento de formalidades em licitações, desvios de recursos da Educação, dentre outras irregularidades.

Apesar de ter realizado convenção no último dia 31, o ex-prefeito de Lapão Hermenilson de Carvalho (PMDB) não pode ter certeza se vai conseguir o registro de candidatura. O ex-prefeito, que recentemente trocou de grupo político, teve o nome incluído na lista de gestores municipais com contas rejeitadas pelo TCM nos últimos oito anos. A partir da “lista negra”, , a Justiça Eleitoral irá identificar e relacionar aqueles que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, e que, a princípio, se enquadram na Lei de Ficha Limpa e (portanto) são inelegíveis nas próximas eleições.

Em 2007, quando as contas foram relatadas pelo conselheiro Paolo Marconi, as irregularidades cometidas por Hermenilson de Carvalho foram gravíssimas:

Passivo Financeiro e apropriação indébita de recursos do INSS que somam quase R$ 400 mil (Recursos que deviam ser destinados à Previdência Social do funcionalismo);

Descumprimento de formalidades da Lei nº 8.666/93 no processamento de licitação; ausência de comprovação de publicidade do instrumento contratual; ausência de orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários;

Despesas de R$ 245.799,49 realizadas indevidamente com recursos do FUNDEB, em desvio de finalidade; dentre outras.

Por conta do histórico e dos vícios administrativos, em 2014, quando Hermenilson de Carvalho aspirava vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o registro de candidatura foi “indeferido com recurso” e o imbróglio se arrasta até hoje. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores do poder em Lapão, o comentário é de que ele já pensa num plano B para compor chapa com Militão, candidato três vezes derrotado e que, há pouco, trocou o PT pelo PRB.

IRECÊ: Luizinho Sobral abre agenda de campanha e inaugura Comitê na sexta (19)

Luizinho Sobral e o candidato a vice-prefeito, Hebert Gouveia
Nesta quinta-feira, dia 18, o prefeito e candidato à reeleição em Irecê, Luizinho Sobral (PTN), inicia a agenda oficial de campanha com visita ao bairro São Francisco. Sobral estará acompanhado do candidato a vice-prefeito Hebert Gouveia, candidatos a vereador e diversas lideranças políticas. 

A concentração será às 19h, na entrada principal do bairro. Na sexta-feira, dia 19, a campanha da coligação “Irecê não pode parar”, ganha fôlego com a inauguração do Comitê Central, localizado na Tertuliano Cambuí (antigo Ponto do Mocotó). O ato está marcado para as 19h. 

17 de agosto de 2016

Presidente do PCdoB comenta troca de vice em Irecê: ''Cumprir acordo é questão de caráter''

Fotos: Jornal Grande Bahia
Sertão Baiano 

Durante entrevista à rádio Irecê Líder FM, nesta quarta-feira (17), o presidente estadual do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, comentou a quebra de acordo que culminou com a substituição do vereador Pascoal Martins (PCdoB) da chapa encabeçada por Elmo Vaz (PSB), ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). No final do mês passado, Pascoal desistiu da pré-candidatura a prefeito de Irecê com a condição de ser o vice de Elmo. O acordo foi anunciado com pompa. "Nunca tivemos dúvidas que esse momento de união chegaria", disse, na ocasião, o ex-presidente da Codevasf. 


Entretanto, por razões que ainda permanecem ocultas, Elmo Vaz decidiu substituir o comunista pelo ex-vereador Ericio Batista (PT), que estava afastado da política. “Fiquei surpreendido. Acho que foi feita de forma inoportuna e inadequada”, afirmou Daniel, para logo em seguida prestar solidariedade ao partido e ao camarada: “Pascoal é líder político, vereador por três vezes, faz uma oposição de forma qualificada. Não é alguém que entrou na política agora”. 


Constrangimento Público

O presidente do PCdoB na Bahia revelou que, na busca pela unidade da oposição em Irecê, foi procurado pela senadora Lídice da Mata e que o apelo foi reforçado pelo próprio Elmo Vaz numa ligação. “Na política cumprir acordo é uma coisa inegociável: não é questão ideológica, é questão de caráter”, disparou. Depois de questionar princípios morais, Daniel Almeida ainda fez uma observação bastante peculiar: “quem quer governar tem que estar preparado para lidar com pressões. Se a gente não está pronto pra fazer isso na montagem de uma chapa, mais difícil ainda é fazer na condução de uma gestão em que as pressões são muito maiores”. 


Diante dos fatos e do constrangimento público, o Diretório Municipal do PCdoB vai se reunir para saber se continua ao lado do PSB nas eleições deste ano.

Homem procurado pela polícia do Oeste da Bahia é preso em Irecê

Na noite de ontem, terça-feira (17), por volta das 21h, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO ), abordou um indivíduo identificado por  Camilo Xavier de Souza.

Ele foi reconhecido pela guarnição, sendo que a abordagem ocorreu na Rua Antônio Bastos Miranda, em Irecê. Contra Camilo existia uma mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela justiça de Pilão Arcado, na região do Vale do São Francisco.

Segundo a polícia, Xavier é procurado pela polícia do Oeste da Bahia, em Barreiras e São Desidério, onde é suspeito de assaltos a motocicletas.

O fugitivo foi encaminhado para o Complexo Policial de Irecê onde está preso em uma das celas. Em Irecê, Camilo foi preso também em outra ocasião, em 2013, suspeito de tráfico de drogas.

Fonte: Central Notícia

ELEIÇÕES 2016: PSD lidera candidaturas a prefeito na Bahia em dados preliminares do TSE

O partido na Bahia é presidido pelo senador Otto Alencar e teve cerca de 99 candidaturas registradas para o Executivo municipal | FOTO: Reprodução/JGB
Dados parciais disponibilizados pelo DivulgaCand, site oficial das eleições deste ano do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelavam o PSD como partido com maior número de candidatos a prefeito na Bahia. O partido que na Bahia é presidido pelo senador Otto Alencar tinha 99 candidaturas registradas para o Executivo municipal. O prazo para pedido de registro encerrou na segunda-feira (15), mas de acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), não há um prazo determinado para que o TSE divulgue os números finais, com os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o país. Até às 19h de terça-feira (16), havia 1.200 candidaturas para prefeito e 34,1 mil para vereador em todo o Estado.

Ainda com base nos dados do DivulgaCand, logo após o PSD aparece no balanço preliminar o PP, com 89 candidatos a prefeito registrados. Em terceiro lugar aparecia ontem à noite o PMDB, com 81 candidatos.Em sequência, o PT aparecia com 70 registros, seguido por DEM (55), PSB (40), PSL (36), PSDB (35), PCdoB e PDT empatados (31), PSOL, PRB (27), PR e PTN também empatados (22), PTB (16), PPS (14), PSC (13), SD (11). Os demais partidos tinham menos de 10 candidatos cada com base nos números parciais atualizados na noite de terça. A Tribuna da Bahia conseguiu apurar os números de candidatos com algumas das maiores legendas. O maior número estimado foi do PP.

Responsável pelas articulações das eleições deste ano em Salvador e na região metropolitana, o deputado federal Cacá Leão disse à reportagem que o partido registrou em torno de 170 candidatos a prefeito.Em segundo lugar na estimativa está o PMDB. Presidente da legenda em Salvador, o deputado federal Lúcio Vieira Lima fez estimativa de que o partido tenha registrado cerca de 150 candidaturas a prefeito em todo o estado. Em terceiro está o PT, que registrou aproximadamente 120 candidatos, de acordo com o presidente do partido na Bahia, Everaldo Anunciação.Os outros líderes partidários não atenderam às ligações da reportagem até o fechamento da edição. 

Extraído da Tribuna da Bahia.

16 de agosto de 2016

Adolescentes são encontrados mortos na manhã desta terça em Irecê

Populares encontraram na manhã desta terça-feira (16), os corpos de dois adolescentes. Os cadáveres estavam nas imediações do cemitério da comunidade e Itapicurú, zona rural do município de Irecê.

De acordo com a polícia,  Charles Nunes Machado, 14 anos, e Lucas Wendel Rocha dos Santos, 16 anos, tinham marcas de tiros pelo corpo, mas nenhum pertence foi levado, descartando a hipótese de latrocínio.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP – da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.

Ainda segundo a polícia, não há suspeitos e nem a motivação do crime. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local onde removeu os corpos para o Instituto Médico Legal.

Fonte: Central Notícia

Propaganda eleitoral começa hoje nas ruas e na internet

A propaganda eleitoral nas ruas e na internet está autorizada a partir hoje (16), de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Os candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições de outubro podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som das 8h às 22h. Também estão permitidos comícios das 8h às 24h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

A propaganda foi autorizada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receber ontem (15) o número parcial de 485.268 mil pedidos de registros de candidaturas. O número final deve ser divulgado hoje.

A partir de agora, caberá aos juízes eleitorais julgar os pedidos de registro, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados disputem eleições pelo prazo de oito anos.

Fiscalização

Nestas eleições, a Justiça Eleitoral em todo o país utilizará novas regras para fiscalizar os recursos empregados nas campanhas dos candidatos. De acordo com a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado, os partidos e coligações deverão prestar contas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a cada 72 horas. Os dados poderão ser consultados no site do TSE. 

Pela nova norma, os candidatos também estão proibidos de receber doações de empresas e só poderão ser financiados por pessoas físicas e recursos do Fundo Partidário. As doações de simpatizantes dos candidatos só podem ser feitas por meio de recibo e declaradas no Imposto de Renda. As chamadas “vaquinhas virtuais” foram vetadas pelo TSE.

Eleições 2016: Ibititá pode ter candidatura única

Foto: Reprodução Facebook
A coligação Nada Vence o Trabalho protocolou na Justiça Eleitoral, na noite desta segunda-feira (15), pedido de impugnação do registro de candidatura apresentado peça coligação Todos Por Ibititá, formada pelos partidos PMDB, SD, PRB, DEM, PSB, PROS, PPL e PMB, que tem como pretensos candidatos a prefeito e vice Dr. Afonso e Dr. Domingos, respectivamente.  Na justificativa, os advogados alegam que pelo menos duas das legendas apresentam graves irregularidades, o que compromete “integralmente” o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). Em primeiro lugar, de acordo com o pedido de impugnação, observa-se que o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) de Ibititá encontra-se suspenso, conforme pode ser verificado no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP). O PROS não informou o CNPJ à Justiça Eleitoral e, portanto, não pode integrar coligação e nem participar oficialmente do pleito. 

Em segundo lugar, ganha evidência a participação do Partido Solidariedade na coligação Todos Por Ibititá. Ainda segundo o pedido de impugnação, a comissão provisória do Solidariedade em Ibititá - que é presidida pelo vereador Celson Marques - havia sido destituída de forma “arbitrária” pelo Diretório Estadual no último dia 07 de julho. Em substituição a Celson Marques, o Solidariedade passou a ser presidido por Carlos Fábio Ferreira Mendonça. Mesmo sem legitimidade, a legenda promoveu convenção e deliberou pela participação na coligação encabeçada pelo PMDB. 

Sub judice 

Entretanto, Celson Marques conseguiu liminar na Justiça que determinou a “imediata reintegração dos membros da Comissão Provisória do Partido Solidariedade de Ibititá”, o que anula qualquer ato executado quando Carlos Mendonça estava à frente da legenda. Segundo os advogados da coligação Nada Vence o Trabalho, “o que está sub judice é justamente a legalidade e a lisura dos atos partidários que fundamentam” o processo eleitoral.

Desta forma, os atos praticados por partidos ilegalmente constituídos se tornam improcedentes e o indeferimento do DRAP atinge “todas as candidaturas vinculadas a este processo”, tanto na campanha majoritária quanto na disputa pela Câmara Municipal. O pedido foi protocolado na Zona Eleitoral de Lapão sob o número 114.440/2016. Nos bastidores do poder de Ibititá, a informação caiu como uma “bomba” e se espalhou como “vento” nos quatros cantos da cidade. 

Após os tramites legais, se o pedido for aceito pela Justiça, Ibititá terá candidatura única. 

Fonte: Eertao Baiano

15 de agosto de 2016

Bandidos invadem residência, roubam carro e dinheiro de casal em Presidente Dutra

Na madrugada de domingo (14), por volta das 5h, um casal foi surpreendido dentro da própria residência, por cinco bandidos.

O caso aconteceu na cidade de Presidente Dutra, na região de Irecê. Segundo a polícia, os indivíduos roubaram um veículo Corsa Classic, cor cinza, de placa Policial NYS-9515, e uma motocicleta, HONDA CG, cor vermelha, placa Policial JON-7692, bem como muitos eletrodomésticos, dinheiro, e outros objetos.

Além disso, os elementos sequestraram o dono a casa, Paulo Rodrigues Silva que é pedreiro. Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi deixa no bairro Loteamento Félix, em Irecê, e  já está em casa.

Fonte: Central Notícia

Barra do Mendes comemorou 58 anos de emancipação política e a banda Limao com Mel agitou a multidão no último dia de festa

Foto Credito: Zé Alves produções
A prefeitura municipal de Barra do Mendes realizou durante dois dias uma extensa programação em comemoração aos 58 anos de Emancipação Política de Barra do Mendes. Com uma mega estrutura de som e iluminação a Banda Limão com Mel arrastou uma verdadeira multidão neste domingo (14/08), no encerramento dos festejos de aniversário da cidade. 

No palco no primeiro dia 13 de agosto, as bandas locais mostraram o melhor dos seus repertórios e fizeram shows para uma multidão de Barramendenses e visitantes que lotaram a praça de eventos.

No último dia, 14 de agasto, Atração mais esperada da noite foi a Banda Limão Com Mel, que subiu ao palco encantando toda a multidão de corações apaixonados, que aguardava ansiosamente o show encerrando os festejos de aniversário da cidade.  

Fonte: BM News
Foto Credito: Zé Alves produções

Eleições 2016: 348 cidades brasileiras têm mais eleitores que habitantes

Em 348 cidades brasileiras, o número de eleitores é maior que o de habitantes. Segundo levantamento feito pelo G1, elas representam 6,2% do total de 5.568 municípios onde vai acontecer eleição este ano.

Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diferença acontece pois nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil. A cidade com maior disparidade é Canaã dos Carajás, no Pará.

A estimativa populacional para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o município tem 33.632 habitantes. No entanto, o IBGE registra 39.832 eleitores.

Desfile Cívico marca aniversário de 58 anos de emancipação política de Barra do Mendes

Consagrado como uma das mais belas manifestações de civismo realizadas no Município de Barra do Mendes, o desfile de 14 de agosto, data da emancipação político administrativa municipal.

O evento, coordenado pela Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, reuniu autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, representantes da sociedade local, do setor educacional, estudantes da rede pública e privada.

Crianças e adolescestes das escolas da Rede Pública e Privada, apresentaram nas ruas e Avenidas, os principais projetos desenvolvidos durante o ano letivo, evidenciando, desta forma, o excelente trabalho executado pelos professores.

Fonte: BM News

Fotos no página do facebook:


14 de agosto de 2016

Tragédia: três centralenses de uma mesma família morrem após veículo capotar em Itaguaçu da Bahia

Foto: Central Notícia
No início da tarde deste domingo (14), por volta das 13h30, um trágico acidente de veículo ceifou a vida de três centralenses. Segundo a Polícia Militar que atendeu a ocorrência, o acidente aconteceu na rodovia BA-052, exatamente no cruzamento que dá acesso ao povoado de Pontal, em Itaguaçu da Bahia.

Ainda de acordo com a polícia, o motorista que conduzia um veículo Kadett, vinho, placa JNL-0102, licença de Central, provavelmente perdeu o controle da direção do carro após um dos pneus estourar.  Duas mulheres identificadas por Patrícia da Gama Coutinho de Araújo e Sirlene da Silva Pinheira morreram no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), socorreu para os hospitais de Central, Itaguaçu e Irecê, os outros cinco ocupantes do veículo, inclusive uma criança identificada por Pedro Henrique que veio a óbito.  Estão hospitalizados: Edmilson Silva Pinheiro, Ricardo da Silva Coutinho, Maíra de Maria (irmã da vítima fatal, Patrícia),  Pedro Paulo dos Santos Novais, pai de Pedro Henrique. Todos residem em Central.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica de Irecê foram para o local, onde vão fazer o levantamento e em seguida, vão remover os corpos para o Instituto Médico Legal.

É lamentável que o aniversário que comemora 58 anos de emancipação da cidade de Central, com a festa iniciada na última sexta-feira (12), foi marcado por tantas tragédias – algo jamais visto no município.

Na sexta, houve um assassinato de um jovem, tentativa de homicídio, brigas, roubos de veículos e atos de vandalismo.

Fonte: Central Notícia

Hoje é aniversário de Edizio Mendonça

Hoje é um dia especial para você, hoje você comemora mais um ano de vida, mais um ano de existência e de experiências. Hoje, as luzes do céu e as bênçãos do Senhor recaem sobre você. É dia de reafirmar a sua missão, a sua fé e o seu compromisso com a vida e com o bem. feliz aniversário! Edizio Mendonça
Edizio Mendonça Secretário Municipal de Turismo, Historiador, escritor e jornalista. 

Naturalidade: Barra do Mendes – Bahia
Nascimento: 14 de agosto de 1938