28 de janeiro de 2016

Forte chuva causa alagamentos e deixa várias famílias desabrigadas em Xique-Xique

Algumas  famílias ficaram desabrigadas na tarde desta quinta-feira (28) (em Xique-Xique (BA) após uma forte chuva que atingiu o município e provocou a cheia em barragens que transbordaram.

De acordo com moradores,  choveu por várias horas initerruptas a partir da noite desta quarta-feira (27) – o equivalente a 95 milímetros. O temporal fez com que o nível do rio São Francisco subisse 2,2 metros já em Barra do Rio Grande, onde a água chegou no meio do cais.

Além de diversos desabrigados, a cidade registrou muitos pontos de alagamento, sendo no Centro, Rua do Cais, após o Banco do Brasil, nas imediações onde acontece a feira livre, estrada da Carnaúba, bairro BNH, Ponta da Ilha, Pedrinhas, em frente a Câmara  de Vereadores e ruas adjacentes. ‘ Estamos todos em estado de alerta com a previsão de fortes chuvas e preocupados com a enchente’, disse um morador.

A cidade de Xique-Xique  registra a chuva mais forte das últimas décadas. As barragens que  escoam as águas para o rio foram rompidas ou não suportaram a quantidade de água e as ruas da cidade encontram-se inundadas. Comerciantes da cidade tiveram seus estabelecimentos invadidos pelas águas.

O prefeito municipal, Ricardo Magalhães decretou estado de calamidade pública em Xique-Xique em decorrência das fortes chuvas. Foi aberto um abrigo no município através das escolas  para receber a população prejudicada.  A prefeitura está fazendo uma campanha para receber donativos  para as pessoas afetadas. O início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino foi adiado para o dia 11 de  fevereiro, já que algumas escolas estão servindo de abrigo para famílias.

Fonte/Foto: Redação/Central Notícia