11 de janeiro de 2017

Irecê será contemplada por consórcio de saúde do Governo do Estado


Nesta terça-feira (10 de janeiro), o governador Rui Costa se reuniu com prefeitos e representantes de 40 municípios no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, onde assinou protocolos de intenções para reforçar a saúde nas regiões de Valença e Santo Antônio de Jesus/Cruz das Almas. A parceria entre Estado e as prefeituras deve beneficiar mais de um milhão de baianos. As ações incluem a também a policlínica de Irecê, além de centros de especialidades odontológicas e farmacêuticas.

"Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população, indo além da atenção básica. Com a construção dessas duas novas policlínicas, nós teremos um investimento de cerca de R$ 36 milhões, entre obras e equipamentos", afirmou o governador durante o ato, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, um destaque nesta iniciativa é a cooperação entre prefeituras e o governo estadual. "Esse modelo de consórcios ao agregar municípios e, pela primeira vez na Bahia, agregar também a participação do Governo do Estado, cofinanciando parte dos custos, viabiliza essa pactuação".

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, que esteve no evento acompanhado do prefeito de Lapão e presidente do Consórcio de Saúde regional, Ricardo Rodrigues, reforçou que essa é uma ação importante, e que vai beneficiar toda a região. “Estivemos reunidos com o secretário estadual de Saúde, e discutimos a possibilidade de realizar cirurgias eletivas através de convênio ou via credenciamento pelo Estado e União, tendo o consórcio como o ente que vai contratar o serviço, e complementar o custo da cirurgia, se necessário”, afirmou.

Segundo o gestor, foi discutida ainda a realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal. “Vamos receber na próxima semana a visita da superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Ana Paula Dias, que vai avaliar a viabilidade dessa ação”, completou.


FOTOS:
Débora Suellen LÍDER NOTÍCIAS
Matheus Pereira SECOM/BA