21 de dezembro de 2016

Cão salva rapaz em incêndio que destruiu casa em Matão: 'Um herói'

Cão salvou Rudnei durante incêndio que destruiu residência em Matão (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)
Um incêndio na casa do aposentado Valdecir Medina, em Matão (SP), quase terminou em uma tragédia ainda maior. O fogo, causado por uma falha elétrica, se alastrou rapidamente pelo forro de madeira. A família correu para fora, mas o ajudante geral Rudnei Medina, que dormia sozinho em um quarto, só se salvou porque foi acordado pelo cão vira-lata Tenente.

“O meu cachorro encontrou a porta aberta e foi direto no meu quarto tentar me socorrer. Ele passou a unha dele no meu corpo e puxando minha roupa com o dente para me acordar, é um herói”, contou Rudnei sobre o acidente no último fim de semana.

Segundo o pai dele, o fogo tomou conta do quarto do casal, destruindo cama e guarda-roupas. “Eu estava assistindo televisão na sala, minha mulher levantou e saiu correndo, foi no quarto gritando e eu pensei ‘o que será?’. Levantei correndo e ela gritou: Valdecir, está pegando fogo na nossa cama”, contou o aposentado.


Como o forro da residência é de madeira, as chamas se espalharam rapidamente e a família não conseguiu entrar para acordar o filho, que foi salvo pelo cão.

O incêndio foi contido horas depois pelo Corpo de Bombeiros. Os móveis ficaram destruídos, houve destelhamento e o forro também cedeu. “Quando chegamos na sexta de manhã para ver o que tinha restado, veio o desespero. A gente perdeu tudo, não tinha mais nada, agora só estamos com a roupa do corpo”, desabafou Rudnei.

Doações

O caso se espalhou pela cidade e voluntários se mobilizaram para fazer doações de roupas, sapatos, cestas básicas e até telhas novas para a família. O pedreiro José Cícero de Andrade doou uma caixa d’água. “Eu senti o que todo pobre sente. A gente precisa ajudar os outros também e como eu tinha duas decidi dar uma para ele para repartir o pão, já que esse é o segredo da vida”, disse, emocionado.

Mesmo abalada, a família agradeceu a solidariedade das pessoas. “Só tenho a agradecer os Bombeiros, a Polícia Militar e o povo matonense porque caso contrário estaríamos com roupas e calçados que acabaram queimando no incêndio”, declarou o pai do ajudante geral.

Para Rudnei, o cão Tenente jamais será esquecido. “Ele é mais do que um irmão, é um herói que salvou a minha família. Esse dia vai ficar para sempre na minha memória, nunca vou esquecer do meu cachorro”.

Fonte: G1