8 de julho de 2015

Ladrão devolve pertences de vítima e pede perdão em bilhete

Bilhete deixado por ladrão arrependido em MG
Segundo a auxiliar de serviços gerais Eva da Silva Alves, 36, o assalto ocorreu no dia 1º deste mês, no bairro Jardim dos Comerciários, na região norte de Belo Horizonte.

No recado escrito no caderno utilizado por ela em um supletivo, o ladrão ainda justificou o assalto dizendo que estava desempregado e “passando necessidade”. “Quase chorei quando vi a sacola de pães na mochila e a foto dos seus filhos pequenos”, disse no bilhete. “Sei que não justifica meu erro, mas não tinha a intenção em lhe machucar. Sou ex-evangélico. Me perdoe, por favor? Deus te abençoe”, finaliza.

Eva afirmou ter “chorado muito” ao reaver seus pertences pessoais, na última sexta-feira (4), e ao ler a nota escrita no caderno. “Eu pedi muito a Deus, com muita fé, que tocasse no coração dele, porque só Ele sabe a dificuldade que tenho para estudar”, afirmou a mulher, que tenta concluir o ensino fundamental. “Eu precisava muito do meu caderno, porque tinha prova para fazer, e dos trabalhos que tinha de entregar na escola. Tudo estava dentro da mochila”, afirmou. Segundo ela, o material foi deixado em uma escola infantil que funciona nas proximidades de onde reside.

O suspeito entregou os documentos pessoais e cartões bancários, mas, conforme a vítima, o aparelho celular, um alicate de cutícula e sua carteira, além de produtos de maquiagem, não foram devolvidos. “O pessoal de lá ligou para a empresa onde trabalho porque meu contracheque estava dentro da mochila. Eu não acreditei e chorei muito. Apesar de ele não ter devolvido tudo, eu o perdoo e espero que ele arrume um emprego. Eu peço a Deus por ele, para que ele não faça isso com mais ninguém”, afirmou. Eva disse que havia fotografias de seus dois filhos no aparelho celular. “Ele deve ter visto as fotos. Meu aparelho de celular não tem senha”, declarou. (Bol)

3 ª conferencia municipal de saúde de Barra do Mendes

Data: 07 de julho de 2015
Início: 07h30m Término: 17;00 h.
Tema Central: “SAÚDE PUBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS: DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.
Eixos temáticos (debates):
1º) “Direito a Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”;
2º) “Valorização do Trabalho da Educação e Saúde”.

Composição da Mesa Diretora: Prefeito - Armênio Sodré Nunes; Vice-Prefeito e Sec. De Saúde – Carlos Alves de Araújo; Presidenta da Câmara Municipal – Suely Neto de Araújo; Secretária de Educação – Monica Alves Rocha; Secretário da Administração Erick Gilliard; Secretário de Turismo – Edizio Rodrigues Mendonça; Secretária de Assistência Social e Primeira Dama Sirlene Medrado; Drª Noaci Madalena Cunha Loula; Drª Katia Dourado Barreto – Representante do COSEMS – Salvador-Ba.; Drª Auridete Lima Barreto de Souza – Coordenadora desta Conferência;

O Secretário de Saúde, Carlos Alves de Araújo, fez a abertura do evento abordando a situação de saúde no município, seus avanços, gastos, falta de recursos por parte do governo federal e estadual;
O Prefeito Armênio Sodré Nunes (Galego), saudou a mesa, convidados e participantes e confirmou as palavras do Secretário Carlos, quanto a proveniência dos recursos reduzidos de forma assustadora.
Palestrante: Enfª. Drª Noaci Madalena Cunha Loula – (BRS) – Especialista em Gestão Publica em Saúde.

“Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”
PROPOSTAS APRESENTADAS PARA A CONFERENCIA ESTADUAL
Conhecer as necessidades de saúde da população para garantia adequada de serviços e ações de forma integral e humanizada, com qualidade, em tempo oportuno e equidade no atendimento;
Combater toda forma de violência, de racismo institucional e social, de discriminação de gênero, diversidade sexual, geracional ou de condição de vida, que venha a comprometer o acesso;

Avançar na implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, assegurando o respeito às escolhas das pessoas e as práticas e saberes em saúde das populações tradicionais, na perspectiva de promover mudanças no modelo de atenção à saúde;

Lutar pela efetiva implementação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, contrapondo-se ao uso dos organismos geneticamente modificados e à desregulamentação da utilização de agrotóxicos no país;
Apoiar a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal, garantindo mais investimentos financeiros e de pessoal no âmbito dos municípios;

Defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres sobre sua saúde e sua vida, visando: redução da violência sexual e doméstica, diminuição da mortalidade materna, planejamento reprodutivo, atendimento em situação de aborto, saúde das mulheres jovens/lésbicas/negras/rurais/indígenas/com deficiências e patologias, e inclusão da abordagem de gênero na formação dos profissionais de saúde;

• Reafirmar a saúde como direito universal e integral e dever do Estado, destinando 10% das receitas correntes brutas da União ou equivalente; assegurando financiamento estável com definição de novas fontes de financiamento; e priorizando o investimento na atenção primária e nas ações de serviços públicos;

• Acabar com a Desvinculação das Receitas da União (DRU) para o orçamento da seguridade social, em especial para o setor da saúde;
• Melhorar o padrão de gasto, observar os critérios de rateio dos recursos da União para os estados e dos estados para os municípios na forma da LC. nº 141/2012;
• Defender a eliminação absoluta dos subsídios públicos ao mercado de planos e seguros privados de saúde e de insumos, bem como o aprimoramento da cobrança do ressarcimento ao SUS dos serviços prestados aos usuários da saúde suplementar.

A 3ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada das 07:30 às 17:00 h., com pausa para o almoço que foi servido aos participantes, que elogiaram bastante a comida chinesa preparada pelo pessoal de São Bento, que se transformou numa atividade à parte, com os participantes elogiando a comida e fazendo questão de parabenizar os cozinheiros.

ASCOM - Prefeitura de Barra do Mendes

Presidente Dutra-Ba: Servente de pedreiro é assassinado a tiros

Foto: Reprodução
Na manhã desta terça-feira (07), por volta das 6h45, mais um homicídio ocorreu no município de Presidente Dutra.

Segundo a polícia, o crime aconteceu numa estrada vicinal que liga sede  à comunidade de Ramos. A vítima foi Renato Oliveira Pio, de 33 anos, conhecido por “Gaguinho” que ia a bordo de sua motocicleta a caminho do trabalho quando foi covardemente assassinado.

Renato foi morto com dois disparos de espingarda calibre 12, e mais cinco tiros, provavelmente de pistola. De acordo com testemunhas, ‘Gaguinho’ era servente de pedreiro e não tinha passagem pela delegacia. A autoria do crime até então é um mistério, mas a Polícia Civil de Presidente Dutra vai abrir inquérito para apurar o caso.

O corpo de Oliveira foi removido por uma equipe do DPT para o Instituto Médico Legal de Irecê, onde vai ser examinado. 

Fonte: Central Noticia 

7 de julho de 2015

Avião 'raspa' telhado e fiação em aterrisagem rasante em Conquista

O pouso de um avião que desembarcava no Aeroporto de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, nesta segunda-feira (7), assustou moradores. Um vídeo feito no momento em que a aeronave prepara a aterrisagem circulou nas redes sociais e renderam milhares de acessos. De acordo com o Blog do Anderson, o avião seguia para o Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo pelo lado inverso da pista em um voo rasante que cruzou a Avenida Frei Benjamim. Veja vídeo abaixo: 





Segurança do cantor Leonardo é morto a tiros ao reagir a assalto

O segurança e motorista do cantor sertanejo Leonardo, Marco Antônio Rezende, de 41 anos, foi morto a tiros neste domingo (5/7), durante uma tentativa de assalto em Vila União, bairro da capital do Goiás.

De acordo com a polícia, Marco reagiu quando dois homens e uma mulher o abordaram em uma tentativa de roubar seu cordão. Os assaltantes dispararam oito tiros contra o segurança, que estava em seu dia de folga. Ele chegou a ser atendido por uma ambulância, mas morreu antes de chegar ao hospital.

6 de julho de 2015

Carro parte ao meio após colidir em poste em Rio Verde I de Itaguaçu da Bahia; motorista morre na hora

Na manhã desta segunda-feira (06), mais um trágico acidente ocorreu  na comunidade de Rio Verde I, em Itaguaçu da Bahia. Desta vez, um veículo  modelo corola que seguia na rodovia BA-052,sentido a cidade de Xique-Xique, colidiu frontalmente contra um poste de luz que fica nas proximidade das casas do povoado.

A batida foi muito violenta, onde o automóvel se partiu ao meio  e ficou completamente destruído. O motorista que morreu na hora  ficou preso às ferragens.

Resgatado  dos destroços, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal  (IML) de Irecê, onde permanecia sem a identificação. Porém, já no fim de tarde, houve a qualificação. Trata-se de Ronaldo pereira dos anos, 35 anos,  natural de Pontal, no Estado do  paraná.

Apesar da gravidade do acidente, transeuntes e moradores da localidade não ficaram feridos, pois corria o risco de serem atropelados, já que segundo testemunhas, o carro trafegava em alta velocidade.

A Polícia Militar foi para o local, onde registrou a ocorrência e ajudou no resgate do corpo. O veículo foi retirado do local por um guincho. O corpo da vítima vai ser transladado para a cidade de Pontal, no Paraná.

Em menos de três dias, cinco corpos foram necropsiados no IML de Irecê,  de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito em Itaguaçu da Bahia.

Fonte: Central Notícia

Senado discute proibir carro de som nas campanhas eleitorais

Um mecanismo que costuma ser utilizado por políticos e que tira o sossego da população, principalmente de cidades do interior nos três meses que antecedem as eleições, pode estar com os dias contados.

A Comissão Temporária de Reforma Política no Senado estuda proibir o uso de carros de som durante o período eleitoral. A proposta está dentro das sugestões para reduzir os custos das campanhas eleitorais. Assim, entre outros pontos, o texto limita em 20% os gastos com o pessoal de campanha e proíbe o uso do equipamento sonoro.

O colegiado se reúne na próxima terça-feira (7) para discutir as propostas da reforma do sistema eleitoral brasileiro. A primeira proposta é a que prevê novas eleições se o eleito em cargo majoritário, prefeito, governador, senador e presidente, for cassado ou perder o mandato por qualquer outro motivo. A segunda proposta visa disciplinar o acesso dos partidos aos programas de rádio e televisão. A proposta que pode ser analisada na comissão acaba com o mesmo tempo para todas as legendas.A ideia é que esse tempo seja proporcional ao tamanho das bancadas dos partidos na Câmara. Segundo o texto, as agremiações que elegerem de um a quatro deputados terão direito a dois minutos de programa e quatro minutos de inserções.

Já os que elegerem mais de dez deputados terão dez minutos de programa e 20 minutos para as inserções.O terceiro item da pauta é uma proposta que também trata da propaganda no rádio e na TV, mas traz ainda regras para o acesso aos recursos do fundo partidário. Esse fundo é formado basicamente com recursos da União e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para este ano estão reservados R$ 811 milhões. O texto a ser examinado na comissão diz que somente terão direito a essa verba os partidos com diretórios permanentes em mais da metade dos municípios. A mesma norma valeria para o tempo em rádio e TV. De acordo com o presidente da comissão, senador Jorge Viana (PT-AC), a reforma que sairá do Senado vai ser bastante arrojada.

Fonte: Bocão News