1 de setembro de 2017

Vídeo mostra ladrões roubando celulares em Central/BA



A Polícia Militar de Central/BA, na região de Irecê está à procura de dois ladrões que foram flagrados por câmeras de vigilância enquanto roubavam aparelhos de celulares na cidade, nesta sexta-feira (01).

O crime ocorreu no início da noite por volta das 18h30, na Travessa Tancredo Neves. Os ladrões estavam numa moto e usavam capacetes. No momento da ação, um deles armado retirou o equipamento (capacete), o que dá para observar o rosto do rapaz.

Segundo a Polícia Militar, pelo menos três pessoas foram vítimas. Após cometer o crime, os suspeitos fugiram.

Quem tiver informação que pode ajudar a Polícia Militar a localizar e prender os assaltantes, mantenha contato pelo telefone (74) 99942 2434. Sua identidade será mantida em sigilo.

Fonte: Central Notícia

Brigadistas apelam para mais voluntários contra incêndio em serra de Uibaí/BA

Vinte e cinco brigadistas locais voluntários estão dioturnamente tentando apagar as chamas (Foto: Reprodução)
O município de Uibaí/BA, na região de Irecê, precisa do apoio de novos voluntários para reforçar o combate aos focos de incêndio que atingem a Serra azul desde o último domingo (27). O apelo é de ambientalistas que consideram a situação fora de controle.

O fogo começou na grota do peixe, na localidade de Sobreira, e no início da semana tomou conta de toda a extensão da gruta e leito do riacho, se alastrando por toda a serra, ameaçando as nascentes dos afluentes do Rio Verde e destruindo toda vegetação.

A vegetação seca e os ventos ajudam a propagar o fogo, por isso os trabalhos são diários. De acordo com ambientalistas, até o momento, o número de seguidores no combate ao incêndio é insuficiente.

Segundo Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio têm como principal origem as queimadas em propriedades rurais. Ainda conforme o órgão, o problema é a tradição das queimadas neste período, onde às vezes, os agricultores não têm instrução e o fogo acaba tomando grandes dimensões. Em Uibaí, porém, ainda não há informações sobre o que provocou o início das chamas.

Ao Central Notícia, brigadistas ainda não souberam estimar em hectares a área consumida pelo incêndio. A turismóloga Camylla Machado, usou as redes sociais para fazer uma apelo: ‘pessoal estamos pedindo o apoio de todos que possam colaborar, da maneira que for possível, para que possamos pôr fim a essa tragédia ambiental que está ocorrendo em nosso município. Estamos precisando principalmente de voluntários que se disponibilizem no combate direto do fogo, apesar da garra dos que já estão nessa batalha desde ontem, o número ainda não é o bastante. Pedimos também doações de mantimentos e material para a manutenção desses voluntários no local, então todos podem contribuir’.

Informações de como doar podem ser obtidas através do telefone (74) 98806 1810. Nesta sexta-feira (01), o município de Uibaí recebeu o apoio de dois brigadistas de Morro do Chapéu. De 2011 para cá, pelo menos três incêndios ocorreram no local.

Fonte: Central Notícia

30 de agosto de 2017

Barra do Mendes assina convênio com o TRE(BA) para firmar parceria para a realização do cadastramento biométrico

 
O prefeito Armênio Sodré Nunes (Galego), acompanhado do vice-prefeito Erick Gilliard, participou na última segunda-feira à noite, 28, de uma solenidade realizada no Cine Teatro da Praça CEU, em Irecê, com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Edivaldo Rocha Rotondano, para assinatura de convênio para publicizar a parceria entre a prefeitura e a Justiça Eleitoral, com o intuito de realizar a revisão do eleitorado do município, por meio do cadastramento biométrico.

Além da prefeitura de Barra do Mendes, também foram assinados convênios entre a Justiça Eleitoral e as prefeituras de Irecê, Presidente Dutra, São Gabriel e Ibipeba.

O cadastramento biométrico na Comarca de Barra do Mendes teve início em maio de 2015 e prosseguirá até o maio de 2020. Para as eleições de 2018 valerão para o registro biométrico, aqueles que tiverem renovado os títulos até o mês de maio de 2018, mas aqueles que não tiverem efetuado o cadastramento biométrico poderão votar da forma tradicional.

Já para as eleições de 2020 o prazo final para cadastramento biométrico será até o mês de maio de 2020. Os eleitores que não realizarem o cadastramento biométrico até esta data terão os seus títulos cancelados e não poderão participar das eleições votando ou sendo votado.

Segundo Ercília Boaventura Barros, chefe do Cartório Eleitoral da 176ª Zona Eleitoral de Barra do Mendes, atualmente o atendimento só está sendo realizado no período da manhã e a partir do dia 4 de setembro o cartório passará a atender em dois turnos, com início às 8 horas da manhã até as 17 horas, tendo como meta o atendimento de até cento e cinquenta novos cadastros biométricos.

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram nesta terça-feira, 29 de agosto, pela manhã, a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes. A conferência realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Barra do Mendes, que este lotada durante o evento, que teve como tema este ano, "Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS".

Na abertura da conferência, após a formação da Mesa Diretora e do cântico dos hinos de Barra do Mendes e do Nacional Brasileiro, usou da palavra a 1ª dama e secretária municipal de assistência social Sirlene Medrado, que declarou como aberta a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes, e fez uma saudação de boas vindas aos presentes no evento.

Em seguida, representando o prefeito Galego, que não pode estar presente por estar participando de uma reunião em Irecê neste horário, fez uso da palavra o chefe do gabinete do prefeito, Dr. Vitor Alcântara, que justificou a ausência de Galego e falou sobre a importância de Barra do Mendes ser bem representada nas convenções estadual e nacional, através dos delegados eleitos nesta convenção municipal.

Em seguida a mesa foi desfeita e a primeira palestrante convidada foi a 1ª dama e secretária municipal de assistência social Sirlene Medrado, que discorreu sobre o tema "Contextualização do Cenário Social Atual de Barra do Mendes". Em seguida foi realizada a Palestra Magna, tendo como palestrante a coordenadora do CRAS de Barra do Mendes, a assistente social Margarete Araújo, com o tema "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS".

Após as palestras, foi dado início às oficinas e foram formados grupos de debates inscritos para debater e deliberar sobre quatro eixos pré estabelecidos dentro do Regimento Interno da conferência.
O Eixo 1 foi coordenado por José Hermínio, psicólogo da Equipe volante do CRAS e teve como tema " A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistências".

O Eixo 2 foi coordenado por Jakeline Benício, Assistente Social da Equipe Volante do CRAS e teve como tema "Gestão Democrática e Controle Social - o lugar da sociedade civil no SUAS".
O Eixo 3 foi coordenado por Marileide Salviano, Assistente Social da Equipe Volante do CRAS e teve como tema "Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios de renda como garantias de direitos socioassistenciais".

E por último o Eixo 4, que foi coordenado por Iure Araújo, psicólogo do CRAS, que teve como tema "A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais". Após as oficinas foi feita a apresentação das propostas e em seguida foram escolhidos os Delegados que representarão Barra do Mendes na XI Conferência Estadual de Assistência Social da Bahia.












29 de agosto de 2017

Morre no Hospital Regional jovem vítima de pedrada em Cafarnaum/BA

 
De acordo com a Polícia Civil, ele foi vítima de uma pedrada na cidade de Cafarnaum/BA, região de Irecê. O caso aconteceu na terça-feira (22). Teles foi socorrido para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo o delegado Alex Nunes Rocha, titular da delegacia de Cafarnaum e responsável pelo caso, o suspeito do crime já foi identificado, mas ainda continua foragido.

Fonte: Central Notícia

Adolescente de 17 anos suspeito de matar tio sofre tentativa de homicídio em Irecê/BA


No último final de semana, Alex Silva Melo, 17 anos, foi alvejado com vários tiros. Segundo a polícia, a tentativa de homicídio ocorreu na Rua Costa e Silva, em Irecê/BA.

De acordo com a Polícia Civil, os atiradores estavam numa moto. Após o crime, a dupla fugiu.

A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) onde passou por procedimento cirúrgico. A unidade não informou seu estado de saúde.

Ainda conforme a Polícia Civil, Alex é suspeito de ter ceifado a vida do próprio tio em Irecê. O crime ocorreu há cerca de cinco meses. Além disso, está sendo investigado na participação de outro homicídio na cidade.

Fonte: Central Notícia

Menino de 11 anos morre enforcado com corda na Chapada Diamantina


Uma criança de apenas 11 anos, Atlas Alves Gomes, foi encontrado morto neste último final de semana, na localidade de Bela Vista, zona rural do município de Ibitiara, na região da  Chapada Diamantina.

Familiares disseram à polícia, que o garoto estava brincado de soltar pipa. Ele foi encontrado por um primo de sete anos pendurado com uma corda ao seu pescoço, numa árvore próxima a residência da avó.

O corpo da criança foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O caso será investigado pela Polícia Civil. A Polícia Técnica ainda não divulgou o resultado da perícia.

A polícia não descarta suicídio, homicídio ou mesmo acidente.

Fonte: Central Notícia

Morro do Chapéu e Canarana homenageiam Edizio Mendonça


Neste sábado, dia 26 de agosto, foi realizada na Câmara de Vereadores de Barra do Mendes um justo tributo ao barramendense Edizio Mendonça, que faleceu no ano passado, ficando uma grande lacuna pelo muito que ele representou para a formação do município na parte política e intelectual, deixando em seu legado uma vasta contribuição como historiador, que desbravou a origem dos grandes vultos da história de Barra do Mendes e da Micro região.

Em virtude do seu trabalho realizado, como historiador, escritor e poeta, a família Souza Santos, do município de Canarana, a família Cunegundes, do município de Morro do Chapéu e o Jornal Correio do Sertão, o centenário e mais antigo jornal do interior da Bahia, organizaram uma bonita festa de congraçamento em tributo a Edízio Mendonça.

Além dos familiares e amigos de Edízio, estiveram presentes neste ato na Câmara de Vereadores de Barra do Mendes o senhor Izídio Neto, representando a família Souza Santos de Canarana e Mulungú do Morro, o senhor Paulo Sérgio Vasconcelos, representando o jornal Correio do Sertão e o ex prefeito de Morro do Chapéu, senhor Lourival Cunegundes, que fez questão de recordar quando aqui trabalhou e teve como seus amigos Edizio Mendonça e o ex prefeito Lourão.

O prefeito Galego fez uma saudação aos ilustres visitantes e traçou um breve relato da importância de Edizio Mendonça para a história de Barra do Mendes.

Vários amigos e familiares usaram da palavra para enaltecer a figura do homenageado e o tributo foi encerrado com os visitantes entregando uma placa de mármore a D. Glória, viúva de Edízio, onde está gravado uma justa homenagem a este grande barramendense.

A presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Mendes, vereadora Suely Neto, falou com saudade do seu grande amigo e conselheiro. "Apesar da falta que ele nos faz, hoje com certeza ele deve estar mais feliz do que nunca, com este reconhecimento público neste tributo à sua memória."













Mostra de Turismo e Negócios em Mucugê destacará economia solidária e criativa

Cidade de Mucugê-BA
Entre os dias 07 e 10 de setembro, acontecerá na cidade de Mucugê-BA, a 2ª Mostra de Turismo e Negócios da Chapada Diamantina com o tema “Produção Associada ao Turismo”. Oito municípios participarão expondo produtos e serviços voltados ao turismo e a economia criativa e solidária. A expectativa da organização é de que mais de três mil pessoas participem do evento. A abertura oficial acontecerá dia 08.

Organizado pelo Alto Paraguaçu, o evento tem o apoio do Sebrae, Prefeitura Municipal de Mucugê, SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), COMTUR e dos empresários locais.

Ao todo serão 10 stands distribuídos numa área de 630m² onde serão expostos e vendidos produtos da economia solidária e criativa da Chapada Diamantina como artesanatos, cachaça, doces, café, morango, mel e derivados dos municípios de Mucugê, Palmeiras, Lençóis, Andarái, Ibicoara, Barra da Estiva, Rio de Contas e Abaíra. A área do evento também contará com uma praça de alimentação e palco para apresentações culturais.

O Sebrae montará uma estrutura onde acontecerão palestras e rodadas de negócios entre produtores e empresários. “O trade turístico também estará presente. Então vamos aproximar os produtores da economia solidária e criativa aos empresários para que estes consumam em seus estabelecimentos produtos oriundos da nossa região. Fomentando a economia local”, destaca Juth Mattos um dos organizadores da Mostra.

Durante a Mostra desse ano, também estarão presentes lojas especializas em artigos esportivos. “Durante esse período teremos cerca de mil ciclistas do país aqui em Mucugê para 5ª Edição do Desafio OGGI Alto do Paraguaçu de MTB. Pensando nesse público teremos na mostra stands de produtos esportivos voltados ao ciclismo”, enfatiza Juth Mattos.

As pessoas presentes na Mostra também poderão participar das palestras que acontecerão durante os quatro dias. Entre as palestras confirmadas estão os temas “Economia Associada ao Turismo”, a ser ministrada por Tácio Mattos, e “A Importância do Bike Fit”, que será realizada pela loja GoBike.

Mas, a Mostra não se resume apenas a negócios. Todos os dias acontecerão apresentações culturais de artistas locais. Entre as participações confirmadas estão a do Coral Infantil e Adulto da Regente Lília Barato e do Grupo de Teatro Pérola Negra da Comunidade Quilombola da Barriguda.

Nara Zaneli
Agência Sebrae de Notícias Bahia

Empreendedores de Irecê acompanham lançamento da Sexta da Oportunidade


Irecê - Com o objetivo de apresentar novas soluções para quem quer empreender e abrir um negócio, o Sebrae em Irecê, realizou nesta sexta-feira, 25, o lançamento da Sexta da Oportunidade. O evento aconteceu no auditório do Sebrae no município e reuniu cerca de 60 pessoas que buscam mais informações e orientações sobre empreendedorismo e novos negócios.

Durante o lançamento, o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, falou sobre tendências de negócios, enquanto as empreendedoras Andressa Coelho, da Up Presentes Criativos, e Cléia Franco, da Cléia Foto e Vídeo, relataram suas histórias de sucesso.

Andressa procurou o Sebrae desde o início para tomar decisões importantes, como formalização, capacitação e orientação para elaboração de um plano de negócios “O Sebrae foi fundamental nos primeiros momentos e hoje é um parceiro que posso contar a todo momento”, disse.

Já Cléia Franco, que foi contemplada pelo Prêmio Mulher de Negócios, com o segundo lugar na categoria Pequenos Negócios, também falou sobre sua história de sucesso e ressaltou a importância do Sebrae nessa trajetória. “Comecei só com vontade e muita determinação, e desde o início pude contar com o Sebrae. Apenas eu e meu marido tocávamos a empresa, e hoje conto com 17 colaboradores e um estúdio fotográfico de 700 m2” ressalta

Edirlan Souza comemorou o sucesso do lançamento da Sexta da Oportunidade e ressaltou a importância do programa para quem quer abrir um negócio. “A Sexta da Oportunidade é uma ferramenta importante para quem pensa em empreender. Toda semana traremos novos temas, revezando entre Irecê e Seabra, para contemplar todos os mercados”, explicou.

Nara Zaneli
Agência Sebrae de Notícias Bahia

27 de agosto de 2017

Região de Irecê: Cantor é espancado até a morte dentro da própria casa em Uibaí/BA


No início da tarde deste sábado (26), Erenilton Machado Messias, 39 anos, natural de Uibaí, foi encontrado morto com sinais de espancamento, dentro da própria casa, na Rua II de Julho, na cidade de Uibaí/BA, região de Irecê.

Segundo informações colhidas pelo Central Notícia, a vítima que era conhecida por ‘Niltinho Cantor’, estava ingerindo bebida alcóolica com o suspeito do crime, que na sequência foi preso pela Polícia Militar. A motivação do crime seria uma discussão causada por uma troca que seria feita de um violão por um compressor de ar. A vítima não teria mais aceitado a troca.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito do crime identificado por Clécio Ribeiro de Sousa, 35 anos, foi localizado com respingos de sangue pelo corpo. Ele foi apresentado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê onde confessou o assassinato.

O corpo da vítima foi removido por uma equipe da Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O crime deixou a população de Uibaí completamente abalada. (Fonte: Central Notícia)