2 de abril de 2013

Jaques Wagner fala sobre a problemática da seca na microrregião de Irecê

Durante o programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (2), Jaques Wagner, comentou sobre a situação dos 214 municípios da Bahia que enfrentam o período de baixa estiagem, entre eles Irecê. O governador comentou sobre a expectativa da reunião da Sudene em Fortaleza, em que deverão ser anunciados“novos programas para a convivência com o semiárido, com a seca, para diminuir o sofrimento do nosso povo com essa estiagem tão prolongada que já se caracteriza como a mais dura dos últimos 60 anos”.
Ele diz que são esperados investimentos em carros-pipa, limpeza de aguada, construção de adutoras, barragens, Garantia Safra, Bolsa Estiagem, entre outros. “É um conjunto de obras que vão de uma simples cisterna até o apoio a todos os agricultores, que perderam animais ou plantação, e a construção de adutoras, como a que nós já entregamos em Guanambi e vamos entregar agora em Irecê”.
Wagner comenta que o programa estadual Água para Todos é um exemplo nacional. “E isso, sem dúvida, fez minimizar o sofrimento que já é grande com essa estiagem. E realmente esse quadro é um quadro de extrema preocupação. Já temos 260 municípios com emergência decretada e essa, hoje, eu diria que é, disparado, a minha maior preocupação”. O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), veiculado pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e disponibilizado na página do Conversa para as emissoras de rádio e outros segmentos de comunicação que replicam o conteúdo.
 (Caraibas FM)