1 de abril de 2017

Chuva forte causa tromba d’água e deixa 94 famílias desabrigadas em Lajedinho

Fotos: Edmundo Santana/Divulgação
Uma chuva forte que atingiu a cidade baiana de Lajedinho, na Chapada Diamantina, na madrugada deste sábado (1º), causou uma tromba d’água no rio Saracura, que invadiu a cidade e deixou casas e ruas alagadas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Edmundo Carvalho, a situação deixou, ao menos, 94 famílias desabrigadas. Não há registro de mortes ou feridos.

“Foi uma tromba d’água igual a 2013. É a sétima vez que isso acontece. As duas vezes mais graves foram em 2013 e agora”, disse o coordenador da Defesa Civil.

Ainda conforme Carvalho, a chuva que atingiu Lajedinho neste sábado foi muito semelhante a que destruiu a cidade em dezembro de 2013, quando 17 pessoas morreram e 600 ficaram desabrigadas. Na ocasião, casas e estruturas de prédios públicos foram levadas pela enxurrada.


Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na madrugada deste sábado choveu 150 milímetros em Lajedinho. O volume e a força da água assustaram os moradores durante cerca de três horas. No dia da tragédia, em 2013, choveu 120 milímetros na cidade.

Conforme Edmundo Carvalho, algumas casas tiveram rachaduras e muitas famílias perderam bens materiais, como móveis e eletrodomésticos. Alguns estabelecimentos comerciais também tiveram prejuízos. Em um mercadinho, produtos foram levados pela chuva e ficaram espalhados. A água chegou a alcançar 1.5 m em algumas residências. Na manhã deste sábado havia muita lama pelas ruas. Foi preciso um trator para limpar o local.

Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz, a prefeitura vai decretar estado de emergência por inundação e pedir homologação do governo do estado. Não houve mais registro de chuva em Lajedinho até as 16h30 deste sábado. No entanto, ainda há previsão de tempo fechado e possibilidade de chuva na cidade nesta noite e também no domingo (2).


Seca

Lajedinho teve o estado de emergência, por conta da seca, reconhecido pelo Ministério da Integração no dia 2 de fevereiro. O decreto vale até o dia 10 de julho. Conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, embora o volume de chuva tenha cido muito alto no município neste sábado, não choveu na zona rural do município, que vem sendo castigada pela estiagem. A chuva se concentrou na área urbana de Lajedinho.

Fonte: Chapada Noticias

Natural da região de Irecê, prefeito Everton Rocha inaugura a maior Casa de Apoio em Salvador

A Casa de Apoio foi inaugurada nesta sexta-feira, em Salvador. (Foto: Hyago Jardel, Luizinho Sobral, Suesdras Dourado, Everton Rocha e Adolfo Viana)
O prefeito da cidade de Jaguarari, na região de Senhor do Bonfim, Everton Rocha (PSDB), inaugurou nesta sexta-feira (31), a maior Casa de Apoio em Salvador. O local vai servir para as pessoas de Jaguarari que necessitam de procedimentos médicos na capital – Tratamento Fora do Domicilio (TFD).

Em contato com a redação do Central Notícia, Everton Rocha que é natural de Central/BA, na região de Irecê, disse que há muitos anos a população de Jaguarari sonhava com uma Casa de Apoio estruturada. ‘ Nós atendemos os anseios dos jaguararienses que eram frequentes. Com toda modéstia, não é uma casa qualquer. Temos instalações adequadas, alimentação digna, transporte e uma boa localização’, ressaltou o gestor.

O prefeito ainda destacou que agora, Jaguarari tem a melhor Casa de Apoio do interior na capital baiana. A Casa de Apoio fica localizada em Brotas, próximo dos hospitais de maior procura – Aristides Maltez, CICAN, HEMOBA, HGE e vários outros.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, a casa tem três pavimentos (térreo, 1º Andar, 2º andar e cobertura), está totalmente equipada, lá os que forem atendidos iram encontrar estacionamento com sete vagas, uma garagem fechada, duas varandas, uma recepção, quatro salas (incluindo um cantinho para criança), onze quartos, um escritório com enfermaria, nove banheiros, duas cozinhas, uma dispensa, duas áreas de serviço e um salão onde funcionará a área de alimentação, que por sinal terá acompanhamento de nutricionista para atender as necessidades de todos.

Já finalizando o bate-papo, Everton Rocha mandou um abraço para todas as pessoas de central, Irecê e região. O prefeito frisou que a casa vai servir de modelo para todos os seus colegas prefeitos da Bahia e que é um presente para o povo de Jaguarari que precisa de atendimento médico em Salvador.

Estiveram presentes na inauguração, além do prefeito Everton Rocha, o ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, os vereadores de Central, Suesdras Dourado e Hyago Jardel, o deputado estadual Adolfo Viana e outras autoridades.

Redação/Central Notícia

Jornalista: Luciano Castro /DRT 5379/BA

Fonte: Central Notícia

31 de março de 2017

Futsal feminina de Canarana vence por 4 x 2 a equipe de Barra do Mendes

 
Nesta quinta-feira, 30/03, as seleções de Futsal masculina e feminina de Canarana jogaram dois amistosos em Barra do Mendes. 

A equipe feminina de Canarana venceu por 4 x 2 a equipe de Barra do Mendes e a masculina perdeu por 2 x1. Os dois jogos foram preparatórios para a Copa do Sertão de Futsal, um campeonato com tradição em nossa Microrregião.

Prefeitura de Canarana – Dignidade, a marca do recomeço.








Polícia Federal erradica mais de 105 mil pés de maconha em Irecê, João Dourado, Canarana, Xique-Xique e outras cidades

 
A Polícia Federal deflagrou a Operação Baraúna com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Exército.

A ação começou no dia 23 de março e terminou na quarta-feira (29). Foram empregados três helicópteros, nos Estados da Bahia e Pernambuco, tendo como foco o combate ao narcotráfico através da localização e erradicação de plantios de maconha. Durante a Operação foram erradicados 151.318 (cento e cinquenta e um mil e trezentos e dezoito) pés e mudas de maconha, além da apreensão de 23.000 (vinte e três mil) quilos prontos para consumo e mais de 2.000 (duas mil) sementes.

Os plantios da erva foram encontrados nas cidades Irecê, Xique-Xique, Carfanaum, João Dourado, Jussara , Canarana, Juazeiro, Curaçá e Campo Formoso. Municípios do estado de Pernambuco também foram investigados.

Apesar da grande quantidade de droga erradicada, ninguém foi preso na operação. Para a ação, a Polícia Federal usou três helicópteros e vários agentes.




Fonte: Central Notícia

Saiba quais cidades da Bahia terão o sinal analógico desligado em julho

Em julho deste ano, o sinal analógico da TV Bahia será desligado em Salvador e mais algumas cidades.

Veja abaixo quais cidades que também terão o sinal analógico desligado aqui na Bahia, em julho.

Foto: TV Bahia

O que é preciso fazer para não ficar sem o sinal de TV aberta.

Televisores

Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho. Procure pelo selo DTV. Se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital.

Antenas
Também é preciso instalar uma antena para captar o sinal digital. As antenas externas, usadas no telhado das casas, são as mais indicadas. Nos prédios e condomínios, podem ser usadas antenas coletivas para captar o sinal digital.
É recomendável consultar um vendedor ou especialista em antenas para auxiliar na adaptação, de acordo com o local da sua residência.

TV paga e parabólica

Quem tem o serviço de TV por assinatura ou parabólica não precisa fazer adaptações para receber o sinal digital. No entanto, por falta de acordo entre as operadoras de TV por assinatura e as emissoras SBT, Record e Rede TV!, esses três canais não estarão disponíveis na TV paga, nos locais onde o sinal aberto já foi desligado, mas eles podem ser sintonizados pelo sinal digital.

Próximos passos

Até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. A próxima etapa do desligamento será em Goiânia e mais 28 municípios do estado, no dia 31 de maio.
Em julho, será a vez da região metropolitana de quatro capitais: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Também para a data de 26 de julho estão previstas as cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte. Em setembro, o sinal deve ser desligado em cidades do interior paulista: Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e municípios da região do Vale do Paraíba. Em outubro, serão o Rio de Janeiro e Vitória.

A primeira cidade que teve o sinal analógico desligado foi Rio Verde, em Goiás, como um piloto da operação, em março do ano passado. Em novembro, o sinal foi desligado em Brasília e nas cidades do entorno.

Com o desligamento do sinal analógico, a faixa de 700 megahertz, que atualmente é utilizada paras transmissões de TV analógica na região, será destinada ao serviço 4G de telefonia móvel.


Com informações da TV BAHIA

31 de março - Dia da Saúde e Nutrição: Obesidade infantil pode ser prevenida por meio de hábitos alimentares saudáveis

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 60% dos bebês entre 6 meses e dois anos consomem verduras e legumes.


Muitas famílias negligenciam a importância da alimentação equilibrada e saudável para a manutenção da saúde desde a infância. Perceber isso é fácil: basta observar a quantidade de crianças consumindo frituras, doces e alimentos ricos em sódio nas praças de alimentação dos shoppings. “É lamentável ver cenas de bebês, menores de dois anos de idade, que deveriam estar aprendendo o sabor das diferentes frutas, comendo batata-frita e hambúrguer. As consequências da obesidade infantil são muito ruins. Muitos pais, avós e outros familiares sabem disso, mas na hora de adotar a atitude correta, deixam a desejar”, lamenta a nutricionista materno-infantil da Clínica ADS, Marília Almeida.

 Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 60% dos bebês entre 6 meses e dois anos consomem verduras e legumes. Com essa pouca idade, 43% deles já consomem sucos industrializados e 48% tomam refrigerante. Para completar o quadro preocupante, 20% se alimentam diante da TV. Entre as crianças com menos de um ano, 72% comem regularmente biscoitos recheados. E, apesar de não ser recomendada a alimentação sólida até o sexto mês de vida, 12% dos bebês brasileiros consomem macarrão instantâneo.

“Quanto mais cedo a criança fica obesa, mais impactos ela terá em sua saúde na vida adulta”, alerta Marília Almeida, que é Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente. Ela defende que a oferta exclusiva de leite materno ao bebê durante os seis primeiros meses de vida é fundamental não apenas para garantir os nutrientes que ele precisa para crescer saudável como para prevenir a obesidade.

A partir dos seis meses, as papinhas de frutas e verduras devem ser introduzidas na alimentação do pequeno que, com o tempo, poderá descobrir o sabor de outros alimentos saudáveis preparados e oferecidos pelos adultos. “É fundamental conscientizar os filhos sobre bons hábitos alimentares. Mais do que dizer o que é bom, as crianças devem ter o exemplo em casa. O que elas vêem conta mais do que apenas o que ouvem. Ou seja, os adultos também precisam melhorar seus hábitos”, alerta a nutricionista.

No acompanhamento nutricional que faz às crianças e suas famílias, Marília Almeida incentiva a autonomia nas refeições. “Elas devem ser encorajadas a se alimentarem sozinhas, o que melhora a autoconfiança e a integração com a comida. O segundo ponto é a postura, ou seja, a posição durante a refeição. Elas devem estar devidamente sentadas à mesa – e não na cama, no sofá ou correndo pela casa A boa postura diminui os engasgos e a aspiração de alimentos, além de melhorar a mastigação e a deglutição”.

Marilia Almeida, nutricionista  Materno Infantil
 Outro fator relevante é a distração causada por telas, seja de TV, computador, tablet ou smartphone. Não é nada positivo distrair criança para fazê-la comer maior quantidade ou mais rapidamente. Esse hábito diminui a interação com a família, além de estar associado ao sobrepeso e à obesidade. E nem é preciso dizer que os mecanismos de recompensa, pressão, ameaça e castigo nunca devem ser usados para fazer a criança se alimentar. “As escolhas alimentares certas na infância podem prevenir inúmeras doenças no futuro e determinar a longevidade e a qualidade de vida da pessoa pelo resto da vida”, conclui a nutricionista da Clínica ADS.

Clínica ADS, Marília Almeida

Governo autoriza reajuste de até 4,76% no preço dos remédios

Os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017 variam de 1,36% a 4,76%.

 
Os preços dos remédios poderão subir até 4,76% a partir desta sexta-feira (31). Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, fixou em 4,76% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União".

A regulação é válida para um universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

Em 2016, o reajuste máximo autorizado foi de 12,5%. Em 2015, foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%.

De acordo com a portaria, o reajuste leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de março de 2017, acumulando uma taxa de 4,76%, no período compreendido entre março de 2016 e fevereiro de 2017.
Foram autorizados 3 níveis diferentes de alta, conforme o perfil de concorrência dos produtos, seguindo a lógica de que, nas categorias com um maior número de genéricos, a concorrência é maior e, portanto, o aumento também pode ser maior.

Nível 1: Classes terapêuticas sem evidências de concentração - 4,76%
Nível 2: Classes terapêuticas moderadamente concentradas - 3,06%
Nível 3: Classes terapêuticas fortemente concentradas - 1,36%

Sindicato contesta

Em nota, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) informa que o reajuste médio ponderado é de 2,63% e que esses índices autorizados "não repõem a inflação passada (IPCA), no acumulado de 12 meses (março de 2016 a fevereiro de 2017) e muito menos os aumentos incorporados à estrutura de custos do setor".
"Entre 2008 a 2016, para um reajuste de preços dos medicamentos acumulado de 58,83%, a inflação geral acumulada atingiu 77,20% (INPC-IBGE) e os aumentos de salário concedidos pelo setor somaram 93,41%. Se todas as apresentações de medicamentos forem reajustadas pelos índices máximos autorizados, o aumento médio de preços dos medicamentos deverá ficar abaixo da inflação geral", informou.

Ainda de acordo com o sindicato, o reajuste atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não gera aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias, principalmente em relação aos medicamentos que apresentam grande concorrência.

Em regra, há um período de ajuste, que dura de dois a três meses. As primeiras variações de preço acontecem frequentemente em junho ou julho, quando começam as reposições de estoque, já que o varejo costuma antecipar compras antes da entrada em vigor do reajuste, segundo o Sindusfarma.

Dicas para o consumidor

Veja as dicas da Proteste Associação de Consumidores para os consumidores:
- Pesquise em diferentes redes, e não deixe de pechinchar. Há diferenças mesmo dentro da mesma rede, de uma loja para outra.

- Consulte seu médico sobre a possibilidade de usar a versão genérica do medicamento. O genérico, em regra, é mais barato. E lembre que também há diferenças nos preços cobrados por diferentes laboratórios.

- Peça para seu médico receitar o medicamento pelo nome do princípio ativo e não pelo nome de marca. Assim, será mais fácil verificar a existência de genéricos e optar pelo mais barato.
- Consulte o médico sobre a possibilidade de utilizar medicamentos que constam da lista do Programa Farmácia Popular, que oferece remédios gratuitos e com preços até 90% mais baratos. Há uma série de farmácias e drogarias que participam do programa.

- Para quem tem doença crônica, também outra forma de economia é a adesão a programas de fidelização de laboratórios. A adesão é feita pelo site das empresas ou por um telefone 0800, identificado nos rótulos dos produtos. Dependendo do medicamento, os descontos chegam até 70%.

G1

Acidente grave entre ônibus escolares deixa vários mortos em Alagoas

Uma colisão frontal entre dois ônibus escolares deixou vítimas mortas e feridas na rodovia AL-110 no interior de Alagoas, no trecho que compreende o município de Junqueirox, nesta quinta-feira (30). Os veículos envolvidos no acidente são das prefeituras de Junqueiro e de Teotônio Vilela.


O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não tem informações oficiais sobre o número de vítimas. A prefeitura de Teotônio fala em 6 mortos no local.

A assessoria de comunicação da Unidade de Emergência do Agreste (UE) informou que 44 pessoas deram entrada na unidade de emergência. Duas delas foram operadas em estado grave e encaminhadas para a Área Vermelha. Os demais pacientes estão fora de perigo.


O Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) solicita que voluntários compareçam para fazer doação de sangue. Os voluntários devem comparecer ao Hemoar, das 7h às 16h, que fica ao lado do Hospital Regional, próximo ao 5º Centro de Saúde, em Arapiraca.

O secretário de Comunicação e Eventos de Junqueiro, Jair Santos, esteve no local e disse que os motoristas dos dois ônibus morreram antes da chegada do socorro médico.


Em nota encaminhada à imprensa, a assessoria de comunicação de Teotônio Vilela lamentou o acidente e informou que ao menos 6 pessoas morreram ainda no local, e que todos os esforços foram feitos para tentar salvar as vidas dos sobreviventes.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros e mais de 10 ambulâncias dos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e São Sebastião estão no local resgatando as vítimas – muitas delas em estado grave. Equipes da PM de Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e do 3º Batalhão também estão no local.

Outras vítimas ficaram presas às ferragens e precisaram do auxílio dos bombeiros. Algumas delas, em estado grave, foram encaminhadas para Unidade de Emergência do Agreste (UE).

Segundo informações de testemunhas, o ônibus estudantil de Junqueiro seguia com alunos universitários para a cidade de Arapiraca. E o de Teotônio Vilela voltava de Arapiraca para a cidade, também com estudantes. A estimativa é que cada veículo transportava ao menos 35 pessoas.

G1

30 de março de 2017

Ex-prefeitos baianos devem ressarcir R$ 342 mil após TCE desaprovar contas de convênios; ente eles, Ney Amorim de Ibipeba

 
A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) desaprovou, nesta quarta-feira (29), as contas de três convênios entre órgãos da administração estadual e prefeituras municipais. Por conta da gravidade das irregularidades encontradas, os ex-prefeitos de Andaraí (Renato Costa Pinto), Ibipeba (Nei Amorim Souza) e Aurelino Leal (Domingos Marques dos Santos) terão que devolver a soma de R$ 342.594,44 aos cofres públicos.

Em Andaraí, os processos com as contas desaprovadas foram os TCE/00456/2006 e TCE/005009/2009, do convênio 01/2004, entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com valor de R$ 238.964,17. Renato Costa Pinto terá que devolver R$ 195 mil; Em Aurelino Leal, foi o processo TCE/00876/2014, do Plano de Ação 029/2011, firmado entre a prefeitura local e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) que teve as contas negadas e deverá ter seu valor (de R$ 86.442,72) ressarcido completamente pelo ex-prefeito Domingos Santos. Por fim, de R$ 199.178,33 do processo TCE 001165/2008, do convênio 083/2005, entre a Prefeitura de Ibipeba, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras) e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), R$ 61.151,72 terão que ser devolvidos pelo ex-prefeito Nei Amorim de Souza.

O TCE-BA multou, ainda, os ex-prefeitos de Aurelino Leal e de Ibipeba em R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente.

Fonte: Bahia Notícias

Homem é assassinado a tiros em Morro do Chapéu/BA


Um homem identificado pelo prenome de Marcelo foi assassinado a tiros nesta quarta-feira (29), no município de Morro do Chapéu/BA, na região da Chapada Diamantina.

Segundo testemunhas, a vítima que trabalhava como motorista estava dentro de uma oficina na comunidade de Lagoa Nova, zona rural do município, quando foi surpreendido pelos atiradores que estavam encapuzados e num veículo de cor branca.

Ainda conforme populares, o dono da oficina que não teve seu nome revelado também foi atingido pelos disparos. Ele foi socorrido para o Hospital São Vicente de Paulo onde está internado.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê onde foi periciado.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.

Fonte: Central Notícia

Prefeitura de Irecê apresenta 2ª edição dos Tamboretes Culturais

 
A Prefeitura de Irecê apresentará, nesse sábado (01/04), a 2ª edição dos Tamboretes culturais. O evento acontecerá, na Praça da Prefeitura, às 19h e trará como tema “Artistas de Rua e Circo”.

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, contará também com a assinatura da documentação de Adesão do Sistema Estadual de Cultura, que reforçará a parceria do município de Irecê com o governo estadual para a promoção de formação cultural e assessoria em projetos.

Prefeitura de Irecê

Fugitivos da Justiça de Irecê são presos pela Polícia Civil, em Serrinha

 
Foram presos nesta quarta-feira (29) na cidade de Serrinha, região Nordeste da Bahia, Joel Ferreira Barbosa e Janeide Gama.

A prisão do casal ocorreu por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Comarca de Irecê. Segundo a polícia, eles são autores do assassinato de Jocy Bento de Souza, que aconteceu em Irecê.

O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil da 15ª Coorpin, sob o comando do delegado Mozart Cavalcanti, Coordenado Regional de Serrinha.

O casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serrinha, onde está detido em uma das celas.

Fonte: Central Notícia

Bahia: Desconto na conta de luz por cobrança indevida será dado em abril

A conta de luz será reduzida, em média, 15,46% na Bahia no mês de abril para consumidores residenciais
Na última terça-feira (28) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a redução da tarifa de energia para compensar os consumidores pela cobrança indevida de um encargo voltado a remunerar a usina de Angra 3, no Rio de Janeiro. A conta de luz será reduzida, em média, 15,46% na Bahia no mês de abril para consumidores residenciais, de acordo com comunicado da Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba).

A redução tarifária, sem considerar os tributos, será de R$ 6,65 a cada 100 kWh consumidos. Conforme a Coelba, a percepção da redução tarifária nas faturas dos consumidores se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento de cada um, sendo que, em geral, será completada em dois meses.

Por exemplo, se um cliente que teve o consumo medido entre os dias 21 de março e 20 de abril, terá 10 dias com a tarifa vigente em março e 20 dias com a nova tarifa reduzida. Na conta do mês seguinte, o consumidor perceberá uma redução proporcional no valor referente aos demais 10 dias de abril com tarifa ajustada. 

G1BA

Defesa pessoal reforça segurança das mulheres da Polícia Militar

Fotos: Camila Souza/GOVBA
Para proteger as profissionais responsáveis pela segurança pública dos baianos, o Centro de Referência da Mulher Policial Militar - Centro Maria Felipa promoveu um seminário sobre defesa pessoal no Ginásio de Esportes do Clube dos Oficiais, na Avenida Dendezeiros, em Salvador, nesta quarta-feira (29). A modalidade de luta escolhida foi a Krav magá, utilizada pelo Exército israelense.

Entre as participantes do seminário, a cabo Edilma Ferreira tem mais de 20 anos de PM e já precisou de força, agilidade e técnica durante o trabalho. “Uma vez, em serviço no Centro de Abastecimento em Camaçari, fomos solicitados a comparecer a um local onde estava ocorrendo uma agressão. O agressor estava com uma arma branca e nós tivemos que usar a força. Eu imobilizei o agressor, algemei e solicitei a presença da viatura para conduzi-lo até a delegacia”. Outra situação, acrescenta Edilma, “foi para separar a briga entre duas mulheres. A população não estava disposta a ajudar e eu tive que usar a força também, para conduzi-las até a delegacia”. 

O Centro Maria Felipa foi criado no dia 10 de março de 2006. De acordo com a coordenadora da unidade, capitã Edilânia Aguiar, o seminário faz parte das comemorações do Mês da Mulher e do aniversário do centro. “É também para a comunidade saber que a mulher tem força para se defender e para defender o cidadão que precisa da atuação da Polícia Militar”, afirma. 

A unidade oferece atividades de valorização da mulher e cursos para gestantes, entre outras. “Temos uma sala de cuidados para trabalhar a autoestima da mulher. Muitas delas se masculinizam para trabalhar na PM e, como Maria Felipa não se masculinizou para defender a Bahia, nós levamos para as policiais femininas cabeleireiros, manicures, maquiadores. Elas também assistem palestras de discussão de gênero e fazem exame de mama no Outubro Rosa, além de outras atividades”, explica a capitã. 

Homenagem

Maria Felipa de Oliveira, que inspirou o nome do Centro de Referência da Mulher na Polícia Militar da Bahia, nasceu em data não registrada pela história, em Gameleira, no povoado de Ponta das Baleias, na Ilha de Itaparica. Morreu em 24 de janeiro de 1873. Mulher simples, do povo, ela liderou, em 1823, dezenas de homens, índios e mulheres na queima das 42 embarcações de guerra que estavam aportadas na Praia do Convento, prontas para atacar Salvador. Maria Felipa ecoou o grito da vitória ao lado dos guerreiros itaparicanos. Nascia assim, a primeira heroína negra da Independência da Bahia.

ASCOM: GOVBA
Fotos: Camila Souza/GOVBA

29 de março de 2017

Vice-prefeito de João Dourado/BA não resiste aos ferimentos e morre após acidente

 
Adriano Alves Nunes, de 46 anos, conhecido por ‘Adriano do Sindicato’, veio a óbito no Setor de Emergência do Hospital Regional de Irecê por volta das 19h desta quarta-feira (29).

Logo mais cedo, às 15h30, Adriano que era vice-prefeito da cidade de João Dourado/BA, na região de Irecê sofreu um acidente de moto quando retornava em uma motocicleta para sede do município. Segundo a polícia, o político foi atropelado por uma Van que lhe arrastou por cerca de 30 metros.

Uma equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou Adriano que apesar de muito machucado, estava consciente, para o Hospital Regional de Irecê, onde lamentavelmente morreu.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML), onde será periciado, e na sequência liberado para o velório e sepultamento.

Fonte: Central Notícia

Após ataque em Irecê, SSP-BA apresenta queda de 25% em roubos a banco


Após os ataques a agências bancárias que espalharam pânico no município de Irecê há uma semana, em reunião na manhã desta terça-feira (28), com a Comissão de Segurança e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que contou com alguns desfalques – a exemplo do deputado estadual soldado Prisco (PPS) – o secretário da Segurança Pública do estado (SSP-BA), Maurício Barbosa apresentou uma redução de 25 % no número de roubo a bancos, comparando os períodos entre 1º de janeiro e 26 de março dos anos de 2017 e 2016. A apresentação dos resultados aconteceu no Centro de Operações e Inteligência.

A SSP-BA, além de apresentar a queda, declarou que esta modalidade de crime, que também teve queda no ano de 2016 em relação a 2015 com 137 casos a menos foi uma das que mais reduziram ao longo dos últimos três anos. “Nós entendemos que ações como a que aconteceu em Irecê assustam a população e causam a sensação de insegurança. No entanto, garantimos que o número, de crimes deste tipo está com diminuição expressiva em todo estado, mostrando que os esforços das polícias estão surtindo efeito. Só nos últimos cinco anos, mais de 800 integrantes de quadrilhas especializadas foram presos”, destacou o secretário Maurício Barbosa.

Na reunião, aonde também foram apresentados os planos da segurança pública da Bahia para os próximos anos, os deputados tiraram dúvidas sobre os investimentos do Governo do Estado no setor, bem como os principais indicadores criminais. Barbosa ressaltou, ainda, a importância do envolvimento dos diversos setores da sociedade para a prevenção à violência, “um dever de todos os baianos”, finalizou.


Presidente da comissão, o deputado Marcelino Galo elogiou a iniciativa da SSP em promover o encontro – primeiro realizado no Centro de Operações – além de destacar a importância do engajamento de todos para que os baianos se empenhem em prol da segurança no estado. “Essa ação de hoje deve servir de exemplo para as demais secretarias estaduais “, destacou, lamentando, em seguida, a ausência de alguns parlamentares. Já o deputado Adolfo Viana disse, após a apresentação, estar muito satisfeito com o empenho das forças policiais. “Saio daqui com outra visão sobre o setor e me coloco à disposição ao que for preciso para ajudar”, afirmou.

Também participaram do encontro os deputados Luíza Maia e Augusto Castro, o subsecretário da Segurança Pública Ary Pereira de Oliveira, o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, o delegado-geral da Polícia Civil, delegado Bernardino Brito, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Telles.

Secretário da Educação do Estado propõe ampliar ações conjuntas com os municípios

Debate do Plano de Educação dos Municipios na UPB / Foto: Claudionor Junior
Durante encontro realizado na União dos Prefeitos da Bahia (UPB), nesta terça-feira (28), o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, defendeu uma maior integração entre o Estado e municípios para ações integradas de programas educacionais. Entre os pontos da pauta, temas como o plano de carreira para os professores e os profissionais da educação e o fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas públicas.

“A melhoria da educação nos municípios passa pelo envolvimento das políticas públicas de Estado. Não é apenas fazermos ações pontuais, mas programas que mantenham uma integração constante na formação dos estudantes e professores. É necessário que aconteçam as formações dos educadores considerando às peculiaridades de cada região, alinhando professores do Estado e municípios, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), de forma presencial e à distância”, afirmou Pinheiro.

O secretário também destacou a articulação que a Secretaria vem fazendo com as universidades públicas localizadas na Bahia e Institutos federais, para o fortalecimento da Educação Básica. “Espero que, em 2018, possamos já experimentar uma Jornada Pedagógica em conjunto com as escolas municipais”, ressaltou o secretário.

Outro assunto da pauta foi a necessidade de discutir, com o Supremo Tribunal Federal, a legislação que incide na educação, uma vez que, muitas vezes, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) vai de encontro com o Plano Nacional de Educação e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). “Temos que, juntos, criar uma força para que a LDB se sobressaia sobre a LRF. Isto porque precisamos contratar mais professores para aumentar a qualidade da educação”, comentou Pinheiro.

Para o presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, esta discussão é fundamental para o desenvolvimento da educação nos municípios. “Os financiamentos para o plano de carreira do magistério estão ultrapassando o teto de gastos do município e isso vem afetando bastante as nossas gestões. Por isso, devemos instituir esse debate na Bahia, para buscarmos uma alternativa para corrigir essa situação, não prejudicando o andamento da educação”, afirmou.

Foto: Claudionor Junior

ASCOM/GOV/BA Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Quarta-feira amanhece com frio e chuva em Barra do Mendes e na região de Irecê


O tempo amanheceu frio, chuvoso e com raios e trovoadas nesta quarta-feira (29/03) em Barra do Mendes e na região de Irecê. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em Barra do Mendes, a neblina e chuva continua e a mínima é de 18°C, com máxima de 30°C, a previsão de chuva é de 10mm com 75%, para esta quinta-feira 30/03 a previsão é de 15mm com 60% e para o último dia do mês de março sexta-feira é de 10mm com 75%. Mas a previsão para o próximo mês (Abril) contínua para Barra do Mendes e Região de Irecê.

28 de março de 2017

No dia 8 de abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer, Saiba Mais!

A data do dia 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar atenção de todos para esta doença que vem atingindo altos índices.

Aqui no Brasil, é a segunda causa de morte. “Temos que usar a data para conscientizar a população da importância de se fazer o diagnóstico prematuramente ou com ações preventivas para garantir hábitos mais saudáveis”, relata Celso Massumoto, onco-hematologista e coordenador de transplante de medula óssea do Hospital Nove de Julho.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, os tipos de câncer mais incidentes no mundo foram pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão). Nos homens, os mais frequentes foram pulmão, próstata, intestino, estômago e fígado. Em mulheres, a doença foi encontrada com maiores frequências na mama, intestino, pulmão, colo do útero e estômago.

Além dos tipos citados, no Brasil, o Linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin e leucemias também fazem parte da estatística. “O linfoma de Hodgkin, por exemplo corresponde a 30% de todos os linfomas, com maior pico de incidência na faixa etária de 20-30 anos e um menor pico após os 50 anos”, relata Massumoto. Já o linfoma de não-Hodgkin acomete pessoas com mais de 60 anos. Os linfomas atingem homens e mulheres e ainda não se conhece a causa exata.

O médico alerta que maus hábitos como beber, fumar e obesidade podem enquadrar a pessoa num grupo de risco de ter câncer futuramente, além das causas como a pré-disposição genética. Embora mudanças de hábito possam ajudar ao combate de neoplasias malignas, ainda não é possível prevenir (com raras exceções) o surgimento do câncer.

“Diante desses altos índices, é fundamental que se incorpore na rotina de saúde um monitoramento das mortes por câncer, pois só assim teremos um instrumento essencial para estabelecer ações de prevenção, controle da enfermidade e os fatores de risco para a população”, finaliza Massumoto.


Celso Massumoto (CRM 48392)
Diretor clínico da Oncocenter, coordenador de transplante de medula óssea do Hospital Nove de Julho e membro da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

Polícia Federal deflagra operação na região de Irecê

 
 Dois helicópteros da Polícia Federal e um da Polícia Civil de Brasília/DF, aterrissaram na manhã desta terça-feira (28), no estádio de futebol da cidade de João Dourado/BA, na região de Irecê.

Além de cinco viaturas da PF, seis viaturas Companhia Independente de Policiamento Especializado/Semiárido – CIPE/SA e duas do Exército Brasileiro estão dando apoio à operação. Vários policiais federais estão em caminhonetes que circulam na região.

Ao Central Notícia, o vereador Flávio Eres, da cidade de João Dourado, disse que o principal foco da operação é o tráfico de drogas, embora outros crimes poderão ser investigados. Ainda de acordo com Eres, a informação foi transmitida por um comandante da polícia.

A PF tem a função de exercer repressão ao tráfico de entorpecentes, contrabando, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, prevenir, investigar e reprimir quaisquer outros crimes.

Na região de Irecê, cerca de 100 homens participam desta ação.




Fonte: Central Notícia/ Fotos: Flavio Eres

Fugitivo do Complexo Policial de Irecê é preso pela PM em Central/BA

 
A Polícia Militar do Destacamento de Central/BA prendeu nesta segunda-feira (27), Tony Freire de Souza, de 35 anos, um dos fugitivos do complexo Policial de Irecê.

Segundo a PM, o foragido entrou numa loja, pegou um aparelho de celular e saiu. Tony ainda deixou um recado para a vendedora: ‘não avise a polícia, pois eu volto’.

Recentemente, Freire havia sido preso em Central, após danificar o portão da Delegacia de Polícia Civil. Depois que a polícia fez uma investigação, descobriu que existiam três mandados de prisão em aberto, da 9ª e 27ª Varas de Execuções de São Paulo e da justiça de Osasco. Ele responde por roubo e ato libidinoso.

O fugitivo está preso em uma das celas da delegacia de Central, mas será recambiado para Irecê.

Fonte: Central Notícia

Rui entrega viaturas e participa de reunião de Pacto pela Vida no sul do estado

Governador da Bahia Rui Costa 
O governador Rui Costa estará nesta quarta-feira (29) no sul do estado, onde participará, das 9h às 12h, da reunião do Programa Pacto pela Vida, com representantes de órgãos e entidades da área de segurança, no Condomínio Cidadelle House, situado na Rodovia Itabuna/Ilhéus, Km 14.  Ao final do encontro, o governador atenderá a imprensa.   

O Pacto Pela Vida é um programa de Estado cujo objetivo é a promoção da paz social. Trata-se de uma importante política pública de segurança, construída de forma pactuada com a sociedade, articulada e integrada com o Poder Judiciário, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os municípios e a União.

Novas viaturas

Às 13h, o governador fará a entrega de viaturas para unidades das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros para municípios da região, no estacionamento do Cidadelle House. Um total de 16 viaturas serão destinadas para a Polícia Civil de Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Maraú, Ubaitaba, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e Iguaí

Serão entregues outras 20 viaturas para as unidades da Polícia Militar dos municípios de Itabuna  Ilhéus  Camacã, e Itacaré e Ibicaraí. Já o 4º e o 5º Grupamento de Bombeiros Militares receberão novos veículos e equipamentos.

Secom  - Gov/BA

27 de março de 2017

Brotas de Macaúbas: Garota é vítima de estupro e causa revolta na população

 
Os moradores de Brotas de Macaúbas estão indignados com um crime que aconteceu neste domingo (26), na cidade, onde uma garota foi abusada sexualmente. O crime repercute nos grupos de WhatsApp e não há quem não se revolte ao saber do caso. Tão importante quantos pais e responsáveis tomarem cuidados com seus filhos, principalmente redobrando atenção na internet, é as autoridades desenvolverem um programa de orientação à população afim de combater esses abusos. A criança já passou por avaliação médica e o agressor foi capturado pela polícia e conduzido à delegacia de Seabra para serem tomadas as medidas legais...

De acordo com o art. 217 do Código Penal, a pena prevista para esse tipo de crime é de oito 08 a 15 anos de reclusão.

Fonte: Brotas News

Canarana/BA: Campeonato de Bairros, Populares vence o Morro Quente

A equipe da Populares enfrentou hoje, segunda, 27/03, a equipe do Morro Quente, pelo Campeonato de Bairros. O jogo começou com boa defesa para ambos os lados, empolgando as torcidas. Ao final, o placar marcou 1 x 0 para Populares. Foi, sem dúvida, um dos jogos mais disputados do Campeonato.

Prefeitura de Canarana – Dignidade, a marca do recomeço.