18 de junho de 2016

Xique-Xique: Prefeito e ex-prefeito são alvos de ação do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) ajuizou uma ação civil por ato de improbidade administrativa contra o atual e o ex-prefeito de Xique-Xique (BA), Alfredo Ricardo Bessa Magalhães e Reinaldo Teixeira Braga Filho, respectivamente. Eles são acusados de não prestar contas ao Ministério da Saúde dos recursos federais destinados ao município para a implantação da rede Farmácia Popular do Brasil.

Os gestores, ao aderirem ao projeto, estariam obrigados a justificar os gastos em duas modalidades: a prestação de contas parcial, informando sobre a aplicação dos recursos, sob pena de suspensão da participação; e a prestação de contas regular, com informações pertinentes ao projeto, de acordo com a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em ofício encaminhado pelo próprio Ministério ao MPF, foi constatado que os relatórios contendo a aplicação dos gastos, bem como os esclarecimentos sobre a gestão dos projetos não foram enviados à pasta. O procurador da República Márcio Albuquerque de Castro afirma que os gestores deveriam prestar contas das verbas recebidas pelo município através de documentação idônea comprobatória da aplicação correta de todos os valores, e sustenta que “os demandados enriqueceram-se às custas da administração pública”.

O MPF requereu à Justiça, em caráter liminar, o bloqueio dos bens de Alfredo, atual prefeito, no valor de R$ 372.500,00, valor repassado pelo Ministério da Saúde entre 2013 e 2015. Já Reinaldo, ex-gestor, se concedida a decisão provisória, terá seus bens indisponíveis em até R$ 220.000, referentes aos anos de 2011 e 2012. O órgão também pediu a condenação dos réus sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito.

Fonte: Bocão News

Pânico no ônibus da Novo Horizonte durante assalto em Maracás no sudoeste baiano

Vários brumadenses estavam em um ônibus da empresa Novo Horizonte que foi assaltado na madrugada da última sexta-feira (17) no município de Maracás, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os bandidos interceptaram o ônibus e mandou que o motorista parasse. 

Em seguida, o bando invadiu o veículo, roubando diversos objetos e dinheiro dos passageiros. “Foi um momento de pânico, todos estavam muito apreensivos e temerosos. Uma cena que jamais sairá de minha cabeça”, relatou uma das vítimas. Apesar do susto, ninguém se feriu e os bandidos fugiram em seguida. A polícia não tem pistas dos criminosos.

Irecê: Baleado em assalto, dono da Panificadora Barbosa não resiste e morre

O proprietário do Supermercado e Panificadora Barbosa, conhecido por “Betinho do Barbosa”, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite desta sexta-feira, no Hospital Regional de Irecê.

Betinho foi baleado ontem à noite, quando dois bandidos terminavam um assalto a um açougue localizado em frente à Panificadora, na Tertuliano Cambui.

Segundo testemunhas, os assaltantes renderam clientes e a família do dono do açougue e levaram celulares e dinheiro.

Na fuga, atiraram contra o proprietário da Panificadora, que saia do estabelecimento.

17 de junho de 2016

Morre Rubén Aguirre aos 82 anos, intérprete do Professor Girafales

 O ator mexicano Rubén Aguirre, famoso por representar o personagem Professor Girafales, do seriado Chaves faleceu aos 82 anos. A morte foi noticiada por seu companheiro de elenco Edgard Vivar.

"Meu professor favorito descansa em paz... Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muitas saudades", publicou Edgard Vivar (Seu Barriga) em sua conta de Twitter junto com a última foto que tiraram juntos.

Rubén Aguirre tinha diabetes e morreu na madrugada desta sexta-feira, depois complicações em seu estado de saúde.

Juntamente com Chapolin Colorado, o seriado infantil mexicano Chaves ganhou projeção mundial nas décadas de 1970 e 1980, protagonizadas pelo ator Roberto Gómez Bolaños, que faleceu em novembro de 2014.

14 de junho de 2016

Escrivão da Polícia Civil de Irecê comete suicídio

Um fato trágico ocorreu na noite desta terça-feira  (14), na cidade de Irecê. De acordo com informações, por volta das 19h, o escrivão da Polícia Civil, Natanael Moitinho Dourado Júnior, de 55 anos, foi encontrado por seus colegas de trabalho em uma das salas da Delegacia Regional de Irecê. Natanael tinha 34 anos de serviços prestados à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e era contemporâneo de Ezequias Dourado e José Bastos – escrivães.

De acordo com informações, Natanael andava muito triste ultimamente. Ele desapareceu na noite de segunda-feira (13), por volta das 21h. Preocupados, parentes e colegas de profissão começaram a procurá-lo.  Júnior estava sentado ao sofá, morto, e com um disparo de revólver calibre 38 na cabeça.

Seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê. O sepultamento será nesta  quarta-feira (15), às 10h, no cemitério de Irecê.

Fonte: Central Notícia

13 de junho de 2016

IRECÊ: São João de Bairros e Povoados reúne famílias de Irecê

Forró e muita alegria marcaram o fim de semana nos bairros e povoados de Irecê. Promovido pela Prefeitura, o São João de Bairros e Povoados já virou tradição e reúne centenas de famílias na comunidades.

Este fim de semana foi marcado por festas nos bairros Baixão de Sinésia, Vida Bela, Vila Nobelino, SIlva Pereira, e nos povoados de Lagoa Nova e Mocozeiro.

Se apresentaram nos festejos artistas como Jonny Santana, Banda Talismâ, Reivaldo e Raniel, Banda Nordeste, dentre outros.



Acidente de trânsito mata homem de 41 anos em Morro do Chapéu

Identificado como Adriano Pinheiro de Jesus, conhecido por ‘Didi’,  41 anos,  a vítima de um acidente de trânsito que ocorreu no município de Morro do Chapéu.

Segundo a polícia, o mesmo provavelmente perdeu o controle da direção do veículo vindo a capotar na rodovia BA-052, nas imediações de um local conhecido como ‘Poço do Homem’, em Morro do Chapéu.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) levou o corpo para o Instituto Médico Legal de Irecê.

Fonte: Central Notícia