29 de julho de 2016

Histórias que a vida conta... E canta. Álvaro, um menino de rua de Barra do Mendes

Foto: Reprodução Facebook 
Texto publicado nos grupos de WhatsApp

HISTÓRIAS QUE A VIDA CONTA...E CANTA.

ÁLVARO, UM MENINO DE RUA DE BARRA DO MENDES, UM EXEMPLO DE GRATIDÃO E DE EXTREMA GRANDEZA HUMANA.

Estou aqui, com a vereadora Sueli Neto, cunhada do nosso saudoso amigo Guel de Tenor. Veja a história que ela me contou ha pouco.

A morte de Guel, claro, deixou nosso povo triste e comovido, principalmente a familia e os amigos. Os amigos mais próximos que são milhares.

Como me disse Lilasio Barreto ha pouco: Barra do Mendes é quase uma família. Existem algumas divisões, mas são bem poucas. Cada ente querido que vai embora, mexe com o emocional de quase toda a população.

Ha muito tempo, desde quando seus pais Antenor e Zefinha eram vivos, Guel, que so sabia servir, passou a se preocupar com a vida e a forma de viver de Álvaro, que se tornou um dos seus melhores amigos.

Passou a ser uma espécie de pai e anjo da guarda do garoto, dando-lhe diariamente comida e outras ajudas. Ha muitos anos Alvaro vinha sendo cuidado por Guel. Como os amigos mais próximos sabem, Álvaro era presença constante na casa da família de Tenor. La ele tomava banho e matava a sua fome, pois Guel vivia comovido e tocado ao ver o abandono do menino pelas ruas da nossa terra.

Álvaro tem uma pequena renda mensal, devido aos objetos usados e outros utencilios que ele vende nas calçadas do Banco do Brasil e de gravações de comerciais pra Radio e Carros de Som, ja que ele tem uma boa dicção e a voz boa pra tal coisa.

Sua renda é pouca. Por isso que sempre contou com o auxilio do bondoso ex-tecladista do conjunto Os Giramundo.

Sueli, junto com Maíra e demais familiares, foram providenciar o auxilio de alguma empresa de planos de saude e achou por bem entrar em contato com o Pafir de Irecê.

Quando o pessoal do Pafir está se preparando pra vir, de repente aparece Elsinho Sodré, da Empresa Pax Barra, daqui mesmo de Barra do Mendes e pergunta aos familiares: Por que vocês ainda não entraram em contato com a gente, pra vir fazer os trabalhos do funeral de Guel? Sueli, surpresa responde: Como entrar em contato contigo Elsinho, pois Guel não tinha plano algum, ninguem da familia fez?

Prontamente Elsinho responde: Oxi, Sueli, a família não sabia que Alvaro criou um plano na minha empresa e ha mais de ano e pôs Guel e Dodó como beneficiarios? E olha aqui o carnê, ta tudo quitado. Vim pra organizar aqui os funerais de Guel.

Alem do espanto de todos em volta, a emoção tomou conta dos parentes e amigos mais próximos. Ninguem da familia sabia e nem esperava um gesto tão grandioso de um morador de rua, que vive uma vida tão dificil e pouco recebe por mês pra sobreviver.

Pois é, Alvaro, juntava o pouquinho que recebia nas calçadas do Banco do Brasil e nos comerciais que grava, e por gratidão ao seu "pai adotivo", fez questão de criar este plano de saude pra ele.

Isso serve de espelho, de exemplo, pra mim, e pra todos aqueles que estão tomando conhecimento deste fato. Estou trêmulo, ja sentido com a morte de Guel e ainda mais por tomar conhecimento de uma história tão linda, de um gesto humano tão simples, mas tão grandioso diante de um mundo tão conturbado em que vivemos.

ÁLVARO, VOCÊ TAMBÉM É UM SER DE LUZ.

SEU EXEMPLO JAMAIS SERÁ ESQUECIDO POR ESTA E PELAS FUTURAS GERAÇÕES DE BARRA DO MENDES.

ESTA HISTÓRIA VAI CORRER O MUNDO POR MUITOS ANOS, TENHO CERTEZA DISSO.

SERÁ QUE É REALMENTE UM SER HUMANO QUE ESTÁ AQUI ENTRE NÓS OU UM ANJO ENVIADO POR DEUS?