24 de setembro de 2013

Comissão mista do Mais Médicos busca consenso para votar MP

O relator revisor da comissão mista que analisa a MP do Programa Mais Médicos (MP 621/13), senador Mozarildo Cavalvanti (PTB-RR), sugeriu, nesta terça-feira (24), que os médicos que vierem pelo programa passem por algum tipo de avaliação nos primeiros três anos de atuação e depois façam o Revalida.
Cavalcanti também propôs um prazo de cinco anos para que o governo reforme ou construa unidades de saúde onde os médicos do programa vão atuar. Além disso, quer mudanças no funcionamento das Faculdades de Medicina. As sugestões foram feitas durante a reunião do colegiado que analisa a MP 621.
Já o deputado Mandetta (DEM-MS) apresentou voto em separado para que o Ministério da Saúde assuma a total responsabilidade pela atuação dos médicos estrangeiros durante ano, com dispensa do registro nos Conselhos de Medicina.
Ao final desse primeiro ano, os médicos teriam que repassar pelo Revalida, mas ainda ficariam presos ao contrato do Mais Médicos, que prevê que eles atuem apenas nas áreas de difícil provimento.
Essas e outras propostas serão discutidas pelos integrantes da Comissão, que voltam a se reunir amanhã, às 9 horas, na sala da presidência da Comissão de Seguridade Social da Câmara, para tentar chegar a um acordo sobre o texto que irá à votação, às 14h30, no Plenário da Comissão Mista.
A reunião foi encerrada há pouco.
Da Agência Câmara