10 de outubro de 2014

Bombeiros de SP se preparam para receber possíveis casos de ebola

O Corpo de Bombeiros de São Paulo se prepara para receber suspeitas ou casos confirmados de ebola. Nesta quinta-feira (9), um africano vindo de Guiné procurou um hospital em Cascavel (PR) após apresentar sintomas de febre. Ele foi transferido para o Rio de Janeiro. É a primeira suspeita do caso no Brasil.

A corporação paulista recebeu equipamentos especiais, como uma ambulância modificada, vedada, na qual o paciente não tem comunicação com o motorista. Também há uma maca especial, que impede o contato do paciente com os médicos e enfermeiros. Há um filtro de ar na maca e a medicação passa por um buraco. O estado de SP têm duas macas especiais e mais duas irão chegar.

O Hospital Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas, recebeu 2.500 kits para atender pacientes com a suspeita da doença. A sequência correta para os profissionais da saúde e bombeiros usarem o kit é: luvas, macacão, máscara, óculos, viseira, mais luvas e avental. Em setembro, o hospital fez uma simulação da chegada de um paciente com o vírus no local. O aeroporto de Guarulhos também realizou um teste para a chegada de possíveis casos.

Doença e sintomas
O ebola passa de uma pessoa para outra, por contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos, ou indiretamente, por meio do contato com ambientes contaminados.
Os sintomas são: febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, olhos vermelhos, debilidade, vômito, diarreia, e, nos casos mais graves, hemorragia. G1