26 de abril de 2013

Dilma nomeia dois novos integrantes para o CNJ

O "Diário Oficial da União" publica nesta sexta-feira (26) a nomeação de dois novos integrantes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
O decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff, nomeia a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e o desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) como novos integrantes do conselho para o biênio 2013-2015.
Peduzzi foi indicada para compor o CNJ pelo TST, onde tomou posse em 21 de junho de 2001 e assumiu a vice-presidência em 2011. No CNJ, ela ocupará a vaga do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que deixou o mandato de conselheiro para assumir a presidência do TST.
Já o desembargador Guilherme Calmon foi indicado ao CNJ pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele tomou posse no tribunal em 17 de dezembro de 2008 e hoje é coordenador dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região.
Calmon vai ocupar a vaga do desembargador federal Tourinho Neto, que deixou o mandato de conselheiro em função de sua aposentadoria.
As duas nomeações foram aprovadas no início do mês pelo Senado, que sabatinou os dois magistrados.
O CNJ é composto por 15 conselheiros, sendo nove magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos "de notável saber jurídico e reputação ilibada."Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Folha de SP