5 de outubro de 2013

Aécio é afetado com aliança PSB - Marina, diz analista

A principal candidatura afetada, caso se confirme a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva, é a do tucano Aécio Neves, disse ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas Marco Antônio Carvalho Teixeira. Ele lembra das dificuldades que o senador mineiro, teoricamente o principal candidato da oposição, ainda encontra para subir nas pesquisas de opinião. O professor destaca, ainda, que a chapa Eduardo e Marina pode atrair o apoio dos descontentes com a polarização PT e PSDB. "Embola o cenário e, inicialmente, quem sai perdendo é o Aécio que tem uma candidatura com dificuldade para ganhar musculatura e vai ter uma batalha mais dura para chegar ao segundo turno", analisa o professor, lembrando que o PSDB ainda corre o risco de perder o PPS, um aliado histórico do partido. Do outro lado, a aliança é boa tanto para o PSB quanto para a Rede, "independente de quem encabece a chapa". Isso porque, na opinião de Teixeira, ainda é cedo para cravar quem seria o candidato a presidente na aliança. "O Campos ainda patina. Ele, como candidato, seria uma situação inédita na história, um vice com mais voto que o candidato a presidente", afirma. Mesmo Eduardo Campos sendo presidente e principal líder do PSB, a decisão de ceder a liderança da chapa à Marina não é impensável, na avaliação de Teixeira. Ele lembra que o próprio já disse que avaliaria o cenário antes de se candidatar. "O Eduardo é o presidente do partido que rompeu uma aliança histórica com o PT e decidiu seguir um novo rumo. Ele aceitar ser o vice seria uma decisão pragmática, pensando do resultado. Daria a ele a possibilidade de negociar pensando um futuro a médio prazo", diz o professor. Fonte BN.

Faustão quer ajudar André Marques a se recolocar na Globo

Faustão está bastante disposto em ajudar André Marques a se recolocar na Rede Globo. André teve seu último dia de apresentador na emissora, nesta sexta-feira (4).

O ex-ator passou os últimos 13 anos como apresentador do “Vídeo Show”. André foi afastado do programa devido mudanças que ocorreram no núcleo de direção da atração, a próxima a deixar o programa será Ana Furtado.

A ordem é que André emagreça e cuide  de sua saúde antes de apresentar um novo projeto ao canal. Fonte: F5

Marina Silva decidiu se filiar ao PSB de Eduardo Campos

A ex-senadora Marina Silva se filia na tarde deste sábado (5) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O convite feito pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, será confirmado no último dia para filiações de postulantes às eleições de 2014. O acordo político prevê uma assinatura de um protocolo de intenções do partido de Campos com a Rede Sustentabilidade para a formação do que chamam de coligação democrática. Assim, o PSB reconhece a existência política da Rede e dará legenda a Marina e a todos os membros da Executiva Nacional do futuro partido. Nesta sexta-feira (4), Marina e Eduardo Campos conversaram por telefone e acertaram os detalhes do acordo, que deve ser fechado dentro de horas.  No primeiro momento, os dois não fecharão nada sobre candidatura à presidência da República e permanecerão na condição de pré-candidatos. A definição será mais adiante, de acordo com a posição de cada um nas pesquisas de opinião. No momento, Marina Silva está em segundo em todas as consultas, com índices que variam de 25% a 16% e o governador de Pernambuco está em quarto lugar com cerca de 5% dos votos. Informações de O Globo.

PM exibe cassetete quebrado, diz 'foi mal, fessor

Foto: Reprodução/Facebook
Uma foto publicada por um policial militar do Rio de Janeiro em seu perfil do Facebook "Tiago Tiroteio" causou repúdio na internet. 

Na imagem, o PM aparece fardado mostrando um cassetete quebrado com a legenda "Foi mal, fessor", em uma referência à atuação durante protesto de professores em greve. Nesta sexta-feira (4), segundo internautas, ele teria postado a fotografia no dia da última manifestação dos professores da rede municipal de ensino no Rio, que aconteceu na terça (1º), quando a Câmara aprovou em reunião extraordinária o projeto de lei do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

4 de outubro de 2013

Bancários rejeitam proposta da Fenaban e mantém greve

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a nova proposta apresentada pela Fenaban (sindicato patronal) nesta sexta-feira (4), de reajuste salarial de 7,1%, ou seja, aproximadamente 1% de aumento real, afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT (confederação nacional dos bancários) e coordenador do comando.
A oferta foi feita nesta tarde aos representantes da categoria, em reunião marcada pela própria Fenaban um dia após os representantes do comércio pressionarem a federação a entrar em acordo com a categoria. Segundo a CNDL (confederação dos lojistas), o setor pode registrar perdas de até 30% se a greve se prolongar até o quinto dia útil do mês.
Foi a primeira oferta desde o início da greve, no dia 19 de setembro. A paralisação completa hoje 16 dias.
Após reunião das lideranças sindicais, para discutir a oferta, foi decidido pela rejeição. “Estamos rejeitando essa proposta pois ela não contempla os principais itens da categoria, não só os econômicos, mas também os sociais.”, diz Cordeiro. A categoria pede 11,93% de correção (5% de aumento real).
Segundo o presidente da entidade, não houve nenhum avanço em relação à alta rotatividade no setor, “os bancos demitem quem ganha mais e contrata novos funcionários pagando menos”, diz. Além disso, não houve proposta em relação às metas abusivas e à segurança dos funcionários.
“Não tem avanço na questão do emprego, não tem avanço na questão do trabalho e segurança, nós estamos indicando a rejeição da proposta e a ampliação da nossa greve”.
Em relação à PLR (Participação nos Lucros e Resultado), ficou mantida a fórmula praticada atualmente. Os bancos oferecem correção dos valores fixos e de tetos em 10%, que, segundo Cordeiro, na prática não muda nada para os trabalhadores.
Cordeiro explicou que, ainda hoje, enviará à Fenaban comunicado oficial para avisar que “o comando está rejeitando a proposta e orientando as nossas assembleias a rejeitaram também.”.
“Esperamos que a Fenaban chame uma outra negociação e apresente nova proposta, mais condizente com as reivindicações dos trabalhadores”, disse Cordeiro.
Agora, a greve deve continuar na segunda-feira, até que os bancos apresentem nova oferta.
Procurada, a Fenaban não comentou a rejeição imediatamente.
ASSEMBLEIAS - O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, é uma representação dos sindicatos, com aproximadamente 124 sindicatos de bancários no país.
Após a rejeição da proposta pelo comando, as lideranças vão se reunir com os trabalhadores em assembleias e informar que a direção do movimento está defendendo a rejeição do que a Fenaban propôs.
“Estamos pedindo para os trabalhadores referendar a posição que os dirigentes tomaram”. “A rejeição é uma posição do comando, que deverá ser referendada nas assembleias”, diz Cordeiro.
Fonte : Folha 

Helicóptero cai em praça no centro de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo

O piloto de um helicóptero fez um pouso forçado no início da tarde desta sexta-feira na Praça da Bíblia, na Avenida Goiás, no Centro, em São Caetano. O motivo do pouso foi uma falha mecânica apresentada durante um voo de teste.

De acordo com o secretário municipal de segurança do município, José Quesada Farina, quatro pessoas ficaram feridas: três homens (o piloto, o mecânico e o irmão do dono da aeronave) e uma idosa que estava na praça. A vítima mais grave teve a perna quebrada. Todos foram levados para o PS Albert Sabin.

O helicóptero de prefixo PTHTU é particular e está registrado no nome de uma empresa. Uma perícia da Aeronáutica, que ainda não chegou, vai determinar as causas da queda.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registra em seu site que a IAM (Inspeção Anual de Manutenção) do helicóptero estava vencida desde o dia 3 de junho de 2012. A aeronave também estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) vencido desde o dia 3 de abril do ano passado. Segundo o Código Brasileiro da Aeronáutica, o documento é obrigatório para o vôo.

Três carros do Corpo de Bombeiros e dois do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram encaminhados para o local.

O trânsito na região é complicado. Na Avenida Goiás, sentido Santo André, todas as faixas foram interditadas. Já no sentido Guido Alibert apenas a faixa da esquerda está intransitável.

Para não sair do ar no Brasil, Facebook remove posts ofensivos

Uma disputa entre vizinhos forçou o Facebook a apagar algumas postagens publicadas na rede social. Na quarta-feira, o juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, em São Paulo, determinou que a empresa tinha 48 horas para remover conteúdo envolvido em uma ação por danos morais e materiais movida pelo dentista Eudes Gondim Júnior contra a apresentadora de TV Luize Altenhofen.

"Uma vez informado o conteúdo ilegal em questão, a ordem judicial foi cumprida", informou o Facebook no início da noite desta quinta-feira.

O caso teve início em janeiro deste ano. O processo, por danos morais e materiais, foi movido por Gondim contra a apresentadora. De acordo com a acusação, um cachorro da artista teria invadido a casa do dentista e ameaçado sua família. Como reação, Gondim atingiu o animal com um barra de ferro. O cão ficou machucado, mas não morreu.

Inconformada com a situação, a artista teria batido com o carro no portão do dentista e publicado no Facebook comentários ofensivos, incluindo o endereço de Gondim. Segundo a defesa, o cachorro teria sido agredido sem justificativa.

— Quando ela colocou no Facebook, a história se espalhou. Meu cliente chegou a ser chamado de assassino — afirma o advogado de Gondim, Paulo Roberto Esteves, que diz ter anexado ao processo o endereço URL de cerca de 20 páginas com as mensagens consideradas ofensivas.

"Sujeito às leis brasileiras"

Em abril, a Justiça determinou, em tutela antecipada, que o Facebook retirasse os comentários do ar. Para tal, a empresa pediu que os endereços URLs das páginas fossem encaminhados. De acordo com o despacho do juiz, o procedimento foi realizado e mesmo assim a decisão não foi cumprida.

No dia 31 de julho, disse o magistrado, o Facebook afirmou não ser responsável pelo gerenciamento do conteúdo e da infraestrutura do site. “Essa incumbência compete a duas outras empresas distintas e autônomas, denominadas Facebook Inc. e Facebook Ireland LTD., localizadas nos Estados Unidos da América e Irlanda, respectivamente”.

“A afirmação, acima transcrita, é uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira. É uma desconsideração afrontosa agravada pela notória espionagem estatal, oficial, do governo americano. (…) Se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras”, destacou Bonvicino.

Segundo o despacho, em caso de descumprimento o Facebook será retirado do ar. “Oficie-se a Embratel, Telefônica, Vivo, Globalcross, Level 7, Brasil Telecon para que bloqueiem todos os IPs do domínio Facebook.com nos cabos Americas I, Americas II, Atlantis II, Emergia SAM I, Globalcrossing, Global Net e Unisur“.

Até o fim da tarde, a decisão não havia sido cumprida. Em nota, o Facebook informava que a empresa não teria recebido a indicação dos endereços URLs das páginas.
O advogado da apresentadora, Luiz Otavio Boaventura Pacífico, afirma que a ação ainda está em curso e que a disputa em questão é entre o Facebook e a Justiça.

3 de outubro de 2013

Por 6 votos a 1, TSE rejeita criação da Rede, partido de Marina Silva

Por seis votos a um, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram rejeitar o pedido de registro da Rede, partido da ex-senadora Marina Silva. Votaram contra a criação da legenda a ministra Laurita Vaz, relatora do caso, que foi seguida pelos ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. O ministro Gilmar Mendes foi o único a divergir e votou a favor.

"Verifico o não cumprimento do apoiamento necessário, eu voto pelo indeferimento do registro da Rede Sustentabilidade", disse Laurita.

Ao apresentar o seu voto, a relatora afirmou concordar com argumento apresentado pelo Ministério Público Eleitoral de que não cabe ao tribunal verificar a validade das assinaturas. Citando o parecer do MPE, ela disse que provar os apoiamentos é "ônus do partido e não dos cartórios".

Cinco dos sete ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votaram contra o pedido de registro da Rede, partido da ex-senadora Marina Silva. Votaram contra a criação da legenda a ministra Laurita Vaz, relatora do caso, que foi seguida pelos ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello. O ministro Gilmar Mendes divergiu e votou a favor.

"Verifico o não cumprimento do apoiamento necessário, eu voto pelo indeferimento do registro da Rede Sustentabilidade", disse Laurita. Ao apresentar o seu voto, a relatora afirmou concordar com argumento apresentado pelo Ministério Público Eleitoral de que não cabe ao tribunal verificar a validade das assinaturas. Citando o parecer do MPE, ela disse que provar os apoiamentos é "ônus do partido e não dos cartórios".

"A situação concreta parece evidenciar que o fator tempo mostrou-se decisivo para a agremiação requerente. O tempo impõe-se contra o partido e não contra o poder judiciário."

"A situação concreta parece evidenciar que o fator tempo mostrou-se decisivo para a agremiação requerente. O tempo impõe-se contra o partido e não contra o poder judiciário."

Com a decisão da Corte, a sigla não estará apta para a disputa eleitoral de 2014. O prazo para o registro de legendas e para se filiar a algum partido termina no próximo sábado (5). A ex-senadora, que ficou em terceiro lugar em 2010, pretende concorrer novamente ao Planalto no ano que vem.

O problema da Rede é que, do número mínimo exigido de 492 mil assinaturas, faltaram cerca de 50 mil nomes.

A Rede alega que 95 mil fichas foram invalidadas pelos cartórios sem justificativa e pede que o tribunal as aceite. Segundo a defesa da sigla, os cartórios rejeitaram assinaturas mesmo de quem não teria obrigação de ter votado nas eleições anteriores, como os idosos, cujo voto é facultativo, e os jovens que irão votar pela primeira vez em 2014. Um dos critérios utilizados pelos cartórios para aceitar ou rejeitar a rubrica é a comparação com a assinatura do pleito anterior.

O representante do MPE (Ministério Público Eleitoral), o vice-procurador Eugênio Aragão, disse durante sua sustentação que a Rede não pode ter tratamento diferenciado. "Todos os partidos que pediram o registro aqui no TSE também passaram por isso e tiveram as mesmas restrições. (...) Não é um tratamento diferenciado à Rede Sustentabilidade."

Aragão já havia apresentado parecer contrário à aprovação da Rede sob o argumento de que não foram reunidas as assinaturas necessárias.

Após o voto da relatora, Laurita Vaz, votam os ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, presidente da Corte.

O ministro Noronha, segundo a apresentar o seu voto, seguiu a relatora e disse que o próprio partido reconhece que não tem o número mínimo exigido de assinaturas. "Falta um número significativo", observou.

"A rejeição [das assinaturas] não se resolve no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral", afirmou. "O problema aqui é maior, é a ausência de certidões. Não temos o que certificar", acrescentou.

"Ou teríamos que declarar a inconstitucionalidade do artigo que exige o número mínimo [de assinaturas], e eu não vejo razão para isso, ou temos que respeitar. (...) Estamos pautados pela lei. E não há espaço para interpretação da norma", disse. "Eu não vejo como contornar a exigência da lei", afirmou ao acompanhar o voto da relatora, rejeitando o registro do partido. Agência Brasil

Ministro dos Portos pede demissão após encontro com Dilma Rousseff

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, pediu demissão na tarde desta quinta-feira (3) após encontro com Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Cristino renunciou ao mandato de prefeito para assumir o cargo de Ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil da presidente Dilma Rousseff em 1º de janeiro de 2011.

Ele tomou a decisão mesmo tendo deixado a legenda, que agora encampará a campanha de Eduardo Campos à Presidência da República, na eleição do ano que vem, sendo adversário da presidente Dilma Rousseff, que disputará a reeleição.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) entregar todos os cargos no governo da presidenta Dilma Rousseff no dia 18 de setembro. O anúncio foi feito depois de uma reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília. Com exceção do governador do Ceará, Cid Gomes, que se absteve, por não concordar com a opção da sigla, todos os membros da executiva presentes votaram pela saída do PSB do governo.

Ação judicial pode tirar Facebook do ar no Brasil

O Facebook pode ser retirado do ar no Brasil. De acordo com despacho do Juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível de São Paulo, a rede social tem um prazo de 48 horas para retirar do postagens da apresentadora Luize Altenhofen contra um vizinho. Caso descumpra a despacho, o Facebook ficará bloqueado em todo o país. As informações são do site Consultor Jurídico.

Em janeiro, Eudes Gondim Junior afirmou à revista Veja que um dos pit bulls de Luize avançou contra ele, a mulher e a filha de 3 anos. Com o ataque, ele bateu na cabeça do cachorro com uma barra de ferro, o cachorro desmaiou e teve convulsões. A polícia foi ao local e levou o cachorro para um veterinário.

No início da noite, horas após a confusão, a família de Eudes estava vendo TV em casa quando ouviu um barulho. Quando saiu para o lado de fora da casa, percebeu que o estrondo tinha sido sido provocado por uma caminhonete Amarok, da Volkswagen, de Luize, que arrebentou e atravessou o portão.

Versão de Luize

No Twitter, a apresentadora disse que o cachorro estava fazendo xixi na rua e que o vizinho saiu de casa para atacá-lo. Sobre a invasão com o carro, ele afirmou que foi um acidente. “Quando dirigia o carro, ainda estava muito abalada com o que havia acontecido com meu cachorro”, defende-se a apresentadora. “Meu pé escorregou no acelerador durante uma manobra e arrebentei o portão sem querer”, disse. 

Ordem para retirada do conteúdo

Logo após a confusão, Eudes entrou com uma ação na Justiça. No dia 5 de abril ele conseguiu a primeira ordem para que o Facebook retirasse do ar os posts de Luize. No dia 22 de abril, a rede social pediu que fossem informadas as URLs . Ele encaminhou os links e no dia 12 de junho veio nova ordem judicial para a retirada do conteúdo. 

Mais de um mês depois, o Facebook Brasil informou que não poderia cumprir a ordem pois o gerencimento do conteúdo e da infraestrutura do site estão a cargo do Facebook Inc e do Facebook Ireland, localizados no EUA e na Irlanda.

O juiz considerou a resposta “afrontosa” e “agravada” por conta da espionagem dos EUA. Ele considerou que, ao pedir as URLs para remoção, o Facebook confessou automaticamente seu poder de administração da rede social.

“O Facebook tem 48 horas de prazo para cumprir a ordem judicial, sob pena de ser retirado do ar, no país todo, porque, ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um país. O Facebook não é um país soberano superior ao Brasil”, afirma.

Redação O POVO Online

Pânico em Irecê: Bandidos assaltam joalheria e disparam tiros

A tranqüilidade do calçadão de Irecê foi rompida na manhã dessa quinta-feira (03), durante um assalto à Landa Jóias, no centro da cidade. O crime aconteceu por volta das das 8h30, quando quatro homens armados entraram na loja a anunciaram o assalto.

Durante a ação dos bandidos, vários tiros foram disparados aleatoriamente.  Um deles acertou um veículo que estava estacionado na Praça da Prefeitura e teve o reservatório de água perfurado. A policia foi acionada, mas ao chegar no local os criminosos já tinham fugido em um carro.

De acordo com funcionários, essa é a quarta vez que a joalheria é assaltada. Nas vezes anteriores a ação dos bandidos não foi tão violenta. Assustados, os comerciantes vizinhos fecharam as portas até a chegada da policia. (Orlando Danton/Rádio Caraíbas)

1 de outubro de 2013

Irecê: Torre de iluminação de estádio desaba e bairros ficam às escuras

Uma das quatro torres de iluminação do Estádio Joviniano Dourado Lopes (Douradão), desabou sobre a arquibancada e atingiu a rede elétrica da Av. Santos Lopes em Irecê. O acidente ocorreu por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (30) e deixou parte da cidade às escuras.

A Secretaria de Infraestrutura do município foi acionada e montou uma operação para remover a estrutura danificada, e permitir que equipes da Coelba trabalhassem no local para restabelecer o fornecimento de energia, interrompido desde as primeiras horas do dia.

De acordo com o engenheiro civil Luiz Barreto, responsável pelo núcleo de projetos e obras da prefeitura, e que esteve no local - foi realizada inicialmente uma avaliação e constatou-se que a torre veio a ruir devido à má estruturação. Mas somente a perícia técnica vai certificar a causa do problema. Ainda segundo Barreto, as outras torres foram vistoriadas e ele acredita que estejam na mesma situação, pois a estrutura e instalação são semelhantes.

As atividades esportivas no Douradão foram suspensas por tempo indeterminado.
Orlando Danton/Rádio Caraíbas

Irecê: Homem armado tenta suicídio e PM evita tragédia

Foram mais de duas horas de negociação com policiais militares. Por volta das 16h dessa terça-feira (1º), Thiago Silva Souza, 23 anos, residente à Rua Ângelo Dourado, armado com um revolver calibre 38, tentou se matar.

Primeiro ele ameaçou o suicídio dentro de casa. Em seguida saiu para a rua e chamou a atenção das pessoas que passavam no local. A polícia foi informada e isolou a área. Começavam as negociações. A todo instante o jovem levava a arma à cabeça e ameaçava atirar. 

 Os argumentos pareciam ter se esgotado. Mas a equipe tática da PM manteve a tranqüilidade e buscou alternativas para a ocorrência, até que o Sargento Almeida, totalmente desarmado, conseguiu negociar e ganhar a confiança do rapaz, que desistiu de praticar o ato e entregando a arma ao policial.

Centenas de pessoas que acompanhavam as negociações  à distancia, aplaudiram a ação dos policiais que conseguiram agir com responsabilidade e bom senso que a situação exigiu.

A operação foi realizada por uma Guarnição da Policia Militar, comandada pelo Tenente Azevedo e terminou por volta das 19h. Abalado emocionalmente, Tiago foi conduzido ao hospital por policiais. Orlando Danton/Rádio Caraíbas.

30 de setembro de 2013

Câmara instala CPI do Trabalho Infantil nesta quarta

A Câmara instala nesta quarta-feira (2) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a exploração do trabalho infantil no País. Dados oficiais mostram que, em 2011, 3,7 milhões de crianças e adolescentes de cinco a dezessete anos trabalharam no Brasil em atividades econômicas ilegais.

A CPI, proposta pela deputada Sandra Rosado (PSB-RN), será instalada às 14h30, no Plenário 16. Em seguida, serão eleitos o presidente e os vice-presidentes da comissão. 

No Brasil, o trabalho é proibido antes dos 14 anos, e só pode ser feito em meio período com os adolescentes entre 14 e 15 anos, mas contratados como aprendizes.

Já os adolescentes entre 16 e 17 anos só podem trabalhar se tiverem vínculo empregatício formalizado (carteira assinada e a garantia de acesso aos diretos do trabalho) e, mesmo assim, desde que não estejam em ocupações proibidas pela lista tipificada das ocupações que oferecem perigo – emprego doméstico é uma delas, ou seja, não traz nenhum aprendizado e está proibido. Embora os números tenham melhorado muito entre 2001 e 2008, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti) alerta para o fato de que pouco foi alterado de 2008 até hoje. 

Conferência global

Em outubro, o Brasil vai sediar a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, promovida pelo governo federal, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Pelos dados da instituição, 10,5 milhões de crianças em todo o mundo são trabalhadores domésticos em casas de outras pessoas, em alguns casos em condições perigosas e análogas à escravidão.

Gasolina deve fechar 2013 com preço 5% mais alto, prevê Banco Central

O preço da gasolina, que já subiu 2,15% até agosto deste ano, deve apresentar reajuste total de 5% no acumulado de 2013. A previsão é do Banco Central (BC), que divulgou nesta segunda-feira (30) o Relatório Trimestral de Inflação. O item é um dos produtos com valores administrados, que geralmente registram alta menor em relação aos de preços livres, segundo o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo. De acordo com ele, porém, é “natural” que haja um estreitamento dessa distância. “Na medida em que os administrados passam a subir mais e os outros diminuem, isso não é um problema. Tem que olhar o conjunto como um todo. Estamos trabalhando para que a inflação venha abaixo”, afirmou, ao reconhecer, no entanto, que ainda há bastante trabalho a ser feito no combate ao problema. “A inflação está alta. Está desconfortável, mas isso é uma situação que pode evoluir para melhor, a depender das ações que forem tomadas ao longo do tempo”, avaliou. 

Banco Central prevê inflação de 5,8% em 2013

O governo da presidente Dilma Rousseff deve entregar, no final de 2013, uma inflação próxima da que foi verificada no ano passado. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o final do ano recuou de 6% para 5,8%, no cenário de referência, conforme revela o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central. Em 2012, segundo ano do governo Dilma, o IPCA fechou em 5,84% e em 6,50% em 2011, primeiro ano do seu mandato. Ao longo de 2013, a própria presidente Dilma, o chefe do BC, Alexandre Tombini, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeram uma inflação menor em 2013. Mesmo com o recuo, a estimativa do IPCA ao final deste ano está ainda muito distante do centro da meta de inflação estabelecida pelo governo, de 4,5%. Pelas novas projeções do BC, o IPCA em 2014 permanecerá em patamares elevados, em 5,7% - acima da estimativa anterior, de 5,4%. Para o IPCA acumulado em 12 meses até o terceiro trimestre de 2015, já no próximo governo, o BC projeta uma inflação de 5,5%.

 Fonte: Bahia Noticia.

Carro-bomba mata pelo menos 40 pessoas no Paquistão

Um carro-bomba explodiu em uma rua movimentada do velho bazar de Peshawar, no Paquistão, causando a morte de 40 pessoas. Essa foi a terceira explosão a atingir a cidade paquistanesa em menos de uma semana, disseram as autoridades. Nenhum grupo terrorista reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo atentado.

A explosão deste domingo parece ter sido causada por uma bomba colocada dentro de um carro estacionado, que teria sido detonada por controle remoto, afirmou o policial paquistanês, Zahid Khan. O carro-bomba explodiu perto de uma mesquita e de uma delegacia de polícia.

Pelo menos 40 pessoas foram mortas e 90 ficaram feridas, afirmou Jamil Shah, porta-voz do Hospital Lady Reading, responsável por atender as vítimas do ataque. Ao longo da última semana, mais de 140 pessoas foram mortas em Peshawar por meio de ataques violentos. No domingo passado, 85 pessoas morreram depois que dois suicidas detonaram explosivos na parte de fora de uma igreja histórica cristã.

Na sexta-feira, 19 pessoas morreram quando uma bomba colocada em um ônibus que transportava funcionários do governo explodiu nqa periferia de Peshawar.

O grupo militante sunita Jundullah reivindicou a responsabilidade pelo ataque feito à Igreja.

O novo governo do primeiro-ministro, Nawaz Sharif, disse que gostaria de negociar com os militantes para acabar com o derramamento de sangue, mas até agora os esforços apresentaram pouco progresso. Fonte: Associated Press.

29 de setembro de 2013

Adolescente é morto a tiros em Ibitita

Por volta das 20h30 mim, de sexta-feira, 27/09, na cidade de Ibititá o jovem ROBSON NERES DA SILVA, 16 anos, foi abatido a tiros por uma pessoa desconhecida. 

ESEQUIAS DOURADO DRT 4182-99-BA