15 de junho de 2013

Brasil goleia o Japão por 3x0 na Copa das Confederações

Um gol no início de cada tempo para se mostrar concentrada, motivada e afim de justificar os quase 70 mil torcedores  que foram ao Estádio Nacional Mané Garrincha, neste sábado, em Brasília. Assim, com um golaço de Neymar, e mais dois de Paulinho e Jô, a Seleção Brasileira abriu caminho com vitória tranquila por 3 a 0, sobre o Japão, na partida inaugural da Copa das Confederações.

Não foi uma atuação implacável do Brasil, mas foi acima da média de estreias normalmente marcadas por tensão. Tudo isso, principalmente, graças aos gols rápidos nos dois tempos. O mais importante, claro, marcado por Neymar. Mesmo sem brilhar intensamente, ele foi decisivo. Marcou com finalização precisa e belíssima para a alegria de Luiz Felipe Scolari, seu protetor nos últimos dias.

A torcida da capital federal, recheada por quem viajou de todo o País até Brasília, fez sua parte com os jogadores. Ouve uma ou outra vaia, mas o clima geral foi de apoio a Neymar, Oscar e companhia. Até o normalmente contestado Hulk, que foi aplaudido. As exceções ficaram para as autoridades. Dilma Rousseff, Joseph Blatter e José Maria Marin foram alvos das arquibancadas antes de a bola rolar e tiveram de engolir as vaias.

Gol relâmpago de Neymar encerra jejum e dá vantagem ao Brasil

Foram 840 minutos sem marcar, de camisa santista e de camisa brasileira. Mas quando a Seleção realmente precisou, Neymar estava lá. Foi, acima de tudo, rápido e muito preciso. E acrescentou uma alta dose de capricho a uma finalização belíssima da entrada da área. Aos 3 minutos de jogo, o Brasil já tinha a vantagem no placar graças a seu maior talento. Fred fez o papel de pivô, escorou a bola e abriu passagem. Neymar ajeitou o corpo para a esquerda e, de pé direito, estufou as redes.

O gol que inaugurava o placar também deixava a Seleção Brasileira leve. As jogadas fluíam e a partida era controlada, ainda que não fosse evidentemente um espetáculo de atuação. Os japoneses mostraram personalidade com a desvantagem no placar. Em especial Keisuke Honda, camisa 4 e com fama de decisivo.

Foram três conclusões dele ao gol de Júlio César enquanto os japoneses tentavam o empate já no primeiro tempo. Mas nada que realmente levasse risco a Júlio, a bem a verdade. Risco mesmo foi o Brasil que impôs nos instantes finais antes do intervalo. Primeiro em bola cruzada com veneno por Oscar, da direita, que ninguém arrematou. Depois em um foguete que partiu da perna esquerda de Hulk, aos 41min, e balançou as redes - mas por fora. Por fim, em tabela esperta de Neymar com Fred, que fez Kawashima trabalhar.

Segundo tempo

Bastou o jogo reiniciar em Brasília para a Seleção mostrar que estava concentrada ao máximo no que tinha de fazer. Já de cara, dobrou a vantagem no marcador para aliviar qualquer tipo de tensão, principalmente do público que apoiava e também cobrava. Em alguns momentos, até vaiava. Mas aplaudiu Paulinho.

Aos 3min, a jogada começou pela esquerda, com Neymar, e passou pelo pé de Hulk até chegar a Daniel Alves na direita. Atravessou o campo e voltou para o meio com um bom cruzamento do lateral direito que encontrou a eficiência de Paulinho. O ainda volante do Corinthians, mas desejado por vários clubes europeus, chutou rápido. Kawashima até enconstou, mas não impediu.

A partida seguiu no ritmo de boa parte do primeiro tempo. A Seleção Brasileira controlou, chegou a se aproximar da área japonesa, mas não criou oportunidades em série. O Japão contou com a postura ativa de Maeda, que entrou para tentar o panorama e arriscou boas finalizações. Júlio César, porém, foi seguro e o Brasil não tomou gols pela segunda atuação consecutiva.

No fim, Jô - que substituiu o centroavante Fred - ainda completou o marcador após linda enfiada de Oscar em contra-ataque.


Fonte: Terra

Presidente Dilma é vaiada durante cerimônia de abertura da Copa das Confederações

A presidente do Brasil, Dilma Roussef foi vaiada na abertura da Copa das Confederações 2013. O constrangimento foi tanto que o presidente da Fifa, Joseph Blatter – que também não foi poupado pela torcida – pediu respeito e fair play aos brasileiros.

Visivelmente constrangida, a presidente da República pronunciou apenas a frase protocolar: “declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações de 2013”.

Antes da bola rolar aproximadamente 500 pessoas fizeram uma manifestação na frente do estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha, contra os custos excessivos da Copa do Mundo no Brasil.

O estádio de Brasília, por exemplo, foi o mais caro do Copa, saiu por 1 bilhão e 200 milhões de reais.

Fonte: Uol

Bahia acerta renovação de Railan por mais três anos

Após uma demorada negociação, iniciada desde a gestão do antigo diretor de futebol Paulo Angioni, fora do clube após a perda do título estadual, o lateral-direito Railan está perto de renovar contrato com o Bahia.
 
Integrado ao elenco profissional no início da temporada, mas muito usado pela comissão técnica do time sub-20, o jogador em breve assinará a renovação contratual por mais três temporadas que, de acordo com o representante do atleta, o agradou.

Reginaldo, responsável escolhido pela Antonius para comandar a negociação com o Bahia, confirmou o desfecho da conversa entre clube e jogador.
 
O contrato já está em processo de confecção, pagamento de taxas. Serão mais três anos de contrato – revelou ao Bahia Notícias.

O agente, apesar da crise administrativa que enfrenta o Bahia, garante que a empresa responsável por agencia o atleta nunca pensou em tirar Railan do Fazendão.

- Nós temos uma amizade muito grande com o Bahia e por isso nunca pensamos em tirar o jogador do clube – afirmou.

Fonte: Bahia Noticia

Manifestação atrasa abertura dos portões do estádio

O protesto que acontece em frente ao Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), contra a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014 no País, provocou o atraso na abertura dos portões da arena para os torcedores que vão assistir ao jogo entre Brasil e Japão, a partir das 16 horas deste sábado. O local deveria ser aberto ao público ao meio-dia, mas, por conta da manifestação, ainda não há previsão de quando a entrada será liberada.

Segundo a Polícia Militar, o protesto em frente ao estádio reúne cerca de 350 pessoas. Os manifestantes reclamam dos gastos com a realização das competições da Fifa no Brasil, defendendo que esse dinheiro deveria ser usado para saúde e educação. A manifestação é pacífica, sem confrontos com a PM, mas atrapalha a chegada do torcedor ao jogo de abertura da Copa das Confederações.

Para tentar facilitar o acesso do público que vai ao jogo, a Tropa de Choque fez um cordão de isolamento entre os manifestantes e o estádio. Mas os torcedores que já chegaram ao local ainda não conseguiram entrar no Mané Garrincha, porque os portões estão fechados. A cerimônia de abertura da Copa das Confederações está prevista para começar às 14h30, 1h30 antes de Brasil x Japão.

Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil


O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de assassinatos.

Imagem e telefonema foram determinantes para prisão de PMs em SP

Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.

A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".

A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".

Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".

O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.

O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".

A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça".

Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.

Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".

Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos".


(DA EFE)

14 de junho de 2013

Repórter é baleada no olho com bala de borracha em SP

Uma repórter do jornal Folha de S. Paulo foi baleada no olho com uma bala de borracha na noite desta quinta-feira (13) durante protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo. Segundo Giuliana Vallone, da TV Folha, ela estava em um estacionamento na Rua Augusta quando uma viatura da Rota se aproximou em baixa velocidade e um PM que estava no banco de trás atirou contra ela. Repórteres do Estado de S. Paulo também presenciaram ações questionáveis da Rota. Dois deles foram alvos de uma ação semelhante, na qual uma viatura se aproximou e disparou bombas de gás lacrimogêneo tentando acertá-los. Não havia conflito e nenhuma concentração de manifestantes na ocasião. O secretário de Segurança Pública de SP, Fernando Grella, afirmou em nota que determinou que a Corregedoria da Polícia Militar apure episódios envolvendo fotógrafos e cinegrafistas durante a manifestação.

Deputado Marcelo Nilo recebe título cidadão do município de Irecê

O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, o Deputado Estadual Marcelo Nilo, recebeu na noite de ontem, 13, o título de cidadão ireceense.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, o ex-prefeito de Irecê, Zé das Virgens, diversos prefeitos e ex-prefeitos da região, vereadores e secretários de municípios de diversas cidades da Bahia.

Marcelo Nilo destacou a sua perseverança e dedicação à vida pública, ressaltando que já foi deputado estadual por seis mandatos e presidente da Assembléia Legislativa da Bahia pela quarta vez seguida. Destacou ainda a sua trajetória na COELBA, onde entrou como estagiário e saiu da empresa como presidente.

Nilo aproveitou ainda para se colocar como pré-candidato ao governo do Estado. Disse que já sentou na cadeira do Palácio de Ondina em cinco oportunidades como governador interino, mas que "apesar de muito poderosa, a caneta de governador não tinha tinta".

Fonte: Caraibas FM

ESQUEMA DE SEGURANÇA SERÁ O MAIOR JÁ REALIZADO PARA O SÃO JOÃO DE IRECÊ

“Este é um momento ímpar na história da segurança de eventos no interior da Bahia”. A avaliação foi feita pelo tenente coronel Valter Araújo, comandante da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (CAESA), durante reunião com o prefeito de Irecê, Luiz Pimentel Sobral, e representantes da Polícia Civil, 7º Batalhão da Políci...a Militar e membros do Ministério Público Estadual (MP-BA), Conselho Tutelar e Poder Judiciário. O encontro aconteceu, nesta quarta (13), na sede do Tiro de Guerra 06-027, na Praça Clériston Andrade, em Irecê.

Na oportunidade foram discutidos pontos estratégicos para o esquema de segurança do São João 2013. Entre as medidas mais importantes, destaque para a proibição de vendas de bebidas em garrafa de vidro dentro do circuito, patrulhamento ostensivo no entorno da festa e em todas as entradas da cidade, utilização de detectores de metal e câmeras de monitoramento com controle panorâmico de 360 graus e mil metros de zoom.

De acordo com o coronel Nilton Paixão, comandante do 7º Batalhão, este ano a PM vai utilizar o maior efetivo já empregado na história dos festejos juninos em Irecê. “Serão 50 homens com suporte de 4 motos e 4 viaturas por dia, além da base de apoio e dos 8 pontos elevados de observação”, destacou. O esquema de segurança conta ainda com equipe da Polícia Civil, 3 guarnições da CAESA, 50 integrantes do Tiro de Guerra e prepostos do Corpo de Bombeiros.

Também participaram da reunião os secretários municipais Edgard Mário (Infraestrutura), Ângelo Dourado (Cultura, Esporte e Lazer) e Amaro Jr. (Agricultura e Meio Ambiente), dentre outras autoridades civis e militares.


Fonte/Foto: Prefeitura de Irecê

13 de junho de 2013

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar em R$ 3,1 milhões


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.502 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (12) na capital paulista. O prêmio acumulou e a estimativa é de que seja de R$ 3,1 milhões, segundo a Caixa. O próximo sorteio ocorre no sábado, 15 de junho.
Veja as dezenas sorteadas: 06 - 22 - 43 - 51 - 52 - 57.
Segundo a Caixa, 48 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 31.688,04. Outras 3.580 apostas acertaram a Quadra e cada uma receberá R$ 606,95.
A Caixa faz sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

Gata é capturada levando celulares para presídio

  
A secretaria estadual de Administração Penitenciária (SAP) divulgou fotos de uma gatinha com três celulares presos ao corpo, capturada na noite de terça-feira (11) por agentes da penitenciária Osíris Souza e Silva, de Getulina, no interior de São Paulo. A gata era usada para levar os aparelhos aos detentos, no interior do presídio. Ela se aproximava de uma das entradas da unidade, caminhando com dificuldades devido ao peso dos aparelhos, quando foi vista por agentes, que conseguiram atraí-la oferecendo alimentos e puderam capturá-la. De acordo com a SAP, a direção do presídio já investigava denúncia de que detentos iriam usar animais domésticos para introduzir celulares na unidades. Segundo a secretaria, esta é a primeira vez que um gato é usado para infiltrar celulares em penitenciárias do Estado de São Paulo. No ano passado, os agentes da Penitenciária de Pirajuí, cidade próxima de Getulina, capturaram dois pombos com celulares dentro de pequenas mochilas presas no corpo das aves.

12 de junho de 2013

Ipupiara - Tiroteio e mortes após roubo a banco


Dois bandidos morrem, outro foi preso e um policial ficou ferido após a explosão de um caixa eletrônico, de uma agência do Banco do Bradesco, do município de Ipupiara. Segundo os moradores, o caixa foi explodido por volta das 2h da última terça (11) e a agência ficou parcialmente destruída. De acordo com a polícia, um suspeito de ser integrante da quadrilha foi localizado e preso. Ele forneceu informações sobre o paradeiro do restante dos criminosos. Com a informação, a polícia invadiu uma casa apontada como esconderijo. Houve troca de tiros e durante a fuga os dois bandidos foram baleados e mortos. Outros dois conseguiram escapar pelo mato e um terceiro fugiu de carro. O policial foi ferido de raspão na perna e não corre risco de morte. A polícia conseguiu recuperar cerca de R$ 2 mil roubados da agência e apreendeu armas.

11 de junho de 2013

Projeto de Lei proíbe veiculação de bebidas e cigarros próximos de escolas

O líder do PSL na Câmara Municipal de Salvador, José Trindade, apresentou um Projeto de Lei (PL) que prevê a proibição da veiculação de propagandas e comercialização de bebidas alcoólicas e cigarros em um raio de 200 metros das instituições de ensino – privadas e públicas - soteropolitanas. O objetivo do vereador é suprir a necessidade de mecanismos legais que restrinjam ou dificultem a obtenção dos produtos, principalmente pelos adolescentes. “Vemos propagandas que vendem a ilusão da alegria, das mulheres bonitas aos seus pés, da figura bem-sucedida e popular, quando, na verdade, o cigarro e a bebida só trazer desolação e tristeza tanto para os usuários quanto para os familiares”, argumentou o edil. Dados apresentados por Trindade apontam que a taxa de alcoolismo entre os adolescentes de 12 a 17 anos atinge 7%. Em relação ao cigarro, o Ministério da Saúde afirma que seis em cada dez crianças entre 10 e 14 anos já tragaram alguma vez e, na mesma faixa etária, o número de adolescentes que consomem tabaco diariamente chega a 400 mil. Se somados os jovens em idade escolar – o que abrange estudantes de 10 a 18 anos – são 3 milhões de dependentes da nicotina no país.

(Bahia Noticia)

10 de junho de 2013

Feira de Santana: preso escala muro de três metros e foge de penitenciária

O detento Gival da Paixão Alves dos Santos fugiu do Conjunto Penal de Feira de Santana neste domingo (9) durante a visita.  Ele estava recluso desde que teve a prisão preventiva decretada em abril deste ano, pela prática de homicídio em Ipecaetá, cidade localizada no centro norte do estado, onde residia. De acordo com o diretor do presídio, Edmundo Memeri Durmet, um agente penitenciário estava na guarita abrindo o portão para uma visita sair, quando se distraiu e o detento que estava escondido, apareceu, atracou-se com ele e depois correu em direção ao muro que tem mais de três metros de altura e usou um material de reforma do presídio que estava próximo ao muro para escalar e fugir. “A polícia e os agentes penitenciários imediatamente foram até o local, mas o mato estava alto e não conseguiram capturá-lo”, contou o agente penitenciário. Durmet informou ainda que no momento da fuga o local estava vazio por causa da reforma na unidade penal e que os demais presos estavam do outro lado.  Ele ressaltou que não imaginava que o detento pudesse escapar pelo local e afirmou que o fato fez com que os procedimentos de segurança do presídio fossem revistos.

 

(Fonte/Foto Bahia Noticia)