15 de março de 2016

Açude Landulfo Alves recebe alevinos da espécie tambaqui

Depois das fortes chuvas que caíram no município durante todo o mês de fevereiro deste ano, a vida aquática voltou a florescer na lâmina d'água do Açude Landulfo Alves, com as ovas de peixes que ficaram incrustadas no leito iniciando o seu regime de reprodução e repovoamento das águas com as várias espécies de peixes que já existiam saltitando e crescendo para a alegria dos pescadores.

Além disso, muitos peixes desceram da barragem de São Bento, alguns já em tamanho adulto. Mas um dos peixes favoritos da culinária de Barra do Mendes, o tambaqui, um híbrido da espécie tambacú, não resistiu a estiagem. Agora o prefeito Galego comprou seis mil alevinos da espécie tambaqui e colocou no açude de Barra do Mendes, o que proporcionará uma boa pescaria dentro de cinco a seis meses.

Segundo o prefeito Galego a prefeitura estará baixando uma portaria proibindo a pesca com redes ou tarrafas e só será permitida a pesca com vara. "A nossa parte é conseguir os peixes e povoar o açude, dando condições de sobrevivência para o nosso povo. Manter o Açude Landulfo Alves com um bom pesqueiro é responsabilidade dos pescadores, porque se começarem a pegar os peixes ainda pequenos e não devolvê-los ao rio, ou se colocarem redes e tarrafas dentro de pouco tempo não teremos na mesa das nossas residências nenhum peixe pescado aqui. É responsabilidade de todos fiscalizar para quer isto não aconteça", afirmou o prefeito.

Segundo Galego, a prefeitura está mantendo entendimentos também com a Bahia Pesca e com a CODEVASF para adquirir uma grande quantidade de alevinos de diversas espécies para serem soltos nas águas do açude, inclusive peixes nobres de água doce, nativos do Rio São Francisco.

Ascom: Prefeitura de Barra do Mendes