30 de junho de 2015

Saiba quais foram as cinco cidades com as praças mais bombadas do São João 2015

Muito se fala das festas privadas que todos os anos reúnem milhares de adeptos do São João. Ticomia e Brega Light, em Ibicuí; Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim; Forró do Piu-Piu, em Amargosa e o Forroça, em Cruz das Almas, são só algumas delas. No entanto, algumas cidades investiram pesado também nas festas de praça — gratuitas — e o iBahia listou quais delas mais bombaram neste São João; confira.

Cruz das Almas
Uma boa grade de atrações já é praxe na praça de Cruz das Almas, a cerca de 152 km de Salvador. O tradicionalismo mais uma vez se fez presente e quem foi para lá não teve do que reclamar. Atrações como Flávio José, Adelmário Coelho, Calcinha Preta, Paula Fernandes, Alcimar Monteiro, Tayrone Cigano, Estakazero e muitas outras fizeram parte da programação. Para se ter ideia, só na última segunda-feira (22), 70 mil pessoas estiveram presentes na Praça Senador Themístocles, segundo informações da Polícia Militar.

Irecê
Irecê, cidade que fica a 476 km de Salvador, é mais uma daquelas com um São João forte em praça pública. No entanto, em 2015 a prefeitura local resolveu surpreender e anunciou nomes como Luan Santana, Michel Teló, Wesley Safadão e a dupla Victor & Léo, além de Calcinha Preta, Mastruz com Leite, Flávio José e muitos outros. A festa lá aconteceu entre os dias 19 e 24 de junho.

São Francisco do Conde
Em São Francisco do Conde o forró rolou solto. Quem viajou os 72 quilômetros da capital até a cidade provavelmente gostou do que viu. Lá, a festa começou no dia 22 e vai até o dia 29/6. Já se apresentaram alguns grupos como Estakazero, Lucy Alves, Torres da Lapa, Cavaleiros do Forró, Adelmário Coelho, Fernando e Sorocaba, bem como Catuaba com Amendoim. No dia 28 vai rolar Calcinha Preta e Magníficos, e no dia 29, Daniel Vieira, Saia Rodada, Wesley Safadão e outras bandas de menor expressão, como Jorge San, Forró do Fole, Forró do Bom e Bete Nascimento.

Santo Antônio de Jesus
Talvez a cidade que mais surpreendeu neste São João foi Santo Antônio de Jesus. A prefeitura local anunciou seis dias de festa com atrações diferenciadas não só pela qualidade musical, mas também pela mistura de ritmos. Estakazero, Tayrone Cigano, Rosa de Saron, Falamansa, Bruno e Marrone, Flávio José, Seu Maxixe, Adelmário Coelho, Raça Negra, Cristiano Araújo, Magníficos, Dorgival Dantas, Fernando e Sorocaba, Aviões do Forró, Sorriso Maroto, Calcinha Preta, Thaeme & Thiago e Márcia Felipe foram alguns contratados que fizeram a festa.


Salvador
Não há como deixar de destacar o São João de Salvador em 2015. Desta vez, o governo do Estado caprichou no que diz respeito a organização, decoração e, principalmente, grade de atrações nas festas que aconteceram no Pelourinho e em Paripe. Elogios por parte da população e de artistas não faltaram, a exemplo da cantora Elba Ramalho, que salientou a importância da realização de eventos no Centro Histórico.

O mesmo aconteceu com o cantor Marlus Viana, da banda Calcinha Preta, que relembrou ter sido em Salvador a gravação do DVD da Calcinha Preta, com 100 mil pessoas. Por sua vez, o cantor Daniel enalteceu a mistura encontrada na capital baiana. "O Brasil é uma mistura de raças, credos e gêneros musicais e o São João da Bahia é uma síntese dessa mistura. O povo baiano tem a capacidade de assimilar vários ritmos, estilos, enfim, o São João traz a tradição, mas também outros ritmos. É um momento de confraternização, especial, para as pessoas assistirem ao show gratuito, em um espaço livre", disse.


O São João no Largo Terreiro de Jesus contou com 25 atrações e nomes como Saulo Fernandes, que homenageou Luiz Gonzaga, os sertanejos Matheus & Kauan, Daniel, Israel Novaes e Cristiano Araújo, bem como os forrozeiros Targino Gondim, Dorgival Dantas, Zelito Miranda e outros mais. Em Paripe, só no primeiro dia, cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes. Lá, a festa contou com atrações não menos badaladas. Dentre elas, o grupo Aviões do Forró foi o mais esperado.

Fonte/Fotos: IBahia