30 de agosto de 2017

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram nesta terça-feira, 29 de agosto, pela manhã, a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes. A conferência realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Barra do Mendes, que este lotada durante o evento, que teve como tema este ano, "Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS".

Na abertura da conferência, após a formação da Mesa Diretora e do cântico dos hinos de Barra do Mendes e do Nacional Brasileiro, usou da palavra a 1ª dama e secretária municipal de assistência social Sirlene Medrado, que declarou como aberta a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Barra do Mendes, e fez uma saudação de boas vindas aos presentes no evento.

Em seguida, representando o prefeito Galego, que não pode estar presente por estar participando de uma reunião em Irecê neste horário, fez uso da palavra o chefe do gabinete do prefeito, Dr. Vitor Alcântara, que justificou a ausência de Galego e falou sobre a importância de Barra do Mendes ser bem representada nas convenções estadual e nacional, através dos delegados eleitos nesta convenção municipal.

Em seguida a mesa foi desfeita e a primeira palestrante convidada foi a 1ª dama e secretária municipal de assistência social Sirlene Medrado, que discorreu sobre o tema "Contextualização do Cenário Social Atual de Barra do Mendes". Em seguida foi realizada a Palestra Magna, tendo como palestrante a coordenadora do CRAS de Barra do Mendes, a assistente social Margarete Araújo, com o tema "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS".

Após as palestras, foi dado início às oficinas e foram formados grupos de debates inscritos para debater e deliberar sobre quatro eixos pré estabelecidos dentro do Regimento Interno da conferência.
O Eixo 1 foi coordenado por José Hermínio, psicólogo da Equipe volante do CRAS e teve como tema " A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistências".

O Eixo 2 foi coordenado por Jakeline Benício, Assistente Social da Equipe Volante do CRAS e teve como tema "Gestão Democrática e Controle Social - o lugar da sociedade civil no SUAS".
O Eixo 3 foi coordenado por Marileide Salviano, Assistente Social da Equipe Volante do CRAS e teve como tema "Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios de renda como garantias de direitos socioassistenciais".

E por último o Eixo 4, que foi coordenado por Iure Araújo, psicólogo do CRAS, que teve como tema "A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais". Após as oficinas foi feita a apresentação das propostas e em seguida foram escolhidos os Delegados que representarão Barra do Mendes na XI Conferência Estadual de Assistência Social da Bahia.