29 de julho de 2013

EUA confirmam reinício de negociações entre palestinos e israelenses

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou neste domingo (28/07) que israelenses e palestinos retomarão nesta segunda-feira (29), em Washington, as negociações diretas de paz suspensas durante um longo tempo e que os Estados Unidos tentava reiniciar.

Em comunicado, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, anunciou que Israel e a ANP (Autoridade Nacional Palestina) aceitaram enviar altos representantes para retomar contatos durante dois dias, segunda-feira e terça-feira, após o convite feito pelo secretário de Estado, John Kerry.

Kerry conversou hoje por telefone com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para "retomar negociações diretas" tal como foi anunciado no dia 19 de julho na Jordânia.

O secretário de Estado elogiou a "coragem" e agradeceu a "liderança" de Netanyahu e Abbas, destacando a vontade demonstrada pelos dois líderes para tomar decisões difíceis, consideradas fundamentais pelo representante do governo norte-americano.

As negociações de paz começarão seis meses depois dos esforços diplomáticos dos Estados Unidos, e contarão inicialmente com a participação da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni, e o chefe negociador do país, Yitzhak Molcho, além do líder das negociações pela palestina, Saeb Erekat e o representante do Fatah Mohamed Shtayyeh.