3 de setembro de 2018

Projeto Cidade Empreendedora é apresentado para prefeitura de Irecê


Irecê - “Que seja um projeto transformador e que ajude a trazer ainda mais desenvolvimento para a nossa cidade”. Com esse entusiasmo, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, falou sobre o projeto Cidade Empreendedora, apresentado pelo Sebrae para a gestão municipal, incluindo o vice-prefeito Erício Batista e todos os secretários municipais nesta quinta-feira, dia 30, no auditório do Hotel W4 em Irecê.

O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, ressaltou a importância da discussão em torno de ações que fomentem o empreendedorismo, e deu total apoio ao projeto Cidade Empreendedora. “Nosso povo é valente e criativo. Temos um grande potencial empreendedor e esse projeto vai nos orientar e abrir um leque de oportunidades que comtemplarão os micro e pequenos negócios e os produtores rurais da nossa cidade. Vamos fortalecer ainda mais a nossa Sala do Empreendedor”, avalia.

Durante o evento, os secretários construíram um cronograma de consultorias e conheceram alguns eixos que serão abordados ao longo do acompanhamento dos eixos pelos consultores do Sebrae. Na oportunidade, foi apresentada também a dinâmica do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Para o prefeito Elmo Vaz, a integração das secretarias em prol de um projeto de desenvolvimento empreendedor para a cidade será um ponto muito positivo. “Vamos trabalhar em conjunto para abraçar da forma mais eficiente todas as ações que fomentem o empreendedorismo em Irecê. A Prefeitura será parceira neste projeto, que vai reforçar as ferramentas que já temos como a Sala do Empreendedor, e acolher outras práticas de fomento ao cenário empreendedor”, disse.

Ronaldo Miron, diretor da Superintendência de Trânsito e Mobilidade de Irecê (STM), destaca o papel importante do microempreendedor, que está ligado ao desenvolvimento e ao crescimento da cidade. “Como o órgão de trânsito é o responsável pela regulamentação do sistema de transporte de passageiros, vamos ter uma pessoa responsável para atender diretamente os mototáxis, taxistas e profisisonais de transporte de uma forma geral. É um suporte importante, que vai facilitar e desburocratizar o atendimento desses empreendedores”, avalia.

Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destaca a força empreendedora da cidade e fala sobre a importância desse projeto ser implantado. “O Cidade Empreendedora interliga eixos como a implementação da Sala do Empreendedor, compras públicas, levantamento de oportunidades, planejamento de desenvolvimento econômico, entre outros. O Sebrae será um braço de apoio para a prefeitura no que se refere à legalização dos novos empreendimentos com a desburocratização da lei, além da potencialização do mercado para o microempreendedor”, explica.

Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais.

O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa sejam implantados no município. O programa visa a implementação de políticas públicas promovam, de fato, um ambiente favorável aos negócios e para garantir mais recursos financeiros circulando localmente.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

2 de setembro de 2018

Partido Novo entra com ação no TSE contra propagandas eleitorais do PT


O Partido Novo, do candidato à Presidência da República João Amoêdo nas eleições 2018, entrou neste domingo (2), com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o programa eleitoral da chapa do PT para o Planalto. De acordo com o jornal Estadão, o partido acusa a coligação "O Povo Feliz de Novo" de descumprir ordem judicial e a acusa de propaganda irregular.

O partido cita a decisão do TSE de impugnar a candidatura de Lula, definida na madrugada de sábado, 1, e as propagandas veiculadas pelos petistas na televisão e no rádio deste mesmo dia. Para o Novo, a chapa do PT "deixa claro que não está disposta a seguir o caminho da legalidade". "A Corte deliberou que a coligação poderia prosseguir com a propaganda eleitoral desde que Lula não praticasse atos de campanha, em especial no rádio e na televisão, até que se proceda à substituição", justifica o partido.

Secretaria da Educação do Estado implanta Fábrica-Escola da Construção Civil em Salvador


A primeira Fábrica-Escola da Construção Civil da rede estadual foi instalada pela Secretaria da Educação do Estado, nesta quinta-feira (30), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. A estrutura funcionará como laboratório para aulas práticas e desenvolvimento de projetos, pesquisas e intervenções sociais para estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Construção Civil, Edificações e Desenho da Construção, bem como para os alunos que farão os cursos de qualificação profissional em pedreiro de alvenaria, pintor de obras, cadista e desenhista para a Construção Civil, que serão ofertados pela unidade de ensino.

A Fábrica-Escola é dotada de duas salas e uma área externa transformada em canteiro de obras. O espaço tem equipamentos usados na construção civil como betoneiras, furadeiras, itens de Segurança do Trabalho como capacetes, luvas, máscaras e óculos de proteção, além de kit multimídia para recursos audiovisuais. Dentre as salas, a de maquete chama a atenção pelo detalhamento da reprodução de patrimônios materiais e imateriais de Salvador e da Bahia como o Elevador Lacerda e a Baia de Todos os Santos, sendo esta última com uma sugestão de projeto para a ponte Salvador-Itaparica. As maquetes foram elaboradas pelos próprios estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio no CEEP.  

Presente à inauguração, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre o papel educacional e social da Fábrica-escola. “Esta unidade aqui tem um sabor especial, porque geralmente contrata-se uma empresa de Construção Civil para preparar uma escola. Aqui, os professores e estudantes que vão dizer qual a formação e ações que devemos aplicar na unidade enquanto experiência prática. Portanto, a partir de agora, a nossa fábrica-escola será requisitada, por exemplo, para acompanhar projetos e planilhas na rede estadual, podemos atuar em todas as escolas, auxiliando na formação, formando mão de obra para o mercado. Um desafio desta fábrica será a unidade interagir com a comunidade e vice-versa, a partir da visitação a comunidades da periferia e emprestar o desempenho profissional a partir da orientação técnica aos moradores de bairros periféricos”, relatou Pinheiro.

Uma tratativa, conforme o secretário, foi firmada com a Coelba visando uma formação dirigida na área de Construção Civil. “Com isso, a empresa vai poder orientar as suas empreiteiras a contratarem só aqueles alunos que passarem por esta formação. Este é o eixo pedagógico que a gente tem trabalhado no sentido da transformação da Educação na Bahia, voltada para a cidadania, para o mercado do trabalho e para a formação superior”, pontuou Pinheiro, destacar que já está em fase de implementação a Fábrica-Escola de Informática, em Salvador.

A estudante Milena Casaes, 17, 3º ano do curso de Edificações, participou do lançamento e falou sobre as suas expectativas. “A unidade vai nos dar mais visibilidade e, consequentemente, mais oportunidades de estágio para que possamos concluir o nosso curso, que exige 150 horas e um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Com esta fábrica, vamos aperfeiçoar a formação profissional, podendo colocar em prática tudo que aprendemos na sala de aula”, disse a aluna, que após finalizar o curso técnico, pretende cursar Engenharia Civil, na universidade.

O colega Cristian Campos, 17, também destacou o papel da fábrica-escola para a sua formação. “Para nós, alunos do curso de Edificação, ela irá fortalecer a base da nossa educação, pois teremos a oportunidade de exercer na prática o que aprendemos na teoria, dentro da complexidade do processo do nosso aprendizado. Estávamos precisando desse equipamento porque geralmente a gente tinha que se locomover para uma obra e isto acarretava custos. Aqui vamos aprender, por exemplo, a manusear a betoneira (máquina misturadora de concreto) e conhecer a prática correta de usar os equipamentos de proteção individual, como capacetes, luvas, bota, óculos”, acrescentou.

Intervenção social – Tendo a intervenção social como princípio educativo, fomentado por meio de prestação de serviços às comunidades mais carente, a fábrica-escola ficará aberta à comunidade local para a capacitação e certificação de trabalhadores e para a incubação, pré-incubação e aceleração de empreendimentos com instituições parceiras. “Todo o aparato que foi montado aqui vai facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, que terão a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, contribuindo para a sociedade”, disse o professor Paulo Negrão, do curso de Edificação.

Fábricas-Escolas na rede – A rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica já conta com três fábricas-escolas em funcionamento. São duas Fábricas-Escolas do Chocolate, uma vinculada ao Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, no município de Gandu, e a outra ao CEEP Nelson Schaun, em Ilhéus, e a Fábrica-Escola do Couro, no CETEP Bacia do Jacuípe, no município de Ipirá.

 Fotos: Claudionor Jr

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Projeto Escolas Culturais é lançado em Xique-Xique com apresentações estudantis

Fotos: Claudionor Jr
Com ampla participação da comunidade escolar e moradores da região, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (31/08), o lançamento do projeto Escolas Culturais, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Xique-Xique (660 km de Salvador). Na oportunidade foram apresentadas atividades culturais e artísticas desenvolvidas por estudantes como poesia, dança, capoeira, música, incluindo fanfarras, além de grupos culturais da região.

A atividade contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que destacou o projeto como uma das ações implementadas na rede estadual de acordo o novo perfil de oferta. "Seguimos a proposta de realizar uma mudança profunda na pedagogia das escolas da rede estadual. A comunidade de Xique-Xique ganha uma sede das Escolas Culturais para apresentar uma nova oferta de ensino para os estudantes, agregando arte e cultura à realidade local. Com apoio da Secretaria, a escola pode desenvolver ações que tragam os saberes regionais para os moradores transformando a unidade em um grande polo de atividades e valorização dos aspectos regionais”, afirmou.

Pinheiro ressaltou o alcance pedagógico e social do projeto. “Queremos que a comunidade faça parte da escola interagindo o conhecimento entre todos, aliando mais alternativas no aprendizado dos alunos. Acredito que não se aprende português sentado e olhando para o quadro. O Ensino Médio tem que passar por uma sacudida. A nossa proposta para o MEC é que todas as escolas tenham a possibilidade de ofertar qualquer modalidade de ensino, buscando suprir as necessidades de sua região. Já temos pelo menos um curso técnico de nível médio em 340 municípios e temos o objetivo de chegar a todos até o final do ano. Estamos desenvolvendo ações como o do Ciências na Escola, Cursos Técnicos com alternância, e-Nova Educação, em parceria com o Google, assim como ações de valorização dos professores com cursos online. É bom ressaltar, que as ações são discutidas com os professores e comunidades para vermos o que deve ser implantado", explicou o secretário, que também autorizou as obras da cobertura da quadra poliesportiva da unidade.

Integrante da banda Geração Lemma, implantada no âmbito da Escola Cultural, o estudante do 3º ano, Douglas Aleixo, 17, também falou sobre a experiência que já está vivenciando. "O projeto está mudando a cara da unidade. Começamos a banda há três meses e estamos muito empolgados. Acho que a Escola Cultural trouxe uma organização e foco para as atividades. Todos que gostam de música podem se reunir, praticar e trocar ideias", ressaltou.

Para o diretor Emílio Maciel, o grande diferencial das Escolas Culturais é trazer os artistas para dentro da unidade. "Nós trabalhamos com os projetos estruturantes e essa nova iniciativa deu a possibilidade que os alunos tivessem uma maior organização, além de trazermos artista e grupos regionais para a escola, interagindo com os alunos. A ação também tem grande aspecto social pois ocupa a mente dos jovens e começa a identificar muitos talentos”, afirmou.

A coordenadora cultural, Makileide Oliveira, explicou como o trabalho está sendo desenvolvido. "O cenário cultural de Xique-Xique é riquíssimo e esta iniciativa promove a valorização das atividades que são realizadas nas comunidades e na zona rural, ampliando o conhecimento dos alunos com sua própria realidade. Essa interação com certeza vai fortalecer o aprendizado e a cultura regional", destacou.

Fotos: Claudionor Jr.
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Colégios da PMBA se destacam entre os melhores com nota no Enem


Anualmente estudantes de escolas públicas e privadas se preparam para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última edição do exame, em 2017, 14 escolas se destacaram com as melhores notas obtidas nas provas, dentre elas, 13 são pertencentes ao Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM).

Entre os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as instituições educacionais de ensino com melhor desempenho são: CPM Vitória da Conquista (1º lugar), CPM Lobato (2º lugar), CPM Itabuna (3º lugar), CPM Dendezeiros (4º lugar), CPM Alagoinhas (5º lugar), CPM Ribeira (6º lugar), CPM Juazeiro (7º lugar), CPM Teixeira de Freitas (8º lugar), CPM Luíz Tarquínio (9º lugar), CPM Ilhéus (10º lugar), CPM Jequié (11º lugar), CPM Feira de Santana (12º lugar) e CPM Candeias (13º lugar), ocupando a posição das melhores escolas com notas acima da média.

O desempenho dos alunos comprova a eficácia do ensino oferecido pela corporação, que visa proporcionar educação de qualidade para que seus alunos estejam preparados para o ingresso em uma instituição de ensino superior.

Os estudantes matriculados em escolas militares contam com regulamentos inerentes a organização, como por exemplo, o uso do uniforme - obrigatório, materiais didáticos nas aulas, proibido uso de aparelhos celulares, se ausentar da sala de aula sem a permissão do educador, dentre outras regras que contribuem para a formação do aluno e deixa-lo apto a assumir responsabilidades futuras. “O acompanhamento integral do estudante, junto à participação da família, ajuda nesse desenvolvimento”, afirma o capitão Rêmulo Veloso, coordenador dos Colégios da Polícia Militar.

Os estudantes que desejam ingressar em um colégio militar é preciso ficar atento ao período do processo seletivo, que é realizado através de sorteio eletrônico, com edital publicado em dezembro e inscrições abertas em janeiro, no site da PM e da Secretaria de Educação.

Ascom: Comunicação Polícia Militar da Bahia