19 de maio de 2015

Rui Costa e Luizinho Sobral entregam 500 moradias habitacionais em Irecê

Graças à sintonia perfeita entre Governo Federal, Estado e Prefeitura de Irecê, 500 famílias da cidade receberam as chaves das casas do Conjunto Residencial Vida Bela. A cerimônia ocorreu no próprio condomínio, nesta terça-feira (19), num evento que reuniu o prefeito Luizinho Sobral, o governador Rui Costa, o superintendente regional da Caixa Econômica, José Raymundo Cordeiro; secretários estaduais e municipais, gestores e lideranças políticas de toda região, além das famílias beneficiadas em mais uma etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida.


Antes do discurso, o prefeito de Irecê foi ovacionado pela população. Saudado por fogos de artifício e os gritos de “Luizinho, Luizinho, Luizinho”, o grande anfitrião do dia fez questão de cumprimentar todas as autoridades e destacou a “excelente qualidade” do novo empreendimento. Logo em seguida, se dirigiu às famílias do Residencial Vida Bela e pediu a proteção de Deus para que todos iniciem uma nova jornada. Depois, deu a largada oficial aos 15 dias de comemorações pelo aniversário de Irecê, que completa 82 anos em 31 de maio.


Entretanto, o ponto alto foi quando, pela primeira vez, o prefeito falou sobre os preparativos para os festejos juninos. “Este ano, vamos realizar o maior São João do Brasil. Para tornar a festa mais democrática, vamos criar espaços especiais para crianças e idosos, além de montar palco alternativo para contemplar todos os estilos musicais. E vou logo anunciar a primeira atração: no dia 23 de junho, teremos Luan Santana. Com grandes atrações, o São João de Irecê vai prestigiar as pessoas mais humildes, que não podem pagar ingresso em festas particulares. Além disso, vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos, celebrar a nossa cultura, prestigiar artistas locais e movimentar o comércio”, destacou Luizinho Sobral.


O governador Rui Costa também foi bastante festejado e aproveitou o “calor do momento” para agradecer a receptividade do prefeito Luizinho Sobral e do povo ireceense. Na avaliação do governador, o Programa Minha Casa, Minha Vida é o mais importante criado pelo ex-presidente Lula. Falando diretamente aos beneficiados, numa linguagem simples e didática, Rui Costa ressaltou o custo benefício do empreendimento: “muitos dos que estão aqui pagavam aluguel de mais ou menos R$ 250. Hoje, graças ao programa que foi ampliado pela presidente Dilma, as prestações das casas desse conjunto custam em média R$ 50". 


A entrega das novas moradias em Irecê mudou a vida de pessoas como a do casal de lavradores Francisco Ferreira Filho e Maria Santos Ferreira, que recebeu as chaves nesta terça. Casados há mais de quarenta anos, há seis, Francisco passou a se locomover com cadeira de rodas, depois de um problema de saúde. "Passamos de casa em casa, pagando aluguel, com dificuldades para encontrar alguma que tivesse espaço para a cadeira de rodas passar pelas portas, e agora vir para cá, para a nossa própria casa, adaptada para nós dois, é um presente", contou emocionada a lavradora Maria.


Ao final do evento, prefeito, governador e demais autoridades visitaram duas unidades educacionais da rede pública: o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, administrado pelo Governo do Estado, e a Escola Parque, gerida pelo município e que será a primeira da história de Irecê a oferecer Educação em Tempo Integral.